Opinião > A agressão russa Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. José Eduardo de Oliveira

    “A partir deste dia, o povo da República Popular da Ucrânia se torna independente, subjugada por ninguém, um livre e soberano Estado da Ucrânia Popular . 9 de janeiro de 1918“. Pobre Ucrânia, nunca foi independente. Stalin ma-tou milhões de ucranianos de fo-me, como Putin irá ma-tá-los, se já não os ma-tou de ver-gonha e humilhação e men-tiras!

    Responda
  2. Mario Donizete Pelissaro

    As conviccoes politicas e ideologicas de Bolsonaro se baseiam unica e exclusivamente na simpatia pessoal q ele tem p ditadores e tiranos avessos à democracia. E baseado nisso, escolhe o lado sem levar em consideração os interesses verdadeiramente politicos e economicos do país. Via de regra, nos coloca em apuros. Ele nunca leu um livro, não sabe o q é o comunismo, de Lenin, Stalin, Marx ou Mao só ouviu falar. Tão pouco conhece a filosofia politica e economica americana. Não conhece a historia.

    Responda
  3. Jove Bernardes

    Chamem Jair Prêmio-Nobel-da-Paz Bolsonaro! Ou ele já foi chorar no banheiro?

    Responda
  4. josé SOARES

    A ação armada da Rússia deve ser criticada, assim como as empreendidas contra o Iraque,Afeganistão, Líbia etc. , sobre as quais nunca li editorial tão incisivo como este. Além disso não menciona as ingerências OTAN/EUA na região, nem no governo neonazista ucraniano.

    Responda
  5. roberto foz filho

    Após prestar homenagens ao túmulo do soldado russo comunista, Bolsonaro agora apoia a Rússia. Está caindo a máscara do arremedo de presidente.

    Responda
    1. Fernando José Nicoli

      Roberto,perdoe o genocida,ele mal sabe o nome da capital do Brasil.

  6. Claudio Belodi

    Textualmente, na primeira página escreveram que "a diplomacia mais responsável e pragmática pauta-se pela não ingerência em questões de outros países" Ora, se são pilares da carta brasileira, não pode "levar o Itamaraty a condenar a invasão russa". Se houver manifestação a condenar, não seria um propósito de ingerência?

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Acho que é hora de chamar Bolsonaro, O Pacificador.

  7. Sebastião Aluizio Solyno Sobrinho

    Porque a expansão da OTAN não foi condenada, e nem ao menos comentada na mídia internacional?

    Responda
    1. José Eduardo de Oliveira

      o tratado de tordesilhas foi mais eficaz, apesar de não ter sido respeitado e não ter sido respeitado, que a OTAN e a ONU...

    2. José Eduardo de Oliveira

      o tratado de tordesilhas foi mais eficaz, apesar de não ter sido respeitado e não ter sido respeitado, que a OTAN e a ONU...

    3. Ney Fernando

      Porque a OTAN não é um país, ela não invadiu outro país, e nem precisa disso para se expandir.

    4. Jove Bernardes

      O senhor jura que sabe o que é OTAN e qual é seu propósito, Sebastião?

  8. Evando de Abreu

    O PT apoia a Rússia. Isso é o correto? Chegou a publicar um manifesto e apagou depois. Típico

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Denunciar um apoio indevido de um desafeto, que até teria publicado algo a respeito e apagado - que ninguém viu e nem tem como provar. Típico.

  9. José Eduardo de Oliveira

    uma coisa não justifica a outra. mas é uma vergonha, em pleno século xxi a velha rússia, como tem feito desde Stalin e talvez antes, transforma os ucranianos em patos, patos de Kiev. os russos que adoram um autocrata, acham que todos gostam disso, depois do czarismo, o comunismo, o stalinismo...a ucrania deveria se vietnamizar e enfernizar os russos, como eles sempre fizeram, não só com os ucranianos. hitler começou com a polônia e ninguém disse nada. abram seus olhos vizinhos...

    Responda
  10. FRANCISCO PUCCI

    O que os EUA fariam se a Rússia convidasse Cuba para ingressar no Pacto de Varsóvia? O mesmo que fizeram quando a URSS quis colocar mísseis em Cuba? O que Kissinger falou sobre deixar Ucrânia fora da OTAM para não criar uma crise internacional? Não há memória no jornalismo?

    Responda
  11. rubens gonçalves

    Folha . Entendo seus pontos de vista . Eua pode . Russia não. Iraque Síria líbia Afeganistão Somália barbados. Ucrânia. Qual a diferença.?

    Responda
  12. john de sá

    Há uma cortina Blue cercando a Rússia.

    Responda
  13. Vinicius Rodrigues

    A resposta dada a ação Russa foi pifia, patética, por parte da OTAN, que perde cada vez mais respeito, assim como a demagogia da ONU. Pena dos Ucranianos, entregues a Russia e a própria sorte.

    Responda
  14. Andréia Chaieb

    Quem fala pela Folha deveria ter um conhecimento profundo, contextual e inteligente daquilo que trata. Infelizmente não é o que vemos aqui! O maniqueismo impregnado no jornal é ingênuo e nefasto.

    Responda
  15. Bruno Martins da Costa Silva

    O debate parece focar no pró-america e anti-america... o fato de a Rússia estar errada não implica em os Estados Unidos estarem certos, muito menos em terem sido inteligentes. Os USA investiram no isolamento da Rússia, forçaram uma situação que sabiamente acabaria em desastre e agora vão concluir a exclusão da Rússia do ocidente entregando ela de mão beijada oara China. Será um mundo muito pior e Taiwan é a próxima. Rússia está moralmente errada. USA estrategicamente errado. China é quem ganha.

    Responda
    1. rubens gonçalves

      Hoje as autoridades de tawain denunciaram a violação de seu espaço aereo pela aviação ds China nas proximidades de uma de suas ilha na costa.

  16. Marcos Serra

    Vou abster-me de analisar os motivos do Putin para invadir e as pífias medidas tomadas para coibir sua autoritária ação e sim destacar, em contraponto ao que a maioria daqui defende, a importância de FA equipadas e treinadas. Elas existem não só para ações ofensivas como agora mas também importante fator decisivo de dissuasão. Presas fáceis são devoradas por seus predadores mais cedo ou mais tarde. O que mais motivou o Putin a agir foi a certeza de seu poderio e a sabida inépcia dos adversários.

    Responda
  17. Marcelo Santana

    Qdo criança vi uma discussão entre meu pai e o vizinho, tudo por causa de uma arvore do vizinho que impedia meu pai de construir um muro. Isso não acabou bem e o muro acabou construido, mas um pouco de diplomacia teria evitado todos os problemas que omito do texto.

    Responda
  18. Gildasio Fernandes Dantas

    Quando o EUA e a OTAN invadiram o Iraque, a Líbia e o Afeganistão a redação da FSP também se manifestou? O que também não se fala é que a Ucrânia é o ninho de nazistas e que a própria existência da OTAN deve ser questionada dado que esta aliança foi criada para defender a Europa da União Soviética que não existe mais.

    Responda
    1. rubens gonçalves

      Vinincuis muito pelo contrário. A otan acaba de perder um aliado muitíssimo importante em seu predileto clube. E a Croácia é alguns países do bloco começam a questionar a seguir o capítulo 5 .

    2. Vinicius Barreto Pinho

      A Rússia hoje acaba de dar razão para a existência da Otan.

  19. Marcelo Rod

    Quantas materias li na Folha, das negociaçoes Russia/Ucrania, das areas em disputa. Uma simples olhada no mapa, mostra a aberraçao destas areas anexadas a Ucrania na separaçao, e feito sob protestos, para dar autonomia economica ao novo pais. Ridiculo...Nao basta? O palhaço presidente, negocia instalaçao de bases nucleares americanas, proximo a fronteira russa. Lamentavel, Folha. De novo em defesa do erro

    Responda
  20. Regina da Silva Mariano

    Cadê o arauto da paz e da democracia? Hehe....Se jogou no Lago Paranoá?

    Responda
  21. SALVADOR DE OLIVEIRA SANTOS FILHO

    O Brasil já definiu a sua posição neste conflito quando o ominoso incumbente do Planalto declarou que era solidário a Rússia.

    Responda
  22. Rives Passos

    As redes sociais, apesar, de todos os males tem algo de muito positivo, para quem sabe filtrar a informação do lixo. Há 20 anos atrás teríamos somente a posição do EUA via globo, como o discurso do Biden, hoje. E, no dia seguinte um copia e cola do Estadão e FSP. O presidente da Ucrânia é um dos grandes responsáveis por tudo isso. Que triste! Vaidade de um sofrimento de muitos.

    Responda
  23. Rives Passos

    Os EUA são os grandes responsáveis pelo conflito. Seguido do presidente da Ucrânia. O acordo de criação da OTAN em 1949 foi sistematicamente descumprido pelo quase dono da OTAN. Quem tem sido expansionista? A OTAN. Quem lembra de 1959 quando a Rússia quis instalar mísseis em Cuba.? O império vai cair, lamentavelmente, por seus próprios erros. (como todo império da história). Democracia em risco. Aberta a hipótese de anexação de Taiwan pela China. Que tristeza tudo isso.

    Responda
  24. maristela ramos

    Ucrânia escolheu muito mal seu líder. Vaidoso, que só

    Responda
  25. Carlos Roberto Viana Milward de Andrade

    E quando os Estados Unidos bombardeiam outras nações e matam milhares de pessoas ? Tudo bem ?

    Responda
    1. Regina da Silva Mariano

      Bem, se o mandante for o Trump creio que muita gente dá seu aval, inclusive o e n cos t o do Planalto....

  26. Wilson Rossi

    A invasão do Iraque justificada pela mentira de buscar instalações nucleares não mereceu editoriais .

    Responda
  27. Carlos Roberto Viana Milward de Andrade

    E quando os Estados Unidos bombardeiam outras nações e matam milhares de pessoas ? Tudo bem ?

    Responda
  28. Claudio Cunha

    Na Ucrânia um comediante....no Brasil o Bozo. ...o resultado está aí.

    Responda
  29. Marcos Riera

    Um dos editoriais mais decepcionantes e superficiais que já li em mais de 20 anos de leitura da Folha. Há inúmeros trechos pavorosos, mas eu destacaria "Incentivar nações fronteiriças a aderirem à Otan não tem se mostrado opção eficaz para estabilizar a região." A Otan se expandiu pra estabilizar a região? Estabilizar contra o que, cara-pálida? Esse conflito é um exemplo de como a geopolítica é um jogo cruel e brutal, não uma história de bem contra o mal.

    Responda
    1. Diego Mentor

      Pronto, vc já escreveu o que eu ia dizer

  30. Daniel Cabral

    Como apontou Noam Chomsky em uma recente entrevista ao canal Our Thoughts Tonight, em uma série de negociações entre Bush I e James, Gorbachev e os alemães na década de 1990, foi prometido que a OTAN não avançaria um centímetro à Leste da Alemanha. Desde então, e em especial, recentemente, o ocidente, sob influência dos EUA, negaram sistematicamente as preocupações militares Russas. Nada disso é para justificar as ações de Putin, mas para que reflitamos em quem são os verdadeiros vilões.

    Responda
  31. Miro Costa

    Um editorial absolutamente anódimo, tão covarde como a política de apaziguamento covarde do decadente Ocidente. Afinal, o que fazer, FSP, quando está claro que a diplomacia russa se resume a “a Russia não acredita em lágrimas “? Não tem jeito: ou será força contra força ou Hitler está às portas.

    Responda
  32. Marta Pavese Porto

    Para os editorialistas da Folha: ler Thomas Friedman e Henry Kissinger. Sempre é de bom tom para o jornalismo profissional (nao que o mundo se importe com a opiniao de veiculos brasileiros) analisar fatos extremos com a complexidade que eles merecem. O leitor agradece leituras e posições que considerem vários fatores e não fruto da superficialidade.

    Responda
  33. Joaquim Salomão

    Faz muitos anos que os EUA estão jogando gasolina nessa fogueira e fornecendo armamentos para a Ucrânia. E a Folha trata o conflito como expansionismo russo. Para a Folha, o lobo malvado, chamado Putin, está ameaçando a Chapeuzinho Vermelho, chamada USA, e suas amiguinhas. Análise fútil da crise que mais parece matéria de jornaleco americano.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.