Paul Krugman > Rússia é uma superpotência Potemkin Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Excelente, não à toa tem o prestÃgio que tem.
Desde o império dos czares, o sucesso militar russo nunca foi eficiência, foi volume. Os últimos czares perderam contra China e Japão. A URSS mudou isso e ganhou todas as guerras que enfrentou. Derrotar Hitler foi o mais difÃcil e foi sacrificando gente, perder teria custado mais vidas. Concordo que dentro do sistema não dá pra fazer muito, mas o capitalismo russo está longe de ser normal né.
Excelente...
A legenda da primeira foto deveria chamar a atenção para o fato de que são todas mulheres. Civis voluntárias armadas.
Acredito mais na desnazifiquação da Rússia.
O Colunista em questão, ao meu ver, errou em sua analise. O Ãs na Manga de Putin não é gas, mas ogivas nucleares aos milhares, que junto a tudo que ele mencionou, o tornam um sujeito muito perigoso para o mundo, inclusive para os próprios Russos. E vou além: Assim como ninguém previu que ele fosse, dessa maneira, invadir a Ucrania, que garante que ele não tentará mais, outros paÃses do leste europeu, ou os nórdicos?
Armas atômcas? É suicÃdio coletivo, Rússia evapora junto. Onde Putin vai se esconder?
Não se preocupe. Se ele quiser utilizar armas atômicas, será derrubado por seu exército. Quando houver grande risco de morte dentro da própria Rússia, a coisa muda. Por enquanto, a guerra está do lado de fora e somente Putin poderá levá-la para dentro da Rússia.
É a interdependência se revelando como um aspecto positivo da globalização em situação de conflito, pela possibilidade de se lançar mão de bloqueios comerciais e financeiros e assim dificultar o financiamento e o abastecimento das operações, podendo ser estendidos como sanção e forçando a queda do agressor. Não dispensa apoio à força militar do paÃs agredido porém é mais uma arma na guerra e não letal, a não ser que perenize e leve a população à miséria.
Tá divertido ver os comentários da esquerda bolorenta, à moda velha guarda do PT, se unir à extrema-direita no choro em defesa do Putin e no seu rancor contra a democracia liberal.
Hehehe...os extremos se tocam!
Você acha isso engraçado? Eles encheram esse jornal... Fruto da polÃtica da Folha de dar assinatura grátis para professor sindicalista de escola pública.
Ah, outro artigo traduzido de jornalista do The New Work Times (isso é trocadilho para The New York Times) ...
" Um porco falando do focinho do outro.'"
É difÃcil definir qual o objetivo final dessa invasão. Talvez seja persuadir a Ucrânia a assinar um acordo de neutralidade, como a Finlândia. Vejo o exército russo aumentando a pressão continuamente, até ser inevitável um acordo. Ao mesmo tempo, evitando ataques a civis, em linha com o discurso de um mesmo povo. O problema é que a Ucrânia armou civis com fuzis e coquetel molotov. A partir dessa atitude, creio que não sejam classificados mais como civis desarmados, mas como combatentes.
Os civis ucranianos estão atacando civis russos fardados de militares russos atirando de blindados russos. Como essas vovós ucranianas são malvadas.
Assinar esse jornal nos obriga a nos deparar com um texto fraco e parcial como esse.
Basta cancelar. Simples assim.
Essa piada é muito boa, estou morrendo de rir.
Vejo pelas mensagens que há muitos crÃticos ao Krugman, mas ele tem razão num ponto: reservas internacionais são ativos em bancos no exterior, podem ser congeladas se houver algum consenso em torno das maldades do autocrata. Pessoal do cercadinho: pode ser um bom mote. Se matar mais de 600 mil por sabotagem à vacina passar a ser considerado pode dar ruim.
Brilhante análise de Paul Krugman. A eficiente artilharia Russa pode destroçar a Ucrânia, porém guerras são vencidas com guerrilhas urbanas eficientes e neste caso o corpo a corpo ucraniano poderá ser decisivo e com restrições econômicas os russos deixarão de apoiar o bozo deles.
Se a Rússia é tão fraca, por que o EUA não vai lá interver na Ucrânia. Vai lá bonitão.
Que falta de inteligência. E vc sabe porque os Estados Unidos até hoje não invadiu aquela ilhota chamada Cuba,coque fica a 160 km da Flórida? Vai estudar.
Putin como muitos outros, principalmente governantes que pensam que por estarem bem posicionados na escala social, não darão contas de seus crimes perante as forças divinas se enganam redondamente. Deus não é omisso, ele tudo vê e tdo sabe. Alguém precisa lembrar a esses carrascos que a morte é o caminho certo de todos e com que cara e apresentação estas almas pútrida terão diante do judiciário divino. A verdade está firme e posta, independente da crença ou descrença.
A diferença entre o combatente russo e o ucraniano é que um está invadindo outro paÃs culturalmente próximo, mas não tem motivação ou não vê sentido da sua ação, o outro está defendendo o seu paÃs de uma agressão, lutando pela sua identidade, sua famÃlia e amigos. Quem será que irá lutar com maior afinco até a morte? Mesmo que seja inferior em equipamentos, não faltará motivação para destruir o inimigo. A raiva por ver os seus sendo assassinados por um exército invasor é uma arma poderosa.
E continua a imprensa a criar uma Ucrânia resistente. Qualquer leigo percebe que Putin tá dando tempo pro comediante, travestido de presidente, cair na real e abandonar o sonho da "relação carnal com os EUA. Não precisa ser especialista pra saber que se Putin pegar pesado como pode, a Ucrânia some do mapa. E é essa ilusão pregada por uma imprensa pro-EUA que não deixa Zelensky acordar do seu sonho.
Já pegou pesado. Certamente avalias que está sendo uma vitória tranquila, sem consequências fora e dentro da Rússia, agora e no futuro.
É verdade, mas vamos lembrar que russos e ucranianos são muito próximos, tanto culturalmente quanto etnicamente. Então é complicado promover um massacre inconsequente.
O psicoputin sofre só mesmo mal q todos aqueles q são doentes pelo poder apresentam: como se sentem o tempo todo megapoderosos não percebem q nao são os únicos inteligentes da face da Terra. E q suas ações estão sempre sendo comprometidas pela cegueira da caracterÃstica q é a mais corriqueira dos psicopoderosos: a idi. Otice.
"a resistência ucraniana tem sido feroz" parei ali, esse AE eh o tiozim americano que se alimenta com vÃdeo do zazap.
Ah sim! Claro! P q a dua análise é muuuuito melhor q a de um Prêmio Nobel. Estamos esperando sua análise ser publicada aqui para tb ver se vale a pena ou é na base do zap zap. Ahahahahahahaha!
os lingotes de ouro podem virar dinheiro na china ou em qualquer outro paÃs. a crise economica na russia vai bater em muita gente. a primavera vai reduzir o consumo de gás, mas é muito ais que aquecer ambiente. não é so gás, é óleo e grãos. a russia tem sido beneficiada pelo aquecimento global. ali do lado tem um pais, china, que precisa e vai comprar tudo que a russia puder entregar. Alias é isto que está por detrás da nato empurrando a ucrania para a fogueira.
Paul Krugman é um zero à esquerda em análise de cenários polÃticos, econômicos, sociais etc. Foi ele que, em 98, disse que a Internet não teria impacto na vida das pessoas maior do que o provocado pelo fax... Não passa de um esquerdista sem nada de inteligente na cabeça.
Seu preconceito pelo jeito o faz beeeem mais inteligente não é? Ele é um analista genial. Ninguém acha q ele seja infalÃvel. Nem ele mesmo. Ninguém é mais ou menos inteligente porque é de direita ou de esquerda. As pessoas mais inteligentes são aquelas q nao se prendem a bandeiras.
Deve ser porque ele tem um Nobel e você gasta seu tempo em comentários "jeniais". Nem mugindo mais alto ele te escutará.
Ainda que ganhador do Nobel, é o americano binário condenando o bandido do Putin sem olhar o próprio paÃs, o próprio quintal. Parcialidade é pouco pra essa turma
Krugman é um neoliberal e o neoliberalismo mata mais que as guerras.
Pois é, já o Socialismo nunca matou ninguém não é mesmo?
Para gregos e troianos segue meu comentário: Os Estados Unidos(USA) é o paÃs mais desenvolvido do mundo em todos as áreas! Além de material bélico se dedicam as pesquisas nas áreas da saúde uma delas é descobrir a cura para qualquer doença que não tem cura atualmente. Esses paÃses de comunismo, socialismo, fascismo, ditaduras são atrasados, retrógrados que só falam em guerra maluca comandados por malucos. Democracia Plena e Liberdade de Imprensa!
O povo russo não concorda com o Putin.
bom dia , eu amo a Ucrânia, vamos que vamos arrebenta com os russos
Para o colunista, parece, há apenas uma superpotencia militar; a do paÃs a que ele serve. O poderio militar, sob quaisquer bandeiras, vocacionado prioritariamente para a morte, representa atraso para a humanidade.
É obvio que PK vai seguir o script do departamento de estado. Como Hollywood fazia na época MacCarhy e continua a fazer. Como os sipaios da FSP o fazem ao transcrever. PK precisa olhar para o próprio umbigo. Como saÃram os eeuu de Vietnam, do Iraque, do Afeganistão???
Correm e rápido pra casa.
Da mesma forma como a antiga União Soviética saiu do mesmo Afeganistão, derrotada.
SaÃram derrotados. mas isto não é um atestado de que PK era a favor destas intervenções militares. A verdade é bem outra.
Um artigo equilibrado e bem escrito por um liberal democrata visceralmente antitrumpiano. Vê uma Rússia decadente. Quem o conhece sabe que se trata de um socialdemocrata legÃtimo. Certamente não é da direita americana. Escreve com conhecimento de causa e não com o fÃgado como vários escribas mal informados da FSP.
É cedo para uma análise do desempenho militar russo. Os EUA e aliados ingleses levaram 20 dias para tomar Bagdá, e o exército tinha aproximadamente os mesmos 180 mil soldados. Mas é verdade que Kiev é muito mais perto da fronteira da Bielo-Rússia que Bagdá da Arábia Saudita e Kuwait. Se não a tomarem até domingo, a noção de exército Potenkim começa a ganhar força.
Um dos problemas dos sabidos é achar que todos os outros são otários, nas cadeias só tem sabidos. Na rua e felizes estão soltos os otários. Se Putin for vitorioso terá toda a Rússia, China e Coreia do Norte para passear, fora isso poderá ser preso ou no mÃnimo vaiado.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
O artigo não faz julgamento moral na sua análise. É frio como um cubo de gelo. Não sei do que você está falando... "Go home. You are drunk."
Patético é querer defender um monstrin como o putin. Se vc acredita nos argumentos dele é porque é um fanático lulopetista ou faz pouco de sua inteligência. Por isso o lula não pode voltar ao poder, acompanhado de partidos como o pt, pco, ... tudo que significa ATRASO.
Faltou comentar o principal, o tão temido botão das armas nuclearesÂ… E aÃ, como fica? Adeus mundo cruel?
É por isso, que aquilo está acontecendo. :(
Gostei da análise de Paul Krugman, acho que essa ponderação da farsa de potência mundial caiu por terra. Deveria o Putin ler essa matéria como reflexão frente a sua arrogância. Mas como ele está mais para judoca do que estadista, só tem minhoca na cabeça dele.
De fato, Valdomero, o Japão saiu muito mal da ocupação americana. Todos sabemos a "ditadura atrasada" que é o paÃs até hoje. E, por falar em Yakusa, não há sombra de crime organizado na Rússia, não é mesmo?
Nishida, o senhor deve ter gostado da administração americana do Japão depois da WWII. E os fortes laços com a Yakuza que governa o Japão hoje. Recomendo ler "Tóquio Ano Zero" do americano David Peace, para entender melhor o mundo dos seus antepassados
Esse texto tem um simples objetivo: acalmar a população norte-americana ao receio de uma escalada, talvez nuclear. Pelo que me lembro do Iraque e do Afeganistão, EUA ficaram vários dias bombardeando civis, com armas de destruição em massa, ininterruptamente até não sobrar mais nenhuma estrutura intacta, só depois chegaram por terra para "dominar" os escombros, e, com dificuldade, derrubar uma estátua do Saddam. Se fosse hoje, até a estátua seria derrubada por drones.
Os crimes de Bush justificam os crimes de Putin. Vamos bem assim...
Nem eu, nem o Bush, nem o Rumsfeld, nem a ONU. Que triste ter que explicar trocadilho...
Pereira, pesquise o que são "armas de destruição em massa". Pelo visto, você não sabe.
Creio que ele errou na dosagem do ataque, achando que os Ucranianos iam ceder fácil. mas a Russia é sim uma grande potência militar, e tem armas que nem foram usadas ainda. Os caras são acostumados com a guerra, alias, derrotaram Napoleão, e uma parte dos Nazistas. O que ela está fazendo com a Ucrania é o mesmo que os EUA fez no Iraque, o mesmo que Israel faz diariamente com os palestinos, e ninguém fala nada.
É similar na covardia e injustiça, no desequilÃbrio de forças. Mas tem uma diferença brutal entre os casos citados, a Rússia não quer arrasar a Ucrânia, pois teria que reconstruÃ-la. EUA não se importava com Iraque, seu objetivo estava abaixo do solo. Israel não se importa com Palestina, seu objetivo é o próprio solo.
Emocionante ver a foto dessas mulheres num ato de coragem e bravura, um nó na garganta e lágrimas nos olhos, mas um orgulho incomensurável. Bravas mulheres, bravo povo ucraniano. Resistam.
Jacqueline, querida qual é o filme que esta assistindo.
Jacqueline querida qual é o filme que esta assistindo.
Jaqueline, "linda" expressão de apoio. A distancia é ficar tranquilo com a "consciência" solidaria. Melhor, vai lá somar forças
Artigo bem alinhado ao pensamento do jornal The New York Times, apoiador declarado do governo Biden. O colunista não deve ter visto a coluna russa de 64 Km avançando sobre Kiev. Também esqueceu de mencionar que o poderio bélico nuclear da Rússia é superior ao americano. Além do mais, os russos tem o apoio da china, que em breve vai superar a economia americana.
Essa turma de lulopetistas parecem que apoiam o putin, É brincadeira, total falta de coerência. Não é à toa que o pco, assecla do pt, ambos simbolo do ATRASO, tb apoiam o putin.
Número de ogivas não equivale a poder bélico.
Alinhado mesmo tem a FSP, EST~, NYT, folhetim ingles, vejamos até de Portugal kkk .
Interessante como as análises são feitas a despeito de dados. A velocidade da Ucrânia, com a Rússia visilmente com o pé no freio, é mais rápido do que a chegada dos EUA a Bagdá. Os EUA demoraram 10 dias. Essas análises estão pautadas em achismos. E sem bombardeio. Não há nenhum fundamento geopolÃtico da Rússia em matar indiscriminadamente.
Pra que guerra se o destino de todos é a morte?
Estou mais boicotado do que a Rússia, pobre de mim.
Não é ingênuo, é mal intensionado.
O português, Adenilson, o português. Precisa melhorar...
Vocês estão de parabéns!
É preciso perguntar: Quantos dias o Brasil resistiria a um super boicote econômico? Por que os Estados Unidos não mostra o ouro que ainda possuÃ? O que o esporte russo tem a ver com isso, pois autocrata por autografa temos um? Sim a Rússia vai ser destruÃda, e o mundo vai ficar muito mais inseguro.
Qual será o diminutivo de Putin após satisfazer os desejos de seus oligarcas nas madrugadas dos cassinos de Las Vegas?
Vejo aqui indivÃduos que escrevem apenas para desqualificar a análise do autor. Proponho uma estratégia mais inteligente, se você não concorda com o que ele escreveu, faça melhor que ele, escreva o seu artigo e publique num grande veÃculo de imprensa.
Contando com a famÃlia Frias como editor?? Promotores do golpe a Dilma, eleita pelo voto popular....
Qual será o diminutivo de Putin após satisfazer os desejos de seus oligarcas nos cassinos de Las Vegas?
Excelente análise deste Prêmio Nobel sempre tão consciente.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Paul Krugman > Rússia é uma superpotência Potemkin Voltar
Comente este texto