-
RAYMUNDO DE LIMA
Mario, imagina se nosso Bozofrênico fabricar uma narrativa de que o Uruguai faz parte do Brasil. O Paraguai também. Bolivia, idem. "Narrativa" é apeanas narrativa, não fatos históricos.
-
ivani cunha di sarno
Os homens ocos "Nós somos os homens ocos Os homens empalhados Uns nos outros amparados O elmo cheio de nada. Aí de nós!." T. S. Eliot
-
José Cardoso
Na verdade a Crimeia foi palco da guerra, mas o equivalente à Ucrânia de hoje era o império Otomano, alvo favorito da expansão russa. Talvez tivesse colapsado, e o russos entrado em Constantinopla, se não fosse a intervenção francesa e Inglesa. Na época, tanto a Crimeia como a Ucrânia já faziam parte do império russo há quase cem anos. A guerra nada teve a ver com essa região.
-
João Braga
Verdades e narrativas. Sou contra guerras, mas os USA armaram a Ucrânia vizinha dos russos. Qdo a União Soviética fez isso em Cuba os americanos bloquearam a ilha. As armas foram retiradas. Dois pesos e uma medida. Como consequência os americanos tiveram que tolerar a ditadura cubana idolatrada por nossa esquerda retrógrada e incompetente, vanguardistas do atraso.
-
Adriana Mara de Moura e Souza
Esquer-dopata cara de pau, quem incentiva o nós contra eles é o la-drão que você apoia. Vc deveria ser processado por calúnia!
-
MARLUCE MARTINS DE AGUIAR
Menos Adriana, vai estudar um pouquinho!
-
-
Bruno Sebastião Neto
incrível como á historia se repete ,nesse vai vem de autoritarismo ,onde á população é colocada em segundo plano ,ou seja um (detalhe) ,pois os autocratas só querem se embragarem em seus egos infinitos.
-
Andre Pessoa
Que erudição. Que pesquisa (ou que memória! Haha). Parabéns.
-
E Mathias
Bela sessão do "Vale a Pena Ver de Novo", com nomes ilustres, Lenin e Stalin, no lugar de sempre. Heróis e Anti-heróis na lista de fatos colhidos num roteiro de filme da Marvel, só faltam os Vingadores chegarem no final em Kiev! Infelizmente, a historia se apequenou, como nos ensinou o pequeno Trump na invasão do Capitólio. E agora, o pequeno Putin para manter prospero o comercio de armas na região, reivindica uma parte do território ucraniano. Motivos banais que custam vidas. Eis o século XXI.
-
RICARDO BATISTA
Artigo de fôlego! Pobre Ucrânia : Tão longe de Deus e tão perto da Rússia. Mas já deveriam ter aprendido a lição : Na briga do rochedo com o mar, quem se dá mal é o marisco. Se vão ser um Estado-tampão, tirem proveito disso. Foram eleger um comediante cujo slogan era : "Se não tem promessa, não tem decepção". Ainda bem que os brasileiros têm mais juízo. Mas a OTAN também tava cutucando o urso com vara curta. Que falta de visão do Ocidente : Jogar a Rússia para a esfera da China.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.