Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. CARLOS ALBERTO CERETTA

    Absolutamente plausível e preocupante sua análise. Incrível como certos clichês são verdadeiros: diga-me com quem andas e eu te direi quem tu és.

    Responda
  2. Lineu Saboia

    É mais rentável para o Brasil pedir bênção ao papai Orbán do que passar férias com o vovô Fidel Castro ! Bolsonaro acertou em cheio em ampliar nossas pontes com o exterior. A política americana de buscar opoio de seus vizinhos continua sendo um fracasso e Biden fica cada vez mais isolado. A Europa não quer ver o fornecimento do gás russo ser ameaçado, seria a pior crise para a sobrevivência da economia europeia, portanto tem que haver muita consulta para se chegar ao consenso.

    Responda
    1. Nelson Esteves

      Ei, amigo, Fidel já morreu. Quem está isolado há tres anos é Bolsonaro. Ponte com Russia e Hungria, não é ponte com o exterior. Russia não sobrevive sem o dinheiro do gás que vende para a Europa. Finalmente, com as eleições próximas, todo mundo sabe porque Bolsonaros foram visitar Putim. E não existe consulta nenhuma para chegar a um consenso. A Otan já declarou guerra caso haja alguma invasão na Ucrânia, e seus integrantes não aceitam as propostas da Russia.

  3. João Braga

    Menos mal. No passado recente iam pedir bênção e enviar dólares aos ditadores irmãos Castro. O porto de Mariel custou um bilhão de dólares e nossos portos estão sucateados. O "Mais médico", 3 bilhões de reais, com 50% dos cubanos locados no ESP onde o ministro Padilha era candidato a governador. Ficou em último. Falta falar da Venezuela....etc.

    Responda
    1. angelim pilati

      joanzinho será que vc não esta no pais errado, vc deveria estar na russia, lá vc estaria na frente de guerra na Ucrânia

    2. Waldo Assahi

      No passado recente tínhamos um país, e menos 650 mil cadáveres. A propósito, Venezuela e Cuba são parceiraças do Putin, não sabia? Quem garante o Maduro na cadeira é o russo, o mais novo "I love you" do vaga ba presidencial tupiniquim.

  4. João Braga

    Menos mal. No passado recente iam pedir bênção e enviar dólares aos ditadores irmãos Castro. O porto de Mariel custou um bilhão de dólares e nossos portos estão sucateados. O "Mais médico", 3 bilhões de reais, com 50% dos cubanos locados no ESP onde o ministro Padilha era candidato a governador. Ficou em último. Falta falar da Venezuela....etc.

    Responda
  5. Ana Ferraz

    Mais uma ótima análise de Celso Rocha de Barros! Como o mais criminoso dos presidentes deste país não foi limitado pelas instituições por ser amparado por nossas elites escravocratas, começo a acreditar que o sujeito terá apoio para se reeleger em outubro. O apoio que não teve no 07 de setembro do ano passado será dado a um mandato ainda mais entreguista e destrutivo, varrendo o que resta da democracia.

    Responda
  6. Felicio Almiro Lima Rodrigues

    Como Pilatos o Chaves entrou por aqui. Que eu saiba Chaves foi quem sofreu um golpe militar e inclusive esteve preso. O golpe foi logo reconhecido pelas democracias americana, espanhola, inglesa e outras menos votadas. E a primeira medida tomada pelos golpista foi fechar o parlamento. Outra coisa, na Venezuela existe um auto-proclamado presidente, reconhecido pelas acima citadas, que circula livremente pelo país mesmo depois de ter patrocinado uma invasão de mercenários no país.

    Responda
  7. wilson kfouri

    Em pesquisa realizada 22% dos entrevistados acreditam que Bolsonaro conseguiu que Putin não invadisse a Ucrânia e é merecedor do prêmio Nobel da Paz. O miliciano psicopata leva o país ao caos em que se encontra,virou pária internacional e ainda tem um contigente de alienados que o apoiam. Parece que será defenestrado mas a reconstrução do país destruído por esse genocida não será fácil e demorará anos.

    Responda
    1. angelim pilati

      situação igual ser deixada pelo bosonaro aqui no brasilzinho, só Lula pode e vai reerguer o Brasil

  8. Wil Prado

    A análise me parece coerente. É por aí mesmo. São esses os caminhos que o amigo do Queiroz quer trilhar. Felizmente, ao que tudo indica, vai tropeçar na primeira barreira, as próximas eleições.

    Responda
    1. Ana Ferraz

      Mas Celso Rocha de Barros alerta para o perigo: bolsonaro vai melar as eleições. Espero que Edson Fachin e Alexandre de Moraes leiam este artigo, pois em 2018 o TSE nada fez contra os crimes cometidos pela campanha de bolsonaro. Ele está em campanha desde 2019 e nada, absolutamente nada acontece com o sujeito!! Os agrotrogloditas já começaram a injetar dinheiro na campanha e a contar suas mentiras. Ficará tudo por isso mesmo??

  9. José Cardoso

    Tudo depende do povo de cada país. Às vezes os ditadores são surpreendidos e acabam perdendo, como no caso do plebiscito do Pinochet. Na Europa do leste parece haver um apoio popular a essas figuras, o que não acontece tanto aqui. Bom, teve o caso da Venezuela, mas é uma monocultura do petróleo, um caso à parte.

    Responda
  10. Geilson Silva

    "Putin não conseguiu recolocar a Rússia no caminho do desenvolvimento, mas, ao menos, deu a impressão de parar a queda." Perdão, sobre qual país mesmo você está escrevendo? O PIB da Rússia cresceu mais que qualquer outro país europeu nos últimos vinte anos. Era Putin! Isso é a ditadura do bem estar: se o povo come, não quer trocar de governo, né?

    Responda
    1. NELSON BEZERRA BARBOSA NELSON BARBOSA

      Não existe ditadura do bem, ditaduras são sempre negativas. Não adianta um resultado bom na economia à custa da liberdade, pois quando a economia piorar, e você sentir isso no bolso e na carne, não terá como protestar, nem terá direito à alternância de poder.

    2. Geilson Silva

      Cresceu acima de 5% entre 1999 e 2008. Dados do Banco Mundial.

  11. Carlos Pinheiro

    O arruaceiro foi arrumar comparsas para suas trapaças.

    Responda
  12. JOSE LINO DA SILVA

    Pode não ter atrás de matrioska, mas diante do grande autocrata do Kremlin parecia um boneco abobalhado, beirando a fantoche.

    Responda
  13. Hernandez Piras Batista

    Quanto ao Farofeiro Porco, só ficarei tranquilo quando ele estiver bem longe de Brasília. É o golpista mais primitivo e repugnante da safra contemporânea.

    Responda
  14. Hernandez Piras Batista

    Celso Rocha de Barros é outro raro colunista desta Folha que vale sempre a pena ler, tamanho é seu discernimento e objetividade. E, como esquerdista esclarecido, não caiu no conto do vigário que é Vladimir Putin. Em outros termos, Putin é provelmente o mais bem-sucedido dos líderes da extrema-direita contemporânea e, se luta com os EUA, não é por convicções anti-imperialistas e, sim, por não ter reconhecida por Washington a sua própria área de influência, como ele esperava.

    Responda
  15. Marcos Benassi

    É, meu caro Celso, nada de subestimar a Bozonéscia: pode ser burrrra, mas é ixperrrta; medíocre, conquanto ardilosa, é mais educado, mas ninguém por lá tá merecendo, né? Se eu fosse mais chegado às teorias conspiratórias, diria que Mini-me que viajou junto com papai em função dos contatos "hackers". Mas, uma vez que tudo hoje é digital isso é mais que desnecessário. Até porque ali o povo mal fala o português, que dirá Russo, e a direita do Tio Sam proporciona facilmente uma lista de endereços.

    Responda
  16. RICARDO BATISTA

    Perfeito! Um vaticínio esse último parágrafo. Só não vê quem não quer. O homem foi comendo pelas beiradas. Vai querer ser o nosso Tzar. Talvez tenhamos que pedir benção ao papai Biden para evitar.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Olha, meu caro, benção do papai Biden também não cheira muito bem. Até porque, qualquer coisa que valha a pena vai sair é da Titia NSA, e essa parentalha toda é bem suspeita, né? Enfim, se necessário for...

  17. Maria Irene de Freitas

    O texto mostra os líderes e suas façanhas para se tornar um presidente quase eterno, e seus atos promoveram o que eles desejavam para seus países, mas eles são homens inteligentes e duros, com passados de lutas para chegar onde chegaram. Bem ao contrário de nosso despresidente, que todos percebem não ter inteligencia suficiente para manter um diálogo civilizado e muito menos cultural. Admirar esses líderes é sentimento de incapazes e covardes, mas ser um deles está anos luz de conseguir ser.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Bota anusluiz nisso, cara Maria Irene. Aliás, por falar em tempo: eu ficava entre feliz e agoniado com o seu countdown; não é que agora tem 50 coleguinhas fazendo contagem regressiva? Não escapo disso nunca mais...