Ruy Castro > É o mesmo estupro Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Impressionante sua descrição das vicissitudes vividas por aquele povo nesta guerra. Se piorar muito eles vão acabar sofrendo como sofrem e morrem os milhares de miseráveis brasileiros no Brasil profundo.

    Responda
  2. Orasil coelho pina

    Muita boa e coerente posição Senhor Ruy! Pena que Bolsonaristas e Petistas não tenham esta mesma sensibilidade em condenarem o Carniceiro Putin!!!

    Responda
  3. José Cardoso

    Os mais velhos ficam eu suponho. Imagina uma pessoa que já anda com dificuldade ate a padaria na esquina, com dores nas articulações, caminhar por quilômetros no frio. Se os russos optarem por sitiar, em vez de invadir Kiev, até para evitar mais baixas em seu exército, os alimentos vão acabar, e cenas de gente com pele e osso como nos campos de concentração da segunda guerra podem começar a aparecer.

    Responda
  4. Paul Constantinides

    visão certeira de um tempo atribulado e cruel.

    Responda
    1. Guilherme Luiz de Oliveira Pereira

      Com certeza

  5. Maria Lopes

    Obrigada Ruy. Vc fala por nós.

    Responda
  6. José Bernardo

    Artigo para ser emoldurado, prezado Ruy! Necessário o enfoque do sofrimento humano e animal numa guerra, e que vem sendo de certa forma relegado pela análise dos milhões de especialistas em geopolítica que emergiram neste conflito...

    Responda
  7. SILVIA KLEIN DE BARROS

    Obrigada, Ruy. O que não dá pra rir, dá pra chorar...

    Responda
  8. NACIB HETTI

    É exagero comparar nossas mazelas com a desgraça da Ucrânia. Mas valem as denúncias.

    Responda
  9. Carla C Oliveira

    Corretíssimo, Ruy!

    Responda
  10. Francy Litaiff Abrahim

    Dá para citar a tribo indígena que foi agredida pelo presidente? Saudades do tempo em que jornalistas sabiam distinguir fatos de discursos.

    Responda
    1. Maria Lopes

      Pelamaordedeus, em que caverna escura vc vive para não enxergar o que acontece?

  11. Francy Litaiff Abrahim

    Qual tribo indígena foi estuprada pelo presidente? Saudades do tempo em que jornalistas sabiam distinguir fatos de discursos. Seguirei achando Ruy Castro o melhor colunista do Brasil, daí relevar essa escorregadela contrafatual.

    Responda
  12. Nilton Silva

    O último parágrafo é um exagero só. É pura pregação pra convertidos. É a busca incansável por aplausos fáceis. Meu caro Ruy, você tem história. Você não precisa disso aí, não.

    Responda
  13. Marcos Benassi

    Ruy, meu caro, não só é o mesmo como está mais facilitado: o Bozo já não precisa criar factóides tergiversativos, a guerra se encarrega disso. O "raciosímio Salles", a passagem da boiada, esteve, está e estará em curso, diverge somente no método de encobrimento. Para nossos amados legislabostas, é também cômodo: podem alugar suas almas e dedos ao Bozo e à indignidade, sem preocupação com as contas que deverão prestar. Entretanto, se prestarmos atenção, veremos quem presta e quem não. Aguardem...

    Responda
  14. Helio Cardoso

    E o pior Ruy, é que o bosovitch ficou fascinado pelo Putin. Declarou solidariedade e acredita que deu casamento. Vai realizar seu sonho, o sonho de se chamar Jair Putin!

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ah, senhores, é excessiva consideração. Melhor Bozovitchskiushka, ou "Bozim do Putim", a versão russa do amiguinho Ari! Hahahah!

    2. Said Ahmed

      Bosovitch é ótima, talvez fique melhor com z, de zapad (Bozovitch?)

  15. Marina Gutierrez

    Sim, é a mesma tragédia, no Iemen, Palestina, Iraque, Afeganistão, Libia, Ucrania, etc mas apenas em alguns casos as vitimas merecem compaixao,seu sofrimento é exposto e seus algozes são denunciados.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Cara Marina, não nos esqueçamos daquilo que ocorre aqui e em todos os tempos, de paz e de guerra: o exército do estado, nossas polícias, mantém permanente conflito na quebrada. Medo do detentor oficial da violência é um continuo vital percebido no dia a dia da pretalha pobre - e nem precisa ser longe da Vila Mariana, não.

  16. Marina Gutierrez

    " Dividir o mundo em vítimas dignas e indignas é uma tática usada para justificar nossos crimes e demonizar nossos inimigos. Os conflitos não serão resolvidos até que todas as nações cumpram a lei internacional e todas as vítimas sejam consideradas dignas." Fonte:"Vítimas dignas e indignas". Chris Hedges, 7/03/22.

    Responda
  17. SERGIO saraceni

    Crônica pungente. Bravo, Ruy Castro!

    Responda
  18. Marina Gutierrez

    Quando o Ruy Castro descreve a situação na Ucrania e vejo as fotos na TV me vem à mente os bombardeios da Arabia Saudita no Iemen, raramente mostrados na TV Ocidenrtal, onde as crianças feridas são tão desnutridas que nem tem força para chorar e a mídia não divulga e nem condena a Arabia Saudita por várias razões: as vítimas tem pele escura e a Arabia Saudita é apoiada pelos EUA.

    Responda
    1. Carlos Fernando de Souza Braga

      O velho cinismo em ação, com o velho apoio cínico e covarde da imprensa. Lembro de uma charge sobre a notícia da possível existência de algum combustível ou minério num planeta próximo. O desenho mostrava uma astronave norte-americana, e um astronauta com a bandeira em punho, e a legenda: "viemos trazer paz e democracia para este planeta". Em tempo: acho o Putin um ditador es cro to.

  19. Felicio Almiro Lima Rodrigues

    "...há duas semanas, nada tinham a temer do futuro próximo". Mas antes elegeram um comediante como presidente. O comediante prometia a inclusão na Otan, o desconhecimento das acordos de Minsk e liberar os esquadrões neo-nazistas. Isso ao lado do um vizinho armado até os dentes de ogivas nucleares, que já lhes tinha arrancado um pedaço e avisava que não seria permitido. Bueno... aqui 57 milhões deixaram o cérebro no banheiro e foram votar 17.

    Responda
    1. Ricardo Andre

      O caminho da vida pode ser o da liberdade, porém nos extraviamos dele, já dizia, Charles Chaplin. O ser humano se perdeu... A loucura e a vaidade humana não permitem que as pessoas enxerguem a realidade de maneira inteligente. Estamos destruindo o planeta e a vida em sua totalidade. Em uma realidade autofágica. O que fazer diante de tanta estupidez. Infelizmente, o humano não venceu a força primitiva do macaco; continuamos sendo macacos com uma diferença, somos por demais cruéis. Matamos ...

  20. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    Caro Castro, indiscutivelmente são repulsivos ou repugnantes os políticos descritos por você. No entanto, a meu ver, o que causa ainda mais indignação quanto o que eles representam (como "seres" ou "ideias"), é saber que existem milhões de pessoas (homens, mulheres, patriotas etc) que se dizem religiosas-cristãs, de bem, defensoras da moral e de um "Deus acima de todos", que ainda assim votariam neles na próxima eleição. A saber: quem são os seus líderes religiosos?

    Responda
  21. Maurilio Fernandes Figueiredo

    Parabéns pelo texto.....

    Responda
  22. Fabrizzio Milani

    E diante de tudo isso, Mamãe Gozei só pensava em pegação... Deve ser um psicopata...

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Né não, Fabrizzio: psicopata faz o que faz e fica impávido. Não parece ser o caso do moço: ali, há somente mau-caratismo covarde.

    2. Roberto Amaral

      Aposto que o mamãe defequei tem apoiadores que irão dizer na próxima me leva.

  23. Adalberto Otaviano Luciano

    Homem lobo do homem. Nada de novo. Indiferentes, os capitalistas contam os lucros do último bombardeio, igual fazem aqueles que pescam com bombas.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Adalberto: otimo comentario,as ações da Lockheed Martin, Raytheon e General Dynamics subiram, mais armamentos e bombas vendidos.

  24. RONALDO F VAZ

    A realidade se impõe a todos. Resta apenas lamentar. Era ou o sofrimento ucraniano, que chamou a Otan para si, ou o sofrimento futuro dos russos, que de imediato intimaria o projeto russo de nação, coibindo seu desenvolvimento. Num futuro próximo até uma guerra nuclear Otan versus Rússia não estaria descartado!

    Responda
  25. Antonio Carlos Orselli

    E estupro é um dos poucos assuntos dos quais nosso amável, generoso, empático, fino à mesa, filólogo, pacifista, conservador do meio ambiente e verossímil presidente entende bem.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.