Ilustrada > Ucranianos, como Clarice Lispector, se destacaram na cultura do Brasil; veja nomes Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Júlio Pedrosa

    Odessa não se situa na Crimeia.

    Responda
  2. Hernandez Piras Batista

    Li muitas tradicões do Prof. Schnaiderman. Para mim era como um selo de qualidade. Foi muito feliz da parte da reportagem colocar seu nome em destaque.

    Responda
  3. Carlos Roberto Pereira Bitencourt

    Achei oportuno lembrar da terra natal de nosso maior escritor, Clarice Lispector. Só faltou ressaltar que Clarice se sentia ofendidissima ao ser chamada ucraniana. Não porque não gostasse do país, mas porque se considerava "brasileira e ponto". No mais, a própria Clarice viveu sob a segunda guerra, na Itália, e se alegrou muito com seu término. Muito triste a situação que estamos vivendo!

    Responda
  4. E Mathias

    Explorar as raízes ucranianas de nomes como Clarice Lispector e Boris Schnaiderman soa apelativo neste momento de guerra. Boris foi tradutor ilustre de alguns clássicos da literatura russa. Clarice raramente citava as origens ucranianas, sempre com enfase na infância vivida no Recife após o exílio. A Cultura é patrimônio universal e nós brasileiros tivemos muita sorte de ter Boris e Clarice conosco. Não demonizar os russos no Brasil é tão importante quanto lembrar dos descendentes de ucranianos.

    Responda
    1. Hernandez Piras Batista

      Ninguém tem demonizado os russos e, é exatamente neste momento, quando se fala tanto da Ucrânia, que se deve lembrar que os ucranianos, como os árabes, africanos, japoneses, coreanos, chineses e tantos outros também ajudaram a construir este país.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.