Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marcos Benedetti

    O maior e mais difícil de solucionar problema do Brasil, são os brasileiros. Somos muito "espertos", e a classe política nada mais é que a nossa mais genuína representação. Os que vão embora, apenas se recusam a concordar com tudo isso.

    Responda
  2. Adalberto Febeliano

    Desculpe-me, mas de onde o senhor tirou a ideia de que "... iniciado na década de 1930, e intensificado nos anos 1950. Um projeto que ambicionava tornar o Brasil, que se urbanizava, em um país industrializado e exportador de manufaturados, menos desigual ..."? A política de industrialização do Brasil sempre foi baseada na substituição de importações, mesmo que isso gerasse indústrias ineficientes. Nunca houve preocupação com a inserção do Brasil nos fluxos mundiais de comércio, desde 1930.

    Responda
  3. José Cardoso

    O artigo poderia dedicar a parte final às propostas de melhoria da situação. Para além de nomes, quais as medidas específicas que devem ser tomadas?

    Responda
  4. Vera Queiroz

    Como fazemos essa redistribuição de rendas, sr. Dias, se essa elite voraz e tacanha decidiu esquartejar o país há décadas, numa pilhagem que nunca foi tão devastadora como sob o desgoverno atual, e o povo não tem tradição de brigar nas ruas pela democracia e por seus direitos à vida digna. Além da impunidade dos que praticaram torturas durante a ditadura ter criado uma espécie de fosso democrático, difícil de resolver.

    Responda
  5. Marcia Cristina Nogueira Santos

    Muito bom o artigo. O problema está escancarado na nossa frente.

    Responda