Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Ana de Alexandria

    Que texto f0d4!! Também 'fiz o curso de queridinha e meiguinha". Prefiro nadar com os peixinhos, os tubarões, Mirian, me cansam, não os admiro. É muito bom saber que uma pessoa com tantos fãs (entendasse querida) tem esse mesmo perfil. Vou adotar a frase da Tati, vai me servir um bocado, anotei como dica ;)

    Responda
  2. João Teixeira de Lima

    Salve Mestra! É sempre uma grande satisfação a leitura e em especial a compreensão dos seus artigos. Sim! Já sofri e infelizmente ainda sofro. Fico chateado é claro, mas até "entendo". Vivemos em um mundo de odiadores que se beneficiam e até ganham muito dinheiro inventando mentiras para prejudicarem seus semelhantes. E, não precisamos ir longe, é o caso deste governo, que gasta nosso dinheiro para pagar os malfeitores que fazem parte do seu gabinete do ódio. Continue simplesinha. Meus respeitos

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      João, apesar dos odiadores de plantão, precisamos ter coragem, não é mesmo?

  3. MARCELO DAWALIBI

    Devo ser muito simplesinho, pois adoro os textos da Mirian. Desconfio que essa colega dela confunde dificuldade com qualidade. Quem escolhe temas abstratos e usa linguagem artificialmente difícil quer no fundo é se defender do terrível risco de ser lido.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Marcelo, fico muito muito feliz de saber que você gosta dos meus textos "simplesinhos". Que bom que tenho leitores como você

  4. Bira Scutari

    Amanhecer e descobrir teus textos, que sorte a minha, ganhou mais um admirador leitor! Qto à "amiga" invejosa, dê um gatinho pra ela, assim terá tempo de cuidar do gato e não da vilda alheia!

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Adorei a ideia, Bira

  5. Bianca Moreira

    Miriam, em um mundo tão hostil, sem empatia, que não sabe ouvir e olhar o próximo tenho certeza que os "queridos, amáveis, bonzinhos e simplesinh9s" são os que fazem a diferença. Deixemos os fofoqueiros e invejosos, porque como disse Mário Quintana "eles passarão, eu passarinho".

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Meu melhor amigo Guedes, de 98 anos, sempre diz: Coragem, tem que ter coragem. Bianca, é a coragem dele que me alimenta de esperança. Ele acha que teremos tempos melhores em breve. E canta sempre para mim: a vida vai melhorar…. Pior não pode ficar…

    2. Bianca Moreira

      Mirinha, se não acreditarmos que eles passarão, ficamos inertes. Acreditar nisso, me faz enfrentar as maldades, as fofocas, as mentiras e incluo neste rol o enfrentamento aos políticos corruptos e os que querem destruir nossa Democracia. A luta é diária e minha esperança também. Todos eles hão de passar, minha amiga. Tenhamos fé e coragem para enfrenta-los. Bjos!

    3. Mirian Goldenberg

      Bianca, será mesmo que eles passarão? Algumas vezes acho que eles nunca passarão

  6. Marcos Antônio

    Sim, já sofri e sofro até hoje. O pior de tudo é que o chefe (incompetente) não chama o subordinado na sua sala para esclarecer, averiguar, conversar para apurar se é verdade ou não. Então o chefe covarde prefere acreditar no fofoqueiro que geralmente é um bajulador.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Muito triste, Marcos

  7. Marcos Antônio

    Tudo que foi escrito, eu identifico no Serviço público.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Tem em todos os lugares, até nas melhores famílias

  8. Marcos Malta Campos

    Siga em frente, Mirian. É bom ler você, seus textos fazem a gente pensar. Um abraço

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Fico muito feliz, Marcos. Seguirei....

  9. noel neves

    Nunca consegui ser "puxa saco" de superiores, principalmente daqueles incompetentes que subiram "pisando" em colegas com mentiras e fofocas. Por isso já pedi demissão e sai no prejuízo.

    Responda
    1. Marcos Antônio

      Os chefes incompetentes, principalmente no serviço público, esperam que seus subordinados sejam “puxas” e cometam atos ilegais.

    2. Mirian Goldenberg

      De quem se acha superior, mas não é

  10. Marcos Ferreira

    Estimada Mirian, não se abale, tampouco dê valor algum ,às coisas menores q te proferem , pois quando o sol nasce , esses " simplesinhos " dormem o sono dos medíocres. Te amamos muito .

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Marcos, você conseguiu me fazer rir. E olha que não está sendo nada fácil me fazer rir em meio à tragédia brasileira

  11. LUCIANO NEDER SERAFINI

    Nesta sociedade do Espetáculo e do Facebook/Instagram onde todos estão felizes, alegres e bem-sucedidos, a realidade é um mundo adverso. Fofoqueiros em geral näo tem compromissos com a verdade. Procuram destilar sua inveja na forma pequenas calúnias e deturpações dos fatos. Como dizia Vinicius, perdoai-vos Senhor, eles não tem culpa de ter nascido...

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Muito muito triste, Luciano

  12. Ronaldo Pereira

    O mundo é cruel, se seu coração se partir em mil pedaços a vida não vai parar por isso. E se formos considerar as pessoas, e as relações corporativas então, aí as coisas fervem. Mas eu entendo que não devemos nos preocupar com o que acham ou pensam da gente.... evito pessoas maledicentes elas fazem mal as pessoas.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Verdade, Ronaldo, estou aprendendo....

  13. RICARDO BATISTA

    Quem já trabalhou numa empresa sabe : Brasileiro não é bonzinho coisa nenhuma. De onde tiraram isso? Cada covil!E tomara que essa sua "amiga" tenha lido esse texto. Embora os vampiros jamais se enxerguem no espelho. Sobre gente manipuladora, que sente prazer em destruir a vida de terceiros, deixo como dica a ótima minissérie O Paraíso e a Serpente na Netflix.

    Responda
    1. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Caro Ricardo, adorei os múltiplos significados da sua frase "vampiros jamais se enxergam no espelho", no contexto. É fato. Vou usar muito! Obrigada.

    2. Mirian Goldenberg

      Não enxergam nunca a própria maldade, pois são superiores ao resto da humanidade

  14. Marcelo Luiz de Lima

    Com o tempo vamos percebendo que essas pessoas não são importantes em nossa vida,Mirian. E quanto ao academicismo,fechado em si mesmo, é chato e desinteressante.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Estou aprendendo, Marcelo

  15. Marcelo Luiz de Lima

    Com o tempo vamos percebendo que essas pessoas não são importantes em nossa vida,Mirian. E quanto ao academicismo,fechado em si mesmo, é chato e desinteressante.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Estou tentando não me afetar tanto, Marcelo. Aprendendo a ignorar e, quem sabe, rir... Só aprendendo ainda.

  16. Gabriel Mazzo Candido

    Mirian, obrigado pela coluna. Tenho 21 anos, e passo pelos mesmos sentimentos. Difícil se encontrar como introspectivo-ansioso em uma época onde precisamos nos expor ao mundo o tempo todo para mostrar que estamos bem, e, de quebra, nos expondo ou não nos expondo, nosso vida é sempre um "espetáculo" para aqueles que possuem a língua solta e a atenção sempre voltada para a vida alheia.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Gabriel, o melhor conselho que recebi na vida para enfrentar meus medos, inseguranças e ansiedades foi do meu melhor amigo Guedes, de 98 anos. Todas as vezes que penso em desistir, escuto a bronca que ele me deu: Tem que ter coragem, Mirian. Coragem. Se ele tem tanta coragem, força e alegria de viver, não tenho o direito de desistir, não é mesmo?

  17. Beatriz Judith Lima Scoz

    Mirian! Eu a admiro e leio todas as suas matérias na FSP. Também tenho pós doutorado, doutorado e mestrado e trabalhei alguns anos no meio acadêmico. Fico contente por seus comentários sobre a academia que, a meu ver, expressam sua sanidade emocional!!! Quanto aos seus textos, penso que só consegue escrever de forma clara, simples e suficientemente inteligível quem, de fato, entende do assunto. Também aprecio sua delicadeza...

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Beatriz, fiquei muito feliz com seu comentário. É difícil manter a sanidade mental em tempos de tanto ódio e violência. Mas como diz o meu melhor amigo Guedes, de 98 anos: Tem que ter coragem!

  18. Leo Coelho

    Uma vez enviei um texto da Tati Bernardi pra uma garota que estive flertando. Ela não gostou mto, ao que parece, e ainda me chamou de progressista! Nem sabia que era possível usar esse termo como insulto.. rsrs! Um carnaval de boas prosas pra você, Mirian!!

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Leo, também não sabia que era um insulto. Tempos tristes...

  19. Joao Amorim

    muito legal seu texto, bom dia a todos !

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Fico muito feliz de saber que você gostou, João

  20. Amarildo Caetano

    Mirian ,é sempre um prazer ler seus textos .

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Amarildo, que alegria saber que você gosta dos meus textos