Opinião > Dia de uma voluntária da pátria Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. DEROCY GIACOMO CIRILLO SILVA

    Há uma figura no Rio Grande do Sul, conhecida como "Cabo Toco", que engajou na Brigada Militar e participou de inúmeros levantes revolucionários no Estado, nos anos vinte do século passado, inclusive serviu de inspiração a uma canção, quando ainda vivia. O apelido Toco se deveu a sua pequena altura, mas sempre foi respeitada como uma guerreira de mão cheia. Hoje ela teria cerca de cento e vinte anos.

    Responda
    1. Maria Carolina Loss Leite

      Boa noite Derocy. Interessante a figura que você trouxe. Eu confesso que desconheço sobre e vou procurar saber mais. Obrigada pelo comentário e pela dica histórica.

  2. Marcos Benassi

    Prezada Maria Carolina, serei bem sincero: desprezo convictamente os "dias", sejam dos pais, da mulher, do namorado, deste ou daquele profissional, preto, branco, Natal, o que quer que seja. Faço exceção aos aniversários, efemérides pessoais e não cooptadas em atacado pelo comércio. Até reconheço o valor simbólico da concessão de uma data, mas acho triste que esse respeito seja circunscrito. Vale de lembrança, mas o que vale mesmo é a prática cotidiana. Namorada e Mamãe do "falei "que o digam.

    Responda
    1. Maria Carolina Loss Leite

      Prezado Marcos. Primeiramente, agradeço ao seu comentário. O texto fala justamente do nascimento de Jovita Feitosa, que caso ainda estivesse entre nós, estaria, na data de hoje, comemorando seus incríveis 174 anos. Portanto, hoje, para nós, deveríamos saudar a aniversariante e heroína brasileira. Um abraço!

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.