Hélio Schwartsman > Para Lula, governar pode ser mais difícil do que vencer Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Obviamente, falo do governo Lula! Se não foi bom, eu desejaria que pelo menos se repetisse...
O ideal mas não possÃvel, que a eleição para o congresso fosse após a eleição para presidente,
Governabilidade ao estilo lulista: termo polÃtico genérico para sua forma particular de cooptação: balcão de negócios. (Claudia F.)
e o atual (des)governo é balcao de que? realizaçoes ?
É sintomático que o artigo não mencione que haverá eleições também para o congresso. E teoricamente se alguém vota no Lula, porque não votaria também num candidato do PT para deputado? Afinal se há polÃtico identificado com um único partido é o nove-dedos. Em vez de embarcar em alianças, talvez seu lema devesse ser: quem vota em mim vota no PT para o congresso.
Além do apelido nove-dedos para Lula, você chama Bolsonaro de inteligência-pouca, não?
Com corrupção, governar pode ser mais fácil após vencer.
E um detalhe, ou vários, a serem considerados: o PaÃs está em pan-darecos, os partidos dessas alianças irão se importar apenas com as suas fatias desse bolo mofado, e assim não vai dar para governar apenas com o go-gó repetitivo de sin-dicalista dos anos 80...
Por que homens velhos ainda insistem viver na/da polÃtica? É a libido desviada, sublimada, para o gozo da disputa, do poder, do comando sobre os demais? Por que Lula e Bozofrênico não vão curtir suas belas esposas, e deixar a polÃtica pra outros? Seriam sadistas ou masoquistas a ânsia pelo poder de f...os parte dos brasileiros? Sorry!
Com certeza, será mais difÃcil para Lula governar, do que para Bolsonaro! Será impossÃvel repetir um bom governo, um ruim não!
A que bom você se refere, Adenor?
Tudo se resolve com um bom mensalão. A caminho.
Hahaha, que horror! Pé-de-pato-mangalô-treis-veiz, Peter! Toc-toc-toc na madeira, que mais? Jesus da Goiabeira, acuda! Hahahahah!
Sairá barato se pensarmos que haverá a possibilidade de sairmos do abismo em que fomos lançados pela irresponsabilidade da elite que apoiou um golpista. O não aparelhamento das instituições, como a PF e a PGR, o respeito aos orgãos de controle e à Constituição, a retirada dos militares, uma polÃtica externa não fundamentalista e a responsabilidade fiscal serão ganhos maiores do que o pesadelo em que estamos.
Bem, Caro Carlos, resumo: um governo bÃpede, basicamente republicano, com garantia democrática mÃnima e bom senso. Se ainda por cima der para não repetir o varejo legislativo, benza'Zeus.
É, meu caro(ops!), tá tudo bom: hoje, só governo, só "sai Herda"; "sair caro", será barato. Mas não há dúvidas de que o custo financeiro dessas composições que se estão armando, se não houver milagre coletivo da iluminação celestial, será alto. Este fenômeno, improbabilÃssimo, poderia ajudar deveras à ascenção do paÃs a um patamar civilizatório superior, mas tá difÃcil. Se existe a bizarra incerteza sobre a queda do Bozo, o que dizer sobre a qualidade do legislativo? Expectativas péssimas...
As composições de Lula são balaios de gato. Junta isso com a falta de moral para governar o Brasil, vocês vão ver o que vai dar. Eu voto em projeto, voto Ciro!
Caro, senhor Hélio Schwarstsman, muito caro foi o impeachment de Dilma Rousseff, apoiado pelo nobre colunista, e a eleição do mais grotesco, despreparado e repulsivo polÃtico que este paÃs já produziu. O povo brasileiro está pagando com sua própria vida a eleição de bolsonaro. A constituição foi jogada na lata de lixo, a Amazônia e os indÃgenas sangram e o povo negro e pobre morre pela polÃcia, de fome, pela COVID e inúmeras outras doenças. Fora bolsonaro!!
Caro por caro continuar com o Bolsonaro é muito pior. Lula fará um governo voltado para os mais pobres. Essa é a grande diferença.
Parece piada, acredita nisso mesmo?. Em que pais vc viveu? Populista, deu migalhas p obter votos e aparelhou o eztado. Mais do mesmo. O povo merece seus politicos. O politico é o autoretrato do seu povo hehehe
Concordo com a ideal geral, mas o artigo é incrivelmente mal escrito. Seja pelos caminhos tortos que levam à conclusão, seja pelo desfecho; a rigor da verdade e por honestidade intelectual, qualquer presidente terá o mesmo cenário, e parece que Lula teria ainda menos pela capacidade de eleger uma base mais coesa.
Infelizmente, são preocupantes na vantagem de Lula nas pesquisas duas coisas: a uma, a eventual festa de posse para ovacionar alguém com o status jurÃdico "sui generis" na história do Direito de "descondenado", criado pelo STF. A duas, a evidente instabilidade institucional, social e econômica que seu governo tende a provocar. Urge encontrarmos uma solução mais sábia para o trágico governo Bolsonaro.Namastê!
Saravá!
Uma: um julgamento fraudulento pode sim ser cancelado. Duas: instabilidade no governo de centro esquerda de Lula, só na sua cabeça. Instabilidade é o que temos hoje no governo golpista atual.
Qualquer um que pegar a presidência vai ter sérios problemas. O Brasil pós catástrofe Bolsonaro não será o mesmo e o novo presidente deverá entender e se adaptar rapidamente a isso.
E quem escreve a coluna parece não ter nenhma responsabilidade pelo caos atual!!!
Na abordagem cooperativa da teoria dos jogos na polÃtica, o valor de Shapley dará o preço da formação das coalizões. Lula fará concessões a um alto preço? E se isso não ajudar?Que lance lhe restará? Como ser mais justo? Na abordagem competitiva da teoria; conseguirá ele atingir o equilÃbrio de Nash? Como ser mais esperto? Aqui os partidos são como postos de gasolina, estão mais pertos uns dos outros para atingir o equilÃbrio. A teoria despreza o contexto, supersimplifica; será que prevê?
Análise irretocável.
Precisamos nos unir para garantir a vitória de Lula. Governar, ele sabe muito bem!
Será difÃcil mas não impossÃvel. Mas ainda há dúvidas se o infame vai aceitar a derrota e entregar o poder.
Cada ato futuro do Lula será analisado com uma lupa da desconfiança. Neste ponto entra o Centrão, bengala de todos os presidentes desde FHC. Vai custar caro, mas o Lula vai sobreviver.
E, a bem dizer, não seria nada mal que a lupa fosse instrumento de verificação continuada, caro Nacib: os maus hábitos legislativos só tendem a crescer ou, no mÃnimo, solidificarem-se. Será medida de saúde pública manter, permanentemente, um escrutÃnio dos mais rigorosos...
Se é verdade a frase de efeito "Brasil acima de tudo e Deus acima de todos" quem votar no Bolsonaro ele estará pondo o Brasil abaixo de todos e Deus em frenéticos cuidados para proteger a todos.
Xiiiiiii, Lourival, se a gente for depender de Deus, pelo menos o Deus que anda circulando por aà no governo Bozo, Sodeu: estará em Angola tentando fazer algum milagre pra iurd não perder a boquinha. Eu acredito mesmo é que ele arrumou um passaporte islandês e vai fazer "um feat." no próximo disco da Bjork. Se houver algum cuidado conosco, vai ser por conta dos anjos da guarda, por honra da firma... Na goiabeira, ficou foi um clone impotente...
Não temos escolha mesmo, mais uma vez será a disputa entre o sujo e o mal lavado
Não concordo . A luta contra o bolsonarismo é pela vida, pelo direito de existir. Todas as referências ao nazismo expostas e adaptadas por este governo são claras e não podem ser esquecidas.
Lula estou torcendo para você vencer. Não aguento ver tanta gente pedindo.: mantimentos, comida, dinheiro , etc Eles estão na porta de supermercados, padarias, bancos, semáforos, etc. Os preços das coisas estão fora do controle.: Sabonete, carne, óleo, açúcar, café, material de limpeza,etc. Depois ainda tem o gás , luz, água, etc. Somente Lula tem capacidade , inteligência e boa vontade para resolver .
Lula sabe como governar e não é va ga bun do como o Bozo.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Para Lula, governar pode ser mais difícil do que vencer Voltar
Comente este texto