Rodrigo Zeidan > Putin não é um gênio, mas um megalomaníaco em uma bolha de bajuladores Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Vera Maria da Costa Dias

    Gostei de ler a coluna. É muito fácil errar quando só se quer ouvir o eco da própria voz e foi o que fez Putin. As sanções não têm prazo para serem levantadas. Os russos podem ocupar a Ucrânia inteira, mas de onde sairão recursos para atingir o objetivo de anexação ou instalação de regime pró Rússia? E como se comportará o povo russo, que começa a perder confortos e a normalidade de sua vida? E os companheiros bilionários de Putin, não terão amor a seus ricos iates?

    Responda
  2. LUIZ CARRIERI

    Esse "projeto de gente" russo será implodido. O mundo inteiro está contra ele. Um outro criminoso, que teve o mesmo comportamento, na década de 40, só conseguiu realizar suas ignomínias porque não havia internet, à época, mas agora o mundo está totalmente conectado e preparado para exterminar essas aberrações irracionais. A Rússia vai amargar, por muito tempo, por essa abominável ação. A reação será muito pior. Nenhum ditador sobrevive por muito tempo. Pode demorar, mas a retranca é certeira.

    Responda
  3. SERGIO AMORIM ANDRADE

    Colunista não foi audacioso. Foi pretensioso. Jogou suposições e opiniões para concluir o que pretendia. Aqui não tem bobos.

    Responda
  4. Claudio Belodi

    Vá falar isso pra ele.

    Responda
  5. Marcos Benassi

    Poi Zé, caro Rodrigo, artigos desmistificadores da lenda putiniana, como esse seu e o do Krugman, dia desses publicado também aqui na folha, fazem bom contraponto à torrente factual que se segue a um evento como esse. Em compensação, essa lembrança de que o Russo é bom em tramóias, ex-KGB que é, pode conter algo da tradição enxadristica do país: haverá algo que se superponha (ou se oculte detrás) a essa campanha de guerra, objetivo de médio prazo, eventualmente indireto?

    Responda
  6. Fabio K

    O Ocidente que a midia menciona nao existe. O que existe e a opiniao publica de paises geograficamente ocidentais sendo manipulada e pautada pelos interesses Norte Americanos. Me custa dizer mas creio que a maior ameaca ao planeta, hoje, sao os interesses Norte Americanos e o instrumento para isso e a OTAN. Washington usa a OTAN para manter a Europa refem e acossar qualquer pais que discorde da pauta. Putin, por pior que seja, age em legitima defesa.

    Responda
    1. Fabio K

      Onde se le: Putin dizia que sairia - leia-se: Trump dizia que sairia.

    2. Fabio K

      Marcelo, a OTAN foi criada para defender a Europa contra a URSS, com a queda da URSS e a dissolucao do Pacto de Varsovia a OTAN perdeu sua razao de ser. Trump estava pressionando os paises europeus a contribuirem mais com os custos e como estes nao queriam por ter outras prioridades orcamentarias Putin dizia que sairia. Ele saiu? Se nao ha ameaca porque a OTAN nao e dissolvida como foi o Pacto de Varsovia? Olhe no mapa...qual pais esta rodeado? Zelensky foi o comedia que acendeu o pavio.

    3. Marcelo Moraes Victor

      Que inteligência extraordinária! Esqueces que Trump, com ajuda criminosa de Putin foi eleito e abandonou a NATO. Esse plano americano macabro é de uma pobreza intelectual, uma fantasia da esquerda que sistematicamente culpa os USA até quando eles não tem culpa nenhuma, que não observa os fatos. Quem seria bur ro de invadir ou atacar a Rússia? Ela é inatacável, assim como os USA. Não existe ameaça alguma ao país, defender um ditador é indefensável

  7. João Batista de Junior

    Inacreditável ocidente ver as mortes e nada fazer. Palavras e sanções qual o limite.

    Responda
  8. Cleyton I S

    Eu vejo a imprensa internacional massacrar a imagem do Putin como se na história não houvessem tantas outras guerras, inclusive por motivos menos sórdidos. Os EUA manipulam a visão do ocidente como bem quer e a única coisa que a gente vê do jornalismo é vistas grossas. Esse humanismo vazio que endeusa o cínico e vigarista Zelenski e os Americanos e seus aliados não me enganam.

    Responda
    1. Marcelo Moraes Victor

      E esse teu humanismo cego a civis massacrados na Ucrânia é algo. Um humanismo que só considera humanos os agressores, os invasores, não as vítimas civis. Se pode tudo nas palavras, os fatos não mentem

    2. Marcelo Moraes Victor

      Vocês que nem sei se são de esquerda ou direita, de tão bur ros que são. Um ditadora indefensável ataca um país sem motivo decente e a verdade é onquebele diz. E os americanos são sempre os culpados. Esqueceram de Trump? Que ele abandonou a NATO? Que plano é esse? Quem vai querer invadira a Rússia? Sempre tem um lado certo, é o das vítimas. Não o de vocês

  9. Cleyton I S

    Por isso o jornalismo anda decadente. Não tem análise nenhuma aqui, começar pelo texto. Putin é um criminoso, pode ser, mas ele não é um peão que escreve textos com ofensas vazias. Os americanos que são os verdadeiros culpados por essa catástrofe o autor nem toca no assunto. Vai estudar antes de escrever!

    Responda
    1. Cleyton I S

      "Começar pelo título do texto"

  10. noel neves

    Tal é qual alguns governantes sul americanos que transformam uma Grande Nação em republiquetas de bananas.

    Responda
  11. Paulo Roberto Fernandes

    Qualquer ser humano que perde a perspectiva ética ou a coloca em plano secundário é um ser primário, rasteiro, vil. Nada justifica destruir vidas por maiores que sejam as razões que expliquem o gesto. Só por legítima defesa essa ação é tolerável.

    Responda
    1. Ricardo de Oliveira

      Excelente! Por isso a torcida para o Putin está grande nesse imenso planeta. Essa ação inevitavelmente leva a comparação com as mesmas atrocidades cometidas pelos EUA nos últimos 70 anos, que invade sem ser atacado diretamente, com discurso de defesa nacional preventiva, mesmíssimo discurso do Put i nho

  12. Eduardo Vianna

    O autor deve ter gasto umas 12 horas para fazer esse texto? Quanto tempo Putin demorou para elaborar essa invasão, anos? Mesmo sendo rodeado de puxa sacos, prever que o conjunto de mecanismos financeiros, todos controlados pelos interesses americanos, seriam amplamente utilizados para barrá-lo estava mais que evidente. Não acho que dê para subestimar a capacidade bélica, a tradição militar russa (Hitler e Napoleão que o digam) e autossuficiência econômica Russa para escolher um lado e torcer.

    Responda
  13. Alberto Soares Soares

    Tem que ri com essa "análise" , a Otan e os capachos europeus, dos EUA , são os "santos" . Vai estudar um pouco, pra não ficar reproduzindo asneiras.

    Responda
    1. noel neves

      Alberto, você perdeu um momento precioso de ficar calado!

  14. PATRICIA PORTO DA SILVA

    Putin é um gênio.

    Responda
  15. Neli de Faria

    Todo político é cercado de bajuladores. Exemplos? Lula, bolsonaro...!

    Responda
  16. Ricardo de Oliveira

    Mais um gênio ocidental escrevendo que o Putin perdeu a guerra? É fácil começar, mas ninguém controla depois. Isso vale para a guerra, contra o Putin, mas vale também para as sanções, que podem se voltar contra os líderes ocidentais. Esses gênios devem ser felizes, já tem certeza do final, e será como eles sonham, que bom né ? Precisa ver se tá combinadinho com os Russos, Chineses, Indianos, OPEP...

    Responda
  17. Fabio K

    Ja perdi a conta de experts determinando a derrota de Putin antes da guerra acabar. Nao vou defender Putin mas acho que estamos falhando na analise do outro lado. We need two to tango! Zelensky e um inconsequente que se envolveu em uma vendeta entre Putin e Biden, vendeta que saiu cosmicamente fora de controle. Vemos a UE como um cego no meio de um tiroteio e uma retorica "ocidental" quando na verdade esse confronto e entre Ucrania e Russia. Os 3 sao criminosos.

    Responda
  18. Klaus Serra

    Se até Adolfo Ritler sofreu atentados de seus fanáticos seguidores, algo semelhante pode acontecer com o Putin, os russos são capazes de absolutamente tudo, especialmente agora que seus jogadores foram banidos de competições internacionais de xadrez, Kasparov pode assumir como ditador russo em breve e o Brasil poderá retomar o comércio dos agrotóxicos.

    Responda
  19. Adriana Mara de Moura e Souza

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Edailson Monteiro Rodrigues

      Mas não foi Lula que saiu daqui e foi lamber osbagos dele

    2. Carlos Eduardo Antonio

      Adriana, interessante sua associação: Putin - Psicopatia - Bajulação - Lula. Realmente tudo está ligado nesse mundo

    3. Edailson Monteiro Rodrigues

      Que the zão pelo homem hein fraquejada, se ficar grávida, acho bom teu marido ir no ratinho pedir exame de DNA

    4. JOAO FORTUNATO

      Ou do teu pseudo mito!

  20. D Monteiro

    Caro Rodrigo Zeidan, Obrigado pelo texto enxuto e lúcido. Tenho uma pequena dúvida que certamente pode ficar sem resposta: se a personagem da foto é mais um sósia.

    Responda
  21. RICARDO BATISTA

    Mal comparando : Tá arrumando um Vietnã pra chamar de seu. O Brasil também adora dar tiros no próprio pé, mas que tenha aprendido com essa época: Em áreas estratégicas, não é nada interessante ficar dependente demais de países estrangeiros. Assim como nos faltou IFA para as vacinas, agora teremos problemas com fertilizantes e trigo.

    Responda
  22. Severo Pacelli

    Cadê nossos heróis: Biden, Trumpp para salvar o mundo desse homem malvado? Bora iniciar a matança de russos, como fazem na Ãfrica, Oriente Médio e América Latina? matar pobre não incomoda essa mídia vendida.

    Responda
  23. Horacio Cerzosimo

    Análise perfeita

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.