Luiz Felipe Pondé > O medo, o temor e o desespero são afetos fundacionais das religiões Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Resumindo: enquanto houver ignorância haverá religião.
Pior é substitui-la por ideologia politica.
Frase de efeito de Twitter, para demolir de forma arrasadora o adversário da contenda filosófica. Assertivo, curtinho, poucos caracteres. Uma reflexão mais profunda demonstra que a religião possui um valor histórico, cultural e existencial incomensuráveis. Há sim valor polÃtico. Religiões instrumentalizadas para manipulação, pelos poderosos. Mas também há religiões de libertação do oprimido, como Martin Luther King e Gandhi.
Concordo em relação ao metafÃsico na polÃtica. Uma coisa é uma coisa, outra coisa. Religião e polÃtica não se misturam, a não ser pra tirar vantagem. Discordo em relação aos veganos. A implicância desnecessária. Não sou vegano, mas respeito. Cortela é cristão. E aÃ! Uma coisa não tem nada ver com outra.
Entendo como fé, que é alimentada por religiões, pelo conhecimento, polÃtica e outros mais, cada um vai procurando o que acreditar. Quanto a mim, sou fã da FORÇA DE VONTADE, essa entidade superior que transforma.
Não só medo, temor e desespero mas tbém o desejo do acesso ao mistério da vida, a busca da realização perfeita da nossa liberdade, a superação imperfeição humana, investigar o principio ordenador do espaço cósmico e suas significações, examinar as 'ciências da compreensão' através das ciências da explicação. Explorar as possibilidades e tomar um copo de ayahuasca para flutuar um pouquinho e quebrar as 'certezas'. (Claudia F.)
A teoria de Gaia do cientista Lovelock, foi criticada pela comunidade cientÃfica por ser muito metafÃsica e teológica, relato do livro Gaia Alerta Final. Hoje está sendo cada vez mais validada e aceita.
Andar sobre dois pés é uma habilidade recente em termos evolutivos E toda criança pena para aprender, levando muitas quedas. Um medo que volta a assombrar os idosos. É possÃvel que o medo de cair persista como um fator inconsciente relevante. O pecado original é chamado muitas vezes de 'queda'. Existe também a expressão 'cair' na vida.
Parabéns, eu estava precisando dessa consideração, as gravuras estão lindas, quanto ao apetite metafÃsico na politica ecoa em min a leitura do livro A Vida do Espirito de Hannah Arendt. Muito bom.
No campo social e polÃtico a metafÃsica também é fundamental. É preciso que tenhamos a idéia metafÃsica de humanidade, liberdade e fraternidade. Que tem seu germe na religião cristã: "Eu vim para que todos tenham vida. Amar ao próximo, a verdade vos libertará e vos tornares verdadeiramente livres".
Hegel tem a Ciência como um conceito primordial de sua obra, duas de suas maiores obras são a Ciência da Lógica e A Enciclopédia das Ciências Filosóficas. Já na fenomenologia ele analisa o surgimento das leis cientÃficas, que descobrem as várias propriedades da matéria em suas relações totalizadoras, para além do lado-a-lado da substância. Agora mesmo uma aplicação metafÃsica no descobrimento das vacinas da Covid, todos diziam que era impossÃvel em menos de seis anos. Precisou de fé metafÃsica.
A própria ciência tem razão de existir pelo apetite metafÃsico. Se fôssemos guiados apenas pelo instinto animal material, ainda estarÃamos na idade da pedra, é preciso uma visão totalizadora para se adquirir conhecimento e uma ânsia de prolongar a existência, pois, senão desde o feto estarÃamos entregues a um instinto de autodestruição. Hegel tem a Ciência como um conceito primordial de sua obra, duas de suas maiores obras são a Ciência da Lógica e A Enciclopédia das Ciências Filosóficas.
O método cientÃfico não é capaz de esquadrinhar o valor existencial da vida. Qual o sentido da existência humana? O cientista que se propõe a responder tal questão, ou faz filosofia, ou faz religião. Deixa de ser cientista. Os precursores da ciência, ainda na Idade Média europeia, certamente viam a natureza como expressão do poder máximo de Deus, mas historicamente Ciência e Religião, enquanto Instituições, seguiram por caminhos opostos.
O artigo acerta no ponto central do surgimento das religiões, que é o medo da morte. Eu só acrescentaria que também o assombro diante da falta de sentido no universo é também um combustÃvel poderoso para a religião. O sofrimento dos inocentes, a doença de uma pessoa boa, o triunfo dos maus, enfim, tudo isso nos deixa perplexos com a certeza de que o mundo não é justo. Daà surge a necessidade de encontrar uma explicação metafÃsica para essa injustiça.
O medo foi inventado pelos escravagistas, e mantido pelos neoliberais! Enquanto tivermos medo, a elite terá vida boa...
Kkkkk, ta de brincadeira ate nesse artigo tem quem ve luta de classes kkkk. Simples, os mais capazes dominam, isso é metafisico kkkkkkk
Vocês podem explicar por que meu comentário, sem qualquer ofensa ou palavrão não pode ser publicado?
Tenho uma suspeita: o "moderador" ou robô da Folha não prima pela inteligência.
Este é um mal que também me aflige...
A religião e a crença em algo metafÃsico, é algo que está no DNA humano desde que os primeiros primatas, nossos descendentes, perguntavam-se o que seriam aquelas luzes incontáveis acima deles (estrelas, que deviam ser maravilhosas de se ver há 100 mil anos), ou as coisas que viviam ou sentiam quando dormiam (o que hoje chamamos de sonhos). A crença de algo inexplicável que explicaria a existência humana é uma herança dos nossos antepassados, fossem eles os sapiens ou os homens de Neanderthals.
A filosofia no Brasil termina sempre num ato de antropofagia, como queriam na Semana de 1922. Esses "apetites metafÃsicos" já estavam por aqui antes das religiões europeias nos falarem de "medo, temor e desespero". Nossos ancestrais das tribos nativas comiam seus inimigos após vence-los em batalha. Há outras "metafisicas" que ainda desconhecemos, e generalizar tudo na religião (de matriz europeia) é assumir que ainda somos uma colônia. Nos falta coragem para (re)pensar o Brasil.
Pondé - "O meu ceticismo é antÃdoto p toda pretensa sofisticação ética e seu apetite metafÃsico". Ingênuo MetafÃsico - "mas o seu ceticismo não é decorrência histórica da inventividade eivada de apetite metafÃsico?" Pondé - "É vã e idio t@ essa brincadeira de inventividade humana diante do fim inevitável da espécie humana". Ingênuo MetafÃsico (desconfiando da ingenuidade metafÃsica do filósofo influencer) - "vc diz essas coisas pra outros filósofos sem ser ridicularizado?"
O ceticismo do "filósofo" brasileiro está ancorado na observação desapaixonada da natureza humana e na crença inabalável de que seus anseios encontram no livre mercado o melhor ambiente já experimentado pelo homem. Para o sábio tropical, a inventividade humana foi um exercÃcio fantástico da especificidade humana até a conquista do ceticismo; partir daÃ, da consciência do rÃdiculo apetite metafÃsico moldura toda sofisticação ética, podemos parar a roda esperar o sol esfriar....inacreditável!
Ah, seu filósofo...a crença na justa observação da natureza humana faz do cético tupiniquim especialista em expor o 'ridÃculo metafÃsico" dos outros, pessoas com coragem pra criar formas de vida, levando em consideração o q julgam ser "pontos cegos" da tradição que herdaram. O homem repete esse gesto criador desde sempre, mas alguns sábios gostam de se colocar confortavelmente à beira da estrada, apegados à imobilidade de sua sensibilidade, como sommeliers de metafÃsicas a dizer q tudo é vão kkk
Excelente sÃntese do pq as religiões não fazem sentido no mundo atual, com o potencial inédito de esclarecimento que há hoje, ou seja, pelo menos para aqueles q tem acesso e/ou se dispõe ao esclarecimento.
Excelente
Esqueceu a esperança. Sem ela, tudo o mais perde o sentido.
Há no ser humano o impulso para conhecer a si mesmo e a Criação. Esse impulso vem da alma, mas se ela é posta de lado e esquecida, acaba aceitando qualquer sucedâneo. Estamos vivendo num planeta que grande parte não ouve mais os anseios da alma, e sem ela perde o discernimento intuitivo, a individualidade, e sua força de vontade, se tornando presa fácil das manipulações que querem sufocar a alma de vez.
Pondé, a gente sabe que o medo da morte, em todas as suas expressões, é geratriz de filosofias, de teologias e das ciências em geral. Parece-me, todavia, que se tornaria difÃcil explicarmos, por exemplo, a desobediência daquele casal do mito de origem, me refiro a Adão e Eva, pelo viés do 'apetite metafÃsico'. Ali, como em tantos fatos corriqueiros, a ESC KEY é detonada tão somente como via de fuga em direção ao nada. Aliás, como esta fuga tem engolido tudo, não?
Um assunto tão interessante, tratado de forma tão confusa e vazia. Não sou vegetariano, mas um primor é o artigo de Ponde sobre os vegetarianos: Quem crê em conspirações acha que é Einstein, mas não come ninguém. Vale buscar na internet para ver como Ponde trata temas interessantes de forma tão raza.
Minha angústia é com o meu apetite fÃsico (sensÃvel) por muita comida. Vou tentar minimizá-lo desenvolvendo um apetite metafÃsico!
Kkkkk, boa, vai ter quem levara a serio kkkk
Sofro do mesmo tipo de voracidade! Kklkkk....
Não resolve, vc vai virar um fanático religioso.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Luiz Felipe Pondé > O medo, o temor e o desespero são afetos fundacionais das religiões Voltar
Comente este texto