Martin Wolf > Não há boas opções para o Ocidente na Ucrânia Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. José Cardoso

    Acho que as sanções deveriam ser voluntárias. As companhias que não quisessem associar sua imagem ao governo russo sairiam do país, ou deixariam de comerciar com ele. Quanto ao petróleo e gás, os países europeus fariam um esforço para reduzir bastante sua dependência no próximo inverno.

    Responda
  2. PAULO ROBERTO SCHLICHTING

    Como de hábito, Wolf vai além. Deveras interessante a proposta de taxação consertada entre os maiores importadores das exportações de petróleo e gás da Rússia. A evidência não poderia ser mais óbvia: inaceitável de fato que a Rússia se visse favorecida pela elevação de preços causada pelas ações do próprio autocrata. Como alerta o respeitável analista, os presságios não são bons. Toda a solidariedade à Ucrânia.

    Responda
  3. Maria Aparecida Azevedo Pereira da Silva

    Outra possibilidade é o povo do ocidente se cansar de pagar a conta das sanções e começar a eleger candidatos com outras propostas- melhores ou piores. Por sua vez, as sanções, embora atrapalhem a Russia, não estão reduzindo em nada a destruição e morte diária do povo Ucraniano. O povo ucraniano está sendo usado como bucha de canhão entre a OTAN e a Rússia. E no médio prazo, algumas jovens democracias Balcãs podem começar a cair. Biden é uma decepção.

    Responda
  4. Fabio Bittencourt da Rosa

    As sanções que o ocidente impôs aos russos foi um ato de guerra e a mortandade realizada pela Rússia contra a Ucrânia foi uma “operação militar”. Esse é o Putin.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.