Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Cardoso

    Cuba é um exemplo de como o Tiririca está errado: sempre pode ser pior. O governo Batista era repressivo, mas depois dele a repressão só aumentou. E além do mais, era um afro-descendente como a maioria do povo. A minoria branca, que tomou o poder depois. nunca mais largou o osso.

    Responda
  2. Alípio Dias dos Santos Correia

    Esse artigo reflete a falta de compromisso com a verdade desse veículo de comunicação. O seu compromisso é com a propaganda ocidental.

    Responda
    1. Afonso Galvão

      Por quê?

    2. Felipe José

      E qual é a verdade? Cuba tornou-se um paraíso democrático depois da revolução de 1959? É mentira que milhões de cubanos fugiram (e ainda fogem) daquela ilha caribenha para escapar da repressão e da fome. Eu sei de uma verdade: Morar em Cuba você não quer e, como muitos defensores do regime comunista cubano, preferem New York.

  3. Alípio Dias dos Santos Correia

    Que tal a Folha fazer um artigo sobre como era Cuba antes da revolução, sob o regime escravocrata de Fulgêncio Batista? Que tal a Folha a folha mostrar que as cubanas eram tratadas como prostitutas e os homens como escravos? Que tal a Folha mostrar que Cuba era tratada como um prostíbulo e um cassino dos estadunidenses? Que tal a Folha ser honesta, verdadeira e imparcial?

    Responda
    1. Felipe José

      O texto é imparcial. Afirma que Fulgêncio Batista interrompeu a breve experiência democrática cubana com um golpe de estado. O problema é que a ideologia cega de parcela da esquerda não admite o óbvio: O regime castrista é tão autoritário quanto foi o de Batista.

  4. Hildebrando dos Anjos

    Impressionante a quantidade de gente que diz lutar pela democracia e ao mesmo tempo consegue defender Cuba. A esquerda adora ditadura, desde que seja a dela.

    Responda
  5. André Silva de Oliveira

    Muito boa coluna. De fato, sem competição partidária em eleições livres e iguais não há democracia. A escassa tradição democrática contribui para a manutenção de uma ditadura mumificada, ancorada em um regime de partido único superado pela experiência histórica. Pátria y Vida!!!

    Responda
  6. Jose L F Trindade

    A maior "democracia" do planeta matou quantos em 70 anos? Guerras, venda de armas, bomba atômica, financiamento de ditaduras...

    Responda
    1. Felipe José

      O fato dos EUA serem uma mortífera marca de guerra não justifica o mortífero regime dos Castro em Cuba.

  7. Lenna Feijão

    Esganar uma sociedade com cruéis e covardes sanções econômicas é democracia, QUERIDO?

    Responda
  8. laudgilson fernandes

    Qta tinta desperdiçada numa lorota que não engana mais ninguém. Na democracia capitalista (neoliberal) povo não escolhe nada, apenas referenda. Numa democracia plena os escolhidos deveriam vir das bases e não das capitanias hereditárias e do poderio econômico. Democracia para atender a quem? Ao capital, à especulação, à fome, o desemprego?

    Responda
    1. Pedro Vasco

      Lá não existe democracia, simples assim. Não há o que argumetar ou discutir.

  9. Robson Simões

    ...e sem fome .

    Responda
    1. Hildebrando dos Anjos

      Sem fome? Por favor, vá se informar antes de defender. Em cuba até o pão é racionado.

  10. Robson Simões

    ...e sem analfabetismo .

    Responda