-
Gustavo von Krüger
Fui falar mal do tema, caí na 100 Su RA
-
Neli de Faria
Ele se comparar a Angela Merkel? Pode. Também me comparo com a beleza de Vera Fischer e até com a inteligência imortal de Marie Curie, mesmo não conhecendo física e química. Angela Merkel iria comemorar o surgimento do covid19 como ele comemorou em maio de vinte. Teria ungido uma Técnica e não política para a presidência;iria dizer que uma cidade da Alemanha era terra exportadora... O Centrão é no governo desde o estado comatoso da Ditadura Militar!
-
Romualdo F Moraes
Um sujo se juntando com o mal lavado?
-
Adriana Durazzo
Interessante como que o tamanho e o peso de um homem te seduz. E a ditadora Merkel realmente foi uma grande líder. Infelizmente, no Brasil, nenhum político pode se dar ao luxo de permanecer por tantos anos no poder sem que a nossa imprensa desprezível e seus "freedom fighters", babadores de ovos de norte-americano, encham o saco.
-
Neli de Faria
Ditadora Merkel? Lá é regime parlamentarista, assim sendo, se estiver fazendo um bom governo pode atravessar o tempo. Tatcher ficou um tempão na Inglaterra .E mesmo na Alemanha. No Brasil, por serem oportunistas , nem reeleição deveria ter. O eleito, exemplo o atual, desde o primeiro segundo da posse trabalha para a Sua reeleição. Lula fez igual. Fhc errou. E o Brasil continua no eterno subdesenvolvimento. Tem que acabar com reeleição até para o Legislativo.O povo não sabe votar.
-
DAVIDSON PISMEL CONDE
infelizmente eu nao domino o javanes para entender este comentario ...
-
-
ARTHUR LOPEZ COUTO
Discordo do mestre. Não acho que o foco seja um governo de coalizão. É puramente eleitoreiro. Lula quer do seu lado o cara mais forte na eleição do governo de São Paulo para emplacar o Haddad. sonho petista de governar o estado. E Alckmin tem o sonho de virar presidente. Nunca ganhará na cabeça da chapa, mas como vice de Lula tem chance e, pelo histórico, já planeja sentar na cadeira do Planalto.
-
DAVIDSON PISMEL CONDE
qual seria a vantagem ganhar SP e a extrema direita continuar no planalto mais robusta? doria moro e ciro jamais apoiarao lula como cabeça ou nao ; dai que bolsonaro poderia vencer no primeiro turno - sem consi derar a blitzkrieg de fake news e odio de gabinetes generalizados que vem por ai e que nem tse stf pf e quetais darao conta ou terao coragem de impecha-los no futuro ja que um general deve ser vice no outro lado
-
-
Fernando Candido
Aparentemente no Brasil chegar a um consenso politico e buscar a unidade em vez do ódio é mal visto por muitos. O que querem é um presidente enrustido e escatologico que quer fuzilar a oposicao e fala constantemente de orificios. Esse sim esta "Serto".
-
Gil Almeida
A aliança de centro esquerda chega com mais de 40 anos de atraso. A doutrina do Golbery - dividir para governar - gerou a fábrica de partidos, que nada presta à política. Lula vai governar com o Congresso escolhido pelo eleitor, assim como Merkel e todos chefes do executivo, o faz em todo mundo. O fato é que a solução dos problemas do país passa pela união política da sociedade. Lula-Alckmin podem sepultar o pluripartidarismo de Golbery, recriar a política da união e salvar o Brasil.
-
dilson j gadioli
Esta aliança com certeza é uma aberração. Não há como analisa-lá porque se trata de uma coisa surreal. Estão se juntando dois seres que possuem as mesmas práticas delituosas desde o início de suas carreiras. Nem de políticos deveríamos chamá-los, tal a náusea que essas figuras provocam à simples menção de seus nomes.
-
RAFAEL VICENTE FERREIRA
Ah! Como somos bobinhos e ingênuos. Ficamos aqui comentando (dando ibope) para estes "jornalistas" especialistas em gerar polêmicas para capturar a nossa indignação e participação. Ficamos como malhonetes retroalimentando este portal que está parecendo mais uma vulgar rede social. Aliás é o que vem se tornando esse "veículo de comunicação", cheio dos vício de tics e tocs, faces, zaps e a exalar mentiras dissimuladas no formato de colunas, comentários e notícias. Não contem mais comigo.
-
D Monteiro
Caro Elio, olá. Obrigado pelo texto enxuto e (digo eu) circunspecto.
-
luiz antonio nolasco de freitas
E segue o contorcionismo disfarsado de mente brilhante, quando não se passa de testa oleosa...Francamente sr hélio, não pensei em vê-lo nesse ridículo.
-
Joaquim Salomão
Que disfarse feio, né?
-
RAFAEL VICENTE FERREIRA
Diria Rauzito em relação a esse "jornalismo" tosco, subserviente e como você bem disse caro Luiz Antonio "contorcionismo" pragmático: "Tá "rebocado" meu "cumpadi"? / Como os donos do mundo piraram? / Eles já são carrascos e vítimas do próprio mecanismo que criaram! [...] Buliram muito com o "praneta" / O "praneta" como um cachorro eu vejo / Se ele já não "guenta" mais as pulgas, se livra delas no "saculejo"! É assim que eu vejo... esses desperados """jornalistas""" mais ASPAS """intelectuais""".
-
-
RAFAEL VICENTE FERREIRA
Continuo: A única ideologia que define o compromisso com o país e profissionalismo desses "jornalistas" como Chacras, Demétrios, Camarotis, Leitões, Gasparis etc, parece calcada unicamente no princípio fundamental de suas sobrevivências, ou seja, farinha pouca meu pirão primeiro.
-
Fernando Candido
Desculpe maa colocar Guga Chacra e Camarotti no mesmo balaio de gato ai é desoneatidade intelectual.
-
-
RAFAEL VICENTE FERREIRA
"Esse raciocínio teria partido de Lula." É mesmo Gaspari? Poxa você tece todo o seu comentário baseado em um achismo (teria). Parece um maniqueísmo doentio esse de alguns comentaristas da Folha. Demétrio Magnoli usou do mesmo artifício: fez conjecturas do q poderia ser a posição do PT diante da guerra Rússia-Ucrânia. Construiu todo seu raciocínio baseado também no achismo. Os caras da Globones tratam como herói Zelensky. Meu Deus! Ardis, cínicos e hipócritas e serviçais do touro de ouro.
-
Mauro Guedes
Não é achismo. Já foi mencionado pelo próprio em entrevista recente. Inclusive com parciais detalhes de como pretende viabilizar.
-
-
JOSÃ EDUARDO FEROLLA
Lula é símbolo da palavra cooptação de baixo nível, aquela realizada com objetivos mais ou menos espúrios, sem comunhão de ideias, só de interesses pessoais e partidários. Coalizão é aliança ampla e ética, pacto democrático visando governabilidade com alinhamento de ideais para progresso do país. (Claudia F.)
-
elcio matos
Na luta contra o bozolismo, sou Lula desde criança, mas o jornalista tem razão. No Brasil, desde redemocratização todos os presidentes se não beijarem a mão do centrão acabam impichados como Collor e Dilma, e se o Bozo não tivesse entregado seu governo a essa aliança execrável, certamente também teria sido. Nossa esperança é que na eleição do congresso esses parasitas do centrão não sejam maioria novamente. O que eu duvido.
-
Gustavo C
Chapa Unidos Pela Od£brecht
-
osvaldo missiato
Eu voto Alckmin, mas não Lula.E agora, o que é que faço?
-
elcio matos
Vote em qualquer um contra o Bozo no segundo turno, mesmo sendo o Tiririca. (Tá de brincadeira? Brincar em votar no Tiririca para presidente agora é passível de moderação prévia? Fala sério, Folha)
-
Carlos Fernando de Souza Braga
Pra não ver Bolsonaro (nem Moro) na presidência, eu votaria até no Aécio Neves, no Maluf, no Collor.
-
-
Marcos Benassi
Bingo, sêo Elio, não tiro nem ponho. Não será fácil equilibrar-se nessa composição sem resvalar no picaretex circundante. E, desta vez, não contará com boa-vontade alguma, senão o oposto. Te cuida, seu Luís Inácio!
-
Alberto Melis Bianconi
O país não tem saída caro Marcos, melhor abandoná-lo, não é mesmo? Se procura evitar o Centrão cai no "picaretex circundante" (seja lá o que for, me parece bem feio!).
-
Roberto Rangel
Luís Inácio (e todos os políticos brasileiros) está muito bem cuidado, nós brasileiros é que estamos cada vez mais a perigo.
-
-
Felicio Almiro Lima Rodrigues
Não precisava tanto palavrório. Bastava comparar nosso sistema partidário - quarenta ou mais partidos - com os 4 ou 5 alemãos. Sem falar da baderna que é a legislação eleitoral. Aqui, pequenos partidos grandes negócios.
-
Alberto Melis Bianconi
O preconceito mais elementar continua ditando as analises das nossas zelites: Lula não é um cientista da Alemanha Oriental! Quanta sabedoria! Ainda afirma que um governo de coalizão é um caminhada mais áspera do que a biografia de Lula sugere, como se um arremedo de colunista social e historiador fosse um especialista em vida áspera. Mas a inveja despertada pela competência política de Lula é especialmente forte entre aqueles que passaram pelo partidão.
-
Alberto Melis Bianconi
Não percebeu o preconceito Sr. Elcio? Então a título de que o colunista lembra que Merckel é uma cientista, se a questão aqui é falar dela enquanto política e estadista? É apenas para lembrar que o outro protagonista da coluna, não é! Para atiçar o preconceito, tão comum no público brasileiro, de que quem não é Dotô nem merece consideração. É baixo, mas não tem com interpretar diferente.
-
elcio matos
Não notei preconceito do colunista nessa matéria. Na luta contra o bozolismo, sou Lula desde criança, mas o jornalista tem razão. No Brasil, desde redemocratização todos os presidentes se não beijarem a mão do centrão acabam impichados como Collor e Dilma, e se o Bozo não tivesse entregado seu governo a essa aliança execrável, certamente também teria sido. Nossa esperança é que na eleição do congresso esses parasitas do centrão não sejam maioria novamente. O que eu duvido.
-
Alberto Melis Bianconi
Não sou presunçoso o bastante para achar que se pode fazer uma comparação séria entre a coalizão de Merkel e nosso presidencialismo de coalizão, nos limites de uma coluna (além de constatar que se trata da mesma palavra, que é tudo o que faz o colunista). Mas é evidente que Lula vai além de conseguir maioria parlamentar. Se conseguir montar um governo estável que exclua o onipresente Centrão, já fez bem mais que qualquer governo do atual ciclo democrático.
-
Ulysses Daniel
Bravo comentário!!!!
-
-
NACIB HETTI
Boa análise. Além do vice capitalista o Lula teve todos os carteis no seu Conselho Econômico e um presidente do BC originado da banca internacional. A somar a abertura de mercado para a construção civil e empreiteiras. O establishment agradece.
-
Claudio Belodi
E ai petezada - que tanto falou do PSDB vai ter que engolir o Alckmin. Pois é, a ideia é fazer uma coalização para voltar a (des)governar.
-
Carlos Fernando de Souza Braga
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
-
-
FLAVIO ZOLETTI
Pode ser o Lula com o Geraldo, pode ser a Angela, pode ser até a minha cadelinha Bela (é bem esperta) . Mas livrai-nos dos males Senhor.
-
Francisco Bezerra de Menezes
Esperança do país voltar a ser uma nação civilizada.
-
Gil Cabral de Vasconcelos Barreto
Alckmin na vice de Lula A ideia é fazer um governo com um quadrilhão !!!
-
Claudio Goldman
Alckmin me parece bem acima da média dos políticos no quesito honestidade... Seria melhor a continuidade de Bolsonaro + Centrão ?
-
-
Alexandre Pereira
Por parecido com Merkel quer dizer ficar à mercê do gás russo, para se perpetuar no poder? Sei.
-
JO ALMEIDA
Segundo o meu horóscopo , o pr varrido e abjeto fará um. Golpe. Para ficar no poder com seus amiguinhos e generais e tb sua prole. Atento a saber Maktub
-
RICARDO BATISTA
Que falta faz a Angela Merkel na crise ucraniana!
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.