Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Epitácio José Brunet Paes

    otannews

    Responda
  2. zilda bastos mello

    Mesmo considerando os passos erráticos dos Estados Unidos em relação a ingerência em conflitos a outras nações não não devemos nos afastar do mérito da questão: Putin é um autocrata agressor que provocou uma guerra sem sentido. Compaixão com os ucranianos

    Responda
  3. Hercilio Silva

    Concordo professor. Em qual dos conflitos onde EUA e europeus mataram civis essa regra foi cobrada?

    Responda
  4. Humberto Isidoro

    Uma pergunta. O que fariam os EUA se o México entrasse em uma organização militar kiderada pela China com direito a misseis apontados para Los Angeles? E de que lado ficaria a midia? Como seriam tratadas as familias dos mexicanos? todos os mortos seriam "traficantes que queriam se apossar de armas nucleares'? E que usaram crianças como escudo? A indescencia da cobertura, na insistencia de demonizar todo e quaquer russo lembra a seculo XIX quando a mesma midia apontava dedo para os judeus.

    Responda
  5. Humberto Isidoro

    A OTAN não quer paz, quer guerra. Bidenprecisa de um ddiabo para deter a sua queda interna. Os EUA precisam vender seus aviões de ultima geração para os OTANrios da OTAN e com isso diminuir seu déficit público causado pelo alto investimento na máquina de guerra. E é essa máquina que na verdade importa ao cidente. As reportagens das criancinhas e familias chorando na nosa midia (exlorando a tragedia dessa pessoas que é real) nã conta a verdadira intenção dos senhores da guerra.

    Responda
  6. Evando de Almeida

    Lê as notícias filtradas da reuters e vem tecer comentários de especialista. Tenha santa paciência!!!

    Responda
  7. Felicio Almiro Lima Rodrigues

    Odessa é uma cidade "russa", ali a língua falada é o russo. Em dois mil e quatorze, centenas de trabalhadores voltando do protesto do dia 1o. de maio se reuniram na Casa dos Sindicatos. De forma organizada um grupo de milicias neo-nazistas ucranianas com bandeiras e tochas cercou a Casa dos Sindicatos e começou a incendiá-la. Haviam mais de 250 pessoas dentro e os nazistas não deixaram elas saírem. Mais de 50 pessoas foram mortas, algumas por espancamento. Mas a Europa não se escandalizou.

    Responda
    1. Paulo Silva Barbosa

      Há bom, então várias cidades catarinenses , capixabas e gaúchas onde muitos falam um dialeto derivado do alemão como o pomerano , nem tanto as cidades são "alemãs ? Putin sei, querendo ou não, é um autocrata ambicioso e assassino sanguinário e cruel que não poupa as crianças , que são vítimas de suas atrocidades .

  8. newton penna

    Fala sério: por que só o Putin é demonizado? E o Biden, que se apropriou de sete bilhões de dólares do povo afegão, que agora, esquecido pela "humana" mídia ocidental, está morrendo de fome?! Isso para não falar nos crimes de guerra cometidos pelos EUA em Iraque, Afeganistão, Iugoslávia, Libia, Iêmen etc.

    Responda
    1. Paulo Silva Barbosa

      Lamentável este comentário , onde justifica o erros dos outros para aprovar as atrocidades que Putin está fazendo com o povo ucraniano, onde crianças estão sendo mortas sem nenhuma piedade como aquele ataque ao um hospital infantil. Vidas humanas importam , independente em que pais moram .

  9. mizael dias

    Quanto a sociedade é hipócrita. Faz essa comoção toda pois os ucranianos são europeus brancos, loiros de olhos azuis. Os conflitos na Ãfrica e Oriente Médio nem merecem um mínimo de destaque por essa mídia ocidental vendida e comandada por americanos. Comoção seletiva isso se chama.

    Responda
  10. Davilson Antonio

    Essa guerra tem um único culpado: EUA e todos os seus c a p a c h o s na UE. São eles que promovem m o r t i c í n i o em todo o mundo apenas para vender as suas armas ao mundo. Todo presidente estadunidense tem uma guerra para chamar de sua (inclusive o SENIL de agora), e dá-lhes milhares de m o r t e s pelo mundo, menos no território deles...

    Responda
    1. René Gottlieb Strehler

      Já notei antes que o fanatismo que cega não é o privilégio dos bolsonaristas. Você já se perguntou pq um monte de povos na Europa preferem a EU e/ou otan? Aliás, se você ouviu o que Putin disse, você deve notar que ele está bem mais perto da Rússia dos tzares do que da Rússia da União Soviética. Para Lênin os povos tiveram o direito à autodeterminação, ao menos no papel.

  11. José Cardoso

    É um criminoso no sentido de invadir outro país, causando um enorme sofrimento a mais de um milhão de refugiados, sem ter sido nem remotamente ameaçado por ele. O que espanta é que o estilo não combina com o que se conhecia do Putin das outras intervenções militares, bem mais focadas. Será um quadro psiquiátrico associado à terceira idade?

    Responda
    1. mizael dias

      Lógico que a Russia comandada por Putin está sendo ameaçada pela OTAN. A Ucrânia tem o desejo de entrar na OTAN por qual motivo? Sim, para se proteger. Mas quem quer atacar a Rússia? Os americanos e europeus. Isso é que dá tentar encurralar a Rússia.

  12. eli moura

    Na ha dúvidas sobre as responsabilidades de Putin, mas há co autorias de Biden, Boris do Reino Unido e do Chico Anysio da Ucrânia que virou Presidente, para, justificarem a Nato. Esta invasão nunca deveria ter acontecido bem como a do Iraque que produziu cem mil civis mortos pelos EUA, Reino Unido e França.

    Responda
  13. Maurizio Ferrante

    Talvez eu esteja meio fora do tema, mas espero que o nosso “criminoso da cloroquina” seja julgado e condenado pela nossa Justiça

    Responda
  14. LUIZ OTAVIO CRUZ TEIXEIRA

    "Há relatos...",começa o Dr. Thiago. Relatos começam assim; o governo da Ucrânia diz que a Russia atacou deliberadamente hospitais, maternidades, asilos de idosos, jardins da infância e orfanatos. O correspondente transmite as notícias, mas ressalva "não há confirmação". No dia seguinte, o não confirmado vira informação substantiva pela falta de ressalvas e no terceiro dia já é certeza repetida em todos os cantos. Inclusive pelo Dr. Na guerra, Thiago, a primeira vítima é a verdade, já foi dito.

    Responda
  15. Cassio Vicinal

    Concordo. Formalmente. Na prática os criminosos de guerra russos e americanos (como apontado) não são julgados. Apontemos os casos julgados de nações demolidas e que perderam a guerra? Isso ocorrerá com uma Rússia que possui arsenal nuclear maior que o americano? Quem garantiria a segurança de tais armas com a demolição do estado russo? Muitas perguntas. Assunto delicado. E nem falei das quinze usinas nucleares em território ucraniano. A Ucrânia não pode virar uma nova Síria. Seria um risco!

    Responda
  16. AFRANIO Gonçalves de Souza

    Guerra sempre começa bem antes das explosões. O Putin, o presidente da Ucrânia, os Estados Unidos e a Europa Ocidental tem de responderem pelo mesmo crime de Putin. O que não se deve é fazer a defesa dos Neonazistas que estão no poder na Ucrânia bancados pelos Estados Unidos e que vinham matando a população ucraniana. O Putin pode estar errado na defesa do Estado Nacional da Rússia em atacar a Ucrânia. O Ocidente é que a qualquer custo e a mercê dos EUA defender o Neonazismo implantado na Ucrâni

    Responda
  17. claudia siqueira

    O "mas e a OTAN?" virou o "mas e o PT?" da esquerda, ávida pra fazer todo mundo olhar pro outro lado, passando pano pro Putin, em nome de voltarmos 50 anos atrás até a antiga URSS, coisa que nem Putin quer... Em que pese a cobertura maniqueísta da imprensa, Putin é sim um criminoso de guerra e colocar isso no papel nem deveria ser questionado. A quem ataca o presidente da Ucrânia, pergunto: vocês ficariam mais felizes se ele fugisse do país é entregasse a população de bandeja para o Putin?

    Responda
    1. claudia siqueira

      Luiz Otávio, a OTAN não deveria existir, mas existe. Os EUA provocaram e tiraram o corpo fora. Fato. Tirando isso, Putin continua sendo um criminoso de guerra. Não existe "mas". Não preciso ler analistas pra entender isso.

    2. LUIZ OTAVIO CRUZ TEIXEIRA

      Não há leniência da minha parte em achar que a OTAN é a causadora do conflito, isto é, não fosse o aliciamento da Ucrânia para a organização e não estaríamos vendo guerra e mortes. Eu acuso a OTAN de provocadora, assim como o fazem vários analistas, inclusive Reinaldo Azevedo, que tem coluna neste jornal. O comunismo soviético acabou, a Guerra Fria idem e porque a OTAN continua existindo?

    3. claudia siqueira

      Chocada há 15 dias com a leniência dos progressistas que não sabem que se pode condenar o agressor da Ucrânia da mesma forma que atacam os EUA. O imperialismo é o mesmo.

  18. Tersio Gorrasi

    Tudo bem, pago pra ver esse tribunal por em prática o julgamento presencial de Putin, como ocorreu com os carrascos nazistas em Nuremberg. Lá eles se renderam e foram presos, com Berlim arrasada. O problema é quem irá prender Putin, pois o Kremlin jamais seria invadido por tropas inimigas (o apocalipse atômico viria antes)

    Responda
  19. Diego Mentor

    Talvez pode ter ocorrido crime de guerra , a ver... De pronto, podemos concluir que 500 mortes numa guerra é um número abaixo do esperado para 10 dias de conflito, pois como já falei, trata-de de uma guerra, no Brasil morrem mais que isso, sem guerra. Agora, p q nunca li "EUA, criminoso de guerra"? Nem sobre a guerra do Vietnã ninguém correu pra gritar essa manchete.... Essa hipocrisia suja, essa seletividade de justiceiro da moral pra lacrar, é q destrói a credibilidade da imprensa.

    Responda
    1. Diego Mentor

      Rodrigo, o que li foi a manchete apontando um criminoso. Parei de ler na parte do "há relatos". Esse termo é o pai da fofoca, é o filho da fakenews. Se vc não tem fontes independentes ou, ao menos, confiáveis, a sua fala é prejudicada pelo viés de quem lhe passou a informação. Vejo que ele tentou balancear a opinião numa menção apressada e genérica dos EUA, mas não desfaz a imagem que o autor não tem a envergadura, nem o embasamento necessário para opinar de forma convincente

    2. Rodrigo Silva dos Santos

      Amigo, a generalização de toda a imprensa leva ao descrédito e é perigosa. Leia o texto com atenção, ele faz sim menção ao histórico de violações aos direitos humanos perpretado pelos Estados Unidos.

  20. RONALDO F VAZ

    Criminoso de guerra? Suas análises são seletivas. A criação de bases militar da Otan dentro da Ucrânia visam a paz? Não é meio de constrager a Rússia, e num futuro fazerca guerra contra ela? Kant recomendou que para uma paz perpétua os exércitos pemanentes deveriam ser dissolvidos, por que a Otan não se auto dissolvel cpmo fez o Pacto de Varsóvia?

    Responda
    1. René Gottlieb Strehler

      Rolando, você já se perguntou pq um monte de países do antigo Pacto de Varsóvia aderiram à otan? Talvez Praga 1968 ou Hungria 1956 ainda está na memória...

    2. EZIO CALABRESE

      o bombardeio de um hospital pedatrico te parece pouco? Putin é mais que criminoso, psicopata obsessivo

  21. RONALDO F VAZ

    Criminoso de guerra? Suas análises são seletivas. A criação de bases militar da Otan dentro da Ucrânia visam a paz? Não é meio de constrager a Rússia, e num futuro fazerca guerra contra ela? Kant recomendou que para uma paz perpétua os exércitos pemanentes deveriam ser dissolvidos, por que a Otan não se auto dissolvel cpmo fez o Pacto de Varsóvia?

    Responda
  22. marcos vinicio borges mota

    Relatos dão conta de que os combatentes ucranianos estão se escondendo em escolas, edificações de moradia e hospitais, com posicionamento de armas pesadas nesses locais.

    Responda
  23. Marcos Benassi

    Thiago, caríssimo, o bagúio é lôko a mais não poder: fala-se, na guerra - quer coisa mais bárbara? - de um tópico civilizacional, a regra de quem/como matar e do que destruir. E você aponta o "paradoxo da hipocrisia": embora aplicada seletivamente, a lei tem o mérito de desvelar o crime cometido. Ocorre que, em nossa "guerra cotidiana", tal paradoxo têm sido usado recorrentemente como mecanismo de defesa: "ah, mas e o Lula?". Se na guerra permite o combate, aqui, quer justificar a leniência...

    Responda
  24. Marcelo Rod

    Ta legal, Thiago. E o palhaço, eu intitulo como? Nao é estranho um presidente transformar todo um povo em alvo, ao mandar atacar uma maquina de guerra com molotovs? Nao quero acreditar que um ativista das causas negras, ache racional a causa da Ucrania. Lembrando que, minorias estavam sendo abatidas em Donbass, por milicias pro governo e simpaticas ao nazismo, que nao é crime na Ucrania

    Responda
  25. roberto silva

    Tenho notado, apesar de continuarem. com o discurso escrito no salão oval, um pouco de constrangimento dos jornalistas de terem que manter esses discursos rasos e não adentrarem no porquê de nunca ter havido nem uma foto de feridos nas inúmeras invasões americanas. Eles sabem que o papelão tá ficando feio. Os comentários, não o meu, estão mais Jornalísticos que as matérias.

    Responda
    1. Marcelo Rod

      Ja refletiu nos discursos dos prós "ucranizar o BR" tbem...A turminha que se pôs a defender a Ucrania, agora ja passou para o "guerra ninguem tem razao"...Se deu no JN, é tudo verdade...O capacho de discurso, nunca aprenderá

  26. Gil Almeida

    Putin é um criminoso, mas não está agindo sozinho nessa aventura terrorista. Como no caso do Bozo, esses fascistas infiltram no seio da sociedade e conseguem apoio popular. A sociedade democrática nunca pode subestimar o líder nefasto e demagogo do mal. No lugar de pregar o amor, ele dissemina o ódio e o medo para dominar as mentes, sem censo crítico. O resultado está nas redes sociais do Brasil e da Rússia!

    Responda
  27. Alberto Silva

    É no mínimo prematuro chamar Putin de criminoso de guerra, pois não há até o momento confirmação de fontes idôneas acerca da real situação da Ucrânia. Há inclusive acusações- não confirmadas - de que forças neo-nazi ucranianas estão matando civis de origem russa para incriminar Putin. Além disso, o direito para ser efetivo não pode ser seletivo. Quando serão julgados os crimes de guerra de Obama, Bush, Clinton, Trump, Biden e Cia? Aguardo o seu artigo acusando-os de criminosos de guerra.

    Responda
    1. Diego Mentor

      Salvo exceções, cono Reinaldo Azevedo, a mídia está uníssona no discurso de vilões e mocinhos, como o leitor fosse uma criança e só entendesse os filmes da Marvel. Mas, nos comentários vejo que os leitores são esclarecidos e críticos, o que me dá um lampejo de esperança contra a manipulação de massa. Geopolítica não é sobre um filme de Hollywood.

    2. Alberto Silva

      A menção genérica no pé do artigo não é válida. É preciso dar tratamento igual e individualizado a todos. Thiago não percebe, infelizmente, mas, de boa-fé, esta sendo usado no esforço da Folha, e da mídia ocidental em geral, em transformar a guerra em ações de homens maus, ocultando suas reais razões e a corresponsabilidade dos EUA e da OTAN, além da própria Ucrânia, na sua origem e escalada. Putin não tem minha simpatia, mas me recuso a endossar essas críticas unilaterais e parciais.

  28. Wilton Cardoso

    Concordo em gênero número e grau. Putin em Haia - perpétua. E mais Bush filho, Obama, Trump, Hilary (fomos lutamos vencemos - e matamos milhares) e Biden: pelo Afeganistão, Sudão e Iêmen - obra conjunta com o principe carniceiro saudita.

    Responda