Ruy Castro > No tapa com o tanque Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 Próximas

  1. Jorge Severo

    Obrigado Marina , é bom ver observadores realistas e bem informados sobre operações militares.Abraço.

    Responda
  2. José Cardoso

    O Nélson Rodrigues estava certo. Os jovens terroristas da época comeram o pão que o diabo amassou para nada. O próprio comunismo em nome do qual lutavam, acabou alguns anos depois. Mas quem morreu não volta.

    Responda
  3. Claudio Belodi

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Ney Fernando

      Não se pode afirmar que o colunista diria isso, já que o Presidente bolsonaro e as forças militares e milicianas dele nunca defenderam a pátria. Como tenente, ele planejou atos terroristas (nada patriotas) para exigir aumento salarial.

    2. SERGIO saraceni

      Claudio Belodi, se o seu líder tentar dar aqui uma de Trump ou Putin, o povo brasileiro também terá de pegar em armas.

    3. ANTONIO CZAS

      Qual é o patriota leva os os habitantes de seu país a irem em sentido contrário ao que lhes pode salvar a vida? Qual patriota deliberadamente permite que grupos desempenham atividades atividades ilegais? Repito que você não seja idiota, repito que teu problema esteja em saber o que é caráter. Mas talvez você saiba, sim e tenha feito a opção pela falta dele.

  4. José Bernardo

    Excelente, Ruy. T O D A forma de imperialismo tem de ser de nun ciada e com ba tida, independente de coloração ideológica. A febre de relativização que assomou neste episódio, contudo, só divide e enfra quece este comba te.

    Responda
    1. José Bernardo

      Sem contar que a relativização bem pode ser uma forma sutil de justificação. Um exercício simples pode mostrar isso. Imagine se denuncio a opre ssão sofri da pelos palestinos em Gaza, e alguém responde: *mas e o Iêmen*? O foco é de imediato desviado, diluído; atenuo e fico a um passo de justificar.

  5. Marcos Benassi

    Coisa horrorosa, hein, Ruy? A que ponto chegamos... Gostaria que toda essa tristeza servisse pra que neguinho repensasse esse fanatismo por arma, que a Bozofrenia despertou e na qual botou pilha. Não importa que "exista uso para defesa", é um objeto que só pode causar tristeza e dor. E, enquanto criação técnica, eu admiro sua beleza e precisão; mas ainda prefiro minha Estro: uma velha e linda cafeteira de espresso, curvilínea, de aço, com uma boa caldeira, há 20 anos comigo. No máximo, dá azia.

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Seu Marcos: como cego não tenho arma em casa. Só serviria prá alguém me matar. Contudo meu avô matou prá se defender no interior do Paraná. Na realidade o adversário se suicidou. Puxou para o velho uma arma sem balas.

  6. Aroldo Zella

    Falando de estratégia militar, o que espanta é que o exército russo ficou na fronteira da Ucrania uns dois meses fazendo exercicios e o Biden dizendo que ele ia invadir. Enquanto isto o exército ucraino não fez nada para defender suas fronteiras. Não colocou minas antitanques, não posicionou blindados, não usou sua força aérea. Agora querer paras os tanques russos a base de coquetel molotov. Não vai dar.

    Responda
    1. José Cardoso

      Isso eu também acho muito estranho. Por outro lado já houve mais baixas entre as tropas invasoras que entre as americanas na guerra do Iraque, isso na contagem dos próprios russos, que não tem interesse nenhum em inflar os números. Portanto a resistência militar não está sendo desprezível.

    2. Marina Gutierrez

      Aroldo Zella, prá voce ver como o Zelinsky é um noviço mal assessorado pelos seus generais Será que ele acreditou que o Biden iria enviar tropas norte-americanas e junto com a OTAN iriam defender a Ucrania?

  7. luiz jose almeida fayad

    Para saber o sofrimento dos ucranianos ,só se nos imaginarmos no lugar deles .O que fizeram de errado para serem trucidados por uma força descomunal, a opção é fugir para salvar a família, para um lugar seguro mas estranho, ou enfrentar as bombas, os foguetes, os tiros de canhão, o fogo , o ruído ensurdecedor das explosões. Os abrigos escuros, desconfortáveis, o frio, a fome. a sede. O grito dos feridos, dos desesperados, daqueles que sofrem. A dor da separação, as famílias divididas.

    Responda
    1. adailza araujo guedes

      Brasil ultrapassa 650 mil mortes por Covid. Bem aqui do ladinho, Marcos Benassi.

    2. Marcos Benassi

      Caros Luiz e Marina, não precisamos ir longe: desamparo, desespero, fome, solidão, tudo isso está aqui do ladinho, é só prestar atenção. É muito menos dramático, mas a gente tem índio sendo perseguido na floresta; se um evento dessa magnitude servir para sensibilizar quem acha que é "mimimi" índio fugindo de garimpeiro armado, ganhamos o dia em termos de humanidade. E nem falamos das quebradas urbanas, onde há palestinas, iraques, kosovos, ucranias...

    3. Marina Gutierrez

      Luiz Jose Almeida Fayadmuito sofrimento, ainda bem que o povo ucraniano ainda pode ir para a Polonia, Romenia, e outros paises europeus. Para saber mesmo sobre sofrimento não precisamos imaginar, basta ver ou ler jornais honestos que mostram o que Israel fez e faz em Gaza, uma faixa de terra,cercada por ar, terra e mar pelo governo de Israel e bombardeada de quando em quando. Lá não tem pra onde escapar e nenhum abrigo, escuro.

  8. Décio Ceballos

    Fantástico o heroismo ucraniano. Mas sobre enfrentar máquinas, não teve um caso famoso de um sujeito cearense que tentou enfrentar uma retroescavadeira?

    Responda
    1. José Bernardo

      O notável ali foi o contrário, a retroescavadeira que enfrentou um motim armado...

    2. Marina Gutierrez

      Decio Ceballos, hoje tentei lembrar o nome desses trator. retroescavadeira, e nao consegui. Teve um caso de uma mocinha norte-americana, Rachel Corrie, queem marco de 2003 estava na Palestina, ela se colocou em frente a uma retroescavadeira marca Caterpillar do exercito de Israel.para evitar que o soldado no enorme trator destruisse a casa de um médico palestino. O soldado manobrou o trator, jogou ela pro pro ar, ela morreu, a casa foi destruida e o soldado cumpriu as ordens...

  9. Paulo Araújo

    Caro Ruy Castro, quão eloquente e chocante seria um artigo sobre os vários enfrentamentos entre crianças palestinas, com pedras nas mãos, contra os tanques e soldados israelenses. Isso sem falarmos da população iraquiana massacrada pelos EUA.

    Responda
  10. Marina Gutierrez

    Copiei essa parte de um artigo de Guilherme Boulos, publicado hoje na " Mídia NINJA, que diga-se de passagem nao conheço. “O mais importante é não cair na narrativa heróica de que há mocinhos nessa história. Nem Putin é o cavaleiro da luta contra o nazismo, nem Biden está preocupado com a democracia e a soberania ucraniana”, escreveu Guilherme Boulos em sua página no Twitter."

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Há mocinhos sim! Os civis desarmados ucranianos. Há mocinhos e mocinhas que merecem todo respeito, seja quando questionam militares, programados para não refletir, seja quando fogem de sua terra invadida.

    2. Marcos Benassi

      Zeus do Mel, dava uma água na boca tê-lo governador depois de tantos anos de tucano pomposo dando pinta no palácio.... Fica pra próxima, o Haddad tá de bom tamanho.

  11. Alberto Henrique

    Só sei que EUA e Otan assistem de camarote o sofrimento povo ucraniano e analisando às táticas russas de guerra.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Alberto Henrique: exatamente, eu escrevi o mesmo ontem, isso é o que chamam em inglês de "proxy war" ou seja, uma guerra por representação/procuração, a OTAN ou os EUA não querem lutar /atacar diretamente a Russia e assim isntigaram o presidente ucraniano a fazer o "trabalho" para eles.

  12. Marina Gutierrez

    Ruy Castro você está exagerando um tanto ao escrever " Mas só se poderá considerá-la dominada depois que os russos matarem seu último cidadão" Quanto ao titulo de seu artigo: " No tapa com o tanque" um exemplo disso ocorrem em 16/03/2003, quando uma jovem norte-americana chamada Rachel Corrie se colocou à frente de um trator Caterpillar do exército de Israel, para impedir a destruição da casa de um médico palestino. A jovem teve uma morte horrivel e a casa foi destruida.

    Responda
    1. luiz jose almeida fayad

      Marina Gutierrez; Concordo com o seu ponto de vista ao reclamar mais atenção para as atrocidades cometidas todos os dia pelos israelenses contra os palestinos. A explicação é óbvia, as agências de notícias e a grande imprensa estão nas mãos de judeus. Mas não é por este motivo que vamos deixar de enaltecer o heroísmo do povo ucraniano.

  13. SERGIO saraceni

    Pela leitura dos comentários, é incrível como os petistas e bolsonaristas se entendem quando se trata de gostar do Putin!

    Responda
  14. Marina Gutierrez

    Ruy Castro: outros heróis enfrentam "tanques no tapa" um exemplo atual é o povo palestino que vive em Gaza (uma prisão a céu aberto mantida pelo governo de Israel) ou os palestinos da Cisjordania sob ocupação e ataques constantes do exército de Israel. Se um palestino lança um foguete caseiro (que só faz barulho) contra os misseis de ultima geração de Israel, a midia imediatamente condena! . Resistência na Ucrânia é heroismo, na Palestina é chamada de "terrorismo"

    Responda
  15. Marcelo Rod

    E o consertador de fogao, formado no IUB, que discutia ciencia e pandemia com PhD no Twitter? Ja tá em outra area de interesse coletivo. Agora , ele é letrado em geopolitica, geral// defendendo Ucrania e o palhaço neonazista. Se pedir pra apontar o país no mapa, poe o dedao na Nicaragua...Sabe tudo de tudo, bicho

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Mmmmm... O instituto Universal Brasileiro fazia as coisas direitinho, Marcelo, entregava o que prometia. Não será erro do tipo "descorretor ortográfico"? Trocou IURD por iub?

  16. Marcelo Rod

    Nem merece comentario, um colunista comemorar o fato de um palhaço neonazista tornar o povo escudo, em defesa do proprio rabo. Ruy se equivoca, nao com pouca frequencia. Infalivel so Janio de Freitas

    Responda
  17. Leonardo Trindade

    Esse aí comprou o discurso do presidente trapalhão da Ucrânia. Apenas parem de fantasiar sobre a guerra.

    Responda
    1. Leonardo Trindade

      Vanderlei: já ouviu falar em Salvador Allende? Acho que não, porque você está acostumado a concordar com as ditaduras impostas com apoio dos EUA. Vá estudar antes de passar vergonha de graça.

    2. Leonardo Trindade

      Rodrigo Silva: se tivesse educação política, não iria confundir a crítica a um presidente semelhante ao Bolsonaro com apoio a algo do tipo.

    3. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Acostumados com líderes tímidos de Dom João Vi a João Goulart, que optaram por fugir rapidamente, estranhamos quando um presidente resolve resistir, dispondo-se a morrer junto à sua gente.

    4. RODRIGO SILVA

      Muuuuuuu.

  18. Guto Ferreiro

    Quanta baboseira!

    Responda
  19. Josep K

    Não dá pra trocar os colunistas por quem tenha o que dizer? Mais um reciclador de ideia, haja paciência. Se aposta, mumia

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      É só trocar de jornal. Nós somos o mercado.

  20. Barbara Maidel

    Sempre soube que o lulopetismo e o bolsonarismo eram coirmãos, mas muitos só estão se dando conta disso agora que as duas seitas não disfarçam seu apoio uníssono ao facínora russo.

    Responda
    1. Marcelo Rod

      Duvido qie nao seja uma arrependida do bolsojeguismo, hj chamada de turma boa ou curral do cerjo malandro

    2. Marina Gutierrez

      Outros presidentes invadiram países sem motivo nenhum, ex. a invasão do Iraque pelo exército dos USA, Australia, Inglaterra e Polonia, em março de 2003, , onde centenas de milhares de inocente foram massacrados durante 25 dias. Tal invasão foi baseada em uma mentira dita pelo governo dos EUA e Tony Blair de que o Iraque tinha armas de destruição massal. Ah, um detalhe, as vítimas não eram europeus.

    3. Marina Gutierrez

      Muitos povos resistiram invasões com coragem e usando seus corpos como escudos, isso ocorreu no Vietnã, Afeganistão, Iraque, ocorre na guerra civil no Iemene mas a midia não divulga nada sobre o assunto.. Ocorre diariamente na Cisjordania e prinicipalmente em Gaza, onde a resistência fabrica foguetes caseiros para se defender do poderoso exército de Israel que ocupa a Palestina ilegalmente.Mas só a resistência dos ucranianos sai nos jornais.

  21. José Del Ben Gonçalves Rostey

    A resistência civil também ocorreu no Vietnã, no Iraque, no Afeganistão e em dezenas de outros países invadidos pelos EUA. A diferença é que não houve sanções ao invasor e os governos estadunidenses não foram chamados de assassinos e tiranos pela imprensa. Ao contrário, foram chamados de libertadores. Hipócritas!

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      De fato os EUA, povo mais guerreiro do Planeta, não tem nada a exigir, quando o assunto é invasão. Latino-americanos, sabemos disso desde o século XIX. Entretanto isso não pode justificar invasão feita por outros países.

    2. Eloisa Giancoli Tironi

      Escrevi uma resposta positiva prá você. Até agora não foi publicada.

    3. Eloisa Giancoli Tironi

      José del Ben, concordo com você. Não esquenta. As pessoas têm recursos muito rasos. Não conseguem enxergar o todo. Tratam tudo como se estivessem assistindo futebol. Têm que apoiar um time. Mais que isso, fica demais para a cabeça deles. A culpa é falta de neurônios, ignorância, desinformação. Estamos cercados de asnos.

    4. José Del Ben Gonçalves Rostey

      Onde escrevi que apoio a invasão Russa ou ditaduras, im-be-cil?

    5. RODRIGO SILVA

      Então opte por viver num mundo liderado por ditaduras imbe_cil.

  22. Barbara Maidel

    Sempre soube que o lulopetismo e o bolsonarismo eram coirmãos, mas muitos só estão se dando conta disso agora que as duas seitas não disfarçam seu apoio uníssonomo ao facínora russo.

    Responda
  23. Luiz Roberto Rocha Teixeira

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  24. Luiz Roberto Rocha Teixeira

    Antes de palpites infelizes, imaginem suas famílias em Kiev.

    Responda
  25. Luiz Roberto Rocha Teixeira

    Putin é um frio assassino de crianças e ponto final.

    Responda
    1. Eloisa Giancoli Tironi

      É só isso o que tem a dizer? Ainda vive na Idade Média.

  26. Luiz Roberto Rocha Teixeira

    Alguns comentários I m be ci s

    Responda
  27. Jorge Severo

    Comentário pífio e maniqueista; coquetéis molotov? Não me faz rir. Veja as postagens de ucranianos se rendendo, sendo alimentados, recebendo banho e roupa limpa e sendo mandados "de volta às suas famílias". Dizer por dizer...

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Bem: acabo de ver a lenda do invasor bonzinho. Na conquista da América, também se dizia que era para trazer a luz a nossos povos.

    2. Marina Gutierrez

      Jorge Severo: parabéns pelo comentário real sobre a situação.

  28. Lourival Costa

    É verdade Rui. No Netflix está passando um documentário que serve como exemplo do seu suposto. Chama-se "Winter on Fire". Conta como o povo ucraniano enfrentou e depois o governo pró Rússia que os enganou com a questão de serem membros da União Europeia.

    Responda
  29. Marcos Jorge Barreto

    Argumento clichê, conclusão vazia. A msm tolice q se dizia da reação dos afegãos ao massacre norte americano, ou do povo do Iraque e da Líbia pelos ianques de sempre, ou dos palestinos diante do massacre de Israel. A força bruta se impõe sobre vidas e sobre tolos clichês, infelizmente.

    Responda
  30. Flavio Camilo

    Difícil decisão entre aceitar uma sina imposta, um tipo de subserviência eterna ou pelo menos tentar afrouxar as correntes que com certeza doem.

    Responda
  31. HARRY RUTZEN JUNIOR

    Me conta aí Ruy, aonde você viu "cidadãos desarmados se jogando contra os tanques russos, subindo neles, chutando seus para-brisas, perseguindo-os pela rua e lhes jogando pedras"? Estou bastante curioso para ver esses atos de heroísmo, ou poderia, talvez, citar a fonte da notícia.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Harry Rutzen Junior: eu tambem estou curiosa para ver essas cenas, acho que o distinto jornalista se enganou de região. quem enfrenta "tanques a tapa " no momento é o povo de Miamar, o povo palestino e outros.

    2. Renato Alves Do Valle

      Não sou o Ruy, mas vi no site da CNN no dia 26.02.: "Ucranianos tentam bloquear tanques russos com seus corpos e bicicletas"....

  32. Felicio Almiro Lima Rodrigues

    Ruy, não esquece de avisar os tchetchenos... mas a crônica tá de bom tamanho para o zap da tiazinha das novelas.

    Responda
  33. LUIZ OTAVIO CRUZ TEIXEIRA

    Que tal apostar que, ressentimentose perdas à parte, haverá um acordo de cessar fogo e de paz realista? Os ucranianos acolherão a neutralidade, a não filiação à OTAN e a independência das províncias separatistas. Os russos se retirarão.

    Responda
    1. Flavio Camilo

      Que independência?

  34. Pedro Botan

    Zelenski e um atordoado sem noção, esta matando seu povo e pior de vagar, contribuindo pela destruição da arquitetura ucraniana, maravilhosa , e tem mais vai morrer quando o exercito Russo o encontrar, e vai, deixar que os EUA - Otan coloquem armas atômicas na fronteira da Rússia, só um atrapalhado não vê, do outro lado há pessoas igual a Ucrânia . Rússia é Nuclear . Só mesmo uma mídia corporativa ocidental pra fazer cabeça dos menos avisados .

    Responda
    1. Eloisa Giancoli Tironi

      Zelenski é apenas um fantoche. Vai acabar mal, como o Saddam Hussein. Não perdemos por esperar.

    2. Eloisa Giancoli Tironi

      Zelenski é apenas um fantoche. Vai acabar mal, como o Saddam Hussein. Não perdemos por esperar.

    3. Barbara Maidel

      Não meças a coragem e honradez de outros homens pela tua régua.

    4. Lorenzo Frigerio

      Você sugere que ele entregue o país na mão do invasor? Isso seria traição. Quem entrega dignidade para ter segurança, não terá dignidade nem segurança.

  35. Valdir Cruz

    Não viaje na maionese,Rui. De que adianta subir num tanque e chutar parabrisas blindados para aguentar um obus? Para tirar as pessoas pessoas de cima de um tanque, basta girar a torre. Para afastar as pessoas da frente, basta baixar o canhão e ameaçar atirar. Os ucranianos são corajosos, mas não a ponto de morrer despedaçado.

    Responda
  36. Maria Antonia Di Felippo

    Enquanto pesadas sanções são aplicadas, Putin segue destruindo a Ucrânia.

    Responda
  37. André Silva de Oliveira

    Ruy, você tem razão. O melhor que os russos podem fazer é declarar vitória e cair fora rapidamente. Os ucranianos lutam pela liberdade e preservação da unidade nacional, a motivação suprema na história de qualquer povo.

    Responda
  38. Amabile Zavattini

    O estarrecimento é real com o tanto de comentários que vejo aqui de defensores do Putin. Só não digo que gostaria que ele invadisse o país de vocês porque estaria me ferrando também. Enfim, bando de desalmados.

    Responda
  39. Ashy Jac

    Mais um embasando "opinião" em viral de zazap.

    Responda
  40. Cleomar cordeiro

    Pelos cálculos dos senhores da guerra americanos esse conflito tem que se arrastar por muito tempo. Assim, seus lucros com a carnificina são maiores.

    Responda
  41. Matheus de Magalhães Battistoni

    Sanaa, no Iêmen, resiste há sete anos aos ataques sauditas, apoiados por Israel e os EUA. 375 mil mortos até agora.

    Responda
  42. eli moura

    a guerra não é aceitável, nenhuma morte por violencia é aceitável, mas não se vai chegar a 5 % da invasão dos EUA e do Reino Unido no Iraque. A invasão da Ucrania não é aceitável, mas os russos o fazem lentamente focando principalmente em alvos militares e não porque há uma resistencia heróica dos ucranianos. O pior dos mundos é insistir nesta guerra e fornecer armas para quem quer morrer de forma violenta. Precisamos de paz e não de lutas ja passou da hora de alternativas e não de novas armas.

    Responda
  43. Leão Machado Neto

    Putin e as forças russas devem tomar a Ucrânia, mas espero que ele e seus asseclas vivam para presenciar o inferno em que se meteram. Os ucranianos irão lutar até o fim de suas forças para defender seu território. A aventura de Putin será muito cara aos cidadãos da Russia. Torço para que esse déspota tenha, no futuro, o mesmo fim de Mussolini ou Kadafi.

    Responda
    1. Mariana da Silva

      BTW, eu não duvido que o desvairado russo não contava com a "resistência" de Kiev nestes termos. Isso porque nem ele, sanguinário como é, cogitou a possibilidade de que o comediante fosse incitar civis sem treinamento militar a reagir com explosivos feitos na cozinha de casa. Pra você ver o absurdo dessa resistência exaltada pela mídia... Certamente muitos desses homens entre 18 e 60 anos que estão impedidos de sair do país não escolheriam ficar ali se pudessem seguir com suas famílias.

    2. Mariana da Silva

      Querido, estou ofendidíssima por você insinuar que eu siga JP ou que eu esteja defendendo algum dos lados envolvidos no conflito. Absolutamente não! Sobre a permanência do ex-humorista em território ucraniano, é o mínimo esperado. Afinal, ser presidente foi uma escolha dele. E, dado o histórico de 14, não dava pra esperar governar a Disneylândia... Eu me refiro à parte da população impedida de sair; homens entre 18 e 60 anos que são barrados na fronteira.

  44. E Mathias

    Visão romântica, e de uma certa irresponsabilidade, ao comparar o que houve na Praça da Paz Celestial em Pequim com a carnificina na Ucrânia, que mais lembra o massacre na Síria ou no Iraque. Os EUA seguem romantizando o confronto, como se fosse um filme de Hollywood. Aceitar essa narrativa por aqui é um misto de ingenuidade e cinismo. Em tempos bolsonarianos, vivemos as duas coisas aqui no Brasil. Até no jornalismo.

    Responda
    1. Marcelo Moraes Victor

      Bolsonarista? Narrativa? Escolhe teu lado. O meu é sempre o das vítimas. Que não parece ser o teu

  45. Mariana da Silva

    Por favor, passem de romantizar a resistência ucraniana. O cara lá tá criando um escudo humano com civis! Não tem nada de heroico em resistir porque te proibiram de sair do país. Vocês acharam um mísero cara que resolveu ficar pra lutar por conta própria mas não disseram quantos foram barrados na fronteira. Tenho certeza que esse tonto aí é insignificante numericamente se fizerem essa comparação.

    Responda
    1. Leão Machado Neto

      Mariana, creio que exagerei em meu comentário. Não foi minha intenção ofendê-la. Sinto muito.

    2. Leão Machado Neto

      Você leu ou, mais provavelmente, assistiu alguma coisa, mas não entendeu patavinas. Biden ofereceu asilo a Zelensky e ele decidiu ficar ao lado de seu povo na Ucrânia. Diferente do Ghany do Afeganistão que encheu o avião de dólares e deu no pé. Leia mais e informe-se melhor do que acontece. Pare de assistir a TV Jovem Pan e seus comentaristas imbe cis.

    3. Marcelo Moraes Victor

      Escolhe teu lado. O meu é sempre o das vítimas. Que não parece ser o teu

    4. Marcelo Moraes Victor

      Escolhe teu lado. O meu é sempre o das vítimas. Que não parece ser o teu

    5. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      All you need is love

  46. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Atos de bravura? Em toda guerra os há. Por que lá não haveria?

    Responda
  47. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    O Ruy está se referindo aos que ficaram pois a maioria tratou de dar no pé! Não me parece que seja intenção do Putin permanecer no país e controla-lo. No máximo anexara algumas regiões chave e vai embora depois de depor o PR heroico. Ademais, os russos estão claramente preocupados em não massacrar os civis, do contrário a Ucrânia já estaria devastada, como Bagdá após poucos dias de bombardeios.

    Responda
  48. vicente penna

    Por favor onde vc viu isso" cidadãos desarmados se jogando contra os tanques russos, subindo neles, chutando seus para-brisas, perseguindo-os pela rua e lhes jogando pedras. Dentro deles, os invasores devem estar atônitos", aqui no Brasil se fizer arminha pra policial já leva bala, e lá presidente incentivando população reagir com coquetel os tanques. Lamentável o número de civis que serão mortos por acreditar nesta fantasia.

    Responda
    1. Renato Alves Do Valle

      C.NN. Bra sil, dia 26.02..

    2. Leão Machado Neto

      Não é fantasia. Eles lutam por seu território e por suas tradições. É óbvio que muitos morrerão, mas é importante que Putin e seus aliados tenham a dimensão do enrosco em que se meteram.

    3. Marcelo Moraes Victor

      Escolhe teu lado. O meu é sempre o das vítimas. Que não parece ser o teu. Há vídeos disso, são fake?

  49. Lineu Saboia

    A guerra e a vitória do Putin é não deixar o ocidente e a OTAN ocupar a Ucrânia. Ele sairá vitorioso contra o incompetente presidente ucraniano, sem apoio e sem estrutura militar mas vendendo heroísmo. Será um passeio para o exército russo que vem tentando presevar a Ucrânia, sabendo que sua reconstrução será bancada pela Russia. Putin é estrategista e sabe onde quer chegar com menor custo e maior benefício.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Leia o paul krugman de ontem, nessa folha.

    2. Leão Machado Neto

      Meu caro, Putin e a Russia se meteram numa enrascada que custará caríssimo ao povo de seu país. Putin não é um grande estrategista. Ao contrário, é um fanfarrão que será condenado pelos próprios russos em função da pobreza que tomará conta de seu país. Não duvido que os oligarcas cleptomaníacos que têm o poder econômico da Russia eliminem esse cara ao perceber que seus interesses financeiros foram afetados. Putin acabou!

    3. Marcelo Moraes Victor

      Escolhe teu lado. Já escolheste. O dos ditadores fascistas. O meu é sempre o das vítimas. Que não parece ser o teu

    4. Zé Luis

      Sua ig norân cia sobre o assunto, espanta

    5. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Nem tanto!

    6. Leão Machado Neto

      Caraca! Mas em que mundo você vive?

  50. Hernandez Piras Batista

    Agradeço por ter vivido para ver isso e a queda do Muro de Berlim e de tantas ditaduras no mundo inteiro. Mas vivi também para ver o lento declínio do meu país, Bolsonaro na Presidência e o surgimento de tantas novas tiranias. Vivi, inclusive, para ver o renascimento do fascismo e do stalinismo, hoje juntos na exaltação da brutalidade.

    Responda
    1. Maria Antonia Di Felippo

      E ainda viveu a maior pandemia da história da humanidade.

1 2 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.