Rodrigo Tavares > Os riscos da guerra financeira Voltar
Comente este texto
Leia Mais
de acordo Pedro : o articulista erra feio e os exemplos sao descabidos porque agora a questao é um ditador que tem arsenal atomico para usar (e se o fizer, reaçoes no mesmo patamar serao inescapaveis) se ele sur tar mais do que ate agora ; empresas globais nao tomam decisoes com enormes prejuizos sem informa çoes seguras de que a situaçao tende a ficar incontrolavel
ditaduras só erodem quando a sua base de sustentaçao interna delas se afasta ; será que os tais oligarcas assumirao este protagonismo ?
Guardadas as devidas proporções, o que o ditador Maduro faz com os venezuelanos deveria merecer um posicionamento mais incisivo da comunidade internacional. Parabéns ao articulista por levantar a questão.
Não concordo em absoluto com o texto, o autor compara o incomparável e parece viver num mundo à parte. De todos os exemplos que dá, qual o que é parecido com uma guerra que tem potencial para se tornar na 3ª Guerra Mundial? E qual o exemplo em que o planeta pode desaparecer com uma guerra nuclear? Que texto mais absurdo.
O que mais têm nisso tudo é arbitrariedade. De ambos. Nessas situações que vejo que o mundo é hostil e não civilizado.
Inacreditável eh ter gente que se acha "inteligente" pensando que um embargo financeiro seria "surpresa" pra Rússia, justo o paÃs que passou décadas "isolado". Essa eh de doer. PS.: O parque fabril do mundo, vide China, aderiu ao "boicote" ?
A China tem sobra de capitais. Vai comprar tudo junto com as estatais russas: investimentos ações fábricas. Sem falar nos mercados que vao se abrir para suas empresas.
O único articulista deste jornal que já tinha levantado a questão desse bloqueio das reservas internacionais foi o Vinicius Torres Freire. Se a moda pega quem vai controlar EUA e UE, ou ao vai valer para seus inimigos? Rússia e China já vinham desenvolvendo também num sistema próprio de trocas financeiras como alternativa ao swift, também controlado pelos ocidentais. Quando os EUA e seus amigos atacarem alguém vai ser assim também? Que leis valerão, as do quem pode mais chora menos?
Ótimo texto. Mostra a guerra financeira sob um ângulo diferente, o quê , para o leitor da folha onde 99% dos colunistas sempre apresentam a mesma ideia com outras palavras, é uma grata surpresa. Discordo apenas quanto ao ESG. ESG é apenas outro caso do " criar dificuldade para vender facilidade " .
Finalmente um artigo adulto, serio e amplo contemplando um olhar mais profundo e abrangente desse episidio, oferecendo uma analise desapaixonada e imparcial que brinda o leitor com informaçoes chaves para formar sua opiniao. Lembra a Folha de Sao Paulo do passado.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Rodrigo Tavares > Os riscos da guerra financeira Voltar
Comente este texto