Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. marco martins

    Até numa guerra a 10 mil km de distância, a turma da patrulha arruma motivo pra militar.

    Responda
  2. Flávio Taylor

    Russia, VTNC

    Responda
  3. ALEX CORREA

    Oobvfdiitfvi7tfbi7. Censura isso também.

    Responda
    1. Flávio Taylor

      Kkkkkkkkkkkkk

  4. ALEX CORREA

    Soi censurado direto, apenas por escrever qualquer coisa.

    Responda
  5. Guerson Mai

    Finalmente alguém lembrou de comparar os refugiados do oriente médio /África com os europeus. Parece q os europeus são humanos enquanto os outros não são.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Olá Guerson Mai: acabei de escrever mais ou menos isso que voce escreveu, entretanto meu comentário tera que passar por moderação !

  6. Luis Nunez

    Desde que o mundo é mundo a versão da verdade que fica é sempre a da verdade dos vencedores!

    Responda
    1. FLENIS SOUZA

      Ainda bem!

  7. Eladio Gomes

    A autora e coautor tocaram num ponto nevrálgico para muitos burgueses de terceiro mundo com "alma europeia", a verdade inconveniente exposta pelo artigo lhes dói e incomoda. A filosofia, valores e atitudes do chamado ocidente são baseadas numa pretensa superioridade eurocentrista. Basta comparar imagens atuais de refugiados ucranianos com imagens de refugiados não europeus de há dois, três anos atrás. A ração para pets doada agora para os cãozinhos ucranianos lhes serviriam de alimento...

    Responda
    1. Joao Quadros

      Não sei bem porque incluir cachorros nessa história, nem sei bem porque usar a palavra "bur***ses", a preferida dos críticos. Contudo ressalto que, não importa a cor da tez ou olhos, ver crianças o sofrendo, por conta da estupidez humana, é deprimente. Ainda guardo na lembrança (viva) o menino sírio, de tez clara, morto na praia. Ainda guardo uma visão das crianças angolanas, de tez escura, em um reportagem do NYT de 2003 , vítimas de minas escondidas desde 1980. Vitimas, todas.

    2. Marina Gutierrez

      Eladio Gomes: obrigada pelo convite para integrar o clube dos censurados. "Bem vinda ao clube dos censurados, cara Marina. Entre, puxe uma cadeira e tome um café conosco..." Eu me pergunto qual a razão dessa censura/ necessidade de moderação por parte da Folha. Muitas vezes nem sei se meus comentários são publicados apos passar pela moderação. Outro dia escrevi um comentario sobre um assunto médico e até esse foi imediatamente enviado pra equipe de moderação!!!.

  8. Marina Gutierrez

    Denuncio a Folha por nào publicar imediatamente meus comentários e enviá-los para a moderaçãoo. Não insultei ninguem, escrevi corretamente e meu comentção está baseado em fatos.

    Responda
    1. Flávio Taylor

      Eu se fosse você denunciava no tribunal internacional de Haia. A Filha censura mesmo, mas se você for esquerda tá tudo bem.

    2. rodrigo vaz soares

      Quais fatos?

  9. Marina Gutierrez

    Os defensores do direito internacional no mundo ocidental invocaram a defesa da 4ª Convenção de Genebra e suas definições de crimes de guerra e genocídio em relacao à invasão da Ucrânia pela Rússia.Ao mesmo tempo grande parte do mundo islâmico sofre um duplo padrão quando se trata do direito internacional e da 4ª Convenção de Genebra.Pergunte aos afegãos, iraquianos. palestinos, sírios e iemenitas se essa defesa da 4ª Convenção de Genebra é acionada para a defesa deles.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Adão Cruz, obrigada pelo comentário.Infelizmente, algumas vitimas são mais humanas que as outras e apenas essas merecem o amparo das leis internacionais.

    2. Adão Cruz

      Mariana eu concordo com o seu comentário, quando vejo ataques que foram cometidos na Síria, e na Palestina e que continuam não vejo a ONU e os países Europeus impor Sanções principalmente a Israel. Na minha opinião todo ser humano deve ser protegido independente da cor, não falo em raça porque todos são seres humanos!

    3. rodrigo vaz soares

      Ah, pois é. Aí não pode... Bem lembrado!

  10. Déa Maria Moraes Kowalski Moraes Kowalski

    Sara Winter, aquela que foi presa por agredir o STF, afora outras peripécias, fiel seguidora de Bolsonaro, esteve na Ucrânia, conforme ela mesma declarou, para formação política, e voltou imbuída de princípios nazistas. Não deve ter sido somente ela, provavelmente vários seguidores do mito lá estiveram com esse objetivo. A Ucrânia é um celeiro de extremistas de neonazistas, assim como o sul do Brasil e de outras paragens desse país tropical.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Bem lembrado Dea Maria.

  11. Marina Gutierrez

    Acabei de escrever um comentário com as palavras " dor, sofrimento, raça, etnia" e imediatamente foi para a moderação!!! Quem sabe esse tambem vai ser moderado..

    Responda
  12. Marina Gutierrez

    Doutora Cida Bento: parabéns e obrigada pela coragem em abordar o tema Um professor publicou o seguinte: " a empatia e o reconhecimento da dor e do sofrimento são codificados por cores e a raça ( eu acrescento etnia ) ainda importa em 2022."

    Responda
    1. Eladio Gomes

      Bem vinda ao clube dos censurados, cara Marina. Entre, puxe uma cadeira e tome um café conosco...

    2. Marina Gutierrez

      Esse comentário acima,, assim como a maioria dos meus comentários têm sido enviados imediatamente para a equipe de moderação da Folha. Sempre respeito as regras do jornal, portanto nao sei porque sou moderada. "Respeite os demais leitores e não publique conteúdo ofensivo Evite o uso de expressões com todas as letras maiúsculas Mensagens que desrespeitem as regras estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação"

  13. Wil Prado

    Boa, kfoure: respondeu com fatos. E contra fatos não há argumentos. Você botou o mal informado (mal informado?) no lugar dele.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Will Prado, não vejo a resposta do Kfoure Será que a Folha removeu?

  14. amer moussa

    Perfeita reflexão, muito pertinente! Quando o Titanic afunda, as contradições se revelam.

    Responda
  15. Wil Prado

    A guerra é uma calamidade e deve ser evitada a todo custo. Mas racismo é uma infâmia inominável. E, pelo que sabemos, o Tiririca de lá da Ucrânia apoia certos padrões arianos. EUA e OTAN (aliás a mesma coisa) precisam rever seus conceitos e, ao invés de incentivarem, negociarem a paz com a Rússia. Será melhor pra todo o mundo.

    Responda
    1. Eladio Gomes

      E por acaso os EUA se importam com a paz no mundo? Boa parte dos motivos controversos para esta guerra foram fomentados por eles.

  16. claudecir soares barboza

    Não sei se fico desanimado de ler o texto da autora sobre fatos que estão acontecendo, ou pelos comentários insensíveis, preconceituosos e idiotas dos "comentaristas".

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Claudecir Soares Barboza: não podemos desanimar.Como disse o finado Samora Machel: " A Luta Continua"

  17. Valdir Teixeira da Silva

    Isso é um paradoxo, não deixar os não arianos saírem. Se "os brancos arianos" são tão melhores do que os outros deveriam ficar e lutar. Afinal a guerra é deles, dos superiores. Os tais superiores já se mataram em duas guerras mundiais, muitos fugiram do tal paraíso da superioridade. Anos antes dessa guerra, questionei um amigo quando os superiores se matariam em uma nova guerra. Parece que se matarem é o destino desses arianos superiores.

    Responda
  18. Valdir Teixeira da Silva

    Isso é um paradoxo, não deixar os não arianos saírem. Se "os brancos arianos" são tão melhores do que os outros deveriam ficar e lutar. Afinal a guerra é deles, dos superiores. Os tais superiores já se mataram em duas guerras mundiais, muitos fugiram do tal paraíso da superioridade. Anos antes dessa guerra, questionei um amigo quando os superiores se matariam em uma nova guerra. Parece que se matarem é o destino desses arianos superiores.

    Responda
    1. marco martins

      Cada povo tem seu destino. Tem alguns povos que ainda parecem viver no século passado, simplesmente não evoluem.

  19. Ricardo Ferreira

    Os ucranianos podem perder grande parte da simpatia do mundo com isso. Mas não comprem a versão de Putim, pois russos também são racistas.

    Responda
    1. Déa Maria Moraes Kowalski Moraes Kowalski

      Brasileiros também são racistas, principalmente, os do sul do país e, os descendentes de imigrantes europeus que lá habitam. Imagino como deve ser em Prudentópolis, cidade com a maioria de habitantes de origem ucraniana.

  20. rubens gonçalves

    Teve um you tube famoso que disse há dois dias . Que nazistas não são racistas. Sobre o episódio dos militares do país invadido ter retirado nigerianos e angolanos dos trens e permitido que só os refugiados do país invadido pudesse se dirigir a fronteira para Polônia é esses não olhos azuis tiveram que andar sessenta quilômetros sobre frio para chegar lá.

    Responda
  21. Adenilson peneli

    Democracia livre a Ucrânia, meu Deus que mundo vivemos, caro colega respeito sua opinião, mas por favor não nesse grau de ilusão.

    Responda
  22. Adenilson peneli

    A bomba sim é democrata, um formidável bomba nuclear cai na cabeça de todos, como a pandemias atingem a todos, como a dor de todos deve ser levada em conta, somo humanos temos medo, dor e horror ao fato de morrermos, sejamos lá da etnia que somos, o que me entristece muito é que dor do negro e do islâmico não conta.

    Responda
    1. Eladio Gomes

      "a dor da gente não sai no jornal'...pelos menos nos jornais ocidentais, que já esqueceram o Afeganistão e a Síria (dentre outros não europeus)

  23. Maria Beatriz Telles Marques da Silva

    Será que a pouca inteligência é inerente aos racistas? Acho que sim. Talvez o ódio seja tão grande que os impede de interpretar um texto corretamente. Basta ver nos comentários dos racistas de plantão. Interpretaram a autora de forma completamente deturpada. Credo!

    Responda
    1. rodrigo vaz soares

      Perfeito, Beatriz. É isso aí.

    2. Marina Gutierrez

      Maria Beatriz: concordo, um desses racistas de plantão escrveu " Você se acha oh empoderada. Você não é nada nem coisa nenhuma" Um outro que não soube interpretar o texto escreveu o seguinte " a intelectualidade brasileira de tosca e jeca" !!!

    3. Maria Beatriz Telles Marques da Silva

      A carapuça pegou o Paulo rapidinho. Hahahaha

    4. marcelo duarte

      essa é uma boa pergunta, maria beatriz. quanto às interpretações, fiquei com a mesma impressão.

  24. Adenilson peneli

    A bomba sim é democrata, um formidável bomba nuclear cai na cabeça de todos, como a pandemias atingem a todos, como a dor de todos deve ser levada em conta, somo humanos temos medo, dor e horror ao fato de morrermos, sejamos lá da etnia que somos, o que me entristece muito é que dor do negro e do islâmico não conta.

    Responda
  25. Filipe Quintans

    Todo mundo tem uma opinião sobre guerra até ela bater na porta. Enquanto um gângster como Putin invade uma democracia livre de quarenta e quatro milhões de pessoas, a profa. Bento pontifica sobre o “refugiado branco europeu”, que mesmo branco e europeu, segue refugiado - refugiado como os africanos no Mali e na República Centro Africana, por exemplo, onde a Rússia treina seus paramilitares. A intelectualidade brasileira é tosca e jeca.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Filipe Quintans leia o texto com atenção para entender melhor. Um ex. citado pela autora: "Isto não é o Iraque ou o Afeganistão...esta é uma cidade relativamente civilizada, relativamente europeia", diz Charlie D’Agata, correspondente da CBS." Ela não foi a primeira a abordar o tema, Diogo Bercito tambem discorreu sobre o assunto na Folha. Para a maioria da mídia, o grau de empatia e reconhecimento do sofrimento varia de acordo com a cor da pele e de onde o refugiado escapou ou foi expulso.

    2. Edson Rodrigues

      Vai ler o texto de novo, vai. E dessa vez leia direito.

    3. Gildasio Fernandes Dantas

      Porque a Ucrânia não deixou os estrangeiros não brancos a não ter acesso aos trens. Isso é democracia aonde?

  26. Adenilson peneli

    O governo americano está alimentando o ódio contra o povo russo, já vitimado por ser governado por um autocrata, cidadãos russos estão sofrendo discriminação e preconceito em vários lugares do mundo, a imprensa ocidental alimenta esse ódio, a guerra deve visar alvos militares e não civis, o mundo se cala diante dessa apologia ao ódio, Biden deixou a desejar, nada mais republicano do que um democrata no poder, aliás a Europa se esquece das graves consequência de ideologias racista, pobre eslavos.

    Responda
  27. Lourenço Faria Costa

    Que alívio encontrar na imprensa profissional este importante contraponto ao que é vastamente divulgado quanto a este conflito. A imprensa vêm tratando isso de modo absurdamente simplista, infantil e irresponsável, resumido na máxima 'Bem vs. Mal'. Ignora solenemente o caráter neonazista de parte da Ucrânia, o expansionismo da OTAN e o discurso belicoso de Biden. Esses exemplos de falas e atitudes de refugiados sendo tratados de forma diferente, ilustra isso.

    Responda
    1. Eladio Gomes

      Síntese perfeita. A cobertura da mídia ocidental, da qual a brasileira vai (e sempre foi) a reboque, para esta guerra chega a dar nojo.

  28. marcos fernando dauner

    A fome é igual para todos . Está lá dentro , no estômago . ela não distingue as pessoas !

    Responda
  29. Fabricio Souza

    Perdoem alguns erros de grafia nos meus comentários abaixo. Isso acontece, com digitação rápida. Mas, dar para saber sim, o sentido que me expressei.

    Responda
  30. Marcelo Barbosa Câmara

    Se há algo inútil são comentários que fazemos sobre artigos publicados. Cada um mantem sua opinião, muitos respondem com uma raiva irracional e por fim não se evolui nada sobre os temas abordados pelos jornalistas e/ou comentaristas dos jornais.

    Responda
  31. André Antonio Santos

    A própria expressão "ocidente" utilizada na cobertura jornalística revela essa segregação de outras civilizações "não ocidentais". Já é notório que catástrofes na Europa, EUA, Canadá e Austrália engajam mais a cobertura das grandes corporações de mídia que eventos similares na América Latina, África, Rússia, China, Índia. Percebam que até hoje a Rede Globo de televisão não tem sequer um correspondente no continente africano, apesar de toda óbvia ligação histórica entre Brasil e África.

    Responda
  32. Fabricio Souza

    Sinto nojo de tudo isso! Porque a mulher negra africana não teve esta mesma regalia? A mulher afegã? Todos não são refugiados? A estes, as tendas nos suburbios das grandes cidades europeias, desde que passe ainda por uma rigorosa seleçao de quotas. A ideias de povo lindo e puro, estar vivo na Europa como nunca! Já parei até de assistir a CNN, porque esta com seus apresenadores, só faltam lamber o sacos dos Ucranianos. Esta humanidade, tem mesmo que terminar na bomba atomica. E, já será tarde!

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Fabricio M. Souza: tenho náuseas ao assistir a propaganda da midia norte-americana e do mundo em geral sobre os refugiados da Ucrania, sempre que podem mostram bebes e recém-nascidos de casais que foram buscar seus filhos gerados por ucranianas que alugam suas barrigas, etc. tudo isso porque os ucranianos são brancos, cristãos, etc. Quando bombas (norte-americanas) jogadas pela Arabia Saudita explodem os corpos de mães e crianças do Iemente ninguem fica sabendo.

    2. Dionisio DeBarros

      Ricardo, vc nao soube interpretar as palavras do Fabricio. Ele parece estar revoltado com o racismo, nao contra um grupo etnico em particular.

    3. Ricardo Villas

      Pelo seu comentário racista, você torce que a bomba caia somente na cabeça dos brancos, loiros e de olhos azuis, não é? Que sensibilidade a sua.... Agora me responda: Por que os países africanos, compostos por negros, não acolhem os refugiados negros que fogem dos seus países vizinhos em conflito??

  33. Gustavo Souza Machado

    Existe racismo sim. Mas o Ocidente recebe milhões do de refugiados e muitas vezes fugindo de Guerras e violência por questões domésticas. Neo acho uma boa ideia ficar fulanizando o sofrimento alheio para lacrar com alguma posição!

    Responda
    1. W Magrao

      Lucido comentario. A articulista trava uma guerra para incluir a palavra racismo em tudo.

  34. Fabricio Souza

    A esquerda brasileira e o movimento negro, estã caladinhos! A Europa sempre foi racista e seletiva! Os Ucranianos são europeus (olhos azuis, verdes, mulheres lindas e homens idem). A ordem, é que cada europeu, leve uma familia para suas casas. Terão passe livre em metrôs de Paris, Alemanha e Londres. Terão ainda licença provisória por 3 anos, empregos e até cartão de credito. Agora pergunto? Tá, mas porque não tiverem o mesmo tratamento os refugiados Africanos? Sirios ou Afegãos?

    Responda
    1. Edson Rodrigues

      Ricardo Villas, saia do Whatsapp e Facebook da vida e vai se informar mais meu filho. Os países africanos recebem refugiados de seus vizinhos SIM. Mas só a tentativa deles de entrar na Europa é que vira notícia. Pelo mesmo motivo esse conflito recebe toda cobertura midiática. O mesmo não acontece com conflitos entre repúblicas africanas, asiáticas e latinas. Aproveite também e busque informações sobre os trabalhos de entidades como Médicos sem Fronteiras e Cruz Vermelha.

    2. Ricardo Villas

      Agora pergunto, por quê os países africanos não recebem os refugiados negros africanos de nações que estão em conflito?? Por quê não acolhem seus irmãos negros que sofrem??

  35. Shemarlison Junior

    Por que os islamitas não vão se refugiar nos ricos países do golfo pérsico Emirados Árabes, Arábia Saudita, Qatar? Que ficam muito mais próximos no oriente médio, são mulçumanos e falam árabe? É por que tem uma agenda por trás... Barbare Spectre fala abertamente que o objetivo é destruir a branquitude europeia.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Shermalison:se o que voce chama de "branquitude européia" está diminuindo a culpa não é dos muçulmanos, nas últimas décadas vários paises da Europa dependem de estrangeiros para fazer o serviço que os europeus não querem ou não podem fazerr. Ninguem impede os europeus de terem mais filhos e manter sua etnia mas suas taxas de natalidade estão diminuindo. Um ex.é a Itália que depende de trabalhadores africanos para colher tomates e frutas. E pessoas das Filipinas para cuidar dos idosos

    2. Marina Gutierrez

      Shemalison Junior:muitos muçulmanos procuram refúgio nesses países ricos, muitos deles trabalham nesses países, muitos nao podem se refugiar nesses emirados e monarquias porque foram esses países que os tornaram refugiados. Um ex. os iemenitas não podem se refugiar na Arábia Saudita porque a Arábia Saudita no momento está bombardeando o Iemene.

    3. Nehru Gabriel

      Shemarlusom, Acho que você precisa se expressar melhor. O que você está defendendo em seu posicionamento?

    4. wilson kfouri

      O Líbano é um país com 5 milhões de habitantes e recebeu 1 milhão de refugiados sírios e 500 mil refugiados palestinos. Os países árabes que vc mencionou são ditaduras apoiadas pelos EUA e que estão se aliando com Israel em detrimento da Palestina.

    5. wilson kfouri

      O Líbano é um país com 5 milhões de habitantes e recebeu 1 milhão de refugiados sírios e 500 mil refugiados palestinos. Os países árabes que vc mencionou são ditaduras apoiadas pelos EUA e que estão se aliando com Israel em detrimento da Palestina.

    6. Luiz Gomes

      Eu teria vergonha de tornar publica tanta bobagem e desconhecimento. Para o seu governo quem mais recebe imigrantes mulcumanos nao eh a Europa civilizada, mas a Turquia e o Libano. E sim os africanos tem imensos campos de refugiados, acho ate que o mauor do mundo fica por la. Agora em parte esses refugiados sao frutos das guerras mesquinhas, apoiados pelo Ocidente, que destroi a vida e os paises dessas populacoes e depois se recusam a dar qualquer apoio.

    7. Luiz Gomes

      Eu teria vergonha de tornar publica tanta bobagem e desconhecimento. Para o seu governo quem mais recebe imigrantes mulcumanos nao eh a Europa civilizada, mas a Turquia e o Libano. E sim os africanos tem imensos campos de refugiados, acho ate que o mauor do mundo fica por la. Agora em parte esses refugiados sao frutos das guerras mesquinhas, apoiados pelo Ocidente, que destroi a vida e os paises dessas populacoes e depois se recusam a dar qualquer apoio.

  36. Giovani Ferreira Vargas

    Nossa! Quanta bobagem!

    Responda
    1. Nehru Gabriel

      Pandemia de diarreia mental. Deve ser por conta do coronavírus. Vai saber.

  37. Leonardo Gama

    Não, mas quem inventou o identitarismo foi a esquerda cirandeira que na verdade quer criar divisões na sociedade... Falando sério, vejo três componentes na súbita receptividade irrestrita da Europa a refugiados: a racista, corretamente apontada no texto, "brancos são bem-vindos"; a identificação com a aparência física e cultural, "parecem com minha família e meus vizinhos", que não é automaticamente racista (talvez tribalista); o fato de considerarem a Ucrânia europeia frente à Rússia.

    Responda
    1. Leonardo Gama

      Observações: o componente racista está só em uma parte da sociedade europeia, que eu quero acreditar que é minoritária. Os outros dois são disseminados. Já o que é dito é feito fora da Europa na linha do que foi mostrado no artigo está coalhado de racismo mesmo, não tem outra explicação possível.

  38. LUCAS OLIVEIRA PEREIRA

    Infelizmente, um texto necessário. Parabéns a autora.

    Responda
  39. Roger Z Moire

    Racismo reverso não existe. Racismo é racismo, é discriminar pela etnia, é crime hediondo previsto na Constituição seja ele praticado contra o negro, o vermelho, o amarelo ou o branco. A patrulha da "pauta identitária" tenta descaracterizar ,como forma de racismo, o racismo contra o branco para fugir das penalidades previstas em lei.

    Responda
  40. Luiz Carlos Pazello

    O nazismo não perdeu a guerra, só mudou sua central de atendimento para outro continente.

    Responda
  41. DERLAN TROMBETTA

    Excelente texto! O nacionalismo exacerbado é terreno fértil para o fascismo!

    Responda
  42. WAGNER WALMIR DE JESUS

    Os comentários são de embrulhar o estômago. Falam de qualquer coisa que vem à cabeça apenas para marca posição. Agora, acho que preferiram ignorar o conteúdo do texto da Cida onde ela cita fatos: " Só sei que li a palavra negro e achei que era hora de me defender dos "dogmas racialistas", assim deve funcionar o raciocínio de parte da turma que vem aqui demonstrar seu "patriotismo". A leviandade do racista está em justificar barbárie com mais barbárie. Não existe papo reto onde só há arrogância.

    Responda
    1. Túlio Henrique Pereira

      racialismo*

    2. Túlio Henrique Pereira

      Realmente é assustador. Enquanto eu lia o texto eu pensava, não vai ter nenhum comentário negativo, haja vista que o texto é cheio de citações incontestáveis. Quando cheguei ao parágrafo final, 97 comentários. Grande parte sem nenhuma relação com o texto, e a outra parte, um desejo lancinante de negar o radialismo e a depreciação e marginalização negra. Infelizmente isso não vai acabar. A humanidade não tem solução. Não tenhamos esperança.

    3. WAGNER WALMIR DE JESUS

      ops... marcar posição

  43. Shemarlison Junior

    A Africa não está em guerra, nunca foram refugiados, são fugitivos.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Shermalison Junior: os africanos não são fugitivos pois não cometeram nenhum crime. São refugiados de guerras, exploraçãa, catástrofes naturais e economicas, etcNo passado foram removidos à força por europeus ( portugueses, ingleses, franceses, espanhois ) e norte-americanos traficantes de escravos.

    2. Eladio Gomes

      Normalmente não perco meu tempo, mas esse sujeito (ou robô, sei lá) é desprovido de cérebro...só pode.

    3. Marina Gutierrez

      Shermalison Junior: estude o básico sobre o continente africano e seus paíse antes de escrever bobagens.

    4. Cristina Dias

      Não diga bobagens. África é um continente. Neste exato momento, só para citar um exemplo, há um conflito entre Etiópia e Sudão que matou quase 20 mil pessoas apenas em 21.

    5. Octavio Rossi de Morais

      Caso você não saiba Shemarlison, a África é um continente, com vários países e quase sempre há guerras na África, principalmente conflitos armados internos, com muita morte, violência e deslocamento de gente.

    6. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Está falando de qual planeta? Não sabia que tinha uma África em Marte! Aliás, a África não é um país, é um continente. Não sei se você sabe a diferença.

    7. Joao Cellos

      E?

  44. Júlio Cezar B Silva

    Excelente texto.

    Responda
  45. Sandra Losa

    Eu só fico pensando o quanto é dolorido ser negro nesse mundo. E imagino agora a dor de um pai com seu filho negro tendo consciência disso.

    Responda
  46. Vinicius Rodrigues

    O Artigo é sensacional. Repleto de fatos e dados que não deixam dúvida sobre a tese por ela levantada a tal ponto que, ou vc concorda com ela, ou com o Risério. Não há meio termo neste caso

    Responda
  47. Renata Lima

    Irretocável. Uma infeliz realidade ficando bem clara pra todo mundo. Escancarada.

    Responda
  48. Maria Beatriz Telles Marques da Silva

    A autora menciona fatos que evidenciam o racismo, mas os leitores racistas de plantão se negam a reconhecer, e descarregam absurdos tão absurdos que da preguiça de rebater. Infelizmente, esse desgoverno destampou o esgoto da sociedade e essa gente se sente livre pra proferir sua maldade e insensibilidade, exatamente como o mito fascista deles. Horror!

    Responda
    1. Maria Beatriz Telles Marques da Silva

      Que argumento mais tosco pra justificar o racismo, rapaz! Que pobreza de pensamento!

  49. Paloma Fonseca

    A invasão da Ucrânia pela Rússia de Putin reacende os fantasmas do século 20: os morticínios das duas guerras; os extermínios pelos regimes fortes (nazismo contra judeus, stalinismo contra opositores políticos); a ameaça de uma guerra nuclear; e no atual século a crise dos refugiados, carregada de racismo e xenofobia. Quanto à condescendência da Ucrânia ao livre nazismo, não se justifica sua "libertação" da URSS pela ocupação nazista (lembremo-nos do massacre de judeus em Babi Yar).

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Paloma Fonseca: o artigo da dra.Cida Bento é sobre a diferença de tratamento dispensado pela midia aos refugiados.

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Bem, não foi esse exatamente o tema do artigo. A reação do ocidente a essa invasão seria a mesma se a Rússia tivesse invadido um país africano, árabe ou asiático? Quem se importa com o massacre que a Arábia Saudita comete contra o Iêmen? Quem liga para a lenta e continua expropriação que Israel comete contra os palestinos em sua própria terra, ocupada há décadas? E a África, com suas guerras intermináveis e devastadoras? 1% do orçamento da Otan vacinaria toda a África e teria impedido a ômicron.

    3. Paulo Consonni Garcia

      É isso!!!

  50. José Cardoso

    A empatia tem um lado instintivo, e pessoas que vemos como 'poderíamos ser nós nessa situação' chocam mais realmente. O lado racial conta, mas também a nacionalidade, como os jogadores brasileiros, presos com as famílias em abrigos.

    Responda