Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Cardoso

    É boa mesmo. Só acho que deveríamos aproveitar sua estrutura, no caso os sites dos TRE/TSE para a divulgação dos curriculum dos candidatos. A campanha eleitoral seria bem mais barata. Bastaria o eleitor consultar e selecionar seu candidato e partido. Uma economia de 5 bi no mínimo.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahaha!, eita, Zé, isso é que é confiança no bom senso! Hahahahah!

  2. Luís Cláudio Marchesi

    Bolsonaro não desceu do palanque eleitoral. E lá se vão mais de quatro anos. Usa dinheiro e estrutura públicos escandalosamente em deflagrados eventos eleitoreiros. Representações adormecem numa Corte caríssima aos cofres públicios. O que se chama de presidente, seus filhos, deputados e senadores que se fartam dessa situação, agem, diariamente. E a Justiça Eleitoral? Só pra combater fake news ou agressões? Essa conta (política e financeira) é altíssima para todos nós!

    Responda
  3. Nelson de Paula

    É sempre perigo quem diz jogar dentro das quatro linhas ter o giz na mão.

    Responda
  4. adenor Dias

    Não entendo os EUA como um país democrático! Embora eu penso que imigração deve ter limites, não posso acreditar que um país avesso a imigração seja democrático.

    Responda
  5. Marcos Benassi

    Óia, Hélio, sei não se sequer acerca de democracia os EUA dão conta de serem protótipo - a não ser que a entendamos como "o governo do povo pelo Demo". O TrAmp foi de uma barbárie felomenal, e a nova-velha-reaça direita (e torta) anda a espalhar sua infecção mundo afora. Quanto à nossa justiça eleitoral, eu a apreciaria mais caso ela, fazendo-se mais conhecida, favorecesse o monitoramento das origens de seus integrantes. E caso se preparasse melhor pro controle dos crimes financeiros eleitorais.

    Responda
  6. marcelo duarte

    que artigo inútil. a impressão que fica é a de que o sujeito arrumou um pretexto qualquer para mostrar que sabe o que é "gerrymandering".

    Responda
    1. marcelo duarte

      1. a justiça eleitoral tem sua utilidade; 2. nos eua há "gerrymandering"; 3. a justiça eleitoral tem sua utilidade porque evita o "gerrymandering"? estudem um pouco de lógica antes de defenderem teses com argumentos fracos.

    2. ANTONIO CZAS

      Um artigo tanto pode revelar a utilidade para quem o escreve como para o leitor. Alguns leitores podem desprezar pois são muito sábios outros, como eu, podem aprender algo que desconheciam.

    3. Marcos Benassi

      Ah, tá. Seu comentário me permite exibir que eu sei quem foi Gerry Mulligan.

  7. MARCIO OLIVEIRA

    Excelente texto Hélio.

    Responda
  8. bagdassar minassian

    ... a administração, a 'propriedade' e o fluxo de políticos dos/nos partidos brasileiros são ótimo exemplos.

    Responda
  9. Adriana Mara de Moura e Souza

    A opinião dos esquerdistas travestidos de colunistas da velha imprensa peogressista é mesmo uma vergonha! Vomitam o que lhes interessam no momento. Alie-nados e teleguiados da Foice, titia vai esclarescer para vocês que Justiça Eleitoral é uma jaboticaba que foi inventada para aparelhar as eleições e favorecer cohhuptos da hora e custa 10 bilhões por ano!!

    Responda
    1. Eduardo Rocha

      Carluxo, agora sei que é você! Mas por que escolheu um avatar feminino para escrever estultices?

    2. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Essa robota deve ser muito bem paga pra destilar todo esse ohdio diuturnamente por aqui.... Meio que divertem, meio que cansam suas estultícies derramadas aqui.

    3. ANTONIO CZAS

      Qual seria a forma de fazer a eleição? Entregar aos partidos? Uma comissão das Forças Armadas? Talvez uma empresa de disparo de mensagens em massa possa ser útil? Ah, hackers russos poderiam fazer o pleito...

    4. ANTONIO CZAS

      A jabuticaba, prefiro assim -com u- , é boa, faz ótimo licor também. Justiça quando funciona incomoda. Quando falta também. Em 2022 espero que ela venha feito a açoite, seja para disciplinar arruaceiros, seja para satisfazer os masocas.

    5. Marcos Benassi

      "titia" percisa "esclarescer" quem são os "peogressistas" que pagam pra estrupícia escrever, dia sim, outros todos idem, essas raivas reaças incontidas que fazem o papel de xixi no poste. Vai não, né? Ah, tá.

    6. Fernando R

      Exato, a justiça eleitoral garantiu a eleição do bandido-mor para presidente em 2018, na campanha mais criminosa e vergonhosa da história. Se a justiça eleitoral aplicasse apenas 10% das leis eleitorais, o candidato vencedor teria ganho uma vaga em Bangu 8, não no palácio do planalto.