Latinoamérica21 > Os efeitos previsíveis da revogação do mandato presidencial Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Gilberto P Santos

    O processo eleitoral (brasileiro, ao menos), atribui, ao cidadão, a obrigatoriedade do voto. Suprime-lhe, no entanto, a possibilidade de, se e quando necessária, julgar (antes de novas eleições) o desempenho de seus procuradores políticos e de, para tal, fazer uso de ferramenta (aqui inexistente) que lhe possibilite o desvoto.

    Responda
  2. Gilberto P Santos

    O articulista opina que "a revogação do mandato é um mecanismo cidadão de controle do poder (...) que as elites podem manipular ". O processo de escolha pelo voto, do qual participa o cidadão, pode ter sido, em sua elaboração, também manipulado por elites. O voto não seria, sob esta ótica, um mecanismo recomendável para ser utilizado pelo cidadão.

    Responda
  3. Gilberto P Santos

    O articulista opina que "a revogação do mandato é um mecanismo cidadão de controle do poder (...) que as elites podem manipular”. O processo de escolha pelo voto, do qual participa o cidadão, pode ter sido, em sua elaboração, também manipulado por elites. O voto não seria, sob esta ótica, um mecanismo recomendável para ser utilizado pelo cidadão.

    Responda
  4. Gilberto P Santos

    O articulista opina que "a revogação do mandato é um mecanismo cidadão de controle do poder (...) que as elites podem manipular". O processo de escolha pelo voto, do qual participa o cidadão, pode ter sido, em sua elaboração, também manipulado por elites. O voto não seria, sob esta ótica, um mecanismo recomendável para ser utilizado pelo cidadão.

    Responda
  5. Gilberto P Santos

    O pressuposto de que os “cidadãos dificilmente podem contar com todos os elementos para fazer uma avaliação” pela assimetria de informações poderia ser, por isonomia, adotado no processo primeiro de votação pois, em muitos casos, pouco ou nada é sabido sobre candidatos. Faz-se útil dispor de uma ferramenta que possibilite ao cidadão corrigir uma escolha.

    Responda
  6. Guilherme Torres Godoy

    Revogação do mandato presidencial, parece ser - (parece) uma nova forma do povo motrar que está construindo um futuro junto com a democracia. Assim, parece ser quando se fala que o povo tem o poder de decisão. Errado, os exemplos dos paises mencionados nesse artigo mostram que os políticos, donos da maquina que é o estado, fazem uso dessa maquina para se perpetuar no poder sem se importar com o povo. Isso, porque o povo não aprende a votar, o povo gosta das mentiras isso todos sabemos.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Pois é, você mesmo confirma que, na verdade, é a omissão, a falta de participação popular, a ignorância e o desinteresse político da população que são os responsáveis pelo domínio da política pelos políticos profissionais. Aliás, se não fossem eles quem faria o trabalho?

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.