Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Neli de Faria

    uma luz na análise.

    Responda
  2. JOSE A MARTINI

    Muito bom !

    Responda
  3. Francy Litaiff Abrahim

    Esquerda e direita sempre foram templos do autoritarismo. Mais uma vez Magnoli desnuda as vestais falsas da nossa política.

    Responda
  4. Orasil coelho pina

    Até os computadores da Censura Folha parece estar com o Putin!!!

    Responda
  5. Orasil coelho pina

    A melhor avaliação que li desde o início desta guerra!!! Parabéns Professor Demétrio!!!

    Responda
  6. Nilton Silva

    Meteu o dedo na ferida. Denunciou a hipocrisia sem economizar nas tintas. Ou seja, alguns criticam um genocida fictício, mas apoiam um genocida em potencial.

    Responda
  7. Marcio Santi

    A coluna diz inverdades. A nota dos senadores do PT condena a guerra, mas condena também as ações da OTAN. Mas caráter é uma coisa que hoje em dia é rara. Existem poucos Fernando Barros e Silva, Jamil Chades, etc no jornalismo. Infelizmente. Demétrio, você é uma fraude.

    Responda
  8. johnson kurtz

    Parabéns pela coragem.

    Responda
  9. MARCOS CESAR MORAES

    Nostalgia, que parece ter brotado das manifestações q o Demétrio lembrou destes dias: há muitos na esquerda com esse sentimento, não de retorno do comunismo da URSS etc., mas de um ideal de "liderança pelos esclarecidos", da verdade ditada, para o bem das massas. Já na direita, bom, a nostalgia é o retorno ao atraso mesmo, de ideias que ficaram no passado, um misto de fascismo e com liberdade para aquilo que só ela defende. Esse parece ser o ponto no texto.

    Responda
  10. José Cardoso

    E o Moro, que resolveu falar claramente contra a invasão russa, recebeu o fogo amigo do mamãe falei. Com esse nível, o Putin nem precisa manter uma rede de propaganda.

    Responda
  11. Ney Fernando

    Petistas e bolsopatas jamais admitirão, mas são iguais nessas questões. E no segundo turno só nos restará votar no Lula. Pelo menos ele demonstra bons modos, não fala palavrões em público e não é desmatador, sabotador de vacinas nem miliciano (dos males, o muito menor).

    Responda
  12. Emilio Salmo de Oliveira

    Esperava ver um artigo sobre uma guerra neste zeitgeist, com comunição abundande de mais mentiras do que verdades facilitada pela tecnologia, e não sobre o que já estamos carecas de saber sobre os políticos brasileiros e suas idelologias. Otan é expansionista e Russia retraída e encurralada? Cancelamentos estúpidos de atletas, pilotos, artistas? Governos interferindo nos investimentos de russos? Sanções que farão o mundo (mais pobre) sofrer mais? A relação do comediante com o Bolsonaro?

    Responda
  13. José Rocha

    Como profissional de relações internacionais, diria que esse texto apenas expressa preconceitos e ignorância. Dizer que a política externa nos governos petistas foi alinhada/elaborada/desenvolvida em Cuba chega a ser infantil. Desonesto intelectualmente. Mais uma das bobagens que são oferecidas ao público nessa "cobertura brasileira" sobre a guerra. De todo modo, o conflito deve ser veemente condenado pela comunidade internacional.

    Responda
  14. Adriana Rossi Alves

    Que vergonha o PT justificar a violência do Calígula do Kremlin contra um estado soberano. Apoiam o lider da extrema direita na Europa.

    Responda
  15. Ulrich Dressel

    "No lugar da Constituição, que define o respeito à soberania e autodeterminação das nações como pilares da política externa nacional, a ultradireita e a esquerda petista subordinam nossas relações internacionais a preferências de natureza ideológica." Perfeito! E lembrem-se no Direito Internacional - se ainda estiver em vigor ...

    Responda
    1. Ulrich Dressel

      O Direito Internacional é Direito que protege os fracos, como qualquer direito. Se estes estão muito fracos para defendê-lo é outra questão, evidentemente. Vale para qualquer Direito. Os fortes não precisam de "Direito".

    2. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      O direito internacional é o direito da força. Alguém convocou thruman ao tribunal de Nurenberg pelas bombas atômicas lançadas?

  16. Adriana Rossi Alves

    Que vergonha o PT justificar a violência do Calígula do Kremlin contra um estado soberano. Apoiam o lider da extrema direita na Europa.

    Responda
  17. Gilberto Rosa

    Para quem quer ler algo sério, recomendo buscar: O apagão da cobertura do escândalo da Opaq , do Le mond, muito útil para entender o momento.

    Responda
  18. João Paulo de Jesus Martins

    Quase que fica apagado que o Donald Rumsfield viajando ao Iraque para se encontrar com o Saddam Husseein em 1983 e oferecer toda a ajuda que os EUA podiam fornecer ao ditador sanguinário na guerra contra o Irã.

    Responda
  19. Nelson Goulart

    Uma coisa temos de reconhecer em Putin, o cara é tão f que até consegue, como fez o fundo partidário de 5 bilhões, colocar do mesmo lado alguns bolsonaristas e alguns petistas. Pode ser que esteja enganado mas parece que Putin exerce este fascínio exatamente por ser um autocrata. Deus nos livre se eu estiver certo pois, com o andar da carruagem, as próximas eleições talvez sejam as últimas, escolheremos um Czar e não um Presidente.

    Responda
  20. ROSANGELA M SOARES DE OLIVEIRA

    Excelente texto!

    Responda
  21. jose carlos toledo junior

    Demétrio está apressado para o próprio féretro. Em um só artigo passa de detetive da mente do Lula à censor da polêmica da crise bélica, tendo para isso que inventar que a folha publicou inúmeros artigos de defensores de Putin! Ironicamente, a razão seria posições ideológicas, justamente o que o levou a escrever essa peça de adivinhação e mentiras ilógica. Definitivamente, a lógica não é o forte dele e é inimiga da ideologia. Mas, não surpreendentemente, o colunista convence muitos fanáticos.

    Responda
    1. jose carlos toledo junior

      Bárbara, nenhum colunista defendeu Putin. Isso mostra que nem Demétrio e nem vc acompanharam o debate na folha. Vc já é conhecida aqui.

    2. Barbara Maidel

      Dizer que ele é 'censor da polêmica bélica' (hã?) mostra que você é dos que leem trechos de um texto e se creem aptos a comentar. Último parágrafo: 'Tudo que é de interesse público e não viola as leis brasileiras deve ser impresso. Os textos dos escribas putínicos são de interesse público pois descortinam a extensão da miséria política nacional. Funcionam como provas documentais do encontro, na mesa imperial de um anti-imperialismo de araque, da ultradireita bolsonarista com a esquerda petista.'

  22. Matheus de Magalhães Battistoni

    Então Putin e Jinping tem o direito de colocar mísseis nucleares em Cuba, sem qualquer retaliação americana.

    Responda
  23. Miro Costa

    Retificando: Bolsonaro não se sentou na "longa mesa de Putin". Isso aconteceu com o vassalo Emannuel Macron e o novato Olaf Scholz, porque se recusaram a fazer testes PCR pelos russos.

    Responda
  24. Thiago Moraes Marsiglia

    O Brasil não tem seus próprios interesses objetivos? Me parece que a postura oficial do Itamaraty tem sido exemplar, condena as ações de guerra, porém alerta para os prejuízos incalculáveis que sanções draconianas geram em economias frágeis como a nossa. Lula condenou de pronto a invasão, dizer o contrário é pura mentira de quem deveria ter um compromisso mínimo com os fatos.

    Responda
  25. RODRIGO NAFTAL

    A visão antiamericana do PT a impede de enxergar por conveniência a realidade. Putin é um autocrata, que invadiu um país soberano e com uma democracia em construção. Os ideólogos colunistas, ao tentar fazer um contraponto, na prática, rwlativizam quão grave é a ofensiva de Putin. É inconsistente criticar Bolsonaro por ser um desposta e ao mesmo tempo relativizar a ação do Putin.

    Responda
  26. ANTONIO CZAS

    Os governos petistas não tiveram arroubos autoritários, não interferiram nos órgãos de Estado. O mandatário-mor ora no Planalto faz diferente. Entretanto o PT erra e muito em não condenar desmandos autoritários mundo afora. Mas, para o bem da hipocrisia geral não me recordo nos últimos 30 anos de ter visto no Brasil, direita ou esquerda condenarem a China. O dinheiro sempre fala mais e alto...

    Responda
  27. Carlos Roberto Rios da Silva

    A turma da globo news é paga par criticar o PT. Rssss.

    Responda
    1. Marisa Coan

      Interessante, para mim é o contrário!

  28. Barbara Maidel

    Demétrio Magnoli mais uma vez preciso, trazendo verdades que irritam, na mesma medida, o lulopetismo e o bolsonarismo, seitas coirmãs. PS: Jocevir! hahaha excelente!

    Responda
  29. Humberto Giovine

    O que se espera é equilíbrio, e imparcialidade, fora das paixões, principalmente da mídia.

    Responda
  30. Humberto Giovine

    Mais uma vez, infelizmente, a imprensa pende para um só lado da balança - a invasão da Ucrânia pela Rússia. Não se discute o fato em si, pois é totalmente condenatório. Entretanto, o presidente comediante da Ucrânia não se dispôs a negociar uma alternativa à adesão de seu país à OTAN, e isto não vem de agora. Ademais, está provando ser um desequilibrado irresponsável e egoísta, que somente pensa em seus próprios objetivos, em que se atola a cada dia com declarações desastrosas.

    Responda
  31. Luis Alberto Davila Fernandes

    A miopia desse colunista é surpreendente. Pensei que fosse mais inteligente. Politica externa do PT é feita em Havana? Tá demente? Ridículo!

    Responda
  32. Claudio Belodi

    Os idi0tônicos sempre foram assim, e sempre serão.

    Responda
  33. Claudio Belodi

    Os idiotônicos sempre foram assim e sempre serão.

    Responda
  34. Vito Algirdas Sukys

    Paz. Tolerância. Liberdade. Igualdade. Fraternidade. Maturidade para evitar a "geopolítica da guerra". Se Harari está certo, o Homo Sapiens compartilhava a Terra como caçadores-coletores; nada de impérios. A ciência diz que só há uma raça humana. Nada de racismo, xenofobia. 1 planeta, 1 clima para sobreviver. Por uma geopolítica da paz! Direita e esquerda, vamos lutar a favor da vida e da tolerância e da liberdade. A b. nuclear é o espectro que nos assombra e vigia nossa irracionalidade.

    Responda
  35. eli moura

    Fizeram alguma maldade com este cara na libelu, só pode e deve ter sido grande a coisa, só pode, só Freud explica.

    Responda
  36. eli moura

    Fizeram alguma maldade com este cara na libelu, só pode e deve ter sido grande a coisa, só pode, só Freud explica.

    Responda
  37. Marcos Capitão

    Demétrio, se vc não pensasse assim não estaria na Globonews.

    Responda
  38. Marcio M Andrade

    Demétrio, sua análise seria muito boa se desse espaço para críticas à OTAN e aos Estados Unidos. Você tem livro publicado sobre relações internacionais e conhece bem, mais do que muitos de nós, a complexidade do que ocorre por lá. Tomar partido da maneira que toma e carregar na tinta para encaixar o PT nas críticas (e não discordo da sua avaliação geral sobre o autoritarismo do partido e da esquerda) faz do seu texto um quase panfleto, não uma análise séria e competente. Forte abraço

    Responda
  39. Fatima Marinho

    Magnoli, va fazer a lição de casa, estude mais a situação, considere o realismo das relações internacionais. Vc é pago para informar, sei texto está muito fraco, além de ter erros. Steve Bannon defende o Putin, preste atenção nisso.

    Responda
    1. Fatima Marinho

      A bárbara Mandel defende a violência contra as mulheres, busca negar o grande impacto dessa violência na saúde das mulheres, no sofrimento, adoecimento e morte e aí a grande dimensão. Meus artigos são fáceis de achar, buscar no Google scholar, todos submetidos a revisão de pares, diferente da bárbara ignorância.

    2. Barbara Maidel

      E me desculpe, mas se seus ''artigos científicos em revista internacional" têm a mesma qualidade que seus comentários nesta Folha, nota-se que a tal revista internacional não tem muito rigor na escolha do que publica.

    3. Barbara Maidel

      ''A morte de Antonieli é mais uma entre as 400 mortes de mulheres por semana por crime de ódio. Matou a mulher e o feto, e foi rezar porque ele presa a Deus e eh contrato aborto:.'' Fatima Marinho, em comentário a coluna de Djamila Ribeiro nesta Folha. Mente, e mente mal.

    4. Fatima Marinho

      Barbara Maidel, eu não disse que 400 mulheres são mortas por semana vítimas de violência. O que eu publiquei em Artigo científico em revista internacional, é que 400 mulheres morrem por mês no Brasil como consequência da violência doméstica. Isso inclui, feminicídio, suicídio e doenças crônicas ou infeciosas. Leia o artigo depois discutimos. Veja se aprende alguma coisa, seu nome é falso, vc é um homem escondido atrás de nome de mulher. Deve ter ido à Ucrânia com o Mamãe Falei.

    5. Barbara Maidel

      Veja só quem está falando em 'erros', 'fazer lição de casa', 'estudar mais': Fatima Marinho, que diz que 400 mulheres são mortas toda semana no Brasil por feminicídio (ou seja, mais de 20 mil por ano). Este erro óbvio, aliado à falta de indícios de onde Magnoli teria errado, demonstram que você gosta de comentários 'impactantes' (para os seus, a mim não impactam), mas vazios. PS: Bannon apoiar Putin corrobora o que diz Magnoli sobre a convergência de Lula com a extrema direita nesse tema.

    6. Barbara Maidel

      Veja só quem está falando em 'erros', 'fazer lição de casa', 'estudar mais': Fatima Marinho, que diz que 400 mulheres são mortas toda semana no Brasil por feminicídio (ou seja, mais de 20 mil por ano). Este erro óbvio, aliado à falta de indícios de onde Magnoli teria errado, demonstram que você gosta de comentários 'impactantes' (para os seus, a mim não impacta), mas vazios. PS: Bannon apoiar Putin corrobora o que diz Magnoli sobre a convergência de Lula com a extrema direita nesse tema.

  40. adenor Dias

    O problema desta guerra entre Ucrânia e Rússia, é que se é para criticar esquerda e direita brasileira , tem que criticar também a OTAN! Um órgão que em teoria teria a incumbência de evitar guerras, está provocando guerra! Bastava não seduzir a Ucrânia a se juntar, que nada disso estaria acontecendo! Já se sabia de antemão, que a Rússia não iria deixar barato, pois se sentiria afrontada!

    Responda
  41. Paulo Emmerich

    Artigo bateu colocado. Precisamos de um presidente com compromissos nacionais brasileiros, constitucionalista, experiente e competente e honesto. No cenário atual, pode ser Ciro.

    Responda
  42. Alex Paro

    Demétrio, o senhor está confuso, pois a Folha praticamente só publicou os papagaios do Biden e da OTAN, e, mesmo que fosse o contrário, o senhor acha que não poderiam ser publicados artigos com pontos de vista divergentes à versão (à sua versão) que é dominante no Ocidente? O senhor não passa de um capacho do Biden e Cia.

    Responda
  43. Henrique Hermida

    Não me convenci de que Lula agiria como Bolsonaro. Fora isso, excelente artigo; mostra como não apenas o bolsonarismo, mas também boa parte da esquerda guiam-se não por princípios e valores, e sim por alinhamentos ideológicos automáticos.

    Responda
    1. adenor Dias

      Muita sorte do PT, em não está com a cadeira de presidente nos últimos anos! A esta altura, qualquer um presidente com a marca PT, seria cassado . Bolsonaro é ruim, mas tem as costas larga! Os fascistas não são democráticos querem eles como único partido dominante.

  44. Marcos Benassi

    Demétrio, prezado, você aponta para o histórico de hidiotices do blá petista - que, desta vez, até nem foi tão ruim por parte da diretoria - deixando de lado o histórico democrático do PT no governo. Dizer que "se Lula estivesse no poder a resposta seria idêntica" é, no mínimo, uma má vontade personalista que não se sustenta. Dá para fazer melhor - aliás, nem precisa dar.

    Responda
  45. Rafael Marques da Silva

    A última vez que vi uma acrobacia dessa magniture para associar Lula e Bolsonaro foi no mundial de ginástica quando a nossa Daiane dos Santos inovou o com duplo twist carpado. Parabéns, Daiane. Você é sensacional

    Responda
  46. DANNIELLE MIRANDA MACIEL

    Muito bom artigo.

    Responda
  47. eduardo silveira

    Radicais de direita e esquerda ( Nicarágua , Venezuela , Coreia do Norte ), idiotas , apoiam Putin , sem entender o q vira por aí , nada de bom ! O planeta sofrerá !!

    Responda
    1. adenor Dias

      O planeta sofre mesmo com os países citado sendo minoria! Lembre-se que antes de demonizar a Rússia por esta guerra, que eles já era comunistas antes de salvar os judeus dos campos de concentração!

    2. Peter Janos Wechsler

      Ato falho, mas que revela muito. " condenado"

    3. Maria Beatriz Telles Marques da Silva

      A esquerda não está apoiando Putin nenhum. Lula, aliás, foi o primeiro presidencial a se manifestar, condenado. Esse articulista odeia o PT e nem disfarça. Mente na cara dura. Que falta de ética!

  48. Eduardo Elói

    Papel aceita cada coisa. Pelamordedeus!

    Responda
  49. Eduardo Elói

    Papel aceita cada coisa. Pelamordedeus!

    Responda
  50. Nasemar Hipólito

    Pelos comentários, dá pra ver como tem petista que se iguala aos bolsonaristas no fanatismo e na distopia. Abominam os ditadores, desde que não sejam de esquerda ou inimigos do "império". Parabéns, Demétrio!

    Responda