Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marcelo Silva Teixeira

    o PSDB foi a maior tragédia que o Brasil já teve até hoje....

    Responda
  2. DAVIDSON PISMEL CONDE

    elegante e comedida MH nem comentou a imensa soberba do 'principe' que a meu ver ajudou a liquefaçao da unica social democracia que eu conheço que é de ...direita ; as recentes previas fariam enrubescer ate o *parlamentar* Tiririca

    Responda
  3. RODRIGO DORNELLES

    Lindo obituário.

    Responda
  4. Neli de Faria

    Dilma foi destituída, senhora? Collor também foi, né? Ou não foi porque o pt apoiou seu impeachment? Relembro que o oportunismo do pt é tão grande que pediu impeachment de Sarney, Collor, Itamar, fhc , Temer e agora num silêncio obsequioso. Apoia, ainda que indiretamente, o atual.A senhora poderia discorrer sobre isso: o apoio indireto do pt ao capetão cloroquina. Vice, de lege ferenda pela revogação, tem a mesma legitimidade do eleito. Tanto que sem Vice o titular não é votado.

    Responda
    1. Neli de Faria

      Gregório Matos escreveu, parte de uma poesia que mirou no aqui e agora: o todo sem a parte não é todo! Todo vice tem a mesma legitimidade de o eleito. Sem vice? Não existe candidato a presidente, governador, prefeito! De lege ferenda, pela extinção do vice.

    2. Neli de Faria

      Recordo um poema de Gregório Matos: o todo sem a parte não é todo. Sem vice, professora, não tem titular. Na Constituição de 1946 , o presidente era eleito só. Milton Campos ,era o vice de Jânio; Jango foi eleito. Apoio do povo ?Não há na Constituição nenhuma norma que exija apoio ao titular. Em tempos de internet: vice desnecessário! Contudo, tem a mesma legitimidade do Eleito. Pt: deixei de votar em 2008,2º turno: no primeiro votei! Para lula? Nunca!

  5. neli faria

    Por partes: destituição de Dilma? Collor também foi destituído? Ou não foi porque o pt apoiou a sua aspas destituição?Legitimidade zero de Temer?O grande Itamar Franco também tinha? Vice, senhora, tem a mesma legitimidade de o eleito! Ou o Vice é um estranho que aparece quando o titular é destituído(rs) ou falece ou ainda renuncia(Jânio!)? Vice, senhora, tem a mesma legitimidade que o titular!Não tem apoio popular?Falta de apoio popular não é motivo para derrubar um eleito:vice ou não!

    Responda
    1. DAVIDSON PISMEL CONDE

      aprecio muito a d neli quando ela se debruça sobre o Santos - ali ela é imbativel apequenando até o Juca ....

    2. DAVIDSON PISMEL CONDE

      gosto mais da D Neli c

  6. Jorge Guimarães

    Excelente texto. Mais do que um epitáfio de um partido, serve de réquiem de um sonho brasileiro ao despertar da grande noite da ditadura. Havia, então, esperança que envolvia todo o país, hoje transformada em desalento.

    Responda
  7. Paulo Silva Barbosa

    Infelizmente o partido esqueceu o "S" de social, e virou uma sigla partidária mais interessada apenas no poder e menos interessada nos problemas diários que afetam o cidadão comum.

    Responda
  8. José Cardoso

    Para mim as razões são mais simples, e não tem a ver com o comportamento desse ou daquele político. A hiper-inflação e as medidas para combatê-la inflaram primeiro o PMDB, que virou hegemônico após o plano cruzado, e depois em menor grau o PSDB com o plano real. À medida que a memória inflacionária foi esmaecendo, a importância relativa do partido foi declinando.

    Responda
  9. Anete Araujo Guedes

    O PSDB não se conformou, perdeu 4 eleições seguidas para o PT. Aécio não só contestou o resultado das urnas, como se aliou a Cunha, Moro e Lava Jato. Todos com o firme propósito de pôr fim ao PT. A derrocada foi tranquila, havia uma mulher na presidência. Foi um tempo em que sair com camisas vermelhas às ruas, corria o risco de ser agredido. Mas o tiro saiu pela culatra. Apesar de tudo, de todos, o PT sobreviveu para assistir ao funeral do tucanato.

    Responda
    1. JORGE MENDES

      PT sobreviveu...como sobrevive tudo o que é imoral e deso nesto no Brasil. O país que tem uma CF feita para proteger band idos (políticos, servidores públicos), os sugadores de nosso sangue e vaporizadores de nosso suor!

  10. Anete Araujo Guedes

    O PSDB não se conformou, perdeu 4 eleições seguidas para o PT. Aécio não só contestou o resultado das urnas, como se aliou a Cunha, Moro e Lava Jato. Todos com o firme propósito de pôr fim ao PT. A derrocada foi tranquila, havia uma mulher na presidência. Foi um tempo em que sair com camisas vermelhas às ruas, corria o risco de ser agredido. Mas o tiro saiu pela culatra. Apesar de tudo, de todos, o PT sobreviveu para assistir ao funeral do tucanato.

    Responda
  11. Samuel Fagundes

    Concordo absolutamente com o exposto. Se o PSDB tivesse tido a hombridade de aceitar o resultado das eleições e não ter-se deixado levar pelos devaneios de um viciado, teria grandes possibilidades de vitória em 2018. Pior que a atitude do viciado foi os seus líderes o terem apoiado. Absurdo figuras tarimbadas na política FHC, Alckmin, etc... terem endossado esse comportamento errático. Acabaram com o partido, o funeral foi na eleição de 2018. Agora será batido o último prego do caixão .....

    Responda
    1. Helio Marcengo

      Mas Alkmin não estará dentro do caixão. Talvez agora, se eleito forem, ensinará a Lula como rrrroubarrr e não ser preso.

  12. Carlos Pinheiro

    Aécio podia aproveitar a pá e se enterrar junto. Seu fantasma não assombra há tempos!

    Responda
  13. Bruno Martins da Costa Silva

    A opção pelo Doria com a consequente saída do Leite é outro sintomas disso: o partido reiterou em suas primárias um direita combativa tradicional, deixando de lado uma direita moderada que outrora foi sua marca. Para surfar o antipetismo o PSDB abriu mão de sua personalidade, de seu papel em nossa democracia.

    Responda
  14. Rodrigo Fernandes de Barros

    Texto extremamente lúcido e coerente. De fato, o PSDB se auto complicou, especialmente quando foi conivente com o Aécio em seus episódios, digamos, nada republicanos. Parabéns!

    Responda
  15. marco martins

    Na verdade nada dura pra sempre . A vida é feita de ciclos, o PT também está próximo ao seu . Afinal Lula já Beira os 80 anos e não tem ninguém pra assumir p Posto no Partido. Outras siglas vão ocupar o espaço Que ambos Partidos vão deixar. Vida quê segue..

    Responda
  16. E Mathias

    Mais um artigo de oportunismo político em ano eleitoral. Fazer a breve cronologia do PSDB enfatizando uma proximidade com o PT num passado não tão distante, soa muito forçado. Faltou falar dos anos FHC e o todo poderoso PSDB dos caciques tucanos nordestinos, fora do eixo SP-MG-RJ. Alkmim é a expressão da decadência do outrora poderoso PSDB. E não citar Mario Covas é uma omissão grave. Brasil tem uma memória curta na política, o que abre espaço pra oportunistas como Dória e Bolsonaro.

    Responda
  17. Marcos Benassi

    Caríssima dona Hermínia, parece-me que faltou, na descrição do féretro e das cerimônias fúnebres, o não desprezível embalsamamento do Cadáver: a entrada sub-reptícia do EngomaDória no Grêmio. Entretanto, imagino o porquê de a senhora tê-lo feito: da forma como eu o inseri no filme, é ovo; ao nem sequer mencioná-lo, a senhora o põe no papel de galinha. Devo reconhecer que provavelmente vossa mercê está certa, galinha está mais à baixura do intérprete.

    Responda
    1. E Mathias

      Caro Benassi, faltou alguém dizer como foi chocado esse "ovo da serpente" que foi o todo poderoso PSDB dos anos FHC. Fico perplexo com a memória curta da política no Brasil, como se os graves problemas que enfrentamos hoje fossem fruto de erros políticos dos últimos anos. Nossa história política é maior que essa breve narrativa marota em ano eleitoral. Como se o PSDB fosse um dia um partido de causas igualitárias. A história da Nova República é outra e a aliança PSDB e PFL entra nessa conta! Sds

  18. jose fernandes de lima junior

    Esse ex-partido sempre teve cacique demais pra pouco índio. Deverá ser absorvido e fazer parte do centrao, nos próximos anos. Virou partido nanico.

    Responda
  19. Bruno Marcelo Passerino

    O PSDB hoje não é mais o partido de origem. Não é mais o partido de FHC, Franco Montoro, Mário Covas, José Serra... Hoje o PSDB é Alexandre Frota, Dória, Joyce sei-lá-o-quë, Aécio Neves (ainda solto??) entre outros. Sem demérito a estes, mas não representam aquele partido social democrata, de centro-esquerda... Por isso, parabenizo o ex-governador Geraldo Alkmin por sua saída e pela busca de uma certa identidade partidária independente do cargo que venha a pleitear.

    Responda
    1. jose fernandes de lima junior

      Serra sumiu do mapa, depois que descobriram contas nos paraísos fiscais, com envolvimento da irmã, que quase acabou na cadeia. Mas no país da impunidade, basta sair de cena, que a nossa justiça esquece tudo.

  20. Felicio Almiro Lima Rodrigues

    Para esse cadáver não levava flores e, se pudesse, peidava no velório.

    Responda
  21. Cristina Dias

    Criaram corvos que lhe comeram os olhos.

    Responda
  22. José Antônio

    Abaixo o Tucanistão!

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Zeus que te ôva, mizifio. Já deu no saco, na zo'reia, no bolso, em tudo!

  23. MADELEINE MONICA ATHANAZIO

    Excelente análise. Concordo plenamente. Parabéns!

    Responda
  24. Carlos Telles

    Esqueceu de dizer que a imprensa não só validou como deu aval para o senador snow. Lembro no merval festejando antes do final da contagem dos votos.

    Responda
  25. jose carlos toledo junior

    O psdb iniciou e executou o golpe parlamentar com o cálculo político de que aecim estaria eleito em 2018. Quem não se lembra da empafia e arrogância nauseante de aécim no senado no dia da confirmação do golpe. Não se brinca com democracia, entretanto. Tomou golpe do seu eleitorado e hoje se trata da extrema direita envergonhada de doria e leite, que apoiaram aberta e sem constrangimentos bozó na última eleição. The end.

    Responda
  26. Robson Simões

    Ótimo texto, como sempre .

    Responda
  27. Guilherme Torres Godoy

    Alguem se lembra da foto que mostrou Aecio Neves contando piada para o juíz Moro, foi essa a maior prova que existe de como foi preparado o complot para impedir Lula se candidatar. Hoje o Moro, quer vender a imagem de político experiente, quer ser o salvador do país que ele ajudou a afundar. A. Neves sabe que seu sonho de ser presidente do Brasil foi sepultado por contar piadas quando no debia.

    Responda
    1. Robson Simões

      Bem lembrado! Me lembrei dessa foto assim que li seu comentário.

  28. Bento Brito Teixeira

    Muito verdadeiro o artigo da Sra. Hermínia. Nosso desastre é consequência do egocentrismo de políticos quê, ao invés de propor mobilização em torno de projetos de defesa social, criaram o culto à personalidade. Taí o resultado: o desastre Bolsonaro.

    Responda