Opinião > Cotas no ensino superior: uma política bem-sucedida Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Neli de Faria

    Cota tem que ser social. Um pobre, estudando em escolas que deixam a desejar? Ou por vezes fazendo eja,Educação do Jovem Adulto , não tendo feito o ensino regular em razão de ser deserdado da vida pelo deus da fortuna? Vencer na vida é quase impossível. A cota racial sana uma injustiça histórica, mas, e os pobres brancos(ou não), que tiveram a desventura de nascer neste país injusto? As vezes penso que nascer no Brasil é um carma...

    Responda
    1. Marcos Benassi

      A cota começa pelo critério "aluno de escola pública", chegando ao fenótipo num segundo passo.

    2. Hermes Yaly

      Concordo que as cotas têm que ser sócio-econômicas, selecionando os candidatos pela sua renda familiar. É mais justo e é mensurável. Mas vá falar isso para algumas lideranças da esquerda...

    3. Neli de Faria

      Um país existe para o bem estar de seu povo. O Brasil existe apenas para o bem estar dos políticos. Todos, sem exceção ;para os partidos milhões, para o povo, migalhas, mesmo aquele que diz defender política social. Nascer no Brasil é um carma para o pobre. Quase ,todo ano ,no verão, ocorre a mesma tragédia...cinco bilhões para políticos e , repiso-me, para os pobres, migalhas.

  2. Marcos Benassi

    Infelizmente não posso fazer um apenso ao meu comentário, porque, decidiu o script de sençura, um humano está condenado a lê-lo e aprová-lo. Gostaria apenas de sugerir uma série de artigos sobre o tema: não há dúvida de que três ou quatro investidas sobre o tema poderiam nos esclarecer sobremaneira. Muito grato, é instigante e útil!

    Responda
  3. Marcos Benassi

    Seu Luís, dona Márcia, prezados, bem sei que o olhar global é necessário na defesa de uma política que se encontra debaixo da mira reacionária; isso posto, seria bastante útil ao público leitor um olhar sobre as falhas pontuais das cotas e sobre a produção que as considera ineficazes. P.ex., possivelmente poderiam ser abandonadas em cursos como educação ou sociologia, "menosprezados"; nas medicinas humana e veterinária, por outro lado, provavelmente sua manutenção se fará útil por longo tempo.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.