Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. João Gaspar Farias

    Medo de calote e prejuízos, e medo de Putin, um sujeito muito mau, melhor não discordar. Melhor deixar a Rússia fazer o que quiser, não é.

    Responda
  2. Marcelo Moraes Victor

    Estamos em guerra, meu querido e inteligente? analista? Qual a opção? Não fazer nada? Não pagar o preço pelo que não começamos? Qual a opção querido gênio das ideias?

    Responda
  3. Pedro Botan

    Vinicius Torres Freire não tem bola de cristal e nem adivinho, esta fazendo uma análise do comportamento econômico mundial .

    Responda
  4. Guilherme Zambrana Toledo

    Se tem algo que possa parecer positivo nessa guerra, é que boa parte dos brasileiros agora sabem onde fica a Ucrânia.

    Responda
  5. Fabio K

    Sugestao para a FSP: por favor nos indique quais letras do alfabeto sao permitidas nos comentarios, A partir dai a gente vai direto ao ponto em vez da gente ficar o dia inteiro tentando encontrar combinacoes para compor 6 linhas. PS, eu ja sei que caixa alta, palavras obviamente ofensivas ou contundentes, pontos de exclamacao e interrogacao, nao podem. Quais seriam as outras?

    Responda
  6. Adriana Rossi Alves

    E o que o jnio genial propõe, que o ociente ignore o estupro da Ucrânia? Aguardar que o vilão de Moscou escolha a próxima vítima de seu projeto de restaurar o poderio soviético? Boicote total já. Falir a Rússia é restaurar a paz no mundo.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Onde tinha guerra no mundo até uma semana atrás? Arábia Saudita bombardeando o Iêmen, mas isso nem aparece no noticiário. Israel expropriando terras de palestinos para fazer conjuntos habitacionais para os seus, mas isso já é sabido há muito mas sanções nunca ninguém se prontificou a adotar. Países africanos pobres quase sempre tem alguma guerra. Quem liga? Estou esquecendo alguma? Certamente! O que sei é que os russos só se meteram na da Síria, que aliás praticamente acabou graças a isso.

    2. Pedro Botan

      Olá Adriana, seus sentimentos em relação a Rússia não precisa ser de extermínio aos Russos, lá também tem crianças e mulheres desprotegidas da guerra, igual da Ucrânia, precisamos estabelecer a paz entre as nações, sem bombas . Pensamento negativos só atrapalham .

    3. Vinicius Torres Freire

      Boa tarde, obrigado por ler a Folha. O texto não propõe esta ou aquela alternativa para lidar com a Rússia ou com o conflito em geral. É uma análise: dado isto, aquilo. Preços de commodities fundamentais sobem por causa de tumultos nos mercados, em parte causados pelas retaliações, o que terá efeito em inflação, juros e crescimento. Abraço, saúde e paz.

    4. Fabio K

      Adriana, menos, bem menos. Gostaria de elaborar mas a FSP nao deixa.

  7. Ricardo Knudsen

    O colunista tem direito às suas opiniões, mas é feio mentir. As armas a serem fornecidas à Ucrânia não tem como objetivo matar russos, como afirma o colunista. Não serão usadas contra russos étnicos ou imigrantes que vivem na Ucrânia. Não serão usadas contra civis russos que tenham entrado pacificamente no país. Não serão usadas contra russos na Russia. Em suma, os ucranianos não tem como objetivo matar russos, mas defender-se contra invasores, sejam russos ou não.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Hoje no artigo da prof. Maria Hermínia Tavares: “As ideias de Putin formam parte do repertório da extrema direita no mundo.” Putin é a extrema direita q ameaça o mundo, inclusive com guerra nuclear, não umas poucas armas convencionais fornecidas à Ucrânia.

    2. Ricardo Knudsen

      Wilton, tanto russos quanto ucranianos são povos eslavos. Se vc acha q os “nacionalistas” ucranianos vão matar eslavos, presumo que cometerão suicídio.

    3. Ricardo Knudsen

      Fabio, vc está insinuando q as novas armas serão usadas para executar civis russos ou outros crimes de guerra? É absurdo, a Ucrânia tem forças armadas bem equipadas,não precisaria de novas armas para cometer crimes. Não há notícia de violência de ucranianos contra civis. E pq vc não propõe controlar as armas da Rússia, que ê o agressor e já bombardeou alvos civis? E que já usou armas banidas por organismos internacionais, como bombas de fragmentação e termobáricas?

    4. Ricardo Knudsen

      Wilton, vc comprou o discurso mentiroso de Putin de q o governo Zelenski é associado a neonazistas. Zelenski é judeu, foi eleito com discurso anti-política e não tem plataforma de extrema direita. Putin é o autoritário de direita, q assassina adversários, acabou com a liberdade de expressão e se alia a políticos de ultra direita, como os ditadores da Hungria e Bielorrussia, além do Bolsonaro. Mostre as evidências de q Zelenski é de ultra-direita.

    5. Wilton Cardoso

      Ao que parece isso não é verdade. Ha informações confiáveis de q exército da Ucrânia incorporou muitas milícias "nacionalistas ": um eufemismo para neonazistas. E o objetivo desse pessoal é limpeza etnica, pois cosideram eslavos povos inferiores. E o governo Zelensky é de extrema direira e aliado dessas milícias. Putin n é santo mas nisso ele tem razão: é loucura armar um governo irracional de extrema direira.

    6. Fabio K

      Ricardo, quem vai verificar o uso apropriado dessas armas?

  8. Hercilio Silva

    Fosse inicio de inverno na Europa o custo de energia gerado pelas sanções no Bolso do consumidor seria menos aceito. Essa conta ainda vai chegar. E aí o alemão vai descobrir que seria mais barato com o gasoduto russo. Tá pagando mais caro pra dar mercado aos americanos e petróleo do mar do norte. Isso ajuda a extrema direita e seu nacionalismo e xenofobia. Os democratas entraram na armadilha da extrema direita.

    Responda
    1. Bruno Martins da Costa Silva

      Uma correção: a armadilha não é da extrema direita, é dos próprios democratas, que julgando que a Rússia não poderia se alinhar com o ocidente (ou simplesmente por não querer a Rússia) vão fragilizar a economia global para fragilizá-la e vão deixá-la em definitivo aliada aos chineses.

  9. Adenilson peneli

    O fim do mundo seria muito bom para ser verdade, seria um sonho ver uma chuva de bombas nucleares.

    Responda
  10. Adenilson peneli

    As sanções devem sim ser suspensa, aliás eu não me lembro se quando os Estados Unidos e a Inglaterra invadiram o Iraque sem aprovação da ONU, houve sanções a esses países, é preciso conhecer a geopolítica mundial para compreender como o mundo é seletivo, pois o que vale para, não vale para outro.

    Responda
  11. Adenilson peneli

    As sanções devem sim ser suspensa, aliás eu não me lembro se quando os Estados Unidos e a Inglaterra invadiram o Iraque sem aprovação da ONU, houve sanções a esses países, é preciso conhecer a geopolítica mundial para compreender como o mundo é seletivo, pois o que vale para, não vale para outro.

    Responda
  12. Victor Henriques

    Qualquer que seja o custo das sanções para as democracias, é um preço que vale a pena pagar.

    Responda
  13. José Cardoso

    Essas sanções estão se expandindo como uma reação em cadeia. Os governos europeus não querem parecer complacentes junto a seus eleitores.

    Responda
  14. luiz nogueira

    Esse colunista, Vinicius Freire com esse texto enviesado tá defendendo que se suspenda as sanções ? Quem está invadindo quem ?

    Responda
    1. Vinicius Torres Freire

      Boa tarde, obrigado por ler a Folha. O texto não propõe esta ou aquela alternativa para lidar com a Rússia ou com o conflito em geral. É uma análise: dado isto, aquilo. Preços de commodities fundamentais sobem por causa de tumultos nos mercados, em parte causados pelas retaliações, o que terá efeito em inflação, juros e crescimento. Abraço, saúde e paz.

  15. RAYMOND KAPPAZ

    Analise rasteira desse articulista. O Ocidente sabia das consequências do bloqueio e tem bala na agulha para suportar o efeito bumerangue.O articulista precisa aprender um pouco de história.

    Responda
  16. Pedro Botan

    Zelenski é um idiota completo, deixar ou aceitar colocar Otan em suas fronteiras com a Russia . Bidem é um míssil guiado pela Otan, se acha dono do mundo, prepotente, ontem em seu discurso ameaçou a Rússia o tempo todo não ofereceu nenhuma possibilidade de paz, Otan poluiu a Europa toda com armamentos que na verdade só trás preocupação ao mundo. Qual diferença da criança Ucrânia e da Rússia ? Zelenski deve saber , autoriza Otan .

    Responda
    1. Fabio K

      Pedro, pelo que pude ver nesse video da CNN, o Zelensky esta querendo voltar as condicoes iniciais anteriores ao inicio dessa invasao. Ele e realmente um pandego.

  17. Claudio Belodi

    Terr0rrismo barato.

    Responda
  18. Maria Aparecida Azevedo Pereira da Silva

    Nenhuma analise sobre a absorção de grãos, petróleo e gás russos pelos mercados asiáticos? Os quais alias, são geograficamente vizinhos da Rússia?

    Responda
    1. Vinicius Torres Freire

      Boa tarde. Obrigado por ler a Folha. Pode ser que a China compre parte do petróleo, do gás e dos grãos russos. O artigo limitava-se a um aspecto, que é o efeito das sanções sobre preços de commodities essenciais, preços que dispararam nos últimos dias, com implicações para inflação, juros e crescimento econômico. Abraço, saúde e paz.

  19. Jose Oscar Marques

    Muito bom texto, destoa da superficialidade habitual da mídia adoradora de Washington

    Responda
  20. rubens gonçalves

    Na vi hoje no bloomberg os indicadores financeiros do mercado europeu e americano e asiático ou mesmo aqui. Se alguém viu me avisa os índices do Dow jones de Xangai de Londres Paris e Munique. Desde já agradeço. Só para confirmar a informação do Vinicius que é factível.

    Responda
    1. Vinicius Torres Freire

      Boa tarde. Obrigado por ler a Folha. Os indicadores de Bolsas são, por definição, públicos. É fácil verificar que, desde o dia 22 de fevereiro (dia da ordem de invasão no Donbass) até ontem, 1º de março, o preço do petróleo ICE Brent (front month) aumentou 15,7%, o do trigo (CBT, front month futures) 26,6%, o do milho (idem), 16,6% etc. Abraço, paz e saúde.

  21. Levy Cunha Bravo

    Todo mundo minimamente estudado sabe que as sanções impostas também têm custos para o Ocidente (sem aspas, não seja pedante). Você não é inteligente por perceber isso. A questão é se o Ocidente está disposto a arcar com esse custo. Até agora, de forma até surpreendente, parece que sim.

    Responda
    1. Fabio K

      Levy, deixa ver se consigo te ajudar. Ocidente = paises desenvolvidos a reboque dos EU. O Brasil nao conta porque nao e branco nem desenvolvido, apesar de estar geograficamente localisado no hemisferio ocidental deste nosso planeta tao sofrido e depalperado.

    2. Sebastião Staut

      Artigo fraquíssimo, platitude

    3. MARCELO CAMPOS DELAVIGNE BUENO

      Sim, o articulista escreve sobre o óbvio, e ainda faz crítica velada ao Ocidente. Mais parece um dos aduladores de Putin, tão comuns na intelectualidade tupiniquim.

    4. MARCELO CAMPOS DELAVIGNE BUENO

      Sim, análise rasteira do articulista, e ainda quer dar um tom crítico às sanções, ao estilo de Cuba, Venezuela, etc.

    5. Ricardo de Oliveira

      O problema é que fácil começar, só que depois ninguém sabe como termina. Rússia e OTAN estão escalando, na certeza ou esperança que o outro vai ceder. E nós cidadãos comuns vamos perder mundo a fora seja em vidas, seja pela inflação, escassez... Por causa do orgulho e arrogância desses caras que decidem por nós todos. Se não acharem uma saída honrosa para todas as partes envolvidas, se insistirem na vitória total e humilhante, isso vai longe e vai ficar muito perigoso

    6. Sebastião Staut

      Verdade Levy. Artigo profundo e valioso como pires de botequim.

  22. Claudio Lourenço Rocha

    Quem deveria sentar-se na mesa de negociações são os membros da Otan e da Russia, onde a otan deveria reiterar compromisso assumido no fim da guerra fria de não expandir-se em direção ao leste europeu, se retirando dos territorios onde ja se faz presente. Ou no minimo fastar qualquer hipotese de colocar armas e misseis no territorio da ucrania. Mas para eles é melhor pagar para ver até onde putin pode chegar, enquanto isso colocar a comunidade internacional contra a Russia. Dara certo?

    Responda
    1. Bruno Martins da Costa Silva

      É basicamente isso. Nada justifica a agressão russa, mas a OTAN podia e pode evitar isso e nada fez ou faz. Vão arrebentar o mundo inteiro pelo direito de ter base em Odessa, ou porque desde o início queriam quebrar a Rússia. Agora vão descobrir as mazelas do neoliberalismo, da desregulação e da falta de controle estatal sobre bens estratégicos. Em suma, a globalização sem governança global é isso: barril de pólvora.

  23. Wilton Cardoso

    A interdependência entre as economias nacionais (principalmente entre Rússia e UE) é uma arma de defesa geopolítica de Putin. Se a Rússia aguentar o tranco das sanções claro.

    Responda
  24. Marcelo Pires Santana

    Comentário ruim (escreveria ou outra coisa não fosse o sensor da Folha). Impossivel citar como análise. Pense bem antes de escrever.

    Responda
  25. Claudio Lourenço Rocha

    Se fosse o putin aceitaria que os americanos e amigos da otan colocando misseis e armamentos na sua vizinha Ucrania, e como contrapartida, reciprocidade encheria cuba, venezuela de armas e misseis, claro em nome de tudo que agora os membros da Otan prega, se o mexico, canada e ou qualquer Pais quisesse, encheria de armamentos e bombas, assim como parte do seu arsenal atomico..Acho que Isso colcoaria um fim a este impasse que esta colocando medo em toda humanidade

    Responda
    1. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

      Cláudio, o resgate histórico que você fez, (compromissos dos EUA/OTAN com a Rússia no "pós guerra fria) é pertinente, quem não enxerga demonstra ter vísão limitada da questão, sem buscar outras fontes, se deformam com informações unilaterais tuteladas por tio Sam!

    2. Bruno Martins da Costa Silva

      Meus caros, já que atacam o Claudio e não os argumentos dele, procurem a palestra "Why is Ukraine The west's fault?" do professor John Mearsheimmer da Universidade de Chicago, uma das maiores autoridades dos USA sobre relações internacionais.

    3. Claudio Lourenço Rocha

      Voces que comentaram meu post sabiam que os americanos e amigos da Otan trairam a promessa feita depois do fim da Guerra Fria, que nao iria se expandir para o Leste Europeu. O que se percebe nos últimos anos é uma contínua expansão em vários países: Lituânia, Estônia, Polônia. E, com, a promessa feita em dois mil e quatorze da possibilidade da Ucrânia entrar, fazendo com que a Otan literalmente fosse vizinha da Rússia. Entenderam:?

    4. Fernando José Nicoli

      Só faltava esta,um estrategista do regimento dos trapalhões (Didi,Mussun,Zacarias,Tião Macalé, Sargento Pincel e agora o Cláudio .

    5. JEFFERSON DE AQUINO GUATURA

      Cláudio, A Ucrãnia se desfez de suas armas nucleares em um Acordo/Tratado em que a Rússia,que se comprometeu a não atacá-la ! Mas veja o que está acontecendo: a Rússia não cumpriu o tratado/acordado e está atacando e destruindo a Ucrânia e seu povo ! Dá para acreditar na Rússia ?

    6. alex carvalho

      Medo dá, de pessoas que pensam assim !

  26. RICARDO BATISTA

    É guerra. É pandemia. É Bolsonaro. Quarenta milhões de pessoas vendo seu país ser invadido. Tem hora que dá vontade de dizer : Cadê esse cometa que não chega? Vem logo.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Mmmm.... Abel, sou mais o cometa do Ricardo: acaba a coisa de uma vez, essa história de bomba nuclear demora muito, a não ser que a gente esteja perto. Eu não ia achar mau, não, também tô de saco cheio da desgraceira, Ricardo. Mas, antes do cometa geral pudesse vir aquele vaticinado pelo Queiroz, eu bem que ia gostar de vê-los levando. Até pago para ver entrando! Hahahahah!

    2. Abel i

      Cometa no caso seria a bomba nuclear né? Esse tem a maior chance de cair

  27. Marcelo Bondioli

    1. Peste: Covid-19. 2. Guerra: Rússia x Ucrânia. 3. Fome.

    Responda
  28. Claudio Carvalho

    O Putin é ingênuo. Talvez burro. Há quem compare ao Bolsonaro. Excelente texto!

    Responda
  29. Robson Simões

    O senhor que trabalha aí, dá para pedir aos editores para parar de reproduzir as matérias dos jornais americanos? E pelo amor de Deus parar com esse massacre a nós assinantes ? Insuportável. Ninguém aguenta mais.

    Responda
    1. Claudio Lourenço Rocha

      Se fosse o putin aceitaria que os americanos e amigos da otan colocando misseis e armamentos na sua vizinha Ucrania, e como contrapartida, reciprocidade encheria cuba, venezuela de armas e misseis, claro em nome de tudo que agora os membros da Otan prega, se o mexico, canada e ou qualquer Pais quisesse, encheria de armamentos e bombas, assim como parte do seu arsenal atomico..Acho que Isso colcoaria um fim a este impasse que esta colocando medo em toda humanidade

  30. Said Ahmed

    Igual abelha quanco ferra...

    Responda