Painel do Leitor > Quais lembranças você, leitor da Folha, tem de guerras anteriores? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Que eram guerras aonde os EUA é que invadiam e bombardeavam matando civis e a mÃdia dava o maior apoio. Tipo dois pesos e duas medidas.
Essas lembranças não são minhas mas de meu marido Roberto recentemente falecido. Em 1943 durante a segunda Guerra ele, então com sete anos foi ,com seus pais e suas três irmãzinhas expulsos de Santos onde viviam juntamente com mais de 500 famÃlias de imigrantes japoneses por ordem do presidente Getúlio Vargas .Tiveram 24 horas para deixarem a cidade em um trem que os deixou em S.Paulo na Casa dos Imigrantes.Motivo : receio de que haveria espiões infiltrados entre os imigran- tes japoneses
Outra lembrança de Guerra: a Guerra das Malvinas. Minha defunta mãe, então viva, disse: estou torcendo para a Inglaterra. Uai, por que mãe? Ela: a Argentina só manda frio para cá, a Inglaterra manda Beatles, Ãgata Christie, Shakespeare...
Lembro-me da Invasão do Iraque, toda aquela iluminação das bombas à noite. Bagda destruÃda, busca por armas quÃmicas fantasmas. Sadan arrastado e enforcado como se fosse mais assassino que o assassino George Bush. Lembro-me da invasão da LÃbia e de todos os horrores resultantes. Lembro-me da guerra Iran/Iraque, lembro-me da Guerra da Malvinas e do ataque ao cruzador argentino General Belgrano. Ultimamente me lembro da SÃria ainda sendo atacada. Aqui não há espaço para contar tanto horror.
Tenho muitas lembranças de guerras covardes. Todas elas tem os EUA como invasor.
Napalm no vietnam para visualizar combatentes, homens , mulheres e crianças pelos EUA. Destruição no Iraque para dar emprego às empresas americanas, sem preocupação em matar, matar, e matar
Me lembro de uma guerra genocida que começou no inÃcio do século XVI e perdura até hoje, século XXI. Trata-se da invasão dos europeus em Pindorama, com o extermÃnio dos povos originários, cujo genocÃdio continua até hoje.
Lembranças de pessoas que morreram covardemente por conta de guerras que elas simplesmente foram obrigatoriamente empurradas para participar sem ao menos serem ouvidas e terem o direito de negar que suas vidas fossem ceifadas como se fossem nada.
Aos 64 anos, já vi muita guerra. Guerra do Irã e Iraque foram cenas horrÃveis dos misséis rasgando o céu à noite. Eram imágens lindas mas que matam. Guerra das Malvinas, guerra do Vietnam. Foram muitas guerras. Vou morrer velhinha vendo guerras pois os homens poderosos, adoram uma guerra, satisfaz o ego deles.
Vi a relação de + de 20 paÃses invadidos pelo EUA nos cinco continentes. Se isso é democracia eu deixo de buscar explicação para o termo
As lembranças que eu tenho de guerras anteriores são EUA, EUA, EUA, EUA...
Guerras anteriores, atuais, futuras... enquanto Bolsonaro estiver vivo, haja guerra.
A mais antiga que eu presenciei foi a guerra das malvinas em 1982, mas só via pelo JN e eu tinha 12 anos. Depois teve a do Kwait/Iraque/EUA em 1990/1991 e pouco depois a da Iuguslavia, fora tantas outras na áfrica e oriente médio. Eu mesmo nasci no meio do periodo da guerra do Vietnã..
O que eu me lembro foi do Iraque quando os EUA bombardearam Bagdá dia e noite, mostravam imagens noturnas dos mÃsseis atravessando o céu da cidade o tempo todo, a cidade sem energia elétrica. Invadiram depois da ONU constatar que não havia armas de destruição em massa e o Conselho de Segurança ter reprovado a invasão, tudo em vão, EUA veta e fazem o que quiser, ninguém faz nada.
Parece piada, mas 500 caracteres não são suficientes para listar todas as guerras fomentadas direta ou indiretamente pelos EUA em muitas partes do mundo. Para ficar só na américa latina teve envolvimento (em golpes ou guerras civis) na Argentina, BolÃvia, Brasil, Chile, Colombia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Haiti, República Dominicana, Granada, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Uruguai e Venezuela. No oriente médio e ásia outros tantos paÃses. E rechaçam o antiamericanismo??!!
O que lembro é que os EUA esteve metido em quase todas.
Hiroshima, Nagasaki, Vietnã , Iraque, são mais de 150 guerras, invasões, interferências americanas após a segunda guerra mundial.
Em 1967! Estava em Cornélio Procópio a passeio na casa de uma tia. Escutei no rádio, que Israel atacara .Nem sabia onde ficava Israel. Fui até a janela e olhei para a rua pensando:e se a guerra chegar aqui? Morrerei longe da mãe? Quis o destino que no cinquentenário, da Guerra dos seis dias, estava em Jerusalém! E o minuto de Silêncio foi fantástico, me lembrou o livro Admirável Mundo Novo: nas ruas todos perfilaram e as pessoas saÃram dos ônibus e carros, para reverenciar os soldados heróis.
Lembro-me da primeira guerra que houve com utilização de "tecnologia do Século XXI", Guerra do Golfo em 1991, quando começaram a ser empregadas as bombas guiadas a laser, lançadas por aeronaves "steath" como o F-117 Nighthawk. Tudo televisionado massivamente pela CNN. Na época parecia tecnologia alienÃgena vindo a público pela primeira vez.
Qual o ser humano em sua sã consciencia quer ter lembrancas de guerra. Será que a folha enlouqueceu de vez?
Eu já trabalhei em três paÃses em guerra e não quero lembrar de tantas atrocidades
Eu tenho... duas e as narrarei aqui!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Painel do Leitor > Quais lembranças você, leitor da Folha, tem de guerras anteriores? Voltar
Comente este texto