Elio Gaspari > Alckmin na vice de Lula Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Fui falar mal do tema, caà na 100 Su RA
Ele se comparar a Angela Merkel? Pode. Também me comparo com a beleza de Vera Fischer e até com a inteligência imortal de Marie Curie, mesmo não conhecendo fÃsica e quÃmica. Angela Merkel iria comemorar o surgimento do covid19 como ele comemorou em maio de vinte. Teria ungido uma Técnica e não polÃtica para a presidência;iria dizer que uma cidade da Alemanha era terra exportadora... O Centrão é no governo desde o estado comatoso da Ditadura Militar!
Um sujo se juntando com o mal lavado?
Interessante como que o tamanho e o peso de um homem te seduz. E a ditadora Merkel realmente foi uma grande lÃder. Infelizmente, no Brasil, nenhum polÃtico pode se dar ao luxo de permanecer por tantos anos no poder sem que a nossa imprensa desprezÃvel e seus "freedom fighters", babadores de ovos de norte-americano, encham o saco.
Ditadora Merkel? Lá é regime parlamentarista, assim sendo, se estiver fazendo um bom governo pode atravessar o tempo. Tatcher ficou um tempão na Inglaterra .E mesmo na Alemanha. No Brasil, por serem oportunistas , nem reeleição deveria ter. O eleito, exemplo o atual, desde o primeiro segundo da posse trabalha para a Sua reeleição. Lula fez igual. Fhc errou. E o Brasil continua no eterno subdesenvolvimento. Tem que acabar com reeleição até para o Legislativo.O povo não sabe votar.
infelizmente eu nao domino o javanes para entender este comentario ...
Discordo do mestre. Não acho que o foco seja um governo de coalizão. É puramente eleitoreiro. Lula quer do seu lado o cara mais forte na eleição do governo de São Paulo para emplacar o Haddad. sonho petista de governar o estado. E Alckmin tem o sonho de virar presidente. Nunca ganhará na cabeça da chapa, mas como vice de Lula tem chance e, pelo histórico, já planeja sentar na cadeira do Planalto.
qual seria a vantagem ganhar SP e a extrema direita continuar no planalto mais robusta? doria moro e ciro jamais apoiarao lula como cabeça ou nao ; dai que bolsonaro poderia vencer no primeiro turno - sem consi derar a blitzkrieg de fake news e odio de gabinetes generalizados que vem por ai e que nem tse stf pf e quetais darao conta ou terao coragem de impecha-los no futuro ja que um general deve ser vice no outro lado
Aparentemente no Brasil chegar a um consenso politico e buscar a unidade em vez do ódio é mal visto por muitos. O que querem é um presidente enrustido e escatologico que quer fuzilar a oposicao e fala constantemente de orificios. Esse sim esta "Serto".
A aliança de centro esquerda chega com mais de 40 anos de atraso. A doutrina do Golbery - dividir para governar - gerou a fábrica de partidos, que nada presta à polÃtica. Lula vai governar com o Congresso escolhido pelo eleitor, assim como Merkel e todos chefes do executivo, o faz em todo mundo. O fato é que a solução dos problemas do paÃs passa pela união polÃtica da sociedade. Lula-Alckmin podem sepultar o pluripartidarismo de Golbery, recriar a polÃtica da união e salvar o Brasil.
Esta aliança com certeza é uma aberração. Não há como analisa-lá porque se trata de uma coisa surreal. Estão se juntando dois seres que possuem as mesmas práticas delituosas desde o inÃcio de suas carreiras. Nem de polÃticos deverÃamos chamá-los, tal a náusea que essas figuras provocam à simples menção de seus nomes.
Ah, tá.
Acho que deve ser alguma outra substancia ou algum outro problema de saude provocando tais sintomas fisicos. Possue ajuda se sente tao nauseado, pode ser grave.
Ah! Como somos bobinhos e ingênuos. Ficamos aqui comentando (dando ibope) para estes "jornalistas" especialistas em gerar polêmicas para capturar a nossa indignação e participação. Ficamos como malhonetes retroalimentando este portal que está parecendo mais uma vulgar rede social. Aliás é o que vem se tornando esse "veÃculo de comunicação", cheio dos vÃcio de tics e tocs, faces, zaps e a exalar mentiras dissimuladas no formato de colunas, comentários e notÃcias. Não contem mais comigo.
ufaa ; um pouco de ar nao vissiado por aqui entao ; compartilho B.
Se este bilete seu for verdade, não veremos mais vossa senhoria "malhonete", então. Valeu.
Caro Elio, olá. Obrigado pelo texto enxuto e (digo eu) circunspecto.
E segue o contorcionismo disfarsado de mente brilhante, quando não se passa de testa oleosa...Francamente sr hélio, não pensei em vê-lo nesse ridÃculo.
Que disfarse feio, né?
Diria Rauzito em relação a esse "jornalismo" tosco, subserviente e como você bem disse caro Luiz Antonio "contorcionismo" pragmático: "Tá "rebocado" meu "cumpadi"? / Como os donos do mundo piraram? / Eles já são carrascos e vÃtimas do próprio mecanismo que criaram! [...] Buliram muito com o "praneta" / O "praneta" como um cachorro eu vejo / Se ele já não "guenta" mais as pulgas, se livra delas no "saculejo"! É assim que eu vejo... esses desperados """jornalistas""" mais ASPAS """intelectuais""".
Continuo: A única ideologia que define o compromisso com o paÃs e profissionalismo desses "jornalistas" como Chacras, Demétrios, Camarotis, Leitões, Gasparis etc, parece calcada unicamente no princÃpio fundamental de suas sobrevivências, ou seja, farinha pouca meu pirão primeiro.
Desculpe maa colocar Guga Chacra e Camarotti no mesmo balaio de gato ai é desoneatidade intelectual.
"Esse raciocÃnio teria partido de Lula." É mesmo Gaspari? Poxa você tece todo o seu comentário baseado em um achismo (teria). Parece um maniqueÃsmo doentio esse de alguns comentaristas da Folha. Demétrio Magnoli usou do mesmo artifÃcio: fez conjecturas do q poderia ser a posição do PT diante da guerra Rússia-Ucrânia. Construiu todo seu raciocÃnio baseado também no achismo. Os caras da Globones tratam como herói Zelensky. Meu Deus! Ardis, cÃnicos e hipócritas e serviçais do touro de ouro.
Não é achismo. Já foi mencionado pelo próprio em entrevista recente. Inclusive com parciais detalhes de como pretende viabilizar.
Lula é sÃmbolo da palavra cooptação de baixo nÃvel, aquela realizada com objetivos mais ou menos espúrios, sem comunhão de ideias, só de interesses pessoais e partidários. Coalizão é aliança ampla e ética, pacto democrático visando governabilidade com alinhamento de ideais para progresso do paÃs. (Claudia F.)
Na luta contra o bozolismo, sou Lula desde criança, mas o jornalista tem razão. No Brasil, desde redemocratização todos os presidentes se não beijarem a mão do centrão acabam impichados como Collor e Dilma, e se o Bozo não tivesse entregado seu governo a essa aliança execrável, certamente também teria sido. Nossa esperança é que na eleição do congresso esses parasitas do centrão não sejam maioria novamente. O que eu duvido.
Chapa Unidos Pela Od£brecht
Eu voto Alckmin, mas não Lula.E agora, o que é que faço?
Vote em qualquer um contra o Bozo no segundo turno, mesmo sendo o Tiririca. (Tá de brincadeira? Brincar em votar no Tiririca para presidente agora é passÃvel de moderação prévia? Fala sério, Folha)
Pra não ver Bolsonaro (nem Moro) na presidência, eu votaria até no Aécio Neves, no Maluf, no Collor.
Bingo, sêo Elio, não tiro nem ponho. Não será fácil equilibrar-se nessa composição sem resvalar no picaretex circundante. E, desta vez, não contará com boa-vontade alguma, senão o oposto. Te cuida, seu LuÃs Inácio!
O paÃs não tem saÃda caro Marcos, melhor abandoná-lo, não é mesmo? Se procura evitar o Centrão cai no "picaretex circundante" (seja lá o que for, me parece bem feio!).
LuÃs Inácio (e todos os polÃticos brasileiros) está muito bem cuidado, nós brasileiros é que estamos cada vez mais a perigo.
Não precisava tanto palavrório. Bastava comparar nosso sistema partidário - quarenta ou mais partidos - com os 4 ou 5 alemãos. Sem falar da baderna que é a legislação eleitoral. Aqui, pequenos partidos grandes negócios.
O preconceito mais elementar continua ditando as analises das nossas zelites: Lula não é um cientista da Alemanha Oriental! Quanta sabedoria! Ainda afirma que um governo de coalizão é um caminhada mais áspera do que a biografia de Lula sugere, como se um arremedo de colunista social e historiador fosse um especialista em vida áspera. Mas a inveja despertada pela competência polÃtica de Lula é especialmente forte entre aqueles que passaram pelo partidão.
Não percebeu o preconceito Sr. Elcio? Então a tÃtulo de que o colunista lembra que Merckel é uma cientista, se a questão aqui é falar dela enquanto polÃtica e estadista? É apenas para lembrar que o outro protagonista da coluna, não é! Para atiçar o preconceito, tão comum no público brasileiro, de que quem não é Dotô nem merece consideração. É baixo, mas não tem com interpretar diferente.
Não notei preconceito do colunista nessa matéria. Na luta contra o bozolismo, sou Lula desde criança, mas o jornalista tem razão. No Brasil, desde redemocratização todos os presidentes se não beijarem a mão do centrão acabam impichados como Collor e Dilma, e se o Bozo não tivesse entregado seu governo a essa aliança execrável, certamente também teria sido. Nossa esperança é que na eleição do congresso esses parasitas do centrão não sejam maioria novamente. O que eu duvido.
Não sou presunçoso o bastante para achar que se pode fazer uma comparação séria entre a coalizão de Merkel e nosso presidencialismo de coalizão, nos limites de uma coluna (além de constatar que se trata da mesma palavra, que é tudo o que faz o colunista). Mas é evidente que Lula vai além de conseguir maioria parlamentar. Se conseguir montar um governo estável que exclua o onipresente Centrão, já fez bem mais que qualquer governo do atual ciclo democrático.
Bravo comentário!!!!
Boa análise. Além do vice capitalista o Lula teve todos os carteis no seu Conselho Econômico e um presidente do BC originado da banca internacional. A somar a abertura de mercado para a construção civil e empreiteiras. O establishment agradece.
E ai petezada - que tanto falou do PSDB vai ter que engolir o Alckmin. Pois é, a ideia é fazer uma coalização para voltar a (des)governar.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Pode ser o Lula com o Geraldo, pode ser a Angela, pode ser até a minha cadelinha Bela (é bem esperta) . Mas livrai-nos dos males Senhor.
Esperança do paÃs voltar a ser uma nação civilizada.
Alckmin na vice de Lula A ideia é fazer um governo com um quadrilhão !!!
Alckmin me parece bem acima da média dos polÃticos no quesito honestidade... Seria melhor a continuidade de Bolsonaro + Centrão ?
Por parecido com Merkel quer dizer ficar à mercê do gás russo, para se perpetuar no poder? Sei.
Segundo o meu horóscopo , o pr varrido e abjeto fará um. Golpe. Para ficar no poder com seus amiguinhos e generais e tb sua prole. Atento a saber Maktub
Que falta faz a Angela Merkel na crise ucraniana!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Elio Gaspari > Alckmin na vice de Lula Voltar
Comente este texto