Ilustrada > Entenda como a Semana de 1922 foi decisiva para Villa-Lobos inovar como músico Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Esta tela, Estrela da Manhã, de Manuel Bandeira, de 1936, não é obra de Manuel Bandeira e sim do paraibano, Santa Rosa. Achei interessante o texto de José Miguel Wisnik, A República Musical modernista, que está no livro, Modernismos 1922-2022, organizado por Gênese Andrade, aliás, todo o livro é muito interessante.
Falar o quê de Wisnik? Um portento? Será que basta?
Para o sr. Leão Machado, bom mesmo é compositor brasileiro que macaqueia europeu. IncrÃvel como, ainda hoje, Villa-Lobos sofra esse tipo de crÃtica!
Seu comentário de que gosto de compositores que "macaqueiam" os europeus é simplesmente repugnante. Sim, José Mauricio Nunes Garcia era negro, mas jamais "macaqueou'' autores de fora. Ele é, apenas e tão somente, o maior compositor de música clássica que o Brasil teve. É lamentável que em pleno século XXI ainda existam pessoas que insistam em usar termos pejorativos e abomináveis para classificar e definir seres humanos
Sejamos francos, a obra de Villa Lobos, sob o ponto de vista de música clássica, é fraquÃssima. São quase sempre músicas naif e para crianças. Muito simples e infantis. O maior compositor de música clássica brasileiro foi o padre Jose Mauricio Nunes Garcia. Autor de missas e réquiens maravilhosos. O Brasil não se preocupa em valorizar seus grandes autores. Uma pena!
Com todo respeito, você não conhece a obra do Villa-Lobos.
Você pode dizer que não gosta da obra de Villa, mas classificá-la como "fraquÃssima" demonstra profunda ignorância. A obra para violão está entre as mais importantes do repertório clássico, tanto que gravada e tocada por todos os grandes violonistas do mundo; os Choros n. 10, citados no texto, são um primor de orquestração e ritmo, tanto que costumam levantar plateias europeias. Como vc mesmo disse, é uma lástima que os próprios brasileiros desprezem nosso maior compositor.
Com todo o respeito, dizer que o genial Villa-Lobos foi praticamente uma cria do que aconteceu em 1922, só pode ser piada.
As obras de violão de Villa correspondem às de piano de Chopin, tamanha sua beleza, sua excelência tecnica e criatividade.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustrada > Entenda como a Semana de 1922 foi decisiva para Villa-Lobos inovar como músico Voltar
Comente este texto