Comentários para:

O efeito avestruz

VER COMENTÁRIOS EM Muniz Sodre

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    Contribuição para o 'efeito avestruz' é a banalização do vocabulário dos grandes dramas da humanidade: genocida, fascista, comunista, nazistas e a distopia da fome, guerra, peste e morte sempre associada a alguém ou a isso ou aquilo. É imagético, dissonante, exagerado e serve a desígnios ideológicos, sequestrando sem mais nem menos, sua aura de destruição e exterminação para outra situação. É o mergulho no 'efeito avestruz'. (Claudia F.)

    Responda
  2. Flavio Colker

    Sejamos honestos : sabemos que a verdade é uma construção assim como a realidade (a fisica demonstrou a pluralidade de realidades)..POREM, a construção cientifica e a verdade encontrada pela filosofia são melhores do que esse moralismo sentimentaloide vendido a multidão pela TV e a ignorancia travestida de conservadorismo pelos agentes do neo fascismo nas redes sociais. (não pode ser publicado automaticamente pela FSP porque contem inteligencia)

    Responda
  3. milton temer

    ou "oculta-se a verdade para negar a dificuldade do que existe"...o sempre necessário Muniz Sodré. Mais uma vez, obrigado

    Responda
  4. Hercilio Silva

    Pós verdade é apenas mentira. Sem discussão filosófica que tenta dar legitimidade a mentiras. À tentativa de reescrever a história. De dizer que o passado miserável da humanidade era melhor que hoje. Que nazismo e fascismo não era tão ruins como faz a extrema direita e seus seguidores na tal nova direita.

    Responda
  5. E Mathias

    Esse obscuro objeto do desejo chamado mercadoria. Já se escreveu tanto sobre isso. Houve tempo para refletir e ir de encontro a essa dimensão da nossa natureza humana. Mas, caímos no feitiço, no encanto, como Ulisses na ilha dos lotófagos. A pós-verdade nunca nos abandonou, tinha outras denominações. Ainda somos os mesmos seres daquela famosa caverna grega, que adoravam ver as sombras. Saudações.

    Responda
  6. RICARDO BATISTA

    Interessante que houve um embate entre colunistas essa semana. Alguns julgando que Putin almeja restaurar o Grande Império Soviético e, a maioria, culpando a OTAN por ter se expandido além da conta. Mas pós-verdade também tem seus limites : Ninguém nunca vai poder dizer que foi a Ucrânia que invadiu a Rússia.

    Responda
  7. Enir Antonio Carradore

    Aprendi em um dos livros de Hesse que Verdade é apenas opinião sobre a Realidade, e opinião cada um tem a sua. A Realidade, esta sim, é uma só. A grande tragédia da desinformação atual é a adesão a verdades que não passam de mentiras ruminadas - perdão pelo pleonasmo - repetidamente.

    Responda
    1. Enir Antonio Carradore

      José Souza, que tal ler Poeminha do Contra, de Mário Quintana?

    2. Jose Souza

      Pois é, a verdade é individual enquanto a realidade é coletiva. Daí o incômodo desses chatos fanáticos em tentar nos convencer sobre a sua (deles) verdade. É assim que os 30%, de qualquer lado, são tangidos para a “realidade”. Haja ignorância.

    3. Enir Antonio Carradore

      É isso, Gerson Silva, de qualquer forma Conjecturas e Refutações, de karl Popper, ajuda um pouco.

    4. Geilson Silva

      A questão é que a única forma de interpretar a realidade de modo fidedigno, ou seja, de modo que essa opinião expresse a “verdade”, eh adquirindo conhecimento formal sobre o tema. Na era dos tiozinhos especialistas em vacina que depois de piscar o olho viram especialistas em Ucrânia, isso fica cada vez mais difícil. Estudar da uma preguiça..