Educação > 96% dos alunos da rede estadual de SP concluíram ensino médio sem saber resolver equação de 1º grau Voltar
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Antigamente quem não aprendia a matéria não podia seguir adiante; tinha que repetir o ano. Nos cursos superiores, tinha que repetir só a(s) matéria(s) em que houve reprovação. Só se passava de ano sem prova de conhecimento quando a criança ia do jardim de infância para o ensino regular.
Os professores fizeram todo possÃvel pra "ficar em casa". Se alguém dizia que era hora de abrir escolas, centenas com assinaturas grátis que o jornal deu aos professores batiam forte. "Ensino a gente recupera, vidas não". Hoje todo mundo, menos os sindicatos, sabe que foi uma atrocidade manter escolas fechadas. Professores, se responsabilizem e vão "recuperar o ensino agora". Se as condições não compensam, tenha a coragem de pedir as contas. Se prefere dar aula, a responsabilidade é sua!
Não vos esqueçais que os formandos de 2021 receberam o ensino segundo as regras freireanas do PT.
É inegável a defasagem de aprendizagem dos alunos. Mas, também temos de repensar os sistemas de avaliação como o Saresp, que não oferecem nenhum incentivo ou estÃmulo a participação dos alunos. Grande parte quer apenas terminar e ir embora. Não vêem razão para se dedicar a uma prova que não irá beneficiá-los em nada (na visão deles).
Mais uma falha de quem devia ter ensinado aos alunos, a importância da coletividade.
Lacrou. Na minha turma mesmo foi assim, pois muita gente teve que sair de casa e atravessar a cidade só pra fazer essa prova e ir embora, o que deixou parte da turma irritada.
Verdade. Eles fazem a prova sem ler, chutando tudo. Não se importam com o resultado. Lógico que há, sim, defasagem, mas ela pode ser um pouco menos ruim do que parece.
Engraçado que não culpam os professores na mÃdia, muitos possuem uma formação porca, não ligam se os alunos estão aprendendo, se a própria metodologia é anacrônica ou não, se são autoritários demais em sala. Tem professor que só chega na sala, ka-h conhecimento na lousa por 2 meses, não ensina a revisar, só passa exercÃcios com conteúdo novo, e depois tentam sacar conhecimento na prova como se os alunos fossem um banco.
E a parte moral da sua colocação é totalmente ridÃcula e preconceituosa. Acho que você deveria repensar a forma que você enxerga quem discorda de você.
Eu concordo com a sua lista, só acho errado não incluir a qualidade péssima dos professores. O que eu disse pode ser exemplificado com base em parte dos médicos de hospitais públicos, que nem tentam ajudar os pacientes, só olham pra eles e falam que é virose. Ou seja, o hospital pode ser péssimo, a carga horária desregulada, etc... mas a questão é que o médico é ruim também.
Ulisses, não. Mateus! Corrigindo o destinatário do meu comentário
Décadas de sucateamento da educação, salas lotadas, falta de infraestrutura e material didático, professores recebendo salários miseráveis e a culpa ainda é deles. Fácil ser polÃtico com eleitores como vc, Ulisses.
Sério mesmo que você acha que a culpa é do professor?
Olha, Ulisses, eu não apresentei método algum e nem tenho, apenas apontei algo relevante que a mÃdia ignora: a qualidade dos professores. E eu não sou e nem quero ser professor, mas se algo me convertesse a sê-lo, com certeza procuraria ser o melhor professor possÃvel a minha realidade. Passar bem.
Uau! Apresenta o seu método de ensino. Vai resolver muito ou quem sabe você nas salas de aula vai ensinar todo mundo.
Essa é a desvalorização da educação dos tucanos. Desde 1990 com a promoção continuada, a destruir a educação de SP. Fora!
A reportagem dá apenas algumas pistas. Mas acredito que o que esses alunos não sabem é equacionar um problema, ou seja levar uma forma discursiva para uma relação simbólica algébrica.
É impressionante como ninguém critica os professores. Temos sempre um sujeito oculto ou, no máximo, o "estado" como responsável por esta catástrofe. Existe no Brasil um verdadeiro apartheid, uma segregação muito mais profunda que a racial, entre crianças pobres e as outras, que condena o paÃs ao fracasso e prova que não são os salários, aposentadoria integral mais cedo, ou as condições que determinam esta leniência malsã. Parte importante da responsabilidade é sim dos professores e professoras.
É simples, se o salário é tão ruim, se as condições de sala de aula não compensam, o professor deveria pedir as contas. Depois que topou estar na sala de aula, a responsabilidade é também dele.
No Palácio do Planalto o Ãndice deve ser o mesmo...não sabem nem falar e muito menos de matemática.
Comprovada a tese de Darcy Ribeiro: "A crise da educação no Brasil não é crise, é um projeto". No estado mais rico da união uma catástrofe desse tamanho, numa área tão estratégica para o desenvolvimento nacional só pode ser planejada. Nasci na periferia e posso garantir que a maioria das crianças nasce com inteligência normal ou acima do normal. QI não escolhe classe social. A revolução que precisamos é a da educação.
Na China, crianças de 7 anos sabem de cor o alfabeto deles que contém 5 mil verbetes, aqui uma mesma criança sabe de cor o vencedor do BBB e suas Mães sabem de cor o Herói e o Vilão de qualquer Novela da Globo e as falsas notÃcias do Jornal Nacional, Tá bom demais, Viva o BolÃvar, Viva a Venezuela, Viva o Lula.
Vale ressaltar que no Brasil, a educação infantil é responsabilidade das prefeituras, ensino médio do estado e o superior do federal
Sim, vila o Lula!!! Depois depois de 13 anos de PT o Brasil finalmente virou uma superpotência da educação global, mas infelizmente o Temer e o Bozo destruÃram tudo o que os paladinos da moralidade conquistaram em nome do povo brasileiro: o fim dos analfabetismos e a proficiência geral de todas as ciências e saberes possÃveis em todos os universos possÃveis.
Só para esclarecer os leitores pouco atentos, já que o comentarista provavelmente sabe disso, quem governa o estado de São Paulo há décadas é o PSDB.
É o resultado da educação dominada pela esquerda caviar, empenhada em construir o "muar bolivariano do século 21" um pedinte, dependente do estado, facilmente manipulável por qualquer ditadorzinho mequetrefe, com uma estrela marcada na testa e que não consegue nem equilibrar um charuto cubano na boca sem babar.
Muuuu...
rede privada e publica são parecidas, com certeza a proporção na rede privada é parecida. Há 40 anos o ensino não muda no Brasil. Equação de 1 grau é lógica, nem precisaria ter professor para ensinar.
Meus 5 filhos estudaram na rede privada em escola de interior do estado e todos passaram em cursos de primeira linha em universidades federais de renome nacional, alguns sem cursinho. Não é bom falar do que não se conhece.
Os alunos das escolas estaduais não estudam para serem aprovados porque vigora a PROMOÇÃO AUTOMÃTICA. Eles não prestam atenção nas aulas porque sabem que irão ser aprovados automaticamente. E isso acontece há quase três décadas.
Sempre estudei em escola pública, é tudo de faz conta. O professor faz de conta que ensina e o aluno faz de conta que aprende!
Já dizia Brizola, "cara é a ignorância". Não é à toa que este PaÃs não vai para frente.
O Projeto de deseducação do povo paulista nunca esteve em tão boas mãos! PSDB é o seu legado! O que já era ruim conseguiu ser piorado!
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