Lygia Maria > Por que esquerdistas apoiam Putin? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 3 Próximas
Vale para a direita e esquerda, trocando a frase entre aspas por: Nós, militantes de qualquer ditadura , sabemos o que é melhor para você mais do que você mesmo.
Putin é um conservador que governa apoiado por oligarcas. A esquerda não apoia Putin, mas nem por isso fica cega ao imperialismo americano, e denuncia a hipocrisia de quem só pede fim de guerra na Ucrânia e nunca disse um ui para outros genocidios. Já o Bozo, cala a boquinha porque sabe que a guerra é plataforma eleitoral para Trump.
A esquerda não apoia putin , mas tem ojeriza dos EUA, e este disputa com a China. A China tá fechada com Moscou , que, por sua vez, tem paura de ser devorada pela Europa . Já tentaram mil vezes. Essa história de liberdade e soberania eh bonita, mas na prática eh pauleira mesmo.
Errou já no tÃtulo da matéria.
Putin, ex KGB, 36 anos à frente da Rússia. Nada mais russo que defender as fronteiras e expulsar o inimigo, preservando o Estado da Rússia do soft power estadunidense. A história se repete, depois que a URSS abandonou o Afeganistão, vieram os americanos e ficaram por vinte anos tentando estabelecer uma base e foram rechaçados pelo Taliban, agora tentam coagir a Ucrânia contra a Rússia. Os estadunidenses não ganham uma depois da Guerra da Coreia, só ganharam até agora apenas em Granada-25/10/83.
Me parece bem leviano atribuir que os "esquerdistas" estão a favor de Putin nessa guerra contra a Ucrânia. O que os que se posicionam à esquerda têm dito, e que me parece bem mais plausÃvel, é que não existem mocinhos e bandidos nessa história, como a imprensa vem pintando.
Acho que nesse caso a colunista está gastando muito latim filosófico. Os motivos para muitos esquerdistas apoiarem o Putin é mais raso: como o socialismo cientÃfico fracassou, e o socialismo utópico existe apenas no mundo das ideias, resta o socialismo mosca na sopa. Onde houver algum maluco irritando os EUA, EU e Japão, haverá um desses esquerdistas celebrando.
Existem dois polos hoje eua e china, sendo q a China avança celeremente. Não tem nada de utópico nisso. Só não me venha agora com essa história de que china eh capitalista, ela sabe lidar com o capitalismo, eh diferente. A esquerda não apoia putin, mas não quer os EUA se metendo lá.
Mais uma vez , a Folha não publica meu comentário não agressivo ou ofensivo .Explique-me porque ou perdes um leitor.
Sra.LÃgia, não sei onde lestes que os esquerdistas apoiam Putin.Alguns pode ser, mas a maioria não.Basta ler os pronunciamentos dos seus mais significativos lÃderes . E mais , conquanto o presidente da Ucrânia seja descendente de judeus, ele permite proliferação de neonazistas no paÃs , embora pareça estranho .
Bom texto. Seria importante desenvolver um pouco mais suas argumentações. Obrigado.
Fico abismado com o nÃvel baixo de alguns articulistas da Folha. Fica claro que há uma total ignorância da articulista sobre Ciência PolÃtica e mais precisamente sobre polÃtica externa, nota-se uma ausência de contextualização até dos pensadores citados.
Hegel, na fenomenologia, designava isso "DelÃrios da presunção", pelo menos na tradução brasileira, não sei se é autêntica com a original. Mas como toda fenomenologia, é tratado o tema de forma meio alegórica e parabólica, para visualizar o problema da formação da consciência. Serve para outras coisas, desde a violência doméstica à problemas internacionais, como estamos vendo, daà a atualidade e genialidade da obra.
Que mixórdia heim minha filha! Duvido que tenha lido Rosseau para cita-lo tão fora de contexto. No Contrato Social, base da convivência numa sociedade civilizada, Rosseau se refere à obrigatoriedade da submissão dos indivÃduos ao bem comum e não à vontade geral. Esse é o significado. Exemplo: obriga-se o cidadão a se vacinar para que não saia espalhando o vÃrus
O artigo está correto: esquerda e direita são espertos que querem enganar bobos que caem nesta cantilena! Só querem levar vantagens, os exemplos são abundantes!!! Primeiro o meu, que o Pirão é pouco!!!
qual o critério para a Folha escolher seus articulistas? Amizade pessoal do editor? Porque ninguém é obrigado a ser de esquerda. Mas que se escolha alguém conservador que não seja analfabeta polÃtica
É verdade este "bilete"? Como publicam um texto tão sem fundamento, cheio de achismos, totalmente sem cabimento!
Que artigo horrÃvel.
Rousseau era suÃço, não francês como consta na foto.
Na verdade, era genebrino. Genebra entro na Confederação mais tarde.
Lygia Maria, voce acha que a OTAN iria colocar um jardim florido na fronteira da Rússia . Putin é Russo, a hegemonia de seu território tem que ser respeitada. O outro é de circo e esta matando seu povo. A mÃdia te contaminou.
Desculpe, quem está matando os ucranianos é Putin. O outro é um presidente eleito que está defendendo seu paÃs e seu povo. Ele deve saber bem o que é não ter paÃs porque é judeu e seus antepassados lutaram contra o nazismo. Vc renderia o brasil tão facilmente se fosse atacado por um paÃs mais poderoso? Ele também está arriscando sua vida.
Permanece a questão: Por que em uma disputa geopolÃtica entre, de um lado, EUA, União Europeia e OTAN, e do outro, Rússia, boa parte da esquerda prefere apoiar Putin? A resposta é clara: por causa do antiamericanismo dessa esquerda. Não importa quem esteja contra os EUA. Se está contra os americanos, a esquerda apoia.
Eu não apoio a guerra. Mas seria interessante se os russos tentassem instalar uma base de mÃsseis na Venezuela.
Marco, eu imagino é a reação dos americanos a mÃsseis na Venezuela, ou no México, ou na Nicarágua (quanto a nós, eu lembro quando aventou-se a invasão da Venezuela pelo Brasil, incentivada pelo Trump. Vieram americanos e foram lá pra fronteira e tudo. Houve deslocamento das nossas forças armadas. Tudo ia bem até que dois caças russos pousaram em aeroporto de Caracas. Acabou-se a invasão). Exatamente, Giovanni, é esse filme mesmo. Base russa por aqui não pode.
Ou em Cuba? De novo? Esse filme já vi.
PelamordeLênin e do Jesus da Goiabeira, cê quer guerra aqui, Eduardo? Imagina que o Bozo e o Brega Nato iam admitir: tanques fumarentos partiriam em revoada para lá, com o temÃvel Fujuello a gerir provisões e munições. Tremei, Maduro! Hahahahah!
A Ucrânia fica longe de Garanhuns. O caminho é muito longo.
Esta colunista, parece ser a substituta da Catariana Rocha monte . Só faltou citar Lula no texto...
Exatamente
Não vejo à esquerda brasileira dizer que é a favor da guerra! Tanto não é que é o único lado polÃtico que é contra o armamento da sociedade! Não sei de que esquerda a matéria fala. No caso da guerra da Rússia e Ucrânia, acredito que a Rússia não esteja feliz por ter que invadir um paÃs com números grande de cidadãos simpatizantes seu! As opiniões jornalÃsticas brasileira, são muito suspeita para falar de guerras, pois não tem o mesmo tom quando a guerra é decretada pelos EUA direitista...
Óia, Ligya, confesso que não vi a manifestação do PT, se é que é a ela que você se refere: já tive exemplos demais da limitação cognitiva de meia dúzia de neguinhos "da diretoria". Acabei lendo umas rasas opiniões "anti-imperialistas" por aqui, entre o ingênuo e o francamente deplorável. Só tenho a lamentar que o único bloco econômico ocidental levemente civilizado esteja politicamente claudicante. Sei não, mas, pra não variar, parece que o mais troglodita vai se sair melhor...
*uma
A força está não nas armas, mas nas poderosÃssimas sanções econômicas. Todas as reservas cambiais da Rússia estão no ocidente, Sobretudo em paÃses da UE. A Rússia é um economia falida que pouco tem a oferecer além de gás
Bem, Peter, parece que tão emprestando umas bomba e uns 'vião. É melhor que nádegas, mas não sei se isso aliviará o fiofó u-craniano ou se será só um ú-tererê. Aparentemente, já até existe conversa, destilada em alta pressão. A conferir...
Creio que o bloco ocidental, a qual presumo que você se refere, a está altura está tomando as medidas cabÃveis.
"Tripanossoma Insanus cerebralis"
O texto vai bem para uma escola (ruim) de 2 grau. Aqui foi dito antes: é ginasiano. Me pergunto como a fsp se permite isso...
Isto é paradoxal ! Também pode ser bestial (estúpido, errôneo, absurdo, brutal) ?
Tem que tomar cuidado, prezado xará, porque nossos primos tugas usam "bestial" também para significar "imenso, fantástico". Risco semântico à frente...
*A posição da esquerda e direita é paradoxal ! A posição de ambos, neste caso é bestial (estúpida, errônea, absurda, brutal) porque o conflito armado em larga escala deveria ser evitado porque provoca vÃtimas de ambos os lados e graves prejuÃzos econômicos na região e no mundo que por consequência afetarão praticamente todos nós (estrangeiros e brasileiros).
O néscio disfarça sua inépcia desviando o foco da questão para que não se perceba sua leviandade dissimulada em retórica falaciosa.
Eu pago a Folha pra isso? A pessoa faz mestrado e o diabo pra escrever essas provocações ginasianas? Diria o Ed Motta: para com isso, bicho!
Exatamente, Marcelo: ginasiano dos mais lamentáveis tal texto. Pagar por isso, boa pergunta.
Se a Lygia é "esquerdista" ou "direitista" eu não sei. Sequer isso dá para perceber no texto. Mas que ela escreve mal pra caramba e que tem dificuldade para articular ideias, isso ficou bem claro!
Esquerdista?!? Mais umaÂ…
Ou será que você não gosta dela justamente por ter dificuldade de classificá-la como “esquerdista” ou “direitista”?
O texto é superficial, parece parte de filmes de bandido e mocinho, o maniqueÃsmo não ajuda numa questão complexa que envolve disputas interimperialistas, produto da derrocada da URSS, o adversário agora está no mesmo campo, não pode ser chamado de diabo vermelho, não é melhor nem pior que seus oponentes, que liquidadaram o Iraque, a LÃbia, que assassinam inocentes e inventam mentiras, assim, essa disputa não é de democracia e totalitarismo, isso é capitalismo, já assistimos esse filme !
Eu fiquei confuso, quando achei que o texto fosse finalmente começar, ele acaba! Um mestrado e um doutorado para escrever.... Isso? Francamente...
Que absurdo. Nao é a Russia o paÃs que mantém 700 bases militares al redor do mundo e querÃa mais umas na Ucrania. Fora que a articulista esquece ou ignora que 30% do povo ucraniano é russo, uma minoria mais que significativa. Sugiro o documentario "Máscaras da Revolucao", disponivel no YouTube.
Parou aÃ?
De onde essa cunista tirou que A solução para o filósofo era obrigar a liberdade. Acho qie ela deveria REALMENTE ler o filósofo que cita.
O mãos incompreensÃvel é um veÃculo de tradição e peso da folha ainda dar espaço para um texto falacioso e falso como esse. Lamentável
Fui bastante criticado pelos leitores da Folha de SP justamente por defender esse argumento. As pessoas querem enxergar Tudo através de um lente ideológica: Elas nao conseguem olhar para os fatos e entender a realidade por si mesmas. Putin de forma deliberada e decide invadir a Ucrânia, mas como sempre a culpa é dos USA. A Direita brasileira apoia PUTIN porque adora essa ideia de suposto lÃderes fortes, e esse tipo de coisa que a psicanálise responde muito melhor!
Fui bastante criticado pelos leitores da Folha de SP justamente por defender esse argumento. As pessoas querem enxergar Tudo através de um lente ideológica: Elas nao conseguem olhar para os fatos e entender a realidade por si mesmas. Putin de forma deliberada decide invadir a Ucrânia, mas como sempre a culpa é dos USA. A Direita brasileira apoia PUTIN porque adora essa ideia de suposto lÃderes fortes, masculinizados e esse tipo de coisa que a psicanálise responde muito melhor!
Reducionismo de sempre
Corretissima!
Só faltou dizer que bozo é esquerdista ...
Mas ao contrário
Texto não reflete o pensamento da esquerda. Intelectualmente bem equivocado esse pensamento. O fato da esquerda enxergar o conflito com outra lente não caracteriza uma "torcida", mas sim uma análise mais lúcida do que a praticada pelos principais veÃculos de comunicação do paÃs, inclusive este mesmo jornal.
Texto ruim
Ruim o texto, se ao longo da análise diz que estão direitistas e esquerdistas equivocados porque no tÃtulo a ênfase ao esquerdismo. Seria um fetiche da colunista ou da linha editorial que a contrata?
Não tem fundamento essa matéria. Tem elementos de esquerda e direita que apoiam. Mas não tem como generalizar. Argentina tem governo de esquerda, mas não apoia a invasão de Putin. Venezuela tem governo de esquerda e apoia o Putin. Como a Bielorrusia....de extrema direita, parceiro de Putin. Então....helppppp
Que texto bisonho! Americanos permitiriam uma base militar russa na Nicarágua, Porto Rico ou Cuba? Liberais brasileiros ficariam desconfortavéis diante da reação americana ou usariam toda espaço a eles concedido pela mÃdia pra dizer do equÃvoco russo e da obviedade da reação americana?
Só um detalhe que talvez seja importante você saber. Porto Rico “faz parte” dos EUA.
Bela coluna, mas há um pouco mais - há a recusa dos bolsonaristas e parte da esquerda de aceitar as regras do jogo da democracia liberal, o que explica, em larga medida, o forte sentimento antiamericano dos dois grupos.
Texto bizarro e bisonho. O contrato social de Rousseau é a base ideológica da democracia liberal. Essa moça é uma alienada.
Nao é, não. Ela está certa - Rousseau fundou a tradição polÃtica de esquerda. A democracia liberal se assenta em John Locke, não em Rousseau. A alienação está em outro lugar.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Lygia Maria > Por que esquerdistas apoiam Putin? Voltar
Comente este texto