Opinião > Como limitar a politização do Supremo? Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. ORLANDO FERREIRA BARBOSA

    Uma proposta seria a de escolha somente entre os membros do Judiciário, de juízes de carreira, por deterem o conhecimento técnico da interpretação e aplicação do direito,; Tal como se escolhe o Procurador Geral da República. Parece pouco razoável fazer ocupar o cargo de Ministro da mais alta corte do país uma pessoa que nunca na sua vida anterior tenha julgado um caso sequer e, de repente, passe a julgar causas de grande importância e repercurção na vida do cidadão...

    Responda
  2. Andréia Chaieb

    De acordo, é preciso qualificar a escolha p STF. A forma atual é típica da República das bananas!

    Responda
  3. luis vidal

    Sujeitar uma indicação de ministro no STF ao centrão e outros parece uma péssima ideia.....

    Responda
  4. Elton Barros Torquato

    Concordo com o artigo. Embora admita a "necessária" conexão com o mundo político representativo (como forma de o STF espelhar também os valores da sociedade eletiva), deve-se endurecer o processo de escolha, talvez pela imposição de uma lista tríplice pelo Congresso...mas considero urgente (como outra medida para limitar o poder político do STF) restringir o poder de prolatar decisões monocráticas e a demora em levá-las ao plenário para convalidação.

    Responda
  5. Gaya Becker

    O sistema de escolha de membros vitalícios do STF é deformado, oportunista e tendencioso. Está sujeito a indicação do inquilino de ocasião do Palácio do Planalto. Seja ele quem for. Não existe um critério de isenção e transparência para um cargo vitalício de tamanha relevância no judiciário brasileiro. É a casa da mãe Joana.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.