Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Sergio Dias

    A ideia de humanidade não existe, é uma farsa, sobretudo, se sua ascendência não for branca e europeia. Os europeus e seus descendentes, em outras paragens, só se comovem quando há um corpo branco na sarjeta. Corpos com outros somas não se incluem na definição!

    Responda
  2. Peter Janos Wechsler

    Existe um problema de assimilação. Refugiados ucranianos não terão problemas em adaptar-se em qualquer país europeu. Refugiados africanos e muçulmanos terão. Os valores e culturas são diferentes. Percebe-se com as colônias muçulmanas na França e outros países europeus. Eles se autossegregam. Com negros africanos não é diferente.

    Responda
    1. DAVIDSON PISMEL CONDE

      incrivel reflexao racista ao propor que brancos sao mais adaptaveis e ainda culpar os nao brancos (se auto ssegregam) - se nao o fizessem o racismo acabaria?; alem disso confunde religiao com etnia ; por obvio que culturas e valores sao diferentes mas nao por causa da cor da pele

  3. Antonio Catigero Oliveira

    Os ucranianos que se exilarem nesta terra de sinhôs e sinhás terão privilégios e as portas estarão sempre abertas. Basta ser hipócrita, como a maioria. Enquanto isso, africanos e haitianos exilados aqui não possuem qualquer chance para prosperar. Alguns entram nas estatísticas de violência, mortos com requintes cruéis. Há pouco, um africano morreu de paulada enquanto a plateia aproveitava a praia bebendo caipirinha na mesma barraca onde ocorria a selvageria...

    Responda
  4. Vicente Pleitez

    É fácil criticar, as palavras são de graça

    Responda
  5. Mariana da Silva

    Hoje vi o depoimento de um médico polonês que está atendendo voluntariamente num ponto de apoio aos imigrantes e ele relatou que as pessoas que chegam ali se dividem em dois grupos claramente distintos: os ucranianos, que chegam principalmente de ônibus cansados, abatidos e às vezes um pouco desidratados e os não-ucranianos que estavam no país, que chegam geralmente após cruzar a fronteira a pé depois de andar vários dias na floresta, desidratados, com fraturas e extremamente debilitados.

    Responda
  6. Fabiana Menezes

    Racismo existe em todo lugar e infelizmente é assunto em pleno século XXI. Infelizmente também as guerras potencializam as sombras. Acabei de ler que fizeram uma micro operação para salvar animais da Ucrânia, esse fato vai também servir para maiores desumanizações? Alguém vai falar das atrocidades étnicas na África e das assimetrias entre os diversos países? Guerras significam situações limite será que todos que foram para a Ucrânia foram discriminados no seu dia a dia?

    Responda
  7. E Mathias

    Prezada Djamila, trata-se de faxina étnica, praticada na Europa faz séculos. Esse "know-how" se espalhou no planeta, sendo praticado com "êxito" na China (existe um mapa de etnias "oficiais") e Índia (castas elegíveis), EUA (controle de fronteiras por etnia) e até aqui no Brasil (pra quem tem parentes que foram "exilados da fome" no nordeste, perguntem aos sobreviventes como foi o critério de embarque nos navios para os portos do Sudeste e do Sul). Saudações.

    Responda
    1. W Magrao

      Delirou kkkkk. Por seculos individuos se mataram nesse continente, evoluiram, properaram tecnicamente e dominaram, caminho comum na natureza, o resto é blablabla de quem ficou para tras.

    2. Alexandre Pereira

      A Europa abriga 5 milhões de emigrantes legais africanos e 8 milhões de ilegais, só para falar desse continente. Se há uma limpeza étnica, creio que estão no caminho errado.

  8. rubens gonçalves

    estou esperando um assinante professor comentar aqui cujo nome momeça com a letra H. nao tem racismo na ucrania. e invençao russa.

    Responda
  9. Ricardo Souza

    Corretíssima

    Responda
  10. W Magrao

    Qual a cor da grana que fez o johador ir viver no meio de racistas?

    Responda
    1. W Magrao

      O racismo na Ucrania é o mesmo existente em paises africanos, india, Brasil, Japao etc, muita conversa para lacracao, racismo existe em toda parte infelizmente, nao é primazia de negros. Se o cara se muda p um pais comoletamente diferente do dele atras da grana, tem q aceitar as diferencas, ou vai querer fazer como os muculmanos, que no pais deles vc tem qseguir a risca seus costumes e qdo eles vao p a europa o europeu q tem q mudar? Fala serio, menos ne?

    2. Laura Santana Lima

      A cor da qualidade do salário. Não se paga esportista de maneira digna aqui. Justíssimo sair. O que não impede que o país que pague bem tenha racismo em seu interior. Assim como também não podemos achar que receber salário dá passe livre para sofrer discriminação

  11. Lourenço Faria Costa

    A análise aprofunda e qualifica o debate. Mas é rara exceção na imprensa. Em sua vasta maioria, a imprensa qualifica a guerra de forma simplista, infantil, rasa, ignorante, perniciosa e irresponsável, que se resume a percepções estereotipadas do tipo: 'o bem vs. o mal', 'Zelensky é o herói libertador contra a tiraria', 'Ucrânia é o último baluarte da democracia', 'EUA só querem a liberdade de povos oprimidos'. Ah sim, Putin é ditador asqueroso, mas o buraco é bem mais embaixo. Parabéns Djamila!

    Responda
  12. Max Morel

    Sim, é necessário que "todos os países respeitem a lei internacional e demonstrem a mesma empatia e apoio para todos aqueles que fogem da guerra, independentemente da sua raça". Concordo totalmente; apenas discordo da palavra 'raça'. O correto será 'etnia', não raça, porque só existe uma raça humana, a Homo Sapiens Sapiens, que é a única independentemente da cor da pele ou dos olhos amendoados ou não. Etnia, sempre, nunca raça. Cães possuem muitas raças, nós não, somo uma única raça.

    Responda