Ruy Castro > Desfazendo frases feitas Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Marina Gutierrez

    Gostei muito do artigo, quando era criança ouvi várias vezes " fulana pintava e bordava" e mais tarde soube o que significava, a pessoa em questão não era bordadeira ou pintora, tinha outras qualidades....

    Responda
  2. Fernando Peixoto de Melo

    Ruy você é o máximo, só pra dizer o mínimo!

    Responda
  3. Adailton Alves Barbosa

    - Mestre Ruy.

    Responda
  4. SERGIO saraceni

    Passei por aqui pra te dizer que vc é o máximo, Ruy!!!

    Responda
  5. Marcos Benassi

    Ôôô Ruy, tava passando por aqui e parei pra te ler, e gostei docê ter desenhado, projetou bem as idéias - com acento, porque luminosas; com assento, porque tem fundos, quiçá fundilhos. Fico feliz que você não rasgue acordos enquanto cose alianças pelo fim do lugar-comum - e que você não seja homem de cozer em banho maria, mata a cobra e mostra o Fal. Foi um excelente começo de dia e semana, muito melhor convosco do que só; nem digo do mal acompanhado. Bem, hora de calar: o silêncio vale ouro!

    Responda
  6. paul constantinides

    Depois dessa um abraço. Até a proxima coluna. Alias vossa coluna é dórica?

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahahahah! Cuidado, Paul, pode ser jônica ou, mais crítico ainda, espinal. Quer deixar o Ruy constrantinides, homem? Hahahahah!

  7. luiz jose almeida fayad

    Ruy, pior do que as frases feitas são as expressões que a maioria das pessoas repetem várias vezes numa frase :" com certeza" e "na verdade". Na minha casa até a empregada começou a se policiar e quando escapa uma dessas, olha para minha cara de insatisfação e pede desculpas.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahaha, ôôô Luiz... Isso é que é uma casa rigorosa: a funcionária doméstica tem que cuidar de não usar frases feitas? Rapá, isso vale contribuição previdenciária em dobro! Hahahahah!

  8. Ronaldo Pereira

    Antigamente se dizia “uma pa de vezes” no sentido de “varias vezes “, hoje dizem “uma ‘par’ de vezes” ....

    Responda
    1. Marcos Benassi

      É a demanda pós-moderna por velocidade, Ronaldo... Daí, já se faz de uma vez o lugar-comum (ista): uma pá de vezes + um par de vezes. É daí que pá, tá ligado?

  9. Maria de Fátima Ferreira

    Muito inteligente essa de desenhar um projeto para os votan.tes do bo.zo. O hd tem pouco memória.

    Responda
  10. Aquiles Campagnaro

    Peço Conselho: Como evitar "frases feitas" se após uma ser construída estará feita? Se for lida estará armazenada em biblioteca mental e muitas sem catalogação eficiente. Ser totalmente original nos obrigaria a sermos ininteligiveis a cada texto. Como fazer?

    Responda
  11. Aquiles Campagnaro

    Peço Conselho: Como evitar "frases feitas" se após uma ser construída estará feita? Se for lida estará armazenada em biblioteca mental e muitas sem catalogação eficiente. Ser totalmente original nos obrigaria a sermos inteligiveis a cada texto. Como fazer?

    Responda
  12. RICARDO BATISTA

    Legal, poucas coisas são tão fascinantes quanto o estudo de um idioma. E interessante como certas expressões saem de moda. Há muito eu não ouvia alguém usar "rasgar elogios". Hoje a gente "passa um pano". Mas o importante é não rasgar dinheiro.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ahhhh, compadre, "rasgar dinheiro" é "coisa de doido"; já "passar pano" tem sido prática de mau-caráter - às vezes, de muar-caráter! Co'didoido, sô! Hahaha!

  13. Hernandez Piras Batista

    Muito gostoso brincar com o idioma, ainda mais quando se consegue fazê-lo com classe.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      É, com classe, "fica classe". Crasse A, Hernandez!

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.