Opinião > O legado econômico do governo Lula Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O autor "Esqueceu" ou talvez, propositalmente, não citou a Pandemia de dois anos que assolou a economia mundial. Mais celeridade nas análises, por favor!
O autor falou sobre dados econômicos do governo Lula. A pandemia foi depois.
Há uma pesquisa que saiu na capa da revista veja que mostra o quanto éramos felizes no governo Lula. No momento, desde que tiraram a Dilma e colocaram o Temer, depois veio isso..., me recuso até a escrever o nome, eu me sinto extremamente infeliz, sem esperança.
Tantas palavras bonitas, tanto economês...a vida requer comida na mesa, felicidade brotando a flor da pele. Lula ajudou muito os ricos, mas o grande legado: foi um pai para os pobres. Que Lula volte e nos ajude a ter orgulho dessa nação, tão lascada e tão triste nos dias de hoje.
O artigo é excelente!
Belo artigo de opinião baseada em informação - é disso que precisamos.
Realmente, o ministro Palocci fez um bom trabalho aproveitando as bases do governo anterior. O problema maior foi a herança que o governo Lula deixou para a sucessora, que aproveitou e piorou a situação, deixando para o Brasil a maior recessão da história da república e mais de 10 milhões de desempregados. Isto, o autor do artigo não fala.
O legado econômico do governo Lula é polÃtico, ou seja, de mentiras: nada fez pelos trabalhadores- nem segundo menos na JT- como lhes prometido por 30 anos, e os prejudicou obrigando-os subsidiar os patrões com alta tributação do consumo, redução dos rendimentos do Fgts e da poupança para melhor remunerar o grande capital, endividou 60 milhões com os maiores juros do mundo, restringiu o direito ao SD (Dilma),deixou 100 milhões sem saneamento, 40 milhões de invisÃveis e elegeu Bolsonaro. Namastê!
O Senhor Nélson não leu o artigo ou não entendeu os dados explicitados. Só leu o tÃtulo e emendou esse comentário padrão que sempre reproduz contra o PT.
Quem elegeu o Bozo foi o Patão Amarelo! Mais os 428 (367 + 61) golpistas-camisas-amarelas. E também pelos camisas-amarelas da Av. Paulista. Que bradavam: ´´Rei, rei, rei, Decorativo é nosso REI! Rei, rei, rei, Decorativo é nosso REI!`` ´´Somos Todos Cunhas.`` Em quem você votou? No que ficou 15 dias preso no Exército e tido pelo General Geisel como um mau militar ou no Professor de Ciência PolÃtica, Bacharel em Direito, Mestre em Economia e Doutor em Filosofia (Todos os Diplomas pela USP).
Pena que não existe, de fato, um debate sério sobre a economia nacional. A estatÃstica é manipulada a favor de quem? (Darrell Huff, 2016. "Como mentir com a estatÃstica"). Ou talvez a estratégia do articulista seja aplicar uma forma tacanha de Schopenhauer, de "como ganhar um debate sem ter razão", apenas degradando seu oponente. Quem perde com toda essa "guerra de versões" da economia? O Brasil e, especialmente, os mais pobres. Triste pais tropical ("Tristes trópicos", Claude Lévi-Strauss).
Mas o artigo não degradou ninguém. Apenas mostrou fatos positivos do governo Lula, rebatendo outro artigo, esse sim querendo degradar o governo do PT.
Um cara sem nÃvel como esse articululista não pode escrever nesse jornal. Emburrece só de ler o primeiro parágrafo.
Falácia é o artifÃcio de contornar a questão central, sem enfrentá-la. Não é um professor, mas o Prof. Fagnani, que construiu uma carreira numa das melhores Universidades do Brasil e angariou respeito em seu meio, apresenta dados que fundamentam uma argumentação lógica e o comentário que se apresenta é simplesmente um ataque à sua capacidade. Não que o senhor Lucas atinja o Professor, cuja vida fala por si só, mas ataques sem sentido têm sido usados contra fatos, por quem não tem o que dizer.
E aà Lucas: qual é o seu nÃvel? Quais são suas qualificações? Quanto o senhor emburreceu por ler o artigo inteiro e não só o primeiro parágrafo?
''Um cara sem nÃvel como esse...'' Como se ele é um professor da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas é uma universidade pública do estado de São Paulo, Brasil, considerada uma das melhores universidades do paÃs e da América Latina. Wikipédia).
A estratégia eleitoral dos economistas "não-liberais" é defender o legado PTista a todo custo. Até o perÃodo Dilma deixou um legado positivo de reserva internacional. IncrÃvel. Pergunto: de onde veio então a crise brasileira a partir de 2012? A "Agenda Desenvolvimentista" (pró-cÃclica) começa em 2007, pré-crise internacional, com PAC (2007)/PPI (2005!) ("investimentos" retirados do resultado primário), gastos tributários, financeiros e creditÃcios ("incentivos") e contabilidade criativa...
Ótimo texto, cheio de dados objetivos. Como era boa a vida no governo Lula!E agora é Lula de novo em 2022!!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > O legado econômico do governo Lula Voltar
Comente este texto