UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Stefano Domingues Stival

    A última sentença do artigo, é lapidar. Não nos resta fazer nada, a não ser contentarmo-nos com o fato de que o mundo ficará mais m* do que já era.

    Responda
  2. Rodrigo Ricoy Dias

    Enfim uma análise apropriada, densa, criticando os dois lados com fundamentos sólidos. Algo cada vez mais raro em nossa imprensa em geral e em particular na Folha.

    Responda
  3. José Fernando Marques

    Caro Aljamir, o colunista está sendo sensato. Os EUA agem como se fossem a polícia do mundo, sem apreço pela diplomacia que deveria orientar todas as nações. Há dois motivos para temer a Rússia: é uma ditadura e tem armas nucleares. Mas Biden, provavelmente por cálculo político (tem de se mostrar forte), afronta o Urso com uma retórica arrogante e imprudente. O que Janio diz: Putin e Biden se parecem na prepotência e têm ambos culpa na crise. Os EUA tolerariam mísseis em Cuba? Vida real, caros.

    Responda
  4. jose borges

    EUA e UE tem outras motivações . Combater Putin com o banimento do Swift é asfixiar o financiamento de redes de fakenews e das redes de extrema-direita inimigas das democracias liberais. Ouvindo Ursula von der Leyen e Joseph Borel agora isso parece claríssimo .

    Responda
  5. Walmir Frare

    Acho que entendi: a Dona Ucrânia ficou anos casada com um tal de Ursus, mas depois de anos vivendo mal, se apoderou, pediu o divórcio e seguia com a sua vida. Tempos depois ela resolve namorar um tal de Europos e o Ursus, cheio de vodka na cabeça, se sentindo traído enche a Ucrânia de porrada, mas o culpado é o Tio Sam. Agora entendi porque tem lei Maria da Penha...

    Responda
    1. Mari Monserrat Martínez Puerto

      Perfeito Luís, nesse quadrângulo “amoroso “ ninguém e inocente.

    2. Luiz Candido Borges

      Você demorou muito a entender a Maria da Penha, mas antes tarde do que nunca. Mas no affair Ucrânia - Ursus - Europos faltou o Tiosam, um cara prepotente, chefe do Europos, que incentivou a separação para que a Ucrânia ficasse com o Europos só de fachada, quem ia ficar com o "material" era mesmo ele.

  6. Aljamir Duarte Chedid

    Outro comentário meu censurado. Séria porque eu desmascaro como outros aqui , o esquerdismo disfarçado do seu cronista ? Ou séria porque chamei Stalin , Mao e Putin de genocidas? Essa FSP está ficando ridícula . Não posso discordar com argumentos como usei dessa “ autoridade” do jornalismo de esquerda ? Ou precisam da autorização dele para publicar ? Jânio sendo Jânio e justificando seu ideário e tentando justificar um ditador que está há 22 anos no poder , que caça opositores implacavelmente.

    Responda
    1. Rodrigo Ricoy Dias

      Ora,Aljamir, menos, bem menos! A postura do colunista é amplamente conhecida. É preciso saber, por outro lado, ler o texto e notar que o que se tem não é apoio a Putin - que, por sua vez, não é comunista. E aqui está seu comentário.

    2. Walmir Frare

      É sempre isso. Meu último comentário aceito, foi que a neve é branca e fofa.

    3. Walmir Frare

      É sempre isso. Meu último comentário aceito, foi que a neve é branca e fofa.

    4. Walmir Frare

      É sempre isso. Meu último comentário aceito, foi que a neve é branca e fofa.

    5. Walmir Frare

      Entendo perfeitamente. O meu também foi censurado. Como sempre.

  7. Aljamir Duarte Chedid

    “Os americanos só farão política externa quando tiverem diplomatas ingleses e redatores franceses". ? Enquanto os diplomatas ingleses faziam a sua diplomacia e os redatores franceses redigiam , Hitler invadiu os Sudetos , todo o leste europeu e o pacto Ribentrop / Molotov . Foi necessário um líder guerreiro como Churchill para salvar o Mundo. Jânio disfarça mas não contem seu esquerdismo com a velha retórica do “ imperialismo yankee” que defendeu Stalin , Mao e agora o também genocida Putin .

    Responda
  8. Francisco Blazquez

    “Tem uma esquerda que entende que, independentemente da natureza do regime, qualquer tipo de resistência ao imperialismo e aos EUA é válida." David Magalhães, FSP, 26/02/2022. Esta esquerda passa pano para a Rússia, buscando justificativas e desculpas para a invasão de um país pacífico. Racionalização bem longe de uma posição honesta.

    Responda
    1. Aljamir Duarte Chedid

      Perfeito

  9. Francisco Blazquez

    “Tem uma esquerda que entende que, independentemente da natureza do regime, qualquer tipo de resistência ao imperialismo e aos EUA é válida." David Magalhães, FSP, 26/02/2022. Esta esquerda passa pano para a Rússia, buscando justificativas e desculpas para a invasão de um país pacífico. Racionalização perversa.

    Responda
  10. Alberto Henrique

    Esse presidente da Ucrânia,é um irresponsável ou muito bu-rro,à Ucrânia tem uma fronteira de 2 mil km com à Rússia e o cara queria trazer à Otan e os EUA pra porta da Rússia será que ele achou que Putin fosse agradecer,Qualquer pessoa com dois neurônios saberia que Putin não ficaria quieto,agora quem sofre é o povo ucraniano,Otan e os EUA assistem de camarote o sofrimento dos ucranianos.

    Responda
  11. Roberto Freire

    Tinhorão? Ressentimento contra os yankees? Deixa eu tentar adivinhar...Mais de oitenta anos?

    Responda
    1. Rodrigo Ricoy Dias

      Não sei a idade do colunista, mas é certo que os anos lhe favoreceram, escreve cada vez melhor. Em contraste, há aqueles que podem viver 800 anos e continuarão na mediocridade

    2. José Fernando Marques

      Tinhorão tinha seus limites, mas, vamos e venhamos, foi o maior historiador de música popular no Brasil em qualquer tempo (quem o supera?). E mesmo nas suas manias tinha boa dose de razão.

    3. Aljamir Duarte Chedid

      Se o Mundo seguisse Tinhorão, a Inglaterra e toda a Europa teriam sucumbido……. Ah os diplomatas pre Churchill ! Queriam só salvar a ilha e o resto da humanidade que se ferrasse.” Um apaziguador é alguém que alimenta um crocodilo esperando ser o último a ser devorado.” Churchill.

  12. FERNANDO CARLOS G MARTOS

    Engraçado! Por tudo o que ele escreve, eu tinha certeza que ele já era há tempos assessor de imprensa do PT.

    Responda
    1. José Fernando Marques

      Leia de novo. O que ele está dizendo é que, se os EUA e a Europa ocidental tratam a Rússia como inimiga, não há como esperar que a Rússia não os veja da mesma forma. O que o colunista pede, a meu ver, é que não tenhamos dois pesos e duas medidas ao julgar as ações desses países. Ainda mais quando se trata de uma ditadura como é a Rússia, cujos líderes não respondem a seu povo. O colunista não está elogiando ou defendendo os russos.

  13. Rafael Gallina Delatorre

    Desculpe mas essa menção a OTAN parece querer justificar o injustificável. Junto com a questão da desnazificação forma o cenário populista que está na fundo. Só falta agora todos se abraçarem ao Trump e Bolsonaro na defesa do Putin.

    Responda
    1. Joao Cellos

      Por acaso os EUA aceitariam bases militares russas em Cuba ou no México? E por que a Rússia deveria aceitar?

  14. filipe moura lima

    Obrigado, seu Janio.

    Responda
  15. Lourival Costa

    Os Estados Unidos têm muito gás liquefeito e querem a todo custo verder a quem precisa e pode pagar, os europeus. O sistema de gás russo a ser implantado na Europa incomoda sobremaneira aos americanos. Então, preparem os abrigos anti bombas atômicas.

    Responda
  16. Luiz Ferretti

    Quem eram os párias quando ocorreu a invasão do Iraque ? Impressionante como até em algo tão cruel, morte de inocentes, muitos se comportam num FLa-Flu.

    Responda
  17. W Magrao

    22 anos no poder, isso ja resume tudo. Se a europa nao agir amanha serao outros paises a serem invadidos. Essejornalista vaivirar assessor de imprensa do pt hehehe. Quem tem medo do tio sam? Kkkkk

    Responda
  18. Askanio Pincowsky

    Pensei que a culpa seria do Bolsonaro , tb

    Responda
    1. Mari Monserrat Martínez Puerto

      Culpa ele não tem, mas o sujeito tem o dedo tão podre que azeda qualquer situação ou lugar onde vai.

    2. Joao Cellos

      Ele até tentou influenciar algo, mas é tão irrelevante que nem atrapalhar conseguiu. A sorte (ou azar) dele é contar com idio tas que o seguem, bem ao tipo que você representa.

  19. João carlos Gonçalves de souza

    A OTAN é uma máquina de guerra que produz guerra , pra venda de todo tipo de arma e não interessa pra quem . A UCRÂNIA vai sofrer e o resto do mundo vai ter que aguardar. Correto Janio .

    Responda
    1. Roberto Freire

      Entendi. E os russos, que apertam o gatilho, não tem culpa nenhuma...

    2. Gustavo Souza Machado

      se Nao existisse a OTAN o mundo ja teria sucumbido a um 3 Guerra Mundial. Pois o Imperialismo de alguns países como a Rússia nao seria controlado. O Nacionalismo militar seria a variável principal. A Rússia nao tem coragem para agredir um membro oficial da OTAN. Mas sem a OTAN se formariam Blocos militares cuja agressão a um aliado seria uma declaração de Guerra. A 2 Guerra começou quando Hitler invadiu a Polônia e recebeu declaração de Guerra da França e da Grã-Bretanha!

    3. Adller Sady Rijo Farias Costa

      Acho a OTAN obsoleta. No entanto, não usaria tais palavras. Com exceção dos bombardeios em Belgrado quando dos ataques dos sérvios à população cossovar, quais foram as ações de guerra da Otan no continente? Participaram de três missões de paz com a ONU (duas na Bósnia e uma no Cossovo). Desde sua fundação em 1949, não impôs seu poder na Europa numa ocupação forçada. A URSS-Rússia o fez algumas vezes : Hungria (1954), Tchecoslováquia (1968), Chechênia (1994-2009), Armênia (2008) e Ucrânia.

  20. Clécio camatrgo

    O pior, voltamos a guerra fria, e os colunistas colonizados continuam, ... colonizados.

    Responda
  21. Luiz Ferretti

    Incrível esse mundo. Quais foram as sanções e discursos de pária e outros adjetivos quando ocorreram as invasões do Iraque e Afeganistão ? Agradeço artigo objetivo sem a visão "militonta" dos seus colegas.

    Responda
    1. Roberto Freire

      Não entendi. Você foi a favor da invasão do Iraque? Você é a favor da invasão da Ucrânia?

  22. Márcio Nascimento

    Janio, seu artigo é perfeito. Não existem santos. Como você disse no final a única certeza que temos é que o desfecho da guerra nunca será bom para a humanidade.

    Responda
  23. marcelo duarte

    o ego, sempre ele.

    Responda
  24. Lucas Monteiro

    A Ucrânia quis entrar na União Europeia. A Rússia anexou a Crimeia. A Ucrânia quis então entrar na OTAN. Mas os vilões são os EUA… parece até uma vontade incontrolável de passar pano pro Putin. Servil defesa dos interesses do ditador sanguinário.

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Lucas, se você confunde UE com a OTAN, nem deveria comentar em jornais. O que você escreveu faz algum sentido, mas somente para as pessoas que nada entendem de História.

    2. Maria Lucia Junqueira Bruno

      Vc não leu o artigo inteiro!

    3. Marco Aurélio Mello

      Se a Rússia propusesse uma aliança militar com o México e o Canadá, os EUA aceitariam inertes? Assistiriam à instalação de mísseis russos à sua porta?

    4. Sandra Maciel

      Não é isso que o texto fala. Acho importante reler sem o ódio inflamante. Os EU agem de forma intencional para que entrem na Otam por interesse próprio e não da Ucrânia. Sempre isso. Fomentaram uma guerra e quem sofre são os civis.

  25. Luiz Carlos Torres Blanco

    Caro Jânio, vejo que essa crise da Ucrânia vem da hipocrisia deslavada existente do poder político a qualquer custo de pessoas e entidades ditas progressistas e globalistas. O Brasil faz parte dessa campanha nefasta, onde a mentira está sendo verbalizada de maneira comum e difusiva sem nenhum critério ou regras, e sendo avaliada por órgãos ou pessoas escolhidas por suas convicções políticas. Assim ocorre de formas convenientes em cada país ou blocos políticos.

    Responda
  26. LUIS FERNANDES

    Os brasileiros tem um nitido comportamento antiamericano! Putin e um ditador narcisista, machista e com uma obsessao pelo poder perdido pela Russia. A Ucrania como pais independente tem a liberdade de escolher seu futuro. A perda do seu poderio nuclear decadas atras foi decisiva na acao brutal russa. O povo russo e desinformado e esse reporter e precinceituoso!. Putin e o grande anarquista! Nao gostam dos americanos? Aguardem o regime chines!

    Responda
    1. Maria Beatriz Telles Marques da Silva

      Há, há, há, há... brasileiro tem comportamento anti americano onde, Luis? Pelamor!! Brasileiro tem complexo de vira lata diante dos EUA! Mas esse amor a esse país imperialista, responsável, sim, por guerras no mundo inteiro, é tão cego que não admite críticas.

  27. Lucas Monteiro

    A Ucrânia quis entrar na União Europeia. A Rússia anexou a Crimeia. A Ucrânia quis então entrar na OTAN. Mas os vilões são os EUA… parece até uma vontade doida de passar pano pro Putin. Capacho de ditador.

    Responda
  28. Eduardo S Lopes

    Belo texto! Equilibrado como pede o momento e esclarecedor sobre os reais interesses dos EUA. O atual presidente da Ucrânia, "o comediante", não tem o menor conhecimento da geopolítica do país que preside. Querer colocar mísseis da OTAN na cerca entre eles e Rússia não é inteligente... nem um pouquinho!

    Responda
    1. Mari Monserrat Martínez Puerto

      Por isso mesmo sr WM! A a autodeterminação dos povos é essencial e deve ser defendida, a invasão jamais deveria ter acontecido. Mas a realidade se impõe, a Ucrânia resolve fazer aliança com quem justamente quer mais ferrar o Putin, e sendo ele quem é, sim um ditador, ele ia deixar por isso mesmo? Aham, sei…

    2. W Magrao

      Bom mesmo é ter um mrsmo ditador 22 anos no poder envenenando adversarios neo é mesmo?

  29. Marcelo Ramos

    A análise desmorona completamente em um único ponto. O articulista foi vasto na defesa da tese de grande parte da culpa ser dos EUA, e é bem interessante pois esse argumento une completamente as narrativas Bolsonaristas e de esquerda, se esse artigo fosse escrito por Allan dos Santos faria sucesso. Jânio só esqueceu que Putin é um sanguinário e que a única a ceder a sanha expansionista foi justamente a Ucrânia ao abdicar do seu armamento nuclear.

    Responda
  30. José Fernando Marques

    Perfeita a análise, digo reforçando o que outro leitor já afirmou. Os americanos agem sempre como se as suas razões fossem absolutas, inquestionáveis. Putin é um ditador, sem dúvida, mas o problema é que lidera um país poderoso e, o que é pior, país tratado como inimigo por americanos e europeus, como escreveu Janio. O melhor seria levar em conta os interesses de todas as nações envolvidas. Esse é o caminho para a paz. Os americanos tratam o mundo como trataram o Iraque. Não conhecem diplomacia.

    Responda
  31. Maria Beatriz Telles Marques da Silva

    Perfeita a análise, Janio. O imperialismo estadunidense, travetido sempre de bom moço, quer impor ao mundo o seu poder, a sua vontade, os seus interesses, e a Europa se ajoelha aos seus pés sem qualquer crítica.

    Responda
    1. Maria Beatriz Telles Marques da Silva

      W Magrao, seu texto não dá nem pra entender. Procure ler pra se informar melhor e não ficar repetindo as "verdades" do seu tio Sam. Ser crítica ao imperialismo estadunidense, que promove guerras no mundo inteiro, não significa ser pró Rússia, pró China ou qualquer outra potência. Entendeu?

    2. W Magrao

      Sindrome de vira lata, ta com mexi ho do tio sam.? Ao menos la existe a farsa das eleicoes hehehe. É tao ruim que milhoes morrem quetendo viver nos EUA. Se acha q ta ruim, aguarde os chineses hehehe

  32. Enrique Castro

    Como em toda guerra, a primeira vítima è a verdade. Sinto pena da imprensa ocidental, duas bolas fora em dois dias. Primeira: Turquia fechou o Bósforo para naves russas. Desmentido pela Turquia no fim do dia. Segunda: os 13 mártires da Ilha das Cobras deles que, tudo indica, estão tomando toddynho na fragata russa. Da pena...

    Responda
    1. Geilson Silva

      Isso é que a definição de “pós verdade”, leia-se a coluna do Muniz Sodré: depois a gente vê como fica!

  33. Julio Cesar de Siqueira Barros

    Excelente artigo.

    Responda
  34. Gustavo Souza Machado

    O autor só se esquece de mencionar que nenhuma das ex republicas soviéticas foram obrigadas a aderir a OTAN, o fizeram justamente porque temem estar novamente sob controle Russo! Esses países experimentaram a liberdade. Vai la na Estonia ou Lituânia fazer defesa do Comunismo ou da Rússia pra tu ver.

    Responda
    1. Geilson Silva

      Se for nas zonas de etnia russa, e não tiver ninguém olhando com medo de represálias, pode ser que a pessoa fale a verdade, essa deusa fugidia…

  35. Fabiana Menezes

    Vemos, agora, em tempo real porque a maioria dos países da Europa do Leste, os ex cortina de ferro querem estar fora da órbita russa. Felizmente estamos longe, ops, o ex KGB recebeu apoio da Venezuela.

    Responda
  36. Luiz Candido Borges

    A melhor análise que li nesta imprensa arregada. A invasão foi um crime e uma estupidez, mas não foi por mero desejo de "expansão imperial", uma explicação fácil. E os EUA em seu jogo de ganha-ganha: sem invasão, continuaria em seu processo infindável de cerco e marginalização da Rússia; com invasão, a Rússia se marginaliza - os ucranianos mortos são um preço baixo para este ótimo resultado. Já se pode prever a criação de uma "heróica resistência ucraniana" a partir da Polônia com armas american

    Responda
  37. Marcelo Magalhães

    Análise muito inteligente e competente. Para nós que estamos longe, magnífica. O que será que pensa o ucraniano que está tomando bala e do russo que vai ser isolado do resto do mundo?

    Responda
  38. jose borges

    Talvez Biden , o partido democrata e a parte liberal da elite americana tenham outras motivações. Putin interferiu nas eleições de 2016, segundo investigações. Putin e Trump pareciam mais que próximos. Ainda ontem alguns extremistas de direita nos EUA saudavam Putin. Talvez o banimento da Rússia do Swift prejudique o financiamento da extrema-direita inimiga das democracias liberais. A certeza é que haverá vítimas inocentes.

    Responda
  39. Jose Oscar Marques

    Excelente texto, excelente análise, vai à raiz do problema.

    Responda
  40. Claudio Carvalho

    Jânio de Freitas traz valor ao jornalismo porque escreve com liberdade, independência e honestidade intelectual. Comete justiça e areja o ar nauseabundo da imprensa oficiosa, esse co-laboratório das fake news e Jardim de infância dos que passeiam covardemente abraçados às opiniões "editoriadas" e ao largo do compromisso com a verdade jornalística, sempre precária, porque amparada na interpretação humana dos fatos. Uma coluna semanal é pouco para essa "espinha dorsal" do bom jornalismo. Amo!

    Responda
    1. W Magrao

      Caramba, ta faltando um pouco mais de cultura e vivencia mundial hein? Menos senhor, menos.......

  41. Dirceu Barros

    Tadinha. Como a democrática Rússia é vitima...

    Responda
    1. Maria Beatriz Telles Marques da Silva

      Dirceu, releia o texto, porque você certamente não compreendeu os argumentos do autor.

    2. Luiz Candido Borges

      E como você é intelectualmente despreparado, Dirceu...

  42. marcos teixeira de souza

    Errado. Se era pra frear a OTAN, a declaração de independência de duas regiões separatistas na Ucrânia, bastaria ao Kremlin. Ademais, a OTAN não permite a entrada de países com territórios em litígio. Putin quis mesmo anexar a Ucrânia. É a Rússia sendo Rússia.

    Responda
    1. Paulo Zacarias

      Sei não, Marcos. Mas acho que o Steve Banon depois que o Trump o despediu sem aviso prévio, foi procurar emprego com o Putin e lastou o "Make Russia great again". Capaz até de enforcar o presidente-comediante da Ucrânia em rede nacional (lembrança nefasta do Iraque!). O pior que a humanidade entra nesse jogo midiático maniqueísta entre Gog e Magog sempre levando as balas do duelo.

  43. Robson Simões

    Ótima análise!

    Responda
  44. adel eddine

    Quando uma administração é tomada de butim, sem um único projeto, coisas incompreenciveis ocorrem. Em diplomacia por exemplo: ministra da agricultura, que suporta incólume reuniões com palavras xulas, no Irã. Lembrando que em governos argentinos, ao firmarem acordo com aqueles, um promotor morreu sob custódia do Estado. Para além: manchetes digitais que líderes religiosos estão em atrito sério com jair é de rachar de rir.

    Responda
    1. adel eddine

      Humberto Isidoro, de fato usei a palavra errada. Não é suporta, é avaliza . Daí que meupost é complexo mesmo portanto incompreensível. Aproveitando a Ucrânia: quando colocamos um palhaço - comediante , que seja - no poder, acontece o que está acontecendo.

    2. Humberto Isidoro

      O senhor pode explicar o que escreveu? Se não for complicar mais , é claro.

    3. adel eddine

      Incompreensível é com s. Desculpas

  45. Matheus de Magalhães Battistoni

    Em 2014 os EUA fizeram da Ucrânia uma colônia, bloqueando o acesso russo ao Mar Negro. Esse foi o motivo remoto da guerra. Foi como o Irã, que quis colonizar o Iêmen, dificultando o acesso israelense ao Indico. Daí, o Putin da Arábia Saudita invadiu o Iêmen em 2015, matando mais de 300 mil iemenitas, sem sofrer qualquer sanção econômica dos EUA e da UE.

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      É o Samba do Russo Doido?

  46. Marcelo Sousa Guimarães

    Excelente análise!

    Responda
  47. Jane Medeiros

    Janio de Freitas! Espetacular avaliação do conflito!

    Responda
  48. Humberto Isidoro

    Os EUA estão usando a Ucrania para seus própositos. A extinção da OTAn que era para ter acontecido, e não ocorreu, foi uma necessidade de manter a máquina de guerra azeitada e vendendo proteção. Quanto mais países na OTAn mais mercado para armas , mas pra isso tem que manter um inimigo. Antes era o comunismo, esse acabou, a Russia agra é capitalismo feroz, mas foi mantida como petencial inimiga.Os EUA não se esforçaram para negociar, queriam pagar pra ver. A situação está ruim e vai piorar.

    Responda
  49. E Mathias

    Alguns articulistas da Folha insistem no anacronismo de certas analises, incluindo esta em que "os Estados Unidos continuaram contra a Rússia o que era a guerra contra o comunismo". Essa premissa é a peça de campanha do Trump nos EUA, como foi a de Bolsonaro aqui no Brasil. O mais preocupante é que os jornalistas políticos assumam esse discurso de modo acrítico, sem refletir que de fato reproduzem uma ideologia que justifica esse modelo de conflito adotado pelas milícias no Brasil e na Russia.

    Responda
    1. RICARDO DURAN

      Certíssimo. A Rússia nunca perdeu seu desejo de dominar toda a região, independentemente de OTAN. Dizer que a Rússia invadiu a Ucrânia por causa da expansão da OTAN, é ignorar todas as atitudes de expansão sangrenta na história da mesma. Essa busca incansável em querer dar a culpa da guerra à OTAN, é se aliar com o discurso de Putin, que é o discurso que lhe dá carta branca pra esse futuro massacre. Muitos jornalistas estão jogando o joguinho de Putin, culpar a OTAN pra ter respaldo da carnifici

    2. Fernando Candido

      Desculpe, mas você parece não ter entendido a analogia... ele nao disse nada sobrr a caça as bruxas comunistas imaginarias do trumpismo bozismo. O que ele se refere é que a Otan/Eua continuaram a disputa geopolitica da regiao wue antes era a cortina de ferro como se a russia fossr uma inimiga igual a urss.. o que ele diz é que talvez nao precisasse ser assim, mas ao agir desta maneira a russia foi de certa forma encurralada..

  50. Marco Aurélio Mello

    Melhor análise que li acerca desse conflito. Janio escapa do efeito manada da mídia ocidental.

    Responda
    1. Robson Simões

      Exatamente!