Lygia Maria > Não se combate autoritarismo com censura Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. José Augusto Bernabé

    Nabucodonosor queimou os Livros que pode, na Idade Média queimaram a Biblioteca de Constantinopla, hoje as Esquerdas Festivas querem fazer o mesmo com a Cultura Humana usando a Manipulação Midiática controlando o Cognitivo de seus adeptos os tornando não "Boiada", mas verdadeiros Mulas de Carga. Pois não?

    Responda
  2. sergio ribeiro

    Não é tão simples. Os russos precisam ser boicotados de alguma forma, até para que pressionem pelo fim da guerra ou até pelo fim do regime Putin. Quando sentirem o prejuízo, verão a estupidez de apoiar um governo desses.

    Responda
  3. Marco A Moreira

    Mais um excelente texto.

    Responda
  4. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    A censura ocidental levada às últimas consequências, um cancelamento radical e absoluto de todo um país, de suas populações, patrimônios culturais e economia. A retaliação irracional e extrema da humanidade dita 'civilizada' a uma guerra cruel. (Claudia F.)

    Responda
  5. José Cardoso

    Cancelar Dostoievski é realmente ridículo. Mas há sempre uma diferença bem grande entre censura estatal e boicote voluntário.

    Responda
  6. Carlos Pinheiro

    Não se combate corrupção violando o devido processo legal e o Estado de Direito. Não se combate concentração de renda e desigualdade social com meritocracia neoliberal. Não se combate fascismo e nazismo apenas com retórica.

    Responda
  7. RODRIGO DORNELLES

    Olha aí, eu sabia que a Lygia era melhor que a Catarina! Parabéns, Lygia. Mesmo que a comparação favoreça até um "Pondé da vida", esse seu artigo está bom mesmo!

    Responda
  8. Giovani Ferreira Vargas

    É bom explicar isso bem para a esquerda... Mas, de que adianta? Ela é cabecinha oca...

    Responda
  9. Ery Jardim

    Paradoxal foi o PT se associar ao Governo Ditatorial da Venezuela e de Cuba e cancelar todos assuntos relativos ao equivocado Regime Militar Brasileiro. Pardoxal é o STF ter 6 votos contra 5 sobre num mesmo artigo de uma mesma lei. Paradoxal são os envagélicos, ditos adoradores do Deus que é AMOR apoiarem um homem bélico e diabólico como Bolsonaro. Paradoxal é o povo brasileiro, que mesmo se dizendo instruído recunduzirá ao poder ou Lula ou Bolsonaro! Não é só por lá! É muito comum por aqui!

    Responda
  10. Lourival Costa

    Os russos em qualquer parte do mundo de eram voltar para a Rússia. Estudantes, diplomatas, intelectuais, artistas, empresários, cidadaos, em fim qualquer russo deveria ser deportado para ao chegar ao seu país externar com o seu povo as atrocidades do Putin na Ucrânia.

    Responda
  11. Said Ahmed

    É um paradoxo combater censura com censura. Também é paradoxal que americanos e europeus sejam aplaudidos quando fazem suas incursões bélicas, fomentem divisões e separatismos, apoiem golpes, figuras autoritárias ou o apartheid atual. Fazem isso em defesa de democracia e liberdade, que por si é um paradoxo, pois uma enorme proporção de cidadãos ocidentais vivem em dificuldades constantes, pouco podendo usufruir da democracia e liberdade, que parece uma encomenda para o gozo do topo da pirâmide.

    Responda
    1. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

      Salaam Said Ahmed. Quero te cumprimentar pelos comentários afiados e completos.(Claudia F.)

    2. Said Ahmed

      Percebo estes paradoxos há tempos. São moralmente divisivos e causam confusão em corações e mentes. Vejo neles a esteira do autoritarismo ocidental que culmina no trumpismo e seus congêneres (bolsonarismo, ergodanismo, orbanismo et al). A divisão e confusão levam as pessoas a sairem em defesa do indefensável, cenário muito bom para os autoritários. Por outro lado, quem denuncia o paradoxo é taxado e passa a correr riscos. A crise nas democracias ocidentais tem algo a ver com tudo isso.

  12. RICARDO BATISTA

    Texto ótimo, bem argumentado. É que as imagens que chegam da Ucrânia nos desestabilizam. Se bem que até na hora de ser passional, somos seletivos. Conquanto impossível, o mundo não buscou cancelar os EUA quando da absurda invasão do Iraque.

    Responda
  13. E Mathias

    Concordo que "não faz sentido algum defender a tolerância e a liberdade fomentando preconceito e censura". Mas não é isso a cultura do cancelamento que 10 entre 10 pessoas praticam nas redes sociais? Qual a diferença disso para a delação e boicote praticados pelo macarthismo nos EUA? Já ficamos todos autoritários, devidamente (mal) educados pelas regras de uso das mídias sociais. Caímos nessa armadilha, que adoramos pra alimentar nossos obscuros sonhos de poder. Nossa (im)potencia compartilhada!

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.