Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Cardoso

    O que parece é que todas as expressões com a palavra 'ruço' com cedilha nada tem a ver com o país.

    Responda
  2. Haymone Neto

    Caro Sérgio, aqui no Recife temos um monumento chamado Torre Malakoff, com uma história no mínimo curiosa. Ela foi criada para abrigar o arsenal da marinha, no século 19. Na época, ocorria a Guerra da Crimeia entre a Rússia e a França. A tomada, pelos franceses, do forte Malakoff, em Sebastopol, motivou o batismo informal da torre pela população. O nome persiste, e hoje é um dos lugares mais interessantes da cidade.

    Responda
  3. Sergio Saraiva

    A palavra de origem russa mais adaptada ao português brasileiro é nomenklatura, a "casta dirigente" da União Soviética, os altos funcionários públicos e seus privilégios. Alguma semelhança com nossas FFAA, Ministério Público e Judiciário?

    Responda
  4. Marcos Benassi

    Ôôô delícia, sô. É muito infeliz que calhe essa prosa com o momento lllaazarento em que se encontra o mundo, aquele pedaço em particular. Eu sempre tive grande simpatia pelas lonjuras russas, a percepção duma estepe infinda, de um povo duro, de vida rústica - uma Rússia da quebrada, não de Moscou. E sempre me deleitei com as palavras que se alongam ao infinito pra significar um diminutivo. Que triste, hoje tamos com dores na perestroika, ao invés de rindo de vodka. Herda acontece, é multilíngue.

    Responda
  5. Pipo Falda

    a palavra que mais se ouve em idioma eslavo é kurva, que, segundo sei, quer dizer prostituta, mas é usada como merda. quando se chuta a quina ou se perde o ônibus, a palavra é kurva. ou kurba.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Eita, Felipe, sérios pobremas à frente da humanidade: agora, se nóis se perder numas kurvas duma moçoila, tem sempre que pagar? Ôôô, injustiça! Hahahahah!

  6. Hélio Barbosa

    E bolchevique, coquetel molotov?

    Responda
    1. Hernandez Piras Batista

      Os primeiros a usar o coquetel molotov foram os finlandeses, durante a Guerra de Inverno de Mil Novecentos e Quarenta. Contra os soviéticos.

  7. RICARDO BATISTA

    Muito bom, pra variar. Ouvi dizer que a palavra bistrô é de origem russa, e não francesa. Nos filmes tem a roleta-russa. E será que eles comem salada russa? Mas nem Putin conseguirá abalar o prestígio da vodca.

    Responda
    1. Hernandez Piras Batista

      Desconfio que a salada russa seja como a gripe espanhola, ou seja, nada a ver com o país.

    2. Francisco Mendes

      Uma montanha russa? Combinaram com os russos? Situação tá russa, hein?

    3. Marcos Benassi

      Cê viu a hilariante campanha dos biriteiros sobrinhos de Sam, enfatizando que só 2% das vodkas são russas? "Aí Jesus, não me parem de comprar Smirnoff, é destilada na Inglaterra!" Nada como prejuízo no horizonte a mode incrementar a cultura da plebe rude... Hahaha!