Celso Rocha de Barros > Invasão da Ucrânia é má notícia para a esquerda e motivo de confusão na direita Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Continua o pobrediabo do escrevinho fanatisadopela quadrilhaPElt tentando colocar uma capa de algum ideal progressista mas, nada mais é que umaesquerda brasileiracorrupta, que de esquerda com ideais, não tem nada. Vaderetro
Realmente, a esquerda só tem a perder. Nesta terra de espalhafatos, a esquerda sempre cresceu dentro de regimes democráticos. A derrocada do Estado de Direito e a ascensão da extrema-direita é resultado disso.
Putin não queria mÃsseis da Otan no quintal. John Kennedy também não quis bases russas em Cuba. Só que Putin, ao invés de controlar a situação diplomática, minando o poder polÃtico na Ucrânia, usando a força do gás que aquece e esfria o tempo nas casas europeias, sugerindo uma Ucrânia a la Suiça, etc, se encontrou com o Bolsonaro. Pegou Covid e partiu para o pior dos caminhos, este ataque que não reverterá a situação. O Mundo, até China, menos o Bolsonaro é contra, O Mundo ganha dele fácil.
A esquerda, no sentido de quem objetiva um Estado eficiente na prestação de serviços aos cidadãos não deveria ser afetada por essa guerra. Mas o longo histórico da guerra fria produziu uma mentalidade, um instinto anti-americano, para o qual o resto importa pouco. Esse pessoal ressentido acaba presa fácil da propaganda russa, e arrasta a marca 'esquerda' para a lama.
borra botas. no caso coturnos.
Celso, a questão é que há gente muito dogmática que adora uma ditadura, seja no passado ou no presente...
Avaliando o que o colunista escreveu eu pergunto: Porque é uma má notÃcia para as esquerdas?
Prezado Davi. A afirmação do Celso "E pelo amor de Deus, uma vitória russa não representará progresso para os ideais de esquerda" é quase de desespero. Suponho que ele esteja certo. A esquerda democrática não tem o que comemorar com a invasão, mesmo que seja, ao menos, para apontar o dedo contra imperialismo estadunidense. Sim, a invasão da Ucrânia é má notÃcia para a esquerda.
Parabéns, Celso, pela lucidez de seu texto. É um alento. Obrigado!
Moderadores vcs ignoraram quando e porquê a OTAN e o Pacto de Varsóvia foram criados ? Qual a razão da moderação do meu comentário?
A OTAN foi criada em 1949 sob o patrocÃnio dos EUA ,o Pacto de Varsóvia foi criado pela pela União Soviética em 1955 para se contrapor a OTAN. A guerra fria acabou,a União Soviética se desintegrou,o Pacto de Varsóvia não existe mais daà a pergunta: qual a razão da existência da OTAN?
O nosso governo não sabe para que lado vai. Em que porta entrar. Já borra as calças há algum tempo. E nós sentimos o cheiro. O problema é ainda a quantidade de seguidores irracionais que também não sabem para onde ir e continuam borrando as calças. Até quando os nossos narizes aguentarão.
A OTAN foi criada em 1949 para que os paÃses ocidentais enfrentassem possÃveis agressões da União Soviética e,em contrapartida,em 1955 a União Soviética criou o Pacto de Varsóvia para enfrentar eventuais agressões dos paÃses ocidentais. A União Soviética não existe mais ,assim como o Pacto de Varsóvia o que tornou a OTAN sem sentido. Putin não deveria ter invadido a Ucrânia mas a existência da OTAN é uma excrescência que deu motivo a essa invasão com mais razão que a invasão do Iraque pelo EUA.
Parabéns pelo comentário, lúcido e amparado na História!
De clareza didática. Excelente!
Muita ingenuidade daquele irresponsável que governa à Ucrânia ou muita burri-ce,qualquer pessoa com 2 neurônios funcionando sabia que Putin não ficaria quieto,será que o presidente da Ucrânia achou que Putin ia aplaudir à ideia de trazer à Otan e os EUA pra porta da Rússia,são 2 mil km de fronteira. Agora quem sofre é o povo ucraniano,enquanto os EUA e Otan assistem de camarote o sofrimento dos ucranianos.
Sim foi uma invasão,que aquele imbe-cil que governa à Ucrânia provocou.
Interessante. Entretanto, o fato é que a Rússia é o agressor. A Rússia é o agressor e não se trata de uma guerra, mas de uma invasão. Ponto.
Ok, o cara quer instaurar uma ditadura no Brasil. Camarada, a argumentação estava ótima até perder a inspiração para a conclusão e sair com essa, batida há quatro anos. Pena.
Gostei do "sujou as calças" rsrsrsrs. Na verdade, Bolsonaro já mijou na rabichola várias vezes, essa foi mais uma.
Para acessar a verdade é preciso trazer todos os fatos. Por quê os acordos de Minsk foram ignorados? Qual a razão, intensidade e duração dos bombardeios de Donetsk e Luhansk pelos ucranianos?
Sabe lá a que esquerda o comentarista está se referindo, pois sou esquerdista e considero tanto a russia, quanto a ucrania dois paises comandados por nazifascistas de extrema direita que não merecem apoio ou respeito. Ao contrário, me divertindo vendo fascistas se matando.
Nenhum paÃs tem direto de invadir outro sendo ou não potencia nuclear.
Nunca vou parar de me indignar com o deleite quase orgástico que uma parte significante da esquerda brasileira tem com qualquer lÃder ou regime anti-EUA. Mesmo que seja um ditador assassino.
Franco, sim. Igualmente. Não sou do tipo que acha que o inimigo do meu inimigo é meu amigo. Acho o imperialismo americano péssimo, mas nem por isso acho os modelos russo e chinês são alternativas melhores. Meu exemplo de governante é Pepe Mujica e meu modelo de paÃs são os paÃses nórdicos.
Você se indigna com o apoio da direita brasileira a personagens como Pinochet, Stroessner, Franco, Salazar, Reagan, Thatcher, Fujimore, Trump, Salvini, Le Pen e Orban?
O pior de tudo é que,Até Bolsonaro ficou com o psicopata russo.
Excelente.
Está se referindo a que esquerdista? Putin, bolsonaro?
Não sei se é"significante", não, Diógenes; entretanto, pode ser que a minha lanterna seja pior que a sua...
(continuando)E pedi compreensão ao restante dos servidores. Tenta controlar a PF para impedir investigação dos próprios filhos, coloca sigilo no cartão corporativo q nós bancamos. Menti descaradamente e ainda faz com q rezemos dia e noite para q ele não abra a boca e nos enfie em uma guerra q não é nossa pq ele sonha fazer aqui o q Putin fez lá: mudar a constituição e fazer da presidência o seu reinado. É Nelson, partindo das considerações q vc fez, acho q nossas escolhas não serão tão difÃceis.
Nelson, pensando em q vc falou fico pensando em sua descrição do governo atual. Da forma como vc colocou, o governo atual fez muito pelo trabalhador. Vamos lá: deixou morrer mais de 600 mil pessoas, foi andar de jetski em SC de férias e gastou quase 1 milhão em dinheiro público para se refastelar enqto na Bahia as pessoas perdidas tudo com as enchentes. Faz campanha contra vacinas, estimula o desmatamento, o garimpo e a agricultura ilegal, quer dar aumento só para pf e pede compreensão (continua
Rica. Costumo ser leal a meus interlocutores. E não recebo esta lealdade de volta. Tenho mais de 12 mil comentários aqui, diga-me em quantos destes defendi o governo Bolsonaro. Por favor. Grato! Namastê!
Cara Érica, o Nelson tem apego a este ponto que defende, deixando de lado, por exemplo, as enormes conquistas no campo, ou, também luminosas, as melhorias promovidas na vida da mulher de baixa renda da quebrada, rural ou urbana, movidas a distribuição de renda focalizada, que se traduziu em protagonismo feminino. É a velha história: eu escolho, da realidade, aquilo que justifica minha ideia fixa. É arrogante de se dizer, admito com tranquilidade, mas tem boa chance de acerto.
Espero muito que o seu colega Janio de Freitas leia este artigo; a julgar pelas colunas mais recentes dele, está em estado delusional, francamente desconectado da realidade e prisioneiro de suas próprias convicções, de seus próprios ranços e de suas próprias idiossincrasias. Perdeu completamente a objetividade, talvez a própria racionalidade.
A guerra não deve ser solução para nada. A direita ou à esquerda ou ao centro. Por que existe a OTAN? Por que aponta mÃsseis para paÃses? Enquanto gente morre a indústria de armas faz o carnaval, aqui e lá.
O que é direita e esquerda no Brasil Dr. Celso? Na festejada social-democracia europeia, um partido como o PEB- Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT) seria considerado quase como de extrema-direita, eis que no governo nada fez pelos trabalhadores, nem segundo menos na Jornada de Trabalho como lhes prometido por 30 anos, obrigou-os a subsidiar os patrões com alta tributação do consumo, endividou 60 milhões com os maiores juros do mundo etc. Namastê!
É verdade Czas. Não há combate sério e verdadeiro à miséria e muito menos promoção real de justiça social sem combate à corrupção. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!
Aumento real do valor do salário mÃnimo, aumento real dos benefÃcios do INSS, aumento do poder de compra. Esse foi o governo petista de 03 a 14. Dilma baixou os juros na marra, tirou impostos da linha branca, reteve reajustes de combustÃveis e energia - viu algo assim pedido pela Fiesp?- aà a economia desandou. Mas entendo a bronca de certas categorias como a de procuradores em relação ao PT, né mesmo namastê,?
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
A alta tributação do consumo é um fenômeno que antecede, inclusive, o regime militar. Onde está o aumento sistemático de impostos indiretos do governo petista? O imposto sobre o consumo mais importante - e de longe! - é o I-C-M-S, um tributo estadual. O mesmo ocorre com os juros elevados: é um fenômeno que antecede em muito o governo Lula. Em suma, ao invés de criticar o PT pelos seus erros verdadeiros, por preguiça ou devoção à mentira, você prefere imitar Herr Goebbels.
Quanto ao que ocorre na Ucrânia, é a disputa entre a direita imperialista representada pela Rússia de Putin e a direita democrática liderada pelos EUA, que ganhou hegemonia geo-polÃtica-econômico-militar com a "queda do Muro de Berlin em 1989" e o fim do Pacto de Varsóvia em 1991. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!
É bom de ver, uma discussão civilizacional, caro Celso. Esse imbróglio não me tem ajudado a compreender nada de Ucrânia, continuo sem noção do que seja sua dinâmica polÃtica. Ah, a econômica deu um pouquinho mais as caras. Mas a Bozofrenia tem tudo para gostar do jeitão que o Putin está batendo o ak-47 na mesa: poderosão, grita "tremei, mundo", e o mundo treme; tá descendo o cacete nas manifestações anti-guerra; a ONU sem relevância e a Otan de mãos amarradas. Espetáculo de anti-civilização.
Caro Marcos! Você foi feliz ao tangenciar o meu pensamento. Se o PT mudar de nome para algo que melhor o traduza, muito provavelmente tornará a ter o meu voto. Parabéns! Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!
Fora as fixações sequiçuais (particularmente as anaes, caracterÃsticas da famiglia que nos desgoverna) que Bannon e os bolso / minions / naros compartilham, que parecem mais decisivas nas escolhas de "lado", que as questões de polÃtica & economia - no caso.
Por isso a esquerda brasileira esta desaparecendo: É um verdadeiro dinossauro, vive de repetir mantras anti-americaos. A Direita brasileira nem se pode falar, pois trata-se de um verdadeiro culto à ignorância. Eu esperava um comportamento mais racional da esquerda ao menos seria uma oportunidade para rebater a fama de ca dela das ditaduras. Mas não, fizeram o de sempre!
É verdade Gustavo. E os do centro que pendem para a direita porque adoram o verde oliva deveriam ler a Festa do Bode de Mário Vargas Llosa. Para saberem quem são de fato os milicos.
Mais veja só que anacronismo politico vem se desenhando na politica brasileira , O PT partido que tem como base o MaxÃsmo da antiga União Sovietica ,Proletariado ,massacres e tudo mais ,não pode se esconder do seu espelho, por o outro lado temos essa Ultra direita formatada(Pelo Putin), imitada , disseminada ,virulenta ,odiosa ,abominosa, nefanda ,execranda,os adjetivos são múltiplos ,e ambos devem ser contidos para o bem do Brasil (Esquerda e Direita querem um pais pra chamar de seu.)
O comentário que tentei publicar não contém qualquer palavra ofensiva. Avisado da necessidade de moderação, até troquei observaçoes sobre "de se qui là brio" do artigo e suprimi também a palavra "re pul sa". Sinceramente , não vejo a razão do bloqueio de minha opinião e acho que a folha está indo longe demais em seus critérios de filtragem de conteúdo.
Fez a consulta do Bobbio Sr. Luiz? Conte para nós aÃ. Obrigado.
Creio que a imprecisão sobre o que seria "a esquerda" é o principal ponto de fraqueza neste artigo. Se a referência são as pessoas que nas redes se manifestam, creio que há muita diversidade de posições, até mesmo porque 9/10 dessas pessoas não tem qualquer formação de esquerda e expressam apenas simpatias e antipatias espontanemante formadas. Se fossem partidos e correntes cokocados à esquerda no espectro polÃtico os abordados, este escrito teria mais consistência. Como está não convence.
"Qualquer outra posição dentro da esquerda está errada.": Ufa, qua alÃvio. Está terrÃvel uma galera que se diz "progressista" apoiando ataque militar a uma nação que praticamente não tem como se defender do poderio invasor. Ah, sim, na Internet, que eu frequento antes de haver este espaço pra comentários na FSP, eu critiquei EUA no Iraque, Afeganistão, e desde já estou contra China fazer qualquer coisa contra Taiwan. Só quem não sabe o que é sofrer numa guerra pode apoiar tais coisas.
Excelente texto! Putin nunca foi de esquerda e é um autocrata da direita conservadora. A guerra é um erro. Seja do lado russo ou ucraniano. A Otan também tem culpa neste processo. Enquanto isso, a nossa democracia agoniza.
Excelente texto!
Uma dica ao articulista: seria bom estudar Norberto Bobbio ao invés de ficar misturando tudo... A confusão não parece ser dos outros. Em Bobbio você vai ler que "os extremos se tocam" e entenderá que em ambas as ideologias há extremismo e esquerda não é sinônimo de extremismo. Aff.
Fiz um primeiro post que foi para a moderação, mas consulte a página 71, da terceira edição. Abs.
Veja pág. 71, da 3a edição. Sugiro que refaça a leitura. Um fichamento seria ótimo, pois nos salva em certas situações possibilitando consultas rápidas e permite que retenhamos o aprendizado dessa pesquisa cientÃfica importante de Bobbio. Muita gente lê, mas o que importa é reter o conhecimento. Acho que posso dizer isso ante a sua "desenvoltura" de me por à prova, correto? Abs.
Li Esquerda e direita. Talvez me tenha escapado essa observação. Por favor, compulse o texto e aponte as páginas onde "os extremos se tocam".Não me recordo.
Você é bem exigente hein?! Hehehe. Mas eu gosto de ensinar a pescar, embora o peixe seja por sua conta. Leia "Direita e Esquerda: Razões e Significados de uma Distinção PolÃtica". Abs.
Desconheço o texto onde Bobbio teria formulado que "os extremos se tocam".Por favor, me esclareça. Porém, de antemão aviso que li muita coisa de Bobbio; então não me empurre uma citação falsa qualquer.. Cite a obra e cite a página, se possÃvel.
Texto primoroso, parabéns.
Um presidente sem ideias próprias, movido unicamente pelas "sombras" se vê perdido diante de um blackout...
Cansei da ditadura dos aparentemente humanistas!
Falou muita bobagem. Está sem assunto
Já discordei várias vezes do articulista Celso Rocha de Barros, mas desta vez concordo integralmente com a sua opinião. Tanto a extrema-direita como parte da esquerda estão perdidas em relação á invasão da Ucrânia pela Rússia.
Qual esquerda? A das redes? Essas são opiniões de cunho individual. Quais seriam as manifestações de partidos de esquerda ou correntes, ou informativos de esquerda, em relação aos quais é possÃvel afirmar algo. Talvez o PCO que representa apenas 5000 fiiados? PSOL, PCdoB e PT, o que disseram? O artigo certamente seria mais substantivo e assertivo se assim o fizesse.
O senil que alugou a casa branca tem negócios na Ucrânia capitaneados por seu filhote. O jornalista tem um tesão danado por bolsonaro. Vira e mexe dá uma coceira terrÃvel nas partes e ele tem um Piti. O texto ficou sem pé nem cabeça. Esse daqui tá melhor? Ou igual? Jornalismo da Folha. Que falta.
Acho que o Celso errou feio, a guerra é de conteúdo econômico e Putin é ultraortodoxo de direita, e amigo de Trump, que mais?
O articulista fez questão de enfatizar uma obviedade para justificar sua crÃtica à invasão russa: "A Ucrânia é um paÃs soberano que deve ter suas fronteiras preservadas". Um ponto de vista mais claro e preciso deveria projetar mais luz sobre o agente provocador que aparece na penumbra desse conflito: os EUA e sua OTAN, que não tem mais como justificar o avanço dessa poderosa máquina bélica, e que foi criada para conter o avanço da extinta URSS. E então?
Não e uma questão de direita ou esquerda. E uma questão do controle da produção e distribuição de gás, óleo e grãos para Europa e China. A NATO, que não teria razão pra existir nao fosse esta tentativa de controle, e a Federação Russa que quer o controle total. As vidas ucranianas são peões de xadrez neste jogo.
exato, o articulista "só" se esqueceu desses pequenos detalhes, referentes ao cerco da Otan, e tb faltou tratar da boa convivencia do partido de Putin com o velho partido comunista, ah tb faltou a questão dos neonazis massacrando os comunistas na Ucrânia em especial Donbass - agora sinceramente esse papinho do Celso de time de esquerda x time de direita é viagem
Texto sem pé nem cabeça, fica como funcionário público ,que como editorialista é uma Ema com a cabeça num buraco.Tem o cérebro de uma mosca.
Reagimos. :-)
Num mundo perfeito a Ucrânia teria todo o direito e autonomia para fazer o que sua soberania permitisse. Infelizmente o mundo não é perfeito e o "inocente" Zelensky deveria ter sido como qualquer pessoa equilibrada quando em um assalto : ou levantamos as mãos ou reajimos e sofremos as consequências. "Palhaçada" pouca é bobagem e quem paga sempre é o povo.
Só besteira. Esquerdista não consegue fazer um texto que tenha a mÃnima loja. Texto horroroso !
Será que o Brasil de Bolsonaro vai virar uma Venezuela conforme o gado tanto fala. O Putin e amississimo de Evo Morales. Bolsonaro é solidário a Putin e sonhou que tinha evitado a invasão Russa à Ucrânia. Tudo confuso!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Celso Rocha de Barros > Invasão da Ucrânia é má notícia para a esquerda e motivo de confusão na direita Voltar
Comente este texto