Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. NACIB HETTI

    Defender a Dilma, como pessoa física, tudo bem. O problema foi o governo da Dilma. Desastre total.

    Responda
  2. DAVIDSON PISMEL CONDE

    eu gostaria de saber se MM é um dos que acreditaram ser Bolsonaro um liberal de raiz democrata responsavel legalista etc etc ....

    Responda
  3. pedro coutinho

    como Lula chegou à presidência pelo desastre de FHC e depois da dilma vieram os desastres sociais de temer e bolsonaro, faltou ao articulista dizer que o Brasil e a América Latina não possuem solução.

    Responda
  4. marenildes silva

    A folha além da opção de interação aos comentários e do dedão positivo, deveria criar a opção do dedão negativo, nem sempre queremos/podemos interagir ou concordar

    Responda
  5. Antonio Catigero Oliveira

    Parece que algum governante governa sem pagar seu preço... Lula utilizou com eficácia o seu carisma para trazer muitos negócios a esta terra de exploradores. Nesta terra de agiotas, para pobre poder se alimentar foi preciso pagar Juros Altíssimos, e agora a arrecadação só dá para pagar esse monte de funcionário público (tirando Saúde e Educação) que pensa que vive na Finlândia, e os juros da agiotagem...

    Responda
  6. Daniel Almeida

    Não entendi a absoluta certeza do comentarista, em cravar que um novo governo Lula será cometidos os mesmos erros. No final do texto faz uma leve crítica a Bolso... pra se mostrar isento.

    Responda
  7. Dimas Floriani

    Esperar o quê do Insper? Que faça loas ao papel do investimento público? Só faltou dizer que a destruição da Amazônia é culpa do PT, de que o bolsa família foi um fracasso e que a fome voltou por causa do Lula e que as negociatas do Centrão é porque o Lula mandou. A economia para os neoliberais é uma ciência aplicada para ganhos de capital principalmente.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Mindá uma preguiça, caro Dimas... Agradeço por você sintetizar a parte central do que eu diria; o resto, é crítica periférica. Se me permite, adiro aos seus sopapos!

  8. Hermes Yaly

    Num eventual novo mandato, Lula não repetirá apenas os erros de política econômica... Vai repetir com gula muito maior o ataque aos cofres públicos! Não foi assim antes? Houve o mensalão e ele foi à TV se dizer traído; pois bastou o povo lhe dar um novo mandato que voltou a roubar com muito maior voracidade. Se tiver uma nova oportunidade, Lula nos fará sentir saudade do "petrolão", "eletrolão", fundos de pensão, etc. pois aprendeu com os erros do passado e não deixará mais tantas pistas.

    Responda
    1. Hermes Yaly

      @Melchisedc: estulto é quem é roubado e aplaude o ladrão.

    2. Melchisedc Felix

      Quanta estultícia nestes comentários! Mas a cereja do bolo é que o Presidente Lula é psicopata. Rindo até a posse, a terceira, do Presidente Lula!!!

    3. marenildes silva

      Lembro de um depoimento do ex presidente dizendo pro ex juiz: - um esquema (não lembro bem o termo), que só foi descoberto por denuncia, é de reconhecer que foi um esquema inteligente -. Não deve ter sido dito com esses termos mas o sentido não muda. Ouvi uma psiquiatra falar que o ex presidente é psicopata talvez explique tanta perspicácia.

  9. marenildes silva

    Estamos pagando pelos desmandos dos governos petistas, agravado é claro pela crise global que se instalou e instalaria com ou sem pt.

    Responda
  10. Valter Junior

    Qual é o propósito deste malabarismo retórico?

    Responda
    1. Melchisedc Felix

      Não é defender a Presidente Dilma, com certeza, mas sim atacar o PT. Principalmente o Presidente Lula. Desonestidade intelectual!

    2. Flávio Taylor

      Não negar a verdade.

  11. José Bueno

    achar que o Lula é um cara legal, mesmo! Mas é porque temos memória do que tínhamos durante seu governo, do que nos foi tirado nos últimos anos e do que podemos recuperar. O povo brasileiro quer Lula de volta!

    Responda
    1. Flávio Taylor

      Alto lá, o povo sem memória quer Lula de volta. Fora bolsonaro e nunca mais Lula.

  12. OTILIO RODRIGUES DA SILVA NETO

    Um dos artigos mais lucidos que li nos ultimos tempos,acreditar que o Lula vai fazer diferente caso ganhe as eleições e acreditar em Papai Noel. A esquerda Brasileira idolatra o estado mesmo sabendo que vai dar errado e quem vai sofrer as consequencias são os Brasileiros mais humilde.

    Responda
    1. Flávio Taylor

      A esquerda Brasileira não tem coerência nem nas tentativas de explicações do porquê eles defendem a visão (turva) de mundo que eles defendem. Na verdade a direita também, mas o amor da esquerda por um estado inflado é realmente algo surreal.

    2. José Roberto Franco Reis

      Me diga o que deu certo até agora com essa política de estado mínimo, mercado acima de tudo??? Desigualdade, pobreza, miséria, violência etc etc...eu só vejo isso, mas a fórmula é: mais do mesmo que uma hora melhora!!! Enquanto isso, a turma dos Marcos Mendes da vida engorda, engorda e engorda!!!

    3. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Quer dizer que se errou um dia errará sempre ? Quer dizer que ninguém aprende com seus erros? Quer dizer que fará o mesmo governo com condições completamente diversas? Quem não errou? O Fhc? Por mais que admitamos seus acertos seus erros também foram crassos! E as reformas liberais pós golpe, foram um sucesso?

  13. Pedro Alexandre Fecchi

    Lula explodiu a dívida pública ao emitir títulos do Tesouro Nacional para resgatar a dívida externa, a conselho de seu então ministro Henrique Meirelles, ex-banqueiro, é sempre bom lembrar. Foi a alegria dos bancos nacionais, que nunca ganharam tanto dinheiro antes. Trocamos uma dívida a juros baixos por outra, a juros “brasileiros”. Inflado pela China, o PIB cresceu mas foi um "voo de galinha". Para o PT, o importante é que Lula pode se gabar de "ter zerado a dívida externa".

    Responda
    1. Hermes Yaly

      @Marenildes: muito obrigado! Fui eu quem escreveu isso tempos atrás mas o PAF, espertamente, copia e cola sem citar o autor.

    2. Hermes Yaly

      @José Padillha: uma das maiores patranhas petistas é dizer que "Lula pagou a dívida externa", como expliquei acima, em comentário que o PAF sempre copia sem citar o autor. Outra patranha é dizer que "Lula deixou US$ 350 bilhões em reservas internacionais". Mentira das grossas! Quem acumulou essas reservas foi o setor privado, sobretudo o agronegócio e a mineração, ambos demonizados pela esquerda. Lula, se pudesse, já teria pilhado as reservas, como admitiu ao Rui Falcão certa vez.

    3. marenildes silva

      Às vezes os comentários explicam mais do que as matérias em si.

    4. José Roberto Franco Reis

      Explicou a dívida pública? Ou ela já tinha explodido no FHC????

    5. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      E acumulado US$ 350 bilhões de reservas internacionais!

  14. elias frutuoso gino

    Mais um que faz análise olhando para a casa grande. Nunca olha as melhorias da senzala. O pobre nunca viveu tão bem como na época do governo Lula. Você agrada a Faria Lima, o povão está com Lula.

    Responda
    1. Flávio Taylor

      Ai meu Deus, esse discursinho se traduz em : não tenho argumentos sérios e reais, então vou falar mais do mesmo. Superficial.

  15. Max Morel

    Análise precisa e concisa do que foram os governos Lula e Dilma no que é fundamental, que é a política econômica e a economia do país.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Sucesso mesmo foram as reformas neoliberais pós golpe.

    2. OTILIO RODRIGUES DA SILVA NETO

      Max,leia o comentario abaixo desse , e de arrepiar.

    3. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      Há controvérsias! Qual a lente está usando?

  16. JAYME KOPELMAN

    Mais um blá-blá-blá de um garoto defensor do livre mercado perfeito (Argh!). Deve ser um economista faria limer’s , em busca de um agrado de seu chefe. Caro Mendes, quem sabe faz, quem não sabe ensina. Lula fez, e muito bem. JK

    Responda
  17. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Do Eduardo Cunha nenhuma linha.

    Responda
    1. marenildes silva

      Kkkkk pra quê se o deus da esquerda é o que importa? Olha as alianças que que estão se formando. Tomara o povo lembre dos artistas e elimine do cenário político pra sempre.

  18. CARLOS VASTARE

    A resposta para essa firula é simples: Pergunte aos brasileiros se na época do PT eles se alimentavam melhor, viajavam mais, dispunham de melhor acesso ao ensino universitário, se o dólar e a gasolina eram mais baratos. Enfim, pergunte se a vida no país de Bolsonaro é melhor do que no país de Lula.

    Responda
  19. Amarildo Caetano

    Sem dúvida alguma Lula foi o melhor presidente que o país teve .

    Responda
  20. DANIEL N

    Como o colega ali abaixo escreveu, o que quebrou o Brasil foi a lava-jato, que fechou um montão de empresas brasileiras, e só estrangeiros foram permitidos a participar das licitações. Acabou com empregos e a cadeia produtiva. E do nosso pré sal, que foi embora com o golpe do temer? Gostaria de ouvir a opinião do colunista sobre isso.

    Responda
  21. Ricardo Branco

    Folha se superando na campanha anti-Lula. E a crítica à mudança no marco regulatório do pré-sal é um indício de quem financia artigos e articulistas dessa estirpe. Ainda crente na terceira via, Folha? Até quando vai titubear para assumir bolsonaro?

    Responda
  22. DANIEL N

    Que feio, comentarista. Enganar na chamada pra depois meter o pau. E o que o sr economista, ao que parece, neoliberal, sugere? Tão óbvio, tão rasteiro.. A Folha, e sua equipe de colunistas neoliberais chateia pra caramba..Leia os comentários e veja o que seus assinantes pensam disso.

    Responda
  23. Matheus de Magalhães Battistoni

    O quebrou o Brasil foi a operação Lava Jato, não o desenvolvinentismo petista

    Responda
    1. Flávio Taylor

      A lava jato quebrou o esquema que o senhor defende. Corrupto.

  24. mauricio silva

    A economia que esse senhor quer implantar daria muito certo se o país se resumisse à classe que ele representa! Se não tivesse pobreza, déficit educacional, desemprego... também fala-se das comodities como se esse desgoverno não tivesse se empanturrando de dinheiro com as exportações do agro pra China! Poderia aproveitar e falar do governo usurpado de temer e do atual e quais benefícios as deformas trouxeram para o povo brasileiro!

    Responda
  25. José Cardoso

    A verdade é que tivemos até agora 2 excelentes governos: os dois primeiros anos do FHC e os 2 primeiros anos do Lula. Ambos se perderam depois. A ascensão da Dilma teve muito a ver com o declínio da qualidade da gestão econômica do nove-dedos.

    Responda
    1. Melchisedc Felix

      Com toda certeza a maioria temos alguma "coisa" física que pode ser ridicularizada. Pequenes maior do ser humano é o preconceito. O "novededismo" por si só já denota o baixo nível intelectual. Lula de novo, com a força do povo! Lula 2022!

    2. marenildes silva

      Kkkkkk nove dedos. Tenho um post que no lugar do décimo que não existe está a ética.

  26. Alcione Malheiros dos Santos

    Colocou um titulo para chamada à leitura de um besteirol econômico que nem o FMI defende mais. E encontrou uma maneira de mirar o governo do ex-presidente Lula que deu decência e renda para este país. Encontre outra maneira menos velhaca para chamar atenção!

    Responda
  27. Eric Moura Duarte

    superávit seguido de superávit, reservas vultosas, inflação no centro da meta, pleno emprego, crescimento econômico, inclusão social (redução da miséria), investimentos recordes em saúde e educação (é fácil achar os números), aí somos impactados por uma crise externa cuja resiliência. surpreendeu o mercado, uma queda no valor das commodities, erros na condução da economia, e pronto; toda era Pt deve ser criminalizada pelo engravatado do Insper. Mal esconde o nojo que sente do povo brasileiro

    Responda
    1. Amarildo Caetano

      E  Lula de novo ,com a força do povo .

    2. Amarildo Caetano

      E  Lula de novo ,com a força do povo .

    3. Rafael Lopes

      Esse Mendes é patético. Famoso economista de livro texto. Se sair do que prescreve o livro texto ele se perde. Não propõe nada novo, diferente pra resolver nossos problemas. Infelizmente não posso usar as palavras que gostaria pra descrever o que sinto por essa gente. A folha me censuraria. E com razão.

  28. Evando de Abreu

    Em resumo. O PT ferrou antes, durante e quer fazer de novo. Esquerda nunca mais.

    Responda
  29. Mario Donizete Pelissaro

    Pode dizer o que quiser, nada mudará os fatos, quais sejam: eramos a 5a maior potencia economica mundial, Indices de desemprego mais baixos da historia, diminuição da pobreza, erradicação da miseria absoluta, diminição do indice de mortalidade infantil, programas de distribuição de renda e inclusão social elogiados no mundo todo, acesso da populacao à bens duraveis e povo orgulhoso e respeitado.

    Responda
  30. Fernando R

    Pelo visto só o colunista se acha esperto, escrevendo um título caça-clique onde não faz a defesa de nada. A crítica que todos honestos fazem é que o ambiente econômico mudou e a Dilma dobrou a aposta em políticas que já não mais cabiam. Já o colunista queria que tudo que o Brasil ganhou no boom das commodities fosse pro bolso dos rentistas como ele, que nunca produziram nada na vida.

    Responda
  31. Hamilton Octavio de Souza

    Artigo necessário para resgatar fatos que geraram a prolongada crise econômica que afeta a maioria dos brasileiros. É sempre melhor encarar a verdade do que esconder ou apagar o que realmente aconteceu. O culto da personalidade é ação típica dos grupos antidemocráticos e populistas. A autonomia de pensamento e a visão crítica são fundamentais para o desenvolvimento político e econômico. As versões marqueteiras precisam ser substituídas por boas reflexões. Só assim o País se livra do atraso...

    Responda
  32. Helio Cardoso

    Se Lula fosse o presidente, não haveria a invasão da Ucrânia!

    Responda
    1. marenildes silva

      Kkkkkkk

  33. João Silva

    Mais um do Insper? A FSP seguirá com o pensamento único na economia?

    Responda
    1. Daniel Alvares

      Folha tem que cumprir o roteiro contratado pelos patrões

  34. José Roberto Franco Reis

    Os defensores do financismo abutre como Marcos Mendes só conseguem apostar em mais do mesmo. Quanto mais desgraça para o país mais cantilena de austeridade, reformas neoliberais e quejandos. Enquanto isso o país chafurda na lama mas alguns engordam a burras, os Marcos Mendes da vida. Na época do Lula tudo que deu certo foi cenário internacional maravilhoso e nenhum mérito. Mas a população em geral na época vivia muito melhor e essa memória que vai novamente eleger o Lula e defenestrar o Bolsona

    Responda
    1. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Concordo, palavra por palavra

  35. Daniel Alvares

    Só esqueceu de falar que seria como acreditar em um juiz ladrao

    Responda
  36. Jose Silverio Lemos

    Resumo: estamos no mato e sem cachorro! Se correr o bicho pega e se ficar ele come!

    Responda
    1. marenildes silva

      Lamentável constatação. Políticos brasileiros minha vingança será maligna!

  37. José Ricardo Braga

    Não tem de quem falar bem, resta falar mal de quem fez bem. A Nova República aplicou esse ideário do autor até 2002, teve sua chance, não deu certo!

    Responda
  38. José Ricardo Braga

    Não tem de quem falar bem, resta falar mal de quem fez bem. A Nova República aplicou esse ideário do autor até dois mil e dois, teve sua chance, não deu certo!

    Responda
  39. marco martins

    Perfeito o texto, resume exatamente o que aconteceu nos anos petistas. Mas o mais triste de tudo, é saber que 90% da população, ou não lerão esse texto, ou se lerem não vão fazer a menor ideia do que está escrito, e assim podem trazer o Petismo de volta, simplesmente por achar o Lula um cara legal e "simples " . Que tristeza!!!!!!

    Responda
    1. marenildes silva

      O 9 dedos tem o dom da oratória. Enganar é sua especialidade.

    2. marenildes silva

      O 9 dedos tem o dom da oratória. Enganar é sua especialidade.

    3. José Bueno

      A maioria do povo brasileiro já está voltando a achar que o Lula é um cara legal, mesmo! Mas é porque temos memória do que tínhamos durante seu governo, do que nos foi tirado nos últimos anos e do que podemos recuperar. O povo brasileiro quer Lula de volta.

    4. elias frutuoso gino

      A matemática é uma ciência exata. Os números comprovam que o lula foi o melhor presidente deste país.

  40. Gilberto Rosa

    Não teve nada de bom? Desemprego no menor nível histórico, sexta economia do mundo, reservas de 400bi, que hoje são utilizadas para se defender de ataques especulativos, gasolina e gás baratos, redução da miséria e fome. O povo viu no que deu o golpe, perda de direitos trabalhistas, desemprego, previdência, entrega de bens públicos, pagamentos a acionistas com aumento absurdo de gasolina e gás, aumento da miséria e fome, 650 mil mortos... O brasileiro aprendeu na pele.

    Responda
  41. Tha Virgens

    Eu hein! Comparar governo Lula cm governo Bolsonaro. Sai pra lá!

    Responda
    1. marco martins

      Realmente Tarcio, não tem como comparar, não dá pra saber qual foi pior.

  42. Adriana Mara de Moura e Souza

    Parabéns! É coisa rara uma matéria isenta na velha imprensa! Não sei como você conseguiu driblar seu chefe de redação!

    Responda
  43. José Eduardo de Oliveira

    o Sr. escreveu que, No governo Dilma houve muitos erros de política econômica, - então nem lerei o resto e não há como defender...

    Responda
    1. marenildes silva

      E a aquisição super faturada da refinaria americana falida, comprada pela presidenta?

  44. gabriela loureiro de bonis simoes

    # PrefiroCiro

    Responda
    1. Daniel Alvares

      E Ciro prefere Paris

  45. Marcos Antônio

    Lula beneficiou-se de uma enxurrada de receita tributária….e os governadores estaduais também ganharam milhões e bilhões, principalmente o Cabral.

    Responda
    1. marenildes silva

      Cabral quebrou! O rio de janeiro está entregue, acho até sitiado, estações tomadas pelo narcomelicia, roubos generalizados, até cabos de sinais de trânsito dizem que são roubados, uma operadora telefônica tá mudando a tecnologia por furto de cabos, isso tudo começou com o aliado do pt

  46. Marcos Antônio

    Nota: E antes em 2002, o Rio de Janeiro foi eleito sede dos Jogos Pan-Americanos de 2007 e o estádio do Maracanã, foi reformado. Depois novamente reformado para a Copa do Mundo de 2014 e mais uma vez reformado para as Olimpíadas 2016.

    Responda
    1. marenildes silva

      Com tanta reforma, já deve ter virado um pais bilhardário! kkkk o negócio é rir pra não chorar tudo com o di heiro do povo, liberado pelo governo do pt

    2. José Eduardo de Oliveira

      ralos, ralos e esgothos e rhatos, por suposto.

  47. Marcelo Barbosa

    Apontar erros é muito fácil, soluções que é bom é mais difícil, dica: neoliberalismo na América Latina também não está dando certo, colocando os países como exportadores de commodities como "talento natural" econômico não está trazendo ganhos de produtividade, geração de empregos e aumento da renda das populações desses países. Solução, alguém sabe?

    Responda
    1. marco martins

      A solução é difícil e longa, mas certamente pilhar o estado e torrar dinheiro público não é uma. Ninguém tem a receita do sucesso, mas o fracasso é facil enxergar; basta olhar a situação dos Países com Governos Populistas e de esquerda. Tem algum em boa situação?????

    2. Flávio Taylor

      Sim, fugir daqui.

  48. Flávio Taylor

    Nossa, o gado Lula livre vai ter um enfarto agudo do miocardio precedido de uma caganeira ao ler o artigo. Como é bom ler a verdade.

    Responda
    1. Cristina Dias

      Enumerando, a pedidos, as reformas neoliberais feitas desde 2o16: estabelecimento do Teto de Gastos, Reforma Trabalhista e Reforma Previdenciária.

    2. Rafael Lopes

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  49. Cristina Dias

    E, no entanto, tudo piorou muito de 2o16 para cá, sem Lula, sem Dilma, e com todas as reformas neoliberais.

    Responda
    1. alexandre tarnopolsky

      Realmente vc não entendeu nada do desastre petista. Brasil perdido

    2. Flávio Taylor

      Kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    3. Flávio Taylor

      Enumere as reformas neoliberais de 2016 pra cá. Você acha que depois de um desastre que durou década alguém conserta em 6 años, sendo dois no Apocalipse de uma pandemia? Ahã

  50. E Mathias

    Os economistas do Insper, a mais nova legião estrangeira no meio acadêmico no Brasil, poderiam ler as análises já escritas pelos colegas da FGV-Rio, PUC-Rio e suas consultorias, como a Tendências, de Mailson e Loyola. Nada de novo em análises com mero interesse político na promoção de culpados. Não há pensamento econômico no Brasil. Estamos acéfalos faz tempo!

    Responda