Opinião > Rússia sob sanção Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. edgard reymann

    Ucrânia, antes da invasão, era um país considerado modelo pelos bolsonaristas. Apoiar o governo atual, que faz vista grossa para grupos nazistas agindo contra comunidades russas (no passado recente mataram mais de uma centena de crianças de origem russa), é absolutamente condenável. Rússia ataca hoje a Ucrânia porque ela pode se alinhar à OTAN, o que configura um sério risco para a segurança russa. Lembram-se quando quiseram instalar mísseis em Cuba? Pois é.

    Responda
  2. TADEU PEREIRA

    Editorial inconsistente - não está em análise a conjuntura geopolítica econômica contemporânea. Apenas coloca Rússia, Rússia, Rússia, e as consequências para a Rússia. União Europeia e o mundo vão sofrer e muito. Brasileiro s já estão sofrendo. Para acabar com a arrogância europeia e americana é só restringir controlar as fontes de combustíveis. Eles não tem recursos energéticos. E ñ se iludam fazem uma guerra atômica - caso não tenham acesso a estes recursos.

    Responda
  3. eli moura

    o que a russia quer neste conflito? o que a ucrania quer? o que a nato quer? Há tres interesses neste conflito e isto não pode ser ignorado. Havia trocentas maneiras de impedir as coisas chegarem a este ponto. Parece que a despeito dos esforços do presidente frances e do chanceler alemão, reino unido e estados unidos viam uma oportunidade das coisas chegarem a este ponto. Qual a oportunidade? Comites de segurança da Onu podiam ter reunidos antes, as sançoes fortes podiam ser aplicadas antes....

    Responda
  4. jose carlos toledo junior

    Fraco. O ocidente humilhou e tornou a Russia mais um fornecedor de recursos naturais e um mercado para seus produtos pós o colapro soviético ao invés de fazer a reconstrução e integração que a levasse a prosperidade, como foi feito com a Alemanha pós a GM II. Humilharam e destruiram a Alemanha na GM I e deu no que deu. Foi questão de tempo para um autocrata cruel com delírios da grandiosidade da Russia, uma potencia nuclear, tentasse a vingança. O ocidente tem que aprender a lição.

    Responda
  5. josé SOARES

    A invasão russa é condenável. Mas nestes dias houve bombardeio na Somália pelos EUA , no Yemen, Israel invadindo a Síria - inclusive com covardes agressões a crianças- e a grande mídia ocidental nada mostra ou fala a respeito.Ah sim, estão fora da órbita da OTAN e são nações de segunda.

    Responda
  6. Tadêu Santos

    Sou de esquerda e apartidário, porém com senso crítico sobre as dinâmicas geopolíticas que ocorrem em âmbito local e global. Com a invasão da Ucrânia pela Rússia, concordo que surge uma nova configuração dividida entre ocidente e oriente, sem antagonismo ideológico... Ouvi parte da fala do Biden e me cativou a abordagem sobre insulina e diabéticos e sobre geração energética ao mencionar apoio as energias limpas, apesar de não mencionar especificamente as renováveis, como a solar e eólicas

    Responda
  7. José Eduardo de Oliveira

    Mais sementes malignas foram plantadas pelos russos, num solo que já estava germinando ódio a eles por décadas. Hoje talvez Tolstoi escreveria outro livro, não sobre Napoleão e suas guerras contra a Europa e os russos, mas um livro sobre as guerras de russos contras russos: Guerra e guerra.

    Responda
  8. Ricardo Ferreira

    É uma pena tudo isso ocorrer (esquecendo o desastre humanitário da guerra), mas entendo que estas sanções são necessárias. Assim como um bandidoque não consegue viver em sociedade deve ser segregado dela, países incapazes de respeitar as Leis internacionais também o devem.

    Responda
  9. Vladimir Micheletti

    NOSSA mí.dia precisa, urgentemente, de regu.lamentação. Que estória é essa de transformar o bandido em herói?

    Responda
  10. Francisco Gugé

    Pararam de comprar petróleo da Rússia? A Alemanha parou de comprar gás da Rússia?, acho que não. Será que vão tirar os bancos que recebem pelas vendas de gás e petóleo, do sistema swift? Essa "lacração" da Rússia tem muita narrativa, e muita coisa não explicada.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.