Martin Wolf > Com guerra na Ucrânia, Putin reacende conflito entre tirania e democracia liberal Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Muito bem escrito, dizendo o óbvio ululante do Nélson Rodrigues. Quem conhecia bem a Rússia ansiava por uma defesa da OTAN. O Napoleão de terceira idade do Kremlin mostrou de novo a necessidade da organização.
Este mundo atormentado, mais parece a civilização do Coliseu aumentada. Fertilizantes para o Brasil, simples coincidência ou variável prevista?
Essa nÃtida manifestação de arrogãncia e empáfia desse porta-voz do imperialismo dos EUA demonstra a total indiferença dêstes para com os demais (o resto do mundo). O Putin errou ao recorrer à emeaça de guerra nuclear. Ofereceu o pretexto para a imbecilidade se impor na polÃtica. Agora, a irracionalidade segue no comando.
Os EUA com os seus erros (ninguém e nem paÃses são perfeitos) são a maior democracia do mundo, por isso estão sob os escrutÃnio de seus cidadãos e da imprensa livre. Essa é a vital diferença da ditadura russa, não do povo russo que é vÃtima. Este fato deveria ser suficiente para se hesitar diante do antiamericanismo irracional, mantido a todo custo, tal qual uma ideologia religiosa.
Inacreditável. Todos os paises tem que cuidar dos seus interesses que obviamente não coincidem com os interesses americanos ou russos. Mas, usar o imperialismo americano para justificar as ações bélicas expansionistas de um autocrata cruel com delÃrios de grandeza e que ninguém sabe onde pode terminar é pura insanidade.
Jose Carlos, Putin esta agindo em legitima defesa, a otan e uma ameaca em busca da razao de existencia. A Alemanha vai gastar soma incalculavel para aplacar a ira dos US e sua industria de armas. Zelensky e um inconsequente que achou que ingressar na otan iria lhe trazer mais proveito. Deu errado e agora seu povo vai pagar por isso. Acho curioso que os jornais falam o tempo todo de Putin mas pouco ou quase nada se fala de Zelensky. Acho isso revelador, sera que estao sonegando informacao?
Entre tantos erros o pior é dizer que a polÃtica resolve a questão econômica. Explica isso para a Arábia Saudita, para China. Ou as ditaduras também são ao gosto do freguês ou do donos delas? O que manda é o dinheiro, polÃtica é algo que tem que atender a demanda.
O que me espanta é que o mundo era mais seguro quando existia o comunismo. Dividir o mundo em dois blocos capitalistas é a prova de que a humanidade sempre se matará quando a hegemonia de um for ameaçada. Essa foi a receita das guerras mundiais anteriores. O mundo, quando o comunismo existia, nunca esteve tão próximo do fim como agora.
Em entrevista coletiva, o encarregado da Ucrânia no Brasil, Anatoliy Tkach, disse que Putin deu "ultimato" ao governo durante nova rodada de negociações. Sergio Guchenkov, ucraniano que vive no Brasil, faz um apelo a Bolsonaro: "Peça a ele que pare com os ataques, ligue para ele". Trecho de manchete de um grande jornal.
Esse Senhor, Martin Wolf, mostra em seu artigo uma verdade que uma parte do mundo sabe. Ninguem se importa com o futuro da Humanidade, essa guerra poderia ter sido evitada sim, mas os EE UU que manda na OTAN, junto com os poderosos que manipulam a ONU estão na espera de uma tragedia que vai criar um novo poder mundial, dirigido por os EE UU, o problema são a China que não vai aceitar isso. É só esperar para ver.
Martin Wolf, mais um doutor da mÃdia corporativa a mando da melhor vida do mundo, capitalismo selvagem EUA e UK a quem sempre tiveram piratas e corsários nos séculos passado a disposição da famÃlia real agora são verdadeiros moralistas do mundo.
'UE exclui 7 bancos russos do SWIFT e proÃbe divulgação de conteúdo da Sputnik e RT em seus paÃses'. Democracia Liberal? Hummmmmmmmm!
Parei de ler no segundo parágrafo. FSP replicando visão unilateral de uma guerra. Mas, acho que entendi o artigo do colunista: EUA, booooom. Biden, bom. Boris Johnson, bom. Comediante presidente de paÃs pacÃfico e que de qualquer forma quer guerra, boooom. Putin: Mau. Pior ser humano que já habitou a terra. Entendi, mas, tá erraaaado.
Para quem tem glamour por confrontos, se acha dono da verdade e vê quem pensa diferente como inimigo é bom que observe o como cidades maravilhosas com seus suntuosos predios são transformadas em escombros. E para aqueles que tem torcida por este ou aquele lado, esses que se deixam levar por informações da midia corporativa, é bom saber que a primeira vitima da guerra é a verdade. Mas o que nos importa como ser humana é que existe arsenal atomico que pode colocar fim a especie humana.
Democracia liberal ou a própria segurança? O que os EUA faz a respeito da Arábia Saudita? Kuwait ou Qatar? Democracia liberal ou controle neoliberal do comércio e produção de óleo gás e grãos. Putin vai para as profundezas onde vai encontrar os liberais dos EUA, que vão se explicar sobre Iraque, Coreia, Vietnam, Afeganistão e tantos outros.
Democracia liberal KKKK. Só na cabeça deste americano. A bomb em Hiroshima, a invasão do Iraque, do Afeganisstão etc....
Mr. Wolf, os parametros incorretos determinados nas 2 primeiras linhas do seu texto inviabilizam o debate.
Brasileiro tem que parar de ser anti-americano antes de tudo. Dos milhoes de erros que o pais da bandeira listrada (alusão feita por Marx em carta congratulando Lincoln pela vitoria) tem, uma que não tem é ter um povo que busca por democracia participativa. Putin é um autocrata para muitos dos russos e bolsonaro é um lambão para muito dos brasileiros, porém só um desses está no poder ha 22 anos. Sabe pq? pq ali não é uma democracia liberal.
Como ficaram maravilhosos paÃses tipo Afeganistão, Iraque, LÃbia, SÃria, etc, depois que o deus americano foi lá e implantou a tal democracia. O povo lá ficou feliz em meio milhares de mortos e cidades destroçadas. Adoraram dar seu petróleo para engordar o bolso dos EUA. Que maravilha. Deus salve a América e o mundo. Não permita concorrência. Tudo e sempre EUA.
Que viagem...Informação sem discernimento. Como disse um amigo: "tamo à pé".
Marcelo, a queda da URSS, que nos trouxe a queda do muro de Berlim e o fim da guerra fria deu inicio a um processo de globalizacao que nao so e insustentavel em termos de recursos naturais como tambem trouxe um impacto muito grande, e ate o momento inconclusivo, na geopolitica global. Essa guerra e mais um reflexo disso. Eu nao sou anti americano mas a America que eu conheco nao e isso que esta ai. Ser americanofilo nao significa se curvar a todos os designios de Washington. A Otan e uma ameaca.
"Tirania " versus "democracia liberal" kkkkkk.
Esse tÃtulo só pode ser piada, não!?
Esse sujeito é americano e defende o que eles entendem como seus valores para um mundo a serviço deles, do que entendem ser uma democracia. São obtusos e binários como seu sistema partidário. E ainda tem o desplante de falar que a Ucrânia é uma democracia pacÃfica. Das duas, uma. Ou é mal informado, o que duvido, ou é desonesto, como a maioria de seus conterrâneos
Não errou não Marcelo, a Inglaterra é apenas uma filial americana com uma rainha.
Opa, opa, errei a nacionalidade do sujeito. Mantenho a crÃtica feita e acrescento, o capitalismo continua firme em seus propósitos imorais e hipócritas. A uma das perguntas em resposta ao meu comentário, quero que o Putin se exploda. Como se fosse um dia, faça amor, não faça a guerra. Com Lula de volta. Ah. #forabolsonaro
Marcelo, Martin Wolf e ingles e tem uma coluna no Financial Times. Seja la o que aconteca ele vai justificar os US e a Inglaterra. Acredite quem quiser.
Martin Wolf é britânico de pai austrÃaco e mãe holandesa. Somando todos os colunistas da FSP, não dá um Martin Wolf. É um europeu convicto e crÃtico dos americanos.
Estás a serviço do Putin, querido? ou do Lula?
Este sujeito é tudo menos americano.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Martin Wolf > Com guerra na Ucrânia, Putin reacende conflito entre tirania e democracia liberal Voltar
Comente este texto