Opinião > Rearranjos do poder mundial Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. RODRIGO DORNELLES

    Por que nunca afirmam que Zelenski é um fantoche do "Ocidente"?

    Responda
  2. Bruno Martins da Costa Silva

    Análise muito precisa sobre a Rússia, mas faltou analisar a OTAN, que vende a ideia de defender a democracia, mas tem membros (Polônia, Hungria e Turquia) com regimes similares ao russo, bem como deixa a Arábia Saudita promover o mesmo tipo de barbárie que a Rússia sem esboçar reação. Cálculo da OTAN é que o Rússia será chinesa de qualquer jeito, então quer fragilizá-la. O professor Mearsheimmer discorda, afirmando que a Rússia deveria ser absorvida pelo ocidente para se enfrentar os chineses...

    Responda
  3. José Bueno

    Muito estranho discutir política ouvindo só um lado do conflito. Tenho procurado declarações, entrevistas de representantes russos, mas só encontro citações de jornalistas, que já as trazem dentro de um quadro interpretativo contrário. Um canal chegou ontem a deixar na tela a imagem do embaixador russo discursando, encobrindo a tradução simultânea com uma notícia bastante secundária. Sou contra invasões e agressões armadas, mas queria poder avaliar as motivações.

    Responda
  4. Waldo Assahi

    Finalmente, um artigo de opinião menos contaminado por pré -conceitos ideológicos. Mas, reafirmo que não há muitos argumentos que justifiquem que um país invada outro país pacífico, sem ter sido atacado antes por este, e mate sua população civil, causando o caos humanitário que hoje se abate sobre a Ucrânia. Não há como passar pano para o Putin, sob qualquer perspectiva honesta.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Podicrê, caro Waldo. Mas vê que interessante: meia dúzia de comentários. Um artiguete bem mais raso, tipo o do Joel, gerou três páginas de blá blá blá; esse daqui, que tem uma análise menos epidérmica, que traz uns elementos novos, não dá Ibope. Numa Ãgora como esta daqui, "de nível", isso me entristece.

    2. Bruno Martins da Costa Silva

      Não há, mas a OTAN também poderia ter impedido o conflito e não o fez. Objetivo dela é ferir a Rússia... ucranianos são bucha de canhão em conflito típico de guerra fria, como foram os de Coreia, Vietnan e Afeganistão. Eu fico impressionado de ver como o presente conflito recebe tratamento diferente do conflito entre Iêmen e sauditas, que é idêntico...

    3. RONALDO F VAZ

      Presente a Otan na Ucrânia, srmas e soldados, os EUA nao precisaririam disparar um tiro. Intimidariam a Rússia com sua presença. Uma guerra nestas condições seia muito pior.

  5. Marcos Benassi

    Ôôô senhores, isso foi uma reflexão e tanto. Torço para que os links presentes no texto deem uma desdobrada em sua densidade, não é um artigo para leitura única. Espero poder aproveitar melhor o texto e suas referências, vindo lê-lo com mais calma depois de uma geral no jornal. Mas desde já agradeço por saírem do ramerrão descritivo que toma conta do panorama. Foi Bonito.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.