Hélio Schwartsman > Aventura está saindo caro para Putin Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Jove Bernardes

    Que esta reação mundial rápida e maciça ao histrionismo de Putin, tanto no apoio ao presidente ucraniano quanto no repúdio à estupidez russa, seja similar a uma hipotética reação ao naufrágio certo nas eleições para Bolsonaro, Zeros e correligionários.

    Responda
  2. José Cardoso

    Lembrou bem da posição do Orban. Quem já se queimou com leite quente sopra até iogurt. A Hungria já sofreu com uma invasão russa e todos os sinais de alerta já devem estar ligados depois da guerra russo-ucraniana. A última coisa que a Europa oriental quer é o 'abraço fraternal' do exército russo.

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Substituindo já a expressão "cachorro mordido de cobra tem medo de linguiça" por "quem já se queimou com leite quente sopra até iogurte". Obrigado, obrigado, obrigado.

  3. Manoel Marcilio Sanches

    Putin não representa nem o povo russo. É apenas um ditador saudosista. Tem seu apoio no exército também saudosista. Não percebe que o mundo mudou. Pergunte ao jovem russo, búlgaro, romeno, polonês, etc. se ele prefere falar inglês e se integrar ao mercado global ou se prefere ficar sob o domínio decadente da Rússia de Putin. Não são os E.U.A ou Europa que querem dominar a Rússia. O mundo mudou. Putin faria melhor para o seu povo se decidisse ele próprio a se integrar à União Europeia.

    Responda
  4. Manoel Marcilio Sanches

    Putin não representa nem o povo russo. É apenas um ditador saudosista. Tem seu apoio no exército também saudosista. Não percebe que o mundo mudou. Pergunte ao jovem russo, búlgaro, romeno, polonês, etc. se ele prefere falar inglês e se integrar ao mercado global ou se prefere ficar sob o domínio decadente da Rússia de Putin. Não são os E.U.A ou Europa que quer dominar a Rússia. O mundo mudou. Putin faria melhor para o seu povo se decidisse se integrar à União.

    Responda
  5. adenor Dias

    Acredito que a guerra Rússia X Ucrânia não ficará barato pro mundo! Pandemia e guerra, deve ser uma maneira que os homens do poder encontraram para dar um breque na sociedade. Resumidamente um controle social...

    Responda
  6. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    Brasileiros, nos acostumamos com líderes fujões: Dom João VI, Dom Pedro II, Deodoro da Fonseca, João Goulart. Estramos o suicídio de Vargas, Allende ficando no Palácio bombardeado e Zelinski permanecendo em sua pátria.

    Responda
  7. ROGER HOEFEL

    Este fraco colunista deve ter um peixe grande para continuar neste folhetim.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Há quem diga que é célebro. Parece, não sei se é boato, que o rabino da circuncisão teve um infarto. Por enquanto, aceito a primeira hipótese.

  8. ROGER HOEFEL

    Guerra não é aventura: volte para o ensino elementar

    Responda
  9. Marcos Benassi

    Tomara mesmo que saia caríssima, Hélio. Quem sabe assim se reduz o apoio popular interno? Porque, ao menos a olhos mais ingênuos, o Butin conta com respaldo de maganos e de boa parcela da população, para a qual o apelo macho, autocrático e de "valores da Grande Russia" ainda cola. Quanto ao pessoal da grana preta, quem especula, sempre ganha; a indústria militarista, vai fazer uma belíssima; magnatas da comunicação, idem. As reservas bloqueadas, exceção feita aos governantes, acabarão liberadas.

    Responda
  10. Dalmo Moreira de Araújo

    Da maneira que ficou tudo azul para os EUA, não demora muito mandam o Brasil intervir na Venezuala, mandando-nos como fazem sempre, muitas armas e mitos conselheiros para nos ensinar como matar muito bem com elas.E bastante propaganda favorável à intervenção

    Responda
  11. CARLOS BECKER

    E assim vamos, com o nosso líder miliciano imbecilóide sendo o maior defensor de putin.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Como ele gosta de Pudin de leite começado, acho que está um pouco confuso, Carlos. Outra possibilidade é a do Butin, que ele tenta fazer nas matas e buracos de mineração daqui. Uma terceira é o irrefreável vício de lamber saco de Autoritário, que já não pode mais saciar com o TrAmp. Entretanto, tudo são maledicências, estou serto diço. Hahahaha!

  12. Jose Renato Monteiro

    O Putin é o reinventor de uma OTAN que agonizava por falta de uso, objetivo e propósito. Mostrou aos europeus que ainda podem precisar dela. O fantasma Russo, sem o pacto de Varsóvia, ainda existe. Não mais comunista, agora pior, capitalista selvagem sem a habilidade própria do empreendedor. A única saída parece ser rifar o líder da hora. Adeus Putin.

    Responda
  13. roberto tramarim

    A Suíça, historicamente neutra, congelou 11 bilhões de euros russos, depois de protestos populares contra a guerra no país. Não faz muita diferença em se tratando de uma potência como a Russia, mas dá razão ao articulista. É mais uma entre outras que os russos não esperavam. Com certeza só o futuro dirá as consequências desta invasão nefasta, mas certamente sairá mais cara do que muita gente imaginou.

    Responda
    1. roberto tramarim

      Sendo mais preciso, 11 bilhões de dólares em depósitos russos na Suíça.

  14. luiz jose almeida fayad

    A resistência heróica dos ucranianos ficará marcada na história como uma das maiores façanhas de um povo em defesa de sua pátria . Quanto a Putin será lembrado como um dos maiores covardes da história por lançar uma força desproporcional contra um inimigo criado por ele e militarmente enfraquecido.

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Brasileiros, estamos acostumados com líderes tímidos, que fogem ou não resistem: Dom João VI, Dom Pedro II, Deodoro, João Goulart. Estranhamos o suicídio de Vargas, Salvador Allende resistindo no Chile e Zelenski na Ucrânia.

  15. Carlos Pinheiro

    A irresponsabilidade da OTAN ao avançar territorialmente na direção da ocupação das fronteiras da Rússia, após o fim da Guerra Fria e do Pacto de Varsóvia, assim como a sanção de efetuar a retirada dos russos do sistema Swift, acarretará tanto em agravamento das tensões geopolíticas como de problemas econômicos para os europeus, como para os brasileiros. Putin deve ser parado mas a OTAN, assim como um conselho de segurança da ONU com cinco membros permanentes, deve ser questionada.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      A gente devia questionar o militarismo em si, né Carlos? Já tava na hora de a civilização avançar um 'cadinho mais. Mas como quem manda é a grana, e guerra dá grana, não pouca, acho que é baldado.

  16. Lineu Saboia

    Cadê Macron, Biden, Angela Merkel e Biden?

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Esses aí eu não sei, Sabóia, mas o Bolsonaro está chorandinho no banheiro.

    2. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Merkel está aposentada.

    3. Daniel Alvares

      Estão bloqueando dinheiro russo e derrubando o rublo a 1/3 do que valia há umas semanas

    4. helio lobo

      Bem, estão trabalhando e se posicionaram contra a invasão. Menos a Angela Merkel, que se retirou da política.

    5. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Se os eeuu entrarem no Brasil vc arria as calcinhas né ? Pode censurar. Tenho mais paciência não

    6. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Tão no seu cadastro unico se me facço entender

  17. Lineu Saboia

    " Zelenski, um presidente incidental com pouca ou nenhuma habilidade política," está levando o país a um banho de sangue seguido de derrota. Não precisamos de heróis, precisamos de acordos de paz para prosperar. Está óbvio para qualquer estrategista de buteco, que Putin não deixará a OTAN construir bases de mísseis em suas fronteiras, muito menos na Ucrânia.

    Responda
    1. Dulce Warwick

      e na Estônia????

    2. Dulce Warwick

      E vai deixar a Finlandia e a Suecia entrarem na OTAN? Por que não atacou a Estônia que já é OTAN??? será porque lá já tem mais de 7000 soldados gringos?

    3. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Argumento que os advogados de estupradores gostam muito de usar: a mulher foi violada, mas olha a roupa que estava vestida?

    4. Hernandez Piras Batista

      E quem fala no "presidente incidental com pouca ou nenhuma habilidade política" é um... bolsonarista!

    5. Hernandez Piras Batista

      Rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs O terceiro-mundista aí festejava há poucos meses atrás as relações especiais entre o Brasil e os EUA, a "gloriosa" viagem de Bolsonaro ao seu amigo Trump e até o apaixonado "I love you" do presidente brasileiro para o americano na ONU. E eis agora o indomável inimigo do imperialismo americano. É a prova definitiva de que os bolsonaristas não tem convicções; apenas terceirizam o ato de pensar para o Grande Líder.

    6. Daniel Alvares

      Lineu, só pra te avisar: seu anti-imperialismo americano está parecendo discurso do PCO. Tudo isso é para justificar o mutismo do Bozo? Tá hilário ver os bolsominions com discurso da extrema esqueça venezuelana

    7. Bianca Moreira

      Leia em português agora, com calma e soletrando. Quem invadiu a Ucrânia foi a Rússia. Quem está matando é a Rússia. Quem quer dominar um país livre é a Rússia. Entende agora ou quee que eu desenhe?

    8. helio lobo

      Ué, e o princípio da autodeterminação dos povos? Acho que o senhor gostaria de retornar a era das cavernas.

    9. Fernando R

      Se a Venezuela invadir o Brasil, é melhor se render também, né?

  18. Cleomar cordeiro

    Se as forças russas destruírem bastante a Ucrânia, a Otan não vai querer arcar com a reconstrução para aceitá-la com membro.

    Responda
  19. RICARDO BATISTA

    Sem entrar no mérito de quem é a culpa : Força, povo ucraniano! Que tristeza é uma guerra. Tomara que não se alastre. Lembro de ter visto algumas lutas do atual prefeito de Kiev, Vitali Klitschko. Ele era muito bom e parecia um pouco com o Ivan Drago. Com a diferença de que ele sempre ganhava dos americanos.

    Responda
  20. Eduardo Giuliani

    Acho que único objetivo realista era não deixar Ucrânia entrar na OTAN. Expansão territorial criminosa nunca seria sustentável no médio prazo. Ucrânia precisa ser região independente para dar conforto a ambos os lados.

    Responda
    1. Hernandez Piras Batista

      Sua especialidade não era a divulgação da ivermectina contra a Covid? Agora, como bom bolsonarista (apesar de negá-lo sempre, é claro!) eis aqui o "especialista" defendendo outra causa cara ao bolsonarismo: a idolatria aos ditadores.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.