Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. JULIANO OLIVETTE

    Tenho impressão que vai ser muito mais intenso que o Brasil pós 2013. Além do colapso financeiro, a insdisponibilidade de produtos e serviços que até então faziam parte da vida dos Russos vai tornar o ambiente sofrível!! Putin aguenta, mas como será a inquietação dos Russos ao decorrer do tempo?

    Responda
  2. Maria Auxiliadora Paula de Assis

    Sai, Vinicius!

    Responda
  3. Marcos Benassi

    Jesus da Goiabeira, Vêtêfê: que aprecio deveras sua capacidade de síntese, fiquei agora até com meda. O panorama é péssimo, fico torcendo para quê que o Paul krugman e outros desmistificadores putinianos tenho razão e ele corra sério risco interno. Caso tenhamos azar, o risco vai entrar mesmo é no fiofó terrestre.

    Responda
  4. E Mathias

    Parei de ler nessa parte: "Quase ninguém no "Ocidente" ligava para os tchetchenos, tratados como aqueles subdesenvolvidos esquisitos que sempre morrem muito, como muçulmanos em geral e sírios, iraquianos, afegãos, líbios, tutsis, sudaneses, etíopes etc". Como é possível racionalizar uma guerra nestes termos? Argumentos como esses mostram que o jornalismo já perdeu a noção do que seja "humano". Estamos nos desumanizando a cada dia, aos poucos, escrevendo e lendo deste modo.

    Responda
    1. E Mathias

      Bem questionável essa forma de "critica" que mistura ironia com argumentos reprováveis. O meu ponto é a racionalização que o argumento, seja irônico ou não, faz de uma condição desumana. Esse tipo de "riso", seja inteligente ou cínico, desumaniza. É algo que já se observava na decadente republica romana dos retores, que Quintiliano observou, assim como Seneca e Cicero. Que saibamos reconhecer os sinais da decadência da nossa republica e nosso jornalismo. Sds.

    2. DAVIDSON PISMEL CONDE

      acho que vc nao entendeu a acida ironia e critica do articulista sobre as mazelas que caem sobremodo em povos do terceiro e quarto mundo ...observe as aspas sobre Ocidente ; seja esperto e boa sorte

    3. Vinicius Torres Freire

      Boa tarde, obrigado por ler a Folha. Como é possível notar pelo próprio trecho citado e pela sequência do argumento, a observação é crítica, não uma corroboração: "tratatos como aqueles...". Logo, o sentido é o inverso do que foi apresentado neste comentário. Abraço, saúde e paz.

  5. Barbara Maidel

    Lendo os comentários deixados nesta coluna e em outras matérias da Folha, nota-se como há alguns marmanjos que adoram alisar e lamber um autocrata que lhes desperta fantasias sobre virilidade e poder. Suas vidas não teriam sentido sem um tirano a quem pudessem dedicar o afago de suas mãos e línguas.

    Responda
    1. Fernando R

      O Alex Paro fica bravo quando criticam o dono dele, fica latindo contra. Quando ele abre o site e tem uma foto do dono dele, aí ele fica todo feliz, abanando o rabinho, pulando e babando.

    2. Alex Paro

      o Biden em sua posse foi indagado se considerava o Putin um assassino, Biden titubiou, mas respondeu que sim. Depois, o Putin retrucou: o Biden vê nos outros o espelho de si mesmo. Pois, Barbara, o teu pensamento libidinoso, talvez esconda o seu desejo ou retrata quem você é.

  6. Anísio de Souza Chaves

    Os grandes órgãos de imprensa negam-se a dizer a verdade. O que está acontecendo nessa guerra não é só culpa do Putin. A Ucrânia está sendo manipulada por EUA, Europa e Otan. Com isso, quem sofre é a população civil Ucraniana que, de forma inocente, ouve o que o louco de seu presidente manda fazer.

    Responda
    1. Marcelo Moraes Victor

      Mais um robô russo! Espião. Trump destruiu os USA e a NATO, esse complô é ridículo, uma farsa que vejo repetida à exaustão aqui nesses comentários que culpam os mortos e não os assassinos. É só ver fatos e usar os 3 neurônios para ver quem invadiu quem, quem mata quem, quem é ban di do. Espiões, chega!

  7. Marcelo Santana

    Falava com um humor negro que minha geração viu uma pandemia, veria uma crise ambiental e esqueci de uma guerra em grandes proporções.

    Responda
  8. RICARDO BATISTA

    Duas lições essa semana : Primeiro, a aula de patriotismo do bem dos ucranianos. Homens e mulheres comuns pegando em armas para defender a nação. Além disso, muitos largaram uma vida confortável em outros países, e retornaram à terra natal para ajudá-los. A segunda é para o Brasil. Precisamos reduzir nossa vulnerabilidade e dependência de estrangeiros em áreas estratégicas. Assim como aconteceu com o IFA no começo da pandemia, agora teremos problemas com fertilizantes e trigo.

    Responda
  9. Alex Paro

    Luiz Roberto, vai vc pra Ucrânia, aproveita o embalo do Mamãe Falei

    Responda
    1. Luiz Roberto Rocha Teixeira

      Kkk . Lá não tem Facebook internet fdsp, só o putin

  10. Rubens Moreira da Costa Júnior

    Este conflito não é o bem contra o mal, e sim o mal contra o mal. É notório que a OTAN criada em 1949 para combater a chamada "Guerra Fria", a qual teria expirado tal objetivo com a extinção da União Soviética em 1991, portanto há 31 anos, contudo permanece atuante para defender os interesses do mundo ocidental. A Otan já foi protagonista de diversos conflitos no mundo, sem jamais sofrer quaisquer represarias.

    Responda
    1. Marcelo Moraes Victor

      Mais um robô russo. O lado certo é o das vítimas. Ridículo inventar complô OTAN americano depois da catástrofe Trump, eleito com ajuda russa. Os russos, bar ba ros usam nossa democracia aqui, nesse espaço, para nós desunir contra os crimes que cometem

  11. Luiz Roberto Rocha Teixeira

    Gostaria de entender, o que a Rússia vai fazer com 40 milhões de ucranianos, quando vencer esta chacina.

    Responda
    1. Luiz Roberto Rocha Teixeira

      Sr K, situações diferentes. A Rússia estará isolada e quebrada.

    2. Adriana Adélia Da Silva Oliveira

      Não foi a mesma coisa. A ação da OTAN na Líbia foi legírima e aprovada pelo Resolução mil novecentos e setenta e tres do Conselho de Segurança da ONU, justamente para impor uma "No-fly zone" e imepedir Ghadafi de seguir massacrando civis. Numero de baixas entre civis, de acordo com a Human Rights Watch = noventa. De acordo com o Vaticano = quatrenta. A OTAN não ocupou territorio algum e foi embora. Não foi lá para ocupar nada ou apropria-se de territorio alheio.

    3. Fabio K

      A mesma coisa que a OTAN fez com a Libia, ou que os US fizeram com o Iraque.

    4. Luiz Roberto Rocha Teixeira

      Ocupará? Fuzilara? Prendera?

  12. Eduardo H Oliveira

    A Rússia é uma potência nuclear. Ninguém quer enfrentá-la. Só um idiota. Mandar o povo jogar molotov ? Só um genocida. Vai fugir e ficar a salvo depois de quase causar a terceira guerra mundial. É o que dá redes sociais elegerem despreparados míticos.

    Responda
    1. Helio Cardoso

      Se o seu vizinho invadir a sua casa, não vai defender sua família?

    2. Luiz Roberto Rocha Teixeira

      Que vai fugir é o putin

  13. Eduardo H Oliveira

    Quem está destruindo a ucrânia e praticando genocídio é um palhaço que quer enfrentar a Rússia. É o que dá esses governantes despreparados que se consideram mitos.

    Responda
    1. Helio Cardoso

      Se o seu vizinho invadir a sua casa, você não vai defender sua família?

    2. Luiz Roberto Rocha Teixeira

      É, deveria fugir, mas, não é covarde.

  14. Alex Paro

    excelente, claro e objetivo, e recomendo outros textos aqui na FSP, o de Altman e o de Silvio Almeida, pra gente sair do discurso fácil de demonização do Putin ou dos russos, pois a imprensa e a grande maioria dos articulistas da FSP não passam de papagaios do Biden e da OTAN

    Responda
    1. Andre Luis Tasoniero

      Claro, a OTAN vai invadir a Rússia decerto...se esse Putin não é um demônio, Bolsonaro é um santo! Inacreditável ver tanta gente justificando essa guerra injustificável. Bad times!

    2. Luiz Roberto Rocha Teixeira

      Embarca pra Rússia. A vida lá deve estar ótima.

  15. Adriana Adélia Da Silva Oliveira

    Um leitor referiu-se aos bombardeios do Iraque e deu a entender que os russsos são muito cuidados e preocupados com a população civil. Nada poderia ser mais equivocado. NEm Grozny, Chechenia, entre noventa e nove e dois mil eles usaram apenas artilharia pesada, e assassianram cerca de cinco mil civis. Mas isso foi uma "pequena mortandade" levando-se em consideração os hábitos russos. Mas vamos falar dos russos em seus melhores dias, quando eles colocam o avental de açougueiros. Síria !

    Responda
    1. Adriana Adélia Da Silva Oliveira

      Eu conheço uma ou outra coisa a respeito do conflito da Siria. Aliás, lidei profissionalmente com ele. O que é que foi resolvido pela Russia ? Elabore. A guerra segue em andamento sem solução à vista.

    2. Fabio K

      Adriana, voce esta ignorando todo o historico do conflito na Siria para culpar a Russia em um conflito que, na realidade, foi resolvido por ela.

    3. Adriana Adélia Da Silva Oliveira

      Os dados a seguir são válidos até Setembro do ano passado, e estão disponiveis na página de conflitos do unhcr (alto comissariado da onu para refugiados.) Até Setembro do ano passado, os russos não tinham colocado um unico soldado na Síria. Mas há anos vinham usando a força aérea para bombardear ininterruptamente os civis do pais. Resultado: trezentos e sessenta mil civis mortos, (trinta e uma mil crianças). Seis milhões de Sirios desabrigados, mais seis milhões e setecentos mil refugiados.

  16. Adriana Adélia Da Silva Oliveira

    Ao invadirem, eles praticam toda a sorte as crueldades e ilegalidades possíveis: saques, molestam mulheres, seviciam militares e de civis.

    Responda
    1. Fernando R

      Fabio K está cansado de falarem a verdade sobre o dono dele. Ele só quer a imagem que ele vê no calendário que ele compra anualmente, do super herói

    2. Adriana Adélia Da Silva Oliveira

      Lamento querido, mas eu tenho conhecimento e não vou aceitar informações equivocadas. Sempre que eu dispuser de tempo, virei contestá-las. As pessoas precisam ser instruidas e saber a verdade. Boa tarde.

    3. Fabio K

      Adriana, voce esta se tornando cansativa. Tenha uma boa tarde.

    4. Adriana Adélia Da Silva Oliveira

      A pratica de estupro como doutrina e tática militares é empregada apenas pelos russos. A maioria dos exércitos arábes também praticam, mas ai tem natureza cultural, para subjugar e humilhar. Não existem punições nos códigos militares russos ou arabes para isso. Nos exercitos ocidentais, certamente deve ocorrer pontualmente, mas a prática não é aceita institucionalmente, levando a corte marcial, já que é considerado crime de guerra.

    5. Fabio K

      So os russos?

  17. Fabio K

    Acho que este conflito e existencial e a esta altura dos acontecimentos Putin pode fazer o que bem entender, ate mesmo se valer da opcao de sansao. Perdido por um, perdido por mil. Qual seria a escolha de qualquer pais ao se defrontar com tal situacao?

    Responda
  18. Adriana Adélia Da Silva Oliveira

    A narrativa do leitor abaixo, descrevendo o cuidado e a preocupação dos russos com os civis, não encontra eco na realidade e nem mesmo na fantasia. Antes de elencar meus contrapontos, deixe-me informar que a infantaria russa é conhecida como uma legião de bárbaros.

    Responda
    1. Adriana Adélia Da Silva Oliveira

      Eu estou no tópico. Estamos em Dois Mil e Vinte e Dois e não em Sessenta antes de Cristo. Passaram-se dos mil anos, e a humanidade evoluiu. Quase todas as práticas barbáras, imorais e desumanas práticadas pelos exércitos e legiões da época de Roma são repudiadas, são consideradas crimes de guerra, alguns carregando a pena capital para seus autores. Por exemplo, são crimes gravissimos chicotear prisioneiros, ou usá-los ou vendo-los como escravos ou colocá-los para lutar contra animais.

    2. Fabio K

      Adriana, por favor mantenha-se no topico envez de inveredar por outros tempos e outros conflitos. Caso voce nao saiba, as legioes romanas eram precedidas por terror. Outro topico, outro tempo, outro conflito, mesmo metodo...

    3. Adriana Adélia Da Silva Oliveira

      Eu não vou escrever um livro aqui, mas o número de estupros cometidos pelos russos na Alemanha, é um crime à parte por si só.

    4. Fabio K

      So a infantaria russa? Aparentemente a senhora cre que as forcas de defesa ucranianas sao compostas de rapazes ordeiros e bem educados.

  19. eli moura

    é óbvio que a russia não quer a destruição da ucrania, não fez uso de recursos aéreos intensivos como foi feito na guerra do iraque, com milhares de casualidades causadas nos iraquianos para só depois entrar com as infantarias. Reduziu as perdas de soldados aliados. Se a rússia usasse o mesmo recurso a situação ficaria insustentável por ser nas portas da europa e não no iraque, afeganistão, yemem, síria, vietnam, coréia onde a vida não vale nada para os americanos e seus aliados europeus.

    Responda
    1. Fernando R

      Coréia? Então vai morar na Coréia do Norte. Coitadinhos deles, a ONU não deixou eles dominarem o vizinho e exterminaram os opositores. Vai lá pra Coréia babar e abanar o rabinho pro líder heróico, puro, e inocente

    2. Fabio K

      Armando, nos nao sabemos ate que ponto ja existe tropas da OTAN envolvidas nesse confronto. Pode ser que Putin nao esteja usando a forca aerea porque a defesa ucraniana tem cobertura suficiente para causar baixas inaceitaveis.

  20. Carlos Silva

    Pessoas como o Putin, ditadores banddidos, só respeitam força bruta maior. Mesmo com o risco de uma guerra atômica ou mesmo uma 3a guerra, esse energúmmeno só vai parar quando ou o país quebrar financeiramente ou quando a OTAN der um ultimato para esta barbarie toda. Até lá, como a Ucrânia vai sofrendo...

    Responda