Ilustrada > Russos viram párias nas artes e acendem alerta sobre 'macarthismo cultural' Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Uma reação absurda, a Rússia tem uma riqueza enorme nas artes e a população russa é vÃtima também. Como fomos nós durante a ditadura. E ainda somos, pelo comportamento desse governo. Há um livro muito bom para entender. Rússia, de um historiador inglês, Orlando Figes: História Cultural da Rússia. Reações obscurantistas.
A produção artÃstica mais instigante do inÃcio do século vinte estava na Rússia: Stravinski, os ucranianos Nijinski e Malevich, o bielorrusso Chagall, Rodchenko, Maiakovski, Akhmatova, Tzvetaieva, Khlebnikov, o letoniano Eisenstein. O poeta polonês Mandelstam descreveu Stalin com bigodes de barata. Morreu em um campo de concentração. A arte sempre sobrevive aos escombros deixados pelos ditadores.
A arte supera e distancia-se anos-luz da polÃtica e de suas consequências nefastas como a guerra. Nada a ver Tolstói, Dostoiévski, Tchaikosvski e tantos outros talentos russos em diversas artes, dons universais, com os datadores russos de todos os tempos.
A real é que já há muito tempo os estadunidenses tentam impor ao mundo inteiro o que devem consumir ou não, de quem devemos gostar ou não etc. Eles matam com drones crianças e famÃlias inteiras nas montanhas de qualquer paÃs árabe e ninguém protesta ou os cancela por isso. O governo russo é uma coisa, sua população e principalmente seus artitas são outra bem diferentes.
Ocidente fazendo isso só da razão a Putin quando fala em russofobia
O ocidente, melhor, EUA e euroOTANescos estao executando o plano estratégico de Putin nos milimetros. Essas atitudes reforçam o enrredo "anti-eslavo" que faz parte do script da propaganda interna de Putin. E ainda tem "comentarista" (o cara ganha pra isso, meu Deus) achando que Putin foi pego de "surpresa" com as sansões... inacreditável.
bando de imbecil, só tem imbecil!
Esse cancelamento cultural imposto aos russos só evidencia a superficialidade da nossa sociedade atual. Além de não ajudar em nada na resolução do conflito, bota mais lenha nessa fogueira e impede uma compreensão real do que está acontecendo. Quem cancela Dostoievski nesse contexto ou não o leu, ou não entendeu nada do que ele escreveu.
Censurar Dostoiévski é como resolver fazer grave no desjejum... Quem diria que ele sofreria isso de novo?!
Que venham para o Brasil. Só não queremos fascistas... Já temos de sobra....
"Irineu Franco Perpetuo espera que essa onda de censura à cultura russa não chegue ao Brasil". Sinto dizer, mas vai chegar, embalada pela mÃdia brasileira p.u.x.a-s.a.c.o da mÃdia americana.
Infelizmente, esse preconceito, essa xenofobia, demonstram o quanto parte da sociedade Ocidental é egoÃsta, individualista, ignorante e imbecil. A exclusão de seres humanos por sua nacionalidade é de uma estupidez sem tamanho! Chefes de Estados se desentendem e as pessoas comuns, trabalhadores, pais e mães de famÃlias, estudantes, crianças pagam a conta. Por um mundo sem fronteiras e mais fraternidade entre os povos!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustrada > Russos viram párias nas artes e acendem alerta sobre 'macarthismo cultural' Voltar
Comente este texto