Demétrio Magnoli > Na longa mesa de Putin Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
uma luz na análise.
Muito bom !
Esquerda e direita sempre foram templos do autoritarismo. Mais uma vez Magnoli desnuda as vestais falsas da nossa polÃtica.
Até os computadores da Censura Folha parece estar com o Putin!!!
A melhor avaliação que li desde o inÃcio desta guerra!!! Parabéns Professor Demétrio!!!
Meteu o dedo na ferida. Denunciou a hipocrisia sem economizar nas tintas. Ou seja, alguns criticam um genocida fictÃcio, mas apoiam um genocida em potencial.
A coluna diz inverdades. A nota dos senadores do PT condena a guerra, mas condena também as ações da OTAN. Mas caráter é uma coisa que hoje em dia é rara. Existem poucos Fernando Barros e Silva, Jamil Chades, etc no jornalismo. Infelizmente. Demétrio, você é uma fraude.
Parabéns pela coragem.
Nostalgia, que parece ter brotado das manifestações q o Demétrio lembrou destes dias: há muitos na esquerda com esse sentimento, não de retorno do comunismo da URSS etc., mas de um ideal de "liderança pelos esclarecidos", da verdade ditada, para o bem das massas. Já na direita, bom, a nostalgia é o retorno ao atraso mesmo, de ideias que ficaram no passado, um misto de fascismo e com liberdade para aquilo que só ela defende. Esse parece ser o ponto no texto.
E o Moro, que resolveu falar claramente contra a invasão russa, recebeu o fogo amigo do mamãe falei. Com esse nÃvel, o Putin nem precisa manter uma rede de propaganda.
Petistas e bolsopatas jamais admitirão, mas são iguais nessas questões. E no segundo turno só nos restará votar no Lula. Pelo menos ele demonstra bons modos, não fala palavrões em público e não é desmatador, sabotador de vacinas nem miliciano (dos males, o muito menor).
Esperava ver um artigo sobre uma guerra neste zeitgeist, com comunição abundande de mais mentiras do que verdades facilitada pela tecnologia, e não sobre o que já estamos carecas de saber sobre os polÃticos brasileiros e suas idelologias. Otan é expansionista e Russia retraÃda e encurralada? Cancelamentos estúpidos de atletas, pilotos, artistas? Governos interferindo nos investimentos de russos? Sanções que farão o mundo (mais pobre) sofrer mais? A relação do comediante com o Bolsonaro?
Como profissional de relações internacionais, diria que esse texto apenas expressa preconceitos e ignorância. Dizer que a polÃtica externa nos governos petistas foi alinhada/elaborada/desenvolvida em Cuba chega a ser infantil. Desonesto intelectualmente. Mais uma das bobagens que são oferecidas ao público nessa "cobertura brasileira" sobre a guerra. De todo modo, o conflito deve ser veemente condenado pela comunidade internacional.
Que vergonha o PT justificar a violência do CalÃgula do Kremlin contra um estado soberano. Apoiam o lider da extrema direita na Europa.
"No lugar da Constituição, que define o respeito à soberania e autodeterminação das nações como pilares da polÃtica externa nacional, a ultradireita e a esquerda petista subordinam nossas relações internacionais a preferências de natureza ideológica." Perfeito! E lembrem-se no Direito Internacional - se ainda estiver em vigor ...
O Direito Internacional é Direito que protege os fracos, como qualquer direito. Se estes estão muito fracos para defendê-lo é outra questão, evidentemente. Vale para qualquer Direito. Os fortes não precisam de "Direito".
O direito internacional é o direito da força. Alguém convocou thruman ao tribunal de Nurenberg pelas bombas atômicas lançadas?
Para quem quer ler algo sério, recomendo buscar: O apagão da cobertura do escândalo da Opaq , do Le mond, muito útil para entender o momento.
Quase que fica apagado que o Donald Rumsfield viajando ao Iraque para se encontrar com o Saddam Husseein em 1983 e oferecer toda a ajuda que os EUA podiam fornecer ao ditador sanguinário na guerra contra o Irã.
Uma coisa temos de reconhecer em Putin, o cara é tão f que até consegue, como fez o fundo partidário de 5 bilhões, colocar do mesmo lado alguns bolsonaristas e alguns petistas. Pode ser que esteja enganado mas parece que Putin exerce este fascÃnio exatamente por ser um autocrata. Deus nos livre se eu estiver certo pois, com o andar da carruagem, as próximas eleições talvez sejam as últimas, escolheremos um Czar e não um Presidente.
Excelente texto!
Demétrio está apressado para o próprio féretro. Em um só artigo passa de detetive da mente do Lula à censor da polêmica da crise bélica, tendo para isso que inventar que a folha publicou inúmeros artigos de defensores de Putin! Ironicamente, a razão seria posições ideológicas, justamente o que o levou a escrever essa peça de adivinhação e mentiras ilógica. Definitivamente, a lógica não é o forte dele e é inimiga da ideologia. Mas, não surpreendentemente, o colunista convence muitos fanáticos.
Bárbara, nenhum colunista defendeu Putin. Isso mostra que nem Demétrio e nem vc acompanharam o debate na folha. Vc já é conhecida aqui.
Dizer que ele é 'censor da polêmica bélica' (hã?) mostra que você é dos que leem trechos de um texto e se creem aptos a comentar. Último parágrafo: 'Tudo que é de interesse público e não viola as leis brasileiras deve ser impresso. Os textos dos escribas putÃnicos são de interesse público pois descortinam a extensão da miséria polÃtica nacional. Funcionam como provas documentais do encontro, na mesa imperial de um anti-imperialismo de araque, da ultradireita bolsonarista com a esquerda petista.'
Então Putin e Jinping tem o direito de colocar mÃsseis nucleares em Cuba, sem qualquer retaliação americana.
Retificando: Bolsonaro não se sentou na "longa mesa de Putin". Isso aconteceu com o vassalo Emannuel Macron e o novato Olaf Scholz, porque se recusaram a fazer testes PCR pelos russos.
O Brasil não tem seus próprios interesses objetivos? Me parece que a postura oficial do Itamaraty tem sido exemplar, condena as ações de guerra, porém alerta para os prejuÃzos incalculáveis que sanções draconianas geram em economias frágeis como a nossa. Lula condenou de pronto a invasão, dizer o contrário é pura mentira de quem deveria ter um compromisso mÃnimo com os fatos.
A visão antiamericana do PT a impede de enxergar por conveniência a realidade. Putin é um autocrata, que invadiu um paÃs soberano e com uma democracia em construção. Os ideólogos colunistas, ao tentar fazer um contraponto, na prática, rwlativizam quão grave é a ofensiva de Putin. É inconsistente criticar Bolsonaro por ser um desposta e ao mesmo tempo relativizar a ação do Putin.
Os governos petistas não tiveram arroubos autoritários, não interferiram nos órgãos de Estado. O mandatário-mor ora no Planalto faz diferente. Entretanto o PT erra e muito em não condenar desmandos autoritários mundo afora. Mas, para o bem da hipocrisia geral não me recordo nos últimos 30 anos de ter visto no Brasil, direita ou esquerda condenarem a China. O dinheiro sempre fala mais e alto...
A turma da globo news é paga par criticar o PT. Rssss.
Interessante, para mim é o contrário!
Demétrio Magnoli mais uma vez preciso, trazendo verdades que irritam, na mesma medida, o lulopetismo e o bolsonarismo, seitas coirmãs. PS: Jocevir! hahaha excelente!
O que se espera é equilÃbrio, e imparcialidade, fora das paixões, principalmente da mÃdia.
Mais uma vez, infelizmente, a imprensa pende para um só lado da balança - a invasão da Ucrânia pela Rússia. Não se discute o fato em si, pois é totalmente condenatório. Entretanto, o presidente comediante da Ucrânia não se dispôs a negociar uma alternativa à adesão de seu paÃs à OTAN, e isto não vem de agora. Ademais, está provando ser um desequilibrado irresponsável e egoÃsta, que somente pensa em seus próprios objetivos, em que se atola a cada dia com declarações desastrosas.
A miopia desse colunista é surpreendente. Pensei que fosse mais inteligente. Politica externa do PT é feita em Havana? Tá demente? RidÃculo!
Os idi0tônicos sempre foram assim, e sempre serão.
Os idiotônicos sempre foram assim e sempre serão.
Paz. Tolerância. Liberdade. Igualdade. Fraternidade. Maturidade para evitar a "geopolÃtica da guerra". Se Harari está certo, o Homo Sapiens compartilhava a Terra como caçadores-coletores; nada de impérios. A ciência diz que só há uma raça humana. Nada de racismo, xenofobia. 1 planeta, 1 clima para sobreviver. Por uma geopolÃtica da paz! Direita e esquerda, vamos lutar a favor da vida e da tolerância e da liberdade. A b. nuclear é o espectro que nos assombra e vigia nossa irracionalidade.
Fizeram alguma maldade com este cara na libelu, só pode e deve ter sido grande a coisa, só pode, só Freud explica.
Demétrio, se vc não pensasse assim não estaria na Globonews.
Demétrio, sua análise seria muito boa se desse espaço para crÃticas à OTAN e aos Estados Unidos. Você tem livro publicado sobre relações internacionais e conhece bem, mais do que muitos de nós, a complexidade do que ocorre por lá. Tomar partido da maneira que toma e carregar na tinta para encaixar o PT nas crÃticas (e não discordo da sua avaliação geral sobre o autoritarismo do partido e da esquerda) faz do seu texto um quase panfleto, não uma análise séria e competente. Forte abraço
Magnoli, va fazer a lição de casa, estude mais a situação, considere o realismo das relações internacionais. Vc é pago para informar, sei texto está muito fraco, além de ter erros. Steve Bannon defende o Putin, preste atenção nisso.
A bárbara Mandel defende a violência contra as mulheres, busca negar o grande impacto dessa violência na saúde das mulheres, no sofrimento, adoecimento e morte e aà a grande dimensão. Meus artigos são fáceis de achar, buscar no Google scholar, todos submetidos a revisão de pares, diferente da bárbara ignorância.
E me desculpe, mas se seus ''artigos cientÃficos em revista internacional" têm a mesma qualidade que seus comentários nesta Folha, nota-se que a tal revista internacional não tem muito rigor na escolha do que publica.
''A morte de Antonieli é mais uma entre as 400 mortes de mulheres por semana por crime de ódio. Matou a mulher e o feto, e foi rezar porque ele presa a Deus e eh contrato aborto:.'' Fatima Marinho, em comentário a coluna de Djamila Ribeiro nesta Folha. Mente, e mente mal.
Barbara Maidel, eu não disse que 400 mulheres são mortas por semana vÃtimas de violência. O que eu publiquei em Artigo cientÃfico em revista internacional, é que 400 mulheres morrem por mês no Brasil como consequência da violência doméstica. Isso inclui, feminicÃdio, suicÃdio e doenças crônicas ou infeciosas. Leia o artigo depois discutimos. Veja se aprende alguma coisa, seu nome é falso, vc é um homem escondido atrás de nome de mulher. Deve ter ido à Ucrânia com o Mamãe Falei.
Veja só quem está falando em 'erros', 'fazer lição de casa', 'estudar mais': Fatima Marinho, que diz que 400 mulheres são mortas toda semana no Brasil por feminicÃdio (ou seja, mais de 20 mil por ano). Este erro óbvio, aliado à falta de indÃcios de onde Magnoli teria errado, demonstram que você gosta de comentários 'impactantes' (para os seus, a mim não impactam), mas vazios. PS: Bannon apoiar Putin corrobora o que diz Magnoli sobre a convergência de Lula com a extrema direita nesse tema.
Veja só quem está falando em 'erros', 'fazer lição de casa', 'estudar mais': Fatima Marinho, que diz que 400 mulheres são mortas toda semana no Brasil por feminicÃdio (ou seja, mais de 20 mil por ano). Este erro óbvio, aliado à falta de indÃcios de onde Magnoli teria errado, demonstram que você gosta de comentários 'impactantes' (para os seus, a mim não impacta), mas vazios. PS: Bannon apoiar Putin corrobora o que diz Magnoli sobre a convergência de Lula com a extrema direita nesse tema.
O problema desta guerra entre Ucrânia e Rússia, é que se é para criticar esquerda e direita brasileira , tem que criticar também a OTAN! Um órgão que em teoria teria a incumbência de evitar guerras, está provocando guerra! Bastava não seduzir a Ucrânia a se juntar, que nada disso estaria acontecendo! Já se sabia de antemão, que a Rússia não iria deixar barato, pois se sentiria afrontada!
Artigo bateu colocado. Precisamos de um presidente com compromissos nacionais brasileiros, constitucionalista, experiente e competente e honesto. No cenário atual, pode ser Ciro.
Demétrio, o senhor está confuso, pois a Folha praticamente só publicou os papagaios do Biden e da OTAN, e, mesmo que fosse o contrário, o senhor acha que não poderiam ser publicados artigos com pontos de vista divergentes à versão (à sua versão) que é dominante no Ocidente? O senhor não passa de um capacho do Biden e Cia.
Não me convenci de que Lula agiria como Bolsonaro. Fora isso, excelente artigo; mostra como não apenas o bolsonarismo, mas também boa parte da esquerda guiam-se não por princÃpios e valores, e sim por alinhamentos ideológicos automáticos.
Muita sorte do PT, em não está com a cadeira de presidente nos últimos anos! A esta altura, qualquer um presidente com a marca PT, seria cassado . Bolsonaro é ruim, mas tem as costas larga! Os fascistas não são democráticos querem eles como único partido dominante.
Demétrio, prezado, você aponta para o histórico de hidiotices do blá petista - que, desta vez, até nem foi tão ruim por parte da diretoria - deixando de lado o histórico democrático do PT no governo. Dizer que "se Lula estivesse no poder a resposta seria idêntica" é, no mÃnimo, uma má vontade personalista que não se sustenta. Dá para fazer melhor - aliás, nem precisa dar.
A última vez que vi uma acrobacia dessa magniture para associar Lula e Bolsonaro foi no mundial de ginástica quando a nossa Daiane dos Santos inovou o com duplo twist carpado. Parabéns, Daiane. Você é sensacional
Muito bom artigo.
Radicais de direita e esquerda ( Nicarágua , Venezuela , Coreia do Norte ), idiotas , apoiam Putin , sem entender o q vira por aà , nada de bom ! O planeta sofrerá !!
O planeta sofre mesmo com os paÃses citado sendo minoria! Lembre-se que antes de demonizar a Rússia por esta guerra, que eles já era comunistas antes de salvar os judeus dos campos de concentração!
Ato falho, mas que revela muito. " condenado"
A esquerda não está apoiando Putin nenhum. Lula, aliás, foi o primeiro presidencial a se manifestar, condenado. Esse articulista odeia o PT e nem disfarça. Mente na cara dura. Que falta de ética!
Papel aceita cada coisa. Pelamordedeus!
Pelos comentários, dá pra ver como tem petista que se iguala aos bolsonaristas no fanatismo e na distopia. Abominam os ditadores, desde que não sejam de esquerda ou inimigos do "império". Parabéns, Demétrio!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Demétrio Magnoli > Na longa mesa de Putin Voltar
Comente este texto