Luiz Felipe Pondé > Russos e chineses devem gargalhar do marketing empático dos ocidentais Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Celso Augusto Coccaro Filho

    Se russos e chineses resolverem partir para a ignorância, mandaremos uma comissão de fofos progressistas para convencê-los de que é feio fazer isto. Eles certamente rirão, num primeiro momento.

    Responda
  2. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

    Russos e chineses só fazem o que os seus governos permitem que o cidadão faça. Só vão gargalhar se o governo não disser que é proibido ou, até certo ponto, for incentivado pelo governo.

    Responda
  3. José Augusto Bernabé

    Gostaria de colocar ao meu Sábio Guru a questão da Hipocrisia, esta sim originária, ao meu ver, na "Criação" dessa tal Democracia, o que faz sim essa tal de "Empatia" ser o grande Marketing da Democracia em absolutamente tudo, isso não só enche o saco, cansa e se esgota, pois nunca fomos aquilo que dizemos ser. O Buraco é mais embaixo e fede.

    Responda
  4. adenor Dias

    O que eu vejo, é muita empatia de quem adora seguir o rebanho! Ficar do lado maior, é bonito, é democrático! Coitada mesmo, é da Gení, que todos quer jogar pedra e outros objetos...

    Responda
  5. Adailton Alves Barbosa

    --- Mestre Pondé.

    Responda
  6. Pedro Schu

    A rede social seria tortura perfeita fosse compulsória, não sendo, é um triste retrato do que nós tornamos. Oxalá seja uma fase passageira.

    Responda
    1. Carolina Figueiredo

      Somos todos sadomasoquista em um certo grau.

  7. elcio matos

    Pondé não está errado. As redes sociais, na minha opinião, tornaram-se um grande mal na humanidade. Certo dia, fiquei estarrecido quando vi uma garota de uns 16 anos lendo um livro numa fila de espera, enquanto todas as outras pessoas estavam grudadas em seus celulares. As pessoas hoje deixaram de lado a cultura e atêm-se apenas às redes sociais e ao imediatismo exibicionista, seu e alheio. O resultado será um mundo robotizado, sem passado ou história, apenas um cancelamento perpétuo.

    Responda
    1. Felipe Vasconcelos

      O livro é uma das maiores invenções da humanidade. Amplia os nossos horizontes, cognitivos e afetivos. Livro é o culto aos ancestrais, pessoas que viveram antes de nós, compartilhando conosco sobre o que elas aprenderam em suas vidas. Livro é um ótimo amigo, uma excelente companhia...

    2. Fernando R

      Livro é fetiche de pseudo intelectual. É bem provável que as pessoas "grudadas em seus celulares" estivessem aproveitando muito melhor o tempo que a pessoa lendo livro. 99% dos livros tem o mesmo valor cultural e intelectual que bobagens em redes sociais ou fofocas. Preconceito contra celular é sinal de ignorância, afinal você deve ter lido essa coluna no celular.

  8. CID MAROCCI GONCALVES SILVA

    Independente de quem seja o autor da coluna. Só falou verdade.

    Responda
  9. elcio matos

    Por isso costumo dizer que George Orwell é um vidente mais completo que Nostradamus. Em sua obra "1984", o escritor profetizou uma sociedade dominada por um grande irmão que a todos observa e os julga automaticamente. Hoje, apesar de vivermos numa democracia plena, somos julgados automaticamente por um Big Brother chamado de rede social, que inesperadamente nos dest-rói pelo mais rasteiro deslize. (posso saber porque esse texto não pode ser publicado? Quais palavras infringem a censura?)

    Responda
  10. Fernando R

    Pondé só é conhecido por causa do marketing pessoal que ele faz dele mesmo, se vendendo como filósofo, comentarista "sabe tudo" de jornal, em livros e palestrinhas com Karnal e Cortella. Mas vive falando mal do marketing. Na China e na Rússia eles devem rir das pessoas que acham o Pondé um intelectual ou pessoa cuja opinião mereça ser ouvida. Tenho certeza que nesses países, colocariam o Pondé numa fábrica ou roça pra ele aprender o que é trabalho

    Responda
    1. Fernando R

      Quem reclama do "marketing que domina o ocidente" sou eu? Quem glorifica o "pragmatismo russo e chinês" sou eu? A verdade é que na Rússia e na China, que ele tanto glorifica, ele seria um ninguém. E só é um alguém aqui porque as pessoas que ele ridiculariza são as que dão palco pra filósofo de conversinha.

    2. Andre Pessoa

      Certo, então trabalho ou coisa "séria" na vida pra vc envolve sempre algo como uma enchada na mão? Pondé e os outros dão a cara a tapa e, óbvio, possuem sua linha de trabalho. Tipo: para de reclamar, né?

  11. Valdeci Gomes

    Será que o Ponde é comunista. Isso que o ogro filosófico medieval descreveu se chama capitalismo. Capitalismo, além de capital em movimento, sempre buscando se reproduzir, crescer e acumular, é sobretudo relações sociais. Em outras palavras, marketing emocional é dinheiro e vale mais que petróleo.

    Responda
  12. E Mathias

    Empatia com os filósofos de jornal, com o paredão no BBB, com a faxina étnica das guerras balcanizadas, com as Kardashians, com as vitimas das chuvas no Brasil, com as empresas que poluem e pedem desculpas, com os políticos que desviam recurso publico e choram, com os pacientes na fila do SUS, com os empresários que devolvem falidas as concessões que ganharam, com a famílias Bolsonaro e Lula da Silva. Somos a maior democracia emocional do planeta, que se renova a cada 4 anos!

    Responda
  13. Vito Algirdas Sukys

    Afinal todo filósofo quer nos impactar de forma a nos levar para onde ele quer que sigamos. E lidando com as emoções, trabalho do psicólogo cognitivo.

    Responda
  14. Vito Algirdas Sukys

    Existe filosofia empática? As impressões: sensações, paixões e emoções são sentimentos e são objeto da psicologia cognitiva. São percepções da mente humana. Filosofia empática cognitiva: se colocar no lugar do outro. Filosofia empática emocional:compartilha o sentimento do outro. Filosofia empática compassiva: sente que o outro precisa de ajuda e se coloca à disposição. Alguém quer gargalhar da filosofia empática??? Com a resposta os chineses e russos.

    Responda
  15. Robson Simões

    Ótimo texto. Impossível definir melhor. Tomara que os editores do jornal leiam e reflitam seriamente da possibilidade de retirar essas bobagens das nossas vistas.

    Responda
    1. paulo Raulino

      Concordo. Mas tem gente dizendo mer... desse mesmo texto. Ranzinzas, talvez.

  16. sergio marcone da silva santos

    Bravo!

    Responda
  17. Said Ahmed

    Pondé, seu caso com o marketing é digno de muitas visitas ao divã, haja à vista a quantidade de artigos sobre o assunto. Mas não lhe tiro a razão, vivo às turras com gente que insiste em vender coisas que não preciso ou que não quero, nem pedreiro escapa. Nunca vi na minha vida marketing desvinculado de propaganda (no sentido de perniciosa e manipuladora). A quantidade estocada de violência e atrocidade é visível e corre risco de irromper, por excesso de propaganda.

    Responda
  18. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Miséria ocidental é o sujeito sair daqui para ofender as mulheres do outro lado mundo.

    Responda
    1. Ana de Alexandria

      Concordo, Mário. Escrever uma coluna sem mencionar a "mau caratisse" do ato que você citou e, pelo contrário, deixar implícito que o pior não foi o áudio vazado, mas as consequências que o vazamento causou, também é miséria ocidental.

    2. W Magrao

      Incluida ai a hipocrisia hehehe

    3. Andre Pessoa

      Ele não ofendeu as ucranianas. Ele fez um comentário privado para amigos (quem nunca?) que vazou. O vazamento virou ofensa. Se não tivesse vazado não teria havido ofensa a ninguém.

  19. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    E quanto tempo ainda nós teremos escutar essas catilinas ?

    Responda
    1. Carolina Figueiredo

      Enquanto, o marketing funcionar.

    2. Andre Pessoa

      Enquanto "vender".

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.