Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. DAVIDSON PISMEL CONDE

    por fim, qualquer julgamento moral deve partir d premissa q há armas d destruiçao em massa d vida em jogo ; ler/ ouvir colunistas e quetais alardeando q a russia tem muito mais bombas ou q eua/russia tem 12 mil ou q o estoque global é de 22 mil bombas ignora q se o conflito chegar a este ‘patamar’ nem será preciso gastar metade deste estoque pra lançar tanta radiaçao no planeta q a vida se tornará inviavel pr muito tempo - todas as capitais/metropoles desaparecerao

    Responda
  2. DAVIDSON PISMEL CONDE

    vejamos; n brasil cidadaos se sentindo ameaçados confusos tomados pr intensa surpresa emoçao ou medo matam pra se 'proteger'; a crimeia não ameaçou com bombas d otan nem invadiu a russia; sentindo-se ‘ameaçado’ putin invade e bombardeia a crimeia; já ameaçou explicitamente usar armas atomicas se conti nuar a se sentir ameaçado (por quem?); alem d quaisquer consideraçoes morais putin poe a humanidade em risco porque hiroshima/nagazaki foram traques diante ds bombas estocadas

    Responda
  3. Fernando R

    A Ucrânia deve ser um jardim da Rússia mesmo, a Rússia já construiu um puxadinho na melhor parte (Criméia), já meteu veneno nas árvores que atrapalham um novo puxadinho (Donetsk e Lugansk) e agora se irritou e vai passar o trator em cima de tudo e concretar. Se a Ucrânia fosse um país, não teria o menor cabimento querer dar razão pra Rússia invadir o país vizinho.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahaha, que metáfora marvada!

  4. Orasil coelho pina

    Estimado Hélio, se o mundo civilizado não reagisse ao Putin, pela lógica ele invadiria todos os demais ex- países satélites da União Soviética e restauraria o Grande Impé- rio, agora e antes sob a lógica da Tirania!!!

    Responda
  5. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Os EUA (otan) não querem ,nunca, só pisar no jardim dos outros. Putin, como nosso estrupicio, foi eleito. Q se impiche os, se não gostam. Estrangular a Rússia , lembra nos o estrangulamento da Alemanha , q levou ao nazismo.

    Responda
  6. Vito Algirdas Sukys

    Considerando o risco nuclear, que afeta toda a humanidade; creio que não há justificativas morais para nenhuma guerra. Uma explosão da maior usina ucraniana espalhará radiação por todo o planeta, como o incidente de Fukushima. Para usar o consequencialismo, é preciso antes tirarmos todas as dúvidas; podemos arregimentar bons argumentos para uma ação ou para a outra. O tribunal da experiência não auxilia a filosofia moral.Se Putin se sentir acuado ele usará bomba nuclear? A moral responde?

    Responda
  7. Vito Algirdas Sukys

    A capacidade humana pode alcançar a verdade em questões morais? A política considera os homens unidos na sociedade e dependentes uns dos outros, propondo uma terra de tolerância e liberdade. A desvantagem da filosofia moral em relação à natural (ciência), é que ao considerar as opções, não conseguimos tirar todas as dúvidas, somos envolvidos em premeditações.

    Responda
  8. José Cardoso

    Eu acho que sanções envolvendo congelamento de bens, inclusive de reservas internacionais russas, ou exclusão do sistema bancário não deveriam ser tomadas. Guerra, negócios a parte. Ou como diziam no Poderoso Chefão: this is business, not personal.

    Responda
    1. DAVIDSON PISMEL CONDE

      seu argumento é contraditorio ; guerra É um negocio muito rentavel e sua aplicaçao deriva de proteger ou ampliar outros negocios ...

  9. flavia fonseca

    Não há justificativa para guerra.

    Responda
    1. DAVIDSON PISMEL CONDE

      os primatas evoluiram sim e o mundo complexo que este homo sapiens , sapiens construiu reflete isto ; posto isto seria interessante discutir os confortos que alguns humanos se apropriam em prejuizo de muitos outros - este é nucleo duro de todas as guerras

    2. flavia fonseca

      Seria bom se os primatas tivessem evoluído.

    3. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      O primata e seus descendentes guerreiam desde sempre. Tudo eh motivo, e cheio de símbolos, desde o amor de uma mulher, até a manutenção de um way of life.

  10. José Augusto Bernabé

    A Hipocrisia é um conceito enraizado nos costumes Humanos desde a criação do conceito da Democracia, ou seja ela é a própria Democracia, isso em qualquer Regime, nesse comportamento hipócrita dos Humanos essa tal de "Moral" só existe aos olhos do outro, nunca de si próprio, portanto, há justificativa sim para Guerras, as quais não são só essa que estamos vendo, são muitas outras, todas elas Hipócritas.

    Responda
  11. Marcos Benassi

    Eita, sô, proporção por proporção, o bão era a Lei de Talião. Mas, na real, esse impingimento de dor à população, que nada tem que ver com o pato, é Soda: fica-se dependente dessas condicionais:"se" a população, "se" a oligarquia, extraem o Pudim de Polônio do poder... E se não? E o mundo com o Bozo, que está comprometendo seu futuro ambiental? Estarão certos os países que deflagrarem um crau sobre nós todos, opositores ao estrupício? Qual a métrica da retaliação? [Cont]

    Responda
    1. Marcos Benassi

      É, meus caros, não há resposta simples e direta, creio que o artigo do Hélio deixa isso bem claro. A moralidade é um bagulho dúbio, nunca certeiro, sempre condicionado culturalmente, sempre dependente do tempo em que se vive. Se hoje não se escraviza Preto, em compensação, mata-se organismos industrialmente para saciedade das bocas humanas. Não se tem como fugir da escolha frente a uma realidade duvidosa, e de consequências que dela advenham.

    2. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Nós que somos contra o estrupicio , pagaríamos o pato , o que temos que conseguir eh tirá-lo fora na eleição.

    3. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Cuba sofre sanções desde 1960. O PC cubano não caiu até hoje. Sanções dão ao poderoso interno a perfeita desculpa para qualquer desastre.

    4. Marcos Benassi

      [continua] A guerra é a barbárie retornada, né, Hélio? É a destruição pura e simples, perde-se completamente o senso de medida. As sanções econômicas, por duras que sejam, são mais "civilizadas", mesmo com as dificuldades métricas da punição. Podíamos pedir a extradição do Putin e torturá-lo, não? Seria muito menos do que o sofrimento de todo o povo russo com a miséria. A moral, essa vvvvaaaca, traz problemas em qualquer escolha que façamos: é bem mais simples jogar bomba.

  12. JO ALMEIDA

    Putin tá combinado com Trump , pois com a invasão da Ucrânia ele enfraquece Biden e abre brecha para volta de Trump, atento a extrema direita que apoia Putin , porém um país que elege um comediante palhaço para presidência , tá sujeito a uma invasão, pois eles votaram sem responsabilidade com o país com a república. Maktub

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Vixe, Jô, e nóis com o Bozo? Segundo essa lógica, o Brasil inteiro tem que levar um Maktub no fiofó. Aliás, ocidentais, um MacTube.

  13. paul constantinides

    Sobre pisar no Jardim....quem pisou no Jardim de quem?

    Responda
  14. Marta Vainchenker

    Sou 100% a favor de lutar por ideais de ética e moralidade em nossas vidas e instituições. Mas a (triste) realidade é que nós seres humanos estamos ainda em um estágio moral muitas ordens de grandeza aquém do de nossas melhores aspirações. O resultado prático disto é que a relação entre nações - que são médias de seus indivíduos - se dá eminentemente pela força, bruta ou sutil, não por imperativos morais. As ações de Putin são condenáveis moralmente, mas fazem perfeito sentido geopolítico.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Mais ou menos, caro Vanderlei: o direito internacional também protege o vencido. A despeito dele, estupra-se quem perdeu, mas sua estrutura não é intrinsecamente invasiva, senão protetora em boa parte. Só que não resiste aos impulsos de vingança e retaliação.

    2. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Isso você tem total razão. Os romanos já diziam: Ai dos Vencidos. Quantas vezes os EUA, que muitos ainda insistem em ver como modelo invadiram países vizinhos e distantes? Isso não justifica a invasão russa, mas o direito internacional é o direito do estuprador, ou seja, o direito da força.

  15. Vicente Pleitez

    Infelizmente não é tão fácila assim, Helio. Mas valeu

    Responda
  16. RONALDO F VAZ

    A analogia de Hélio, pisar no seu jardim, é fraca é simplória. Para ficar no campo das imagens, o certo seria dizer colocar um tanque de guerra no seu jardim, pois é isso que seia feito

    Responda
  17. RONALDO F VAZ

    A analogia de Hélio, pisar no seu jardim, é fraca é simplória. Para ficar no campo das imagens, o certo seria dizer colocar um tanque de guerra no seu jardim, pois é isso que seia feito

    Responda
  18. roberto tramarim

    Interessante descobrir em pleno século XXI que o verdadeiro nome da Ucrânia é "republica do jardim da russia". Ucrânia é um país soberano, dono de seu nariz e entra ou sai do bloque que quiser. Quanto a exageros, pra mim exageros foram Dresden e Hiroshima. Deixar um povo fora da copa do mundo ou a oligarquia local longe de parte de sua grana até que a invasão fique impopular dentro do país é um meio legítimo pra tentar acabar com uma guerra.

    Responda
    1. roberto tramarim

      A maior tolice que se diz sobre essa guerra infame é um suposto direito russo de invadir um país vizinho só "por ser vizinho". E a maior ignorância sobre o tema é falar sobre mísseis na Ucrânia sendo que a Ucrânia já os teve e cometeu a estupidez de entrega-los em troca de nunca ser invadida pela Russia. E sim, todo país é soberano o suficiente pra entrar em qualquer bloco desde que este aceite aquele.

    2. Fernando R

      A Venezuela já está alinhada a Rússia e o Brasil não invadiu o país pra defender seus interesses.

    3. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Em tese concordo que a Ucrânia teria o direito de entrar na Otam. Mas se assistimos os vídeos da ultradireita aqui no Brasil eles não reconhecem o direito da Venezuela de alinhar-se à Rússia.

    4. Fernando R

      A maior tolice de todas sobre a guerra é a de que a adesão da Ucrânia à Otan representaria um risco físico real à segurança da Rússia. Mas essa tolice é repetida por seus defensores com a mesma empáfia dos disseminadores de fake news profissionais.

    5. Flavio Colker

      "País soberano".. papo mais furado: nenhum país entra e sai do bloco que quiser pois os blocos formalizam os limites e tensões bélico econômicas a que os países estão sujeitos. A quantidade de tolice que se diz sobre esse conflito é inenarrável. Dá dor de cabeça ler tanta ignorancia.

    6. roberto tramarim

      *bloco

  19. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    Sanções sem funções pacificadoras, mas com capacidade de limitarem e acuarem a economia russa e sua população. Mediação humanitária próxima do zero absoluto, já que foi a Rússia que atropelou as cláusulas morais da guerra justa. Cláusulas flexíveis válidas para alguns. Outros podem invadir, matar e ocupar qualquer país. Chamam de guerra de libertação ou salvação. Saigon, Bagdá e Cabul sabem o que é essa guerra justa e aprovada. No final, é só falsidade e hipocrisia desumana. (Claudia F.)

    Responda
  20. adenor Dias

    Para uma pessoa que desconhece o motivo da existência da OTAN, eu gostaria de saber qual a vantagem que a Ucrânia tem em participar deste órgão? Vale apena provocar uma guerra para participar? Essa é uma questão que o jornalismo brasileiro deveria trazer ao conhecimento do leitor...

    Responda
  21. Ricardo Souza

    Todas as sanções juntas são um pacote de pressão contra Putin. Vale tentar. E também, bom lembrar que punições não servem só pra forçar o Putin voltar atrás agora. Serve também pra dissuadir novos aventureiros no futuro e manter a ordem.

    Responda