Vinícius Torres Freire > Guerra de Putin muda conversa política nos EUA e até no Brasil Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Pedro Botan

    Receita para acabar a guerra : a Ucrânia não entrará na OTAN, não será instalado míssil na fronteira com a Rússia .

    Responda
  2. Adriana Mara de Moura e Souza

    Única utilidade desta salada de frutas argumentativa só serviu para o Vinicius assumir-se um esquerdo-pata! O resto é um contorcionismo para justificar a agenda progressista e torcer para que ela não seja interrompida. Vinicius, inclusive, saíra de casa hoje de fio dental e balões coloridos para protestar contra a invasão russa!

    Responda
  3. Marcos Benassi

    Vêtêfê, jura mesmo que encontrou sarcasmo, e com tons sinistros, na sua frase lapidar? Para mim, é de uma clareza e exatidão microscópicas! Analogamente, o interesse coletivo é feito de um amontoado de umbilicais: um pouco de cérebro, percebe-se nele algo que importa a cada um dos indivíduos e seus umbigos. O hidiota rrreeaça que queima e corta a floresta, comete crime no varejo umbilical; ao mesmo tempo, seu neto, no coletivo, vai levar chumbo, não terá como respirar ou comer.

    Responda
  4. FRANCISCO CARLOS PERES ATAIDE

    A guerra na Ucrânia não completou 03 dias e o jornalista já vem com conclusões confusas e precipitadas. Está parecendo esse pessoal mestre em relações internacionais que as TVs pagas entrevistam aos montes para encher linguiça de suas péssimas coberturas. E eu que que estava cansado dos epidemiologistas. A sorte do jornalista e que ninguém vai se lembrar do que ele escreveu.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ahn?

  5. Antonio Catigero Oliveira

    Um guerreiro veterano aprendeu, na marra, que numa terra de centenas de miseráveis avarentos, e Milhões de miseráveis famintos, é sempre com uma desgraça social encobrindo outra desgraça social que esses miseráveis avarentos conseguem reinar neste abismo de desigualdade.

    Responda
  6. Wilton Cardoso

    O quadro indica uma crise global do capitalismo, q pode ser o fim do ciclo neoliberal e a mudança do centro pra China. Mas acho q é ainda mais profundo: um colapso do capitalismo, econômico social e ambiental. Mas como vcs não pensam fora da caixa liberal-keynesiana só podem fazer descrições fenomenológicas.

    Responda
  7. João Gaspar Farias

    Em quanto tempo o Scholz consegue reativar as usinas atômicas que a Merkel desligou?

    Responda
  8. frankklim alencar figueiredo

    Minha SOLIDARIEDADE a Rússia. Jair Bolsonaro. Brasil na ONU veta a Rússia. Que confusão é essa? Presidente ou MILICIANO? Quem apertou 17 estão sem dormir faz tempo.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      "convictos", digo

    2. Marcos Benassi

      Imagina, Frankklin... Os "seventiners" convites ficam sem dormir somente pela perspectiva de vitória lulista. As KHagadas do Bozo são motivo de júbilo...

    3. André Paiva

      Só se for esperando a próxima fala pra repetirem igual papagaios. Aquela velha brincadeira do macaco mandou.

  9. Maria Lopes

    Muito bom. A coluna do Jânio de Freitas é obrigatória hoje.

    Responda
  10. Fabricio Souza

    A ordem mundial mudou! Nos próximos 50 anos quem cortaram o baralho e dará as cartas serão Rússia e China! Os americanos continuaram líderes: em tratarem os LGBTQIA’s e nomearem mulheres aos bancos. E quem sabe… (?) trocarem a maçã pelo abacate.

    Responda
  11. Hernandez Piras Batista

    Muito bom artigo! Parabéns ao colunista! É preciso ter a coragem do pessimismo!

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Será pessimismo "coragem", Hernandez? Eu achava que era até mau hábito - e, eventualmente, mau hálito. Coragem mesmo tem que ter para largar a venlafaxina, porque dá cada rebote que só sabe quem a utilizou pra rebater pessimismos... "Lugar de abstinência", é o nome disso.

  12. Cleomar cordeiro

    Biden está ciente de que não pode tratar o presidente da Rússia como um governante de república de banana. Além do mais ele tem que olhar para a China ou pode perdem o pássaro seguro na mão.

    Responda
  13. RICARDO BATISTA

    Um autocrata fazendo a Rússia great again. A China voando para a primeira posição no PIB. Os EUA naquele fuá, os republicanos odeiam mais o Biden do que o Putin. A democracia representativa está sendo posta em xeque. Precisa pôr as barbas de molho e entregar mais para a população. E finalizado o mega-gasoduto com a China, o dinheiro europeu pode deixar de ser imprescindível para Moscou. Esperemos o próximo inverno chegar pra ver se a Alemanha não muda de tática.

    Responda
    1. Hernandez Piras Batista

      "entregar mais a população" é o que ela esqueceu de fazer desde os anos oitenta. Quanto ao gasoduto para a China, eu me pergunto se seria prudente para a Rússia depender a tal ponto de Pequim. De qualquer modo, nestes dias na Europa, reduzir a dependência energéticaem relação à Russia tornou-se prioridade.

  14. ademir sampaio de campos

    Neo liberalismo o escambau!!! Quem não souber se proteger vai ser extinto sem dó nem piedade!!!

    Responda
  15. Tadêu Santos

    Oportuno ensaio do Freire trabalhando as possíveis variáveis da nova ordem mundial. Nos preocupa interferir no processo de abandono dos combustíveis fósseis para geração de energia como uma covarde opção para enfrentar a nova configuração entre o ocidente e o oriente. As futuras gerações pagarão um alto preço pelos retrocessos da Humanidade! Uma pena que seja assim!!!

    Responda
  16. Gustavo Souza Machado

    Disse tudo e nao disse nada! A Extrema Direita americana esta sendo o que sempre foi e a Direita volta ao que era andes da chegada de Trump. Os eventos atuais inevitavelmente vao mudar o rearranjo Global, mas ainda nao da pra falar em Guerra fria em um contexto de Rússia muito mais integrada ao Ocidente do que a URSS. Biden tinha toda razão e tem sim que prosseguir de modo estratégico e cauteloso. Nao deve incorporar o Bush nessa altura.

    Responda
  17. Geraldo da Silva

    Sabe o que eu tenho a dizer sobre tudo isso? 000

    Responda
  18. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    No fim de tudo Biden tinha razão

    Responda
    1. Hernandez Piras Batista

      Também temos de nos acostumar a ideia de que uma parcela importante do Partido Republicano tornou-se resolutamente antidemocrática. Eles sabem que a evolução demográfica do país favorece os Democratas e querem reagir limitando a democracia. Putinistas.

    2. Hernandez Piras Batista

      Gustavo, os ataques que Trump tem feito ao Biden nestes dias, com fartos elogios a Putin, só reforçam a ideia de que ele é um mercenário do líder russo e inimigo da democracia. Mas uma parte da sociedade americana tornou-se totalmente impermeável aos fatos.

    3. Gustavo Souza Machado

      Nao sei Geraldo. O Trump pavimentou muito o caminho do Putin e tentou destruir a OTAN, diante do Loucura de Putin eu duvido que os americanos vao querer eleger justamente um lacaio do Putin.

    4. Geraldo da Silva

      Sim, sim; ele está cheio de razão, mas vai dançar na reeleição. O Trompe já está comemorando - juntamente com seus fascistas - a volta à Casa Branca.

  19. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    No fim de tudo Biden tinha razão

    Responda
  20. Maria da Graca Cabreira

    Parabéns ao colunista! Com simplicidade, dissecou um momento complexo e com uma narrativa neutra trouxe os fatos reais. Nos, os leitores, precisamos de incentivar artigos como este!

    Responda
  21. Claudio Carvalho

    O Bozo foi lamber a bota do Putin no mesmo dia em que a Venezuela assinava cooperação militar com os russos. O vice do Bozo, que também é uma graça (ao contrário) disse que sanções econômicas contra a Rússia são insuficientes, que era preciso sanção militar (risos, de nervoso). O presidente do TSE, Fachin, afirmou (sem provas) que o Bozo foi aprender com os hackers russos para melar a eleição. A canhotinha brasileira está seguindo a cartilha iidentitária dos democratas. Bizarro!

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      E a direitinha tapuia está seguindo a cartilha destrutiva, e que só beneficia os ricos, da trumpilandia. Digamos que esta é infinitamente mais desastrosa,

  22. Marcelo Azem

    Essas manifestações são perda de tempo e uma verdadeira palhaçada. Quem quer ajudar, vá para o front, pegue um fuzil e lute!

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Vai lá, dou o maior apoio! Moral, é claro!

    2. Antonio Eugênio Duarte

      Porque vc em vez de criticar não se torna o primeiro a ir lá lutar, hein?

  23. Leonardo Trindade

    Estamos vivendo o esgotamento do capitalismo. Criou-se um modelo de vida desde sempre insustentável. Obviamente, conservadores vão querer recuar passos na civilização. Radicais vão rejeitar qualquer chance de civilização. Os progressistas vão tentar seguir a ciência (!). Ou mudamos o rumo de tudo ou abraçamos a nossa destruição.

    Responda
  24. Roberto Torsani Lisboa

    Pelo que li e entendi em História Geral , Hitler era mais " Homem " invadiu até a Rússia. O inverno o derrotou.

    Responda
    1. Maria Lopes

      E vinte milhões de russos que deram a vida. Ao contrário do que vende Hollywood, foram os russos que decidiram o final. E já tinham feito isso com Napoleão. Eles foram se retirando de Moscou e queimando tudo. Napoleão chegou e encontrou o vazio. E o inverno.

  25. Adenilson peneli

    Não se pode dizer que os Estados Unido não tem razão, será que é preciso dizer "viva os Estados Unidos", trabalham com pensamento único, juro que não compreendo.

    Responda
  26. Adenilson peneli

    Muito bom comentário, só faltou dizer que os Estados Unidos, ao manter a Otan e expandi-la no quintal estratégico da Rússia está colocando o mundo em um jogo perigoso, além de jogar a Rússia no "colo" da China.

    Responda
    1. Bento Brito Teixeira

      Será quê faltou? O "o cedente" vai superar a própria estupidez?

  27. Guilherme Torres Godoy

    O problema nem começou, o mundo entrou na crise sem pensar, Culpados não existem, vitimas existem e vai piorar, Polonia é capaz de sustentar refugiados nessa quantidade?... Putin vai desistir agora que já ta no baile.? Quem jogar a primeira pedra nesse rolo, vai encender a tocha final depois das ogivas, ai nem Deus que esta la acima vai ajudar. Agora, é só comprar feixão que o problema vai começar.

    Responda
  28. José Cardoso

    No caso da Alemanha então...devem olhar com inveja a independência energética dos franceses com sua rede de usinas nucleares.

    Responda
  29. DIONYZIO ANTONIO M KLAVDIANOS

    Tem dias que você acerta tanto ,que o certo seria transformar em quadro sua análise , parabéns OOO

    Responda
    1. Vinicius Torres Freire

      Prezado Dionyzio, mais uma vez obrigado por ler a Folha, a coluna e pela mensagem de estímulo. Abraço, saúde e paz.

    2. Vinicius Torres Freire

      Prezado Dionyzio, mais uma vez obrigado por ler a Folha, a coluna e pela mensagem de estímulo. Abraço, saúde e paz.

    3. Luiz Claudio Silva Oliveira

      Com certeza! É uma análise aterrorizante, mas bem fundamentada. Um texto pra se guardar, consultar e conferir depois.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.